Logotipos e Marcas : Quais os seus significados ?

Quem nunca quis saber o significado da marca do seu próprio carro talvez nem esteja acessando esse site.
Pois hoje Carros In Foco vai matar a sua curiosidade. Como são muitas marcas, dividiremos em partes, mas hoje iremos mostrar as marcas mais populares do Brasil.

Chevrolet:

A tradicional “gravata” da Chevrolet é cheia de mistérios(Chamam até de lenda.), o que até então se sabe é que o logotipo foi baseado em um papel de parede utilizado por um hotel em Paris. William Duran um dos fundadores da marca se hospedou nesse hotel em 1908 e se inspirou no papel de parede.
Quanto ao nome Chevrolet ele é uma homenagem ao piloto e também um dos fundadores da marca Louis Chevrolet.

chevrolet_logo


Fiat
:

A Fiat foi fundada por Giovanni Agnelli em 1899, suas letras significam Fabbrica Italiana Automobili Torino. Atualmente seu novo logotipo busca inspiração nos antigos logotipos da marca, principalmente os da década de 30, além de expressar  tecnologia, dinamismo e o design dos novos carros italianos.

fiat

Ford:

Henry Ford com mais onze sócios fundou a empresa que leva o seu nome.
Teve diversos logotipos, que representam a qualidade da marca e sua variação segue as tendências do período.
O primeiro emblema teve a influência do movimento artístico da época, o Art Nouveau. É um estilo que se relaciona principalmente com 2° Revolução industrial, época em que exploravam materiais novos(Ferro e Vidro.) e na modernização da tecnologia gráfica.
O segundo emblema todas as curvas e desenhos saem de cena, e apenas o nome Ford estilizado com uma fonte cursiva e clássica passa a ser adotado.

Ford-logos

Em 1912 o logotipo passa por mais uma mudança, o nome é levemente estilizado e é adotado novamente um plano de fundo, mas no mesmo ano o logotipo sofre a última mudança drástica: Ganhou uma elipse.
A coloração azul foi adotada em 1928 e desde então o Centennial Blue Oval sofreu modificações leves, foi sendo achatado e alongado e o nome ficou mais suave.
Em 1978 foi novamente modificado, ganhou molduras, um tom mais moderno e metalizado.
No ano do centenário da marca(2003),  foi levemente retocado, ganhou sombras e tornou-se mais nítido.

ford-logoVolkswagen:

volkswagen

O “V” de volks que em português significa povo, e o “W” de wagen que significa carro, logo carro do povo.

Este símbolo da Volkswagen também foi o símbolo da DAF(Deutsche Arbeitsfront.) um sindicato da antiga fábrica Volkswagen Gmbh, sendo registrado em 1938, e mais tarde em Outubro de 1948 foi registrado no Departamento Alemão de Patentes em Munique.

Desde então o logotipo foi sofrendo modificações até atingir a sua modificação atual, com cores cinza e azul e um tom tridimensional, significa amigável, inovador e essencial.

citroen_logo

Citroen: O “Deux Chevron” – Duplo Chevron – como é chamado, simboliza a engrenagem bi-helicoidal(apelidada de “espinha de peixe”) criada por Andre Gustave Citroën engenheiro e também fundador da marca em 1919.

renault

- Renault: Fundada por Louis Renault, um industrial e piloto de corridas, corria com os próprios carros, mas deixou as corridas quando seu irmão Marcel Renault morreu em um acidente.

O primeiro logotipo da Renault era dois “R” que simbolizavam os irmãos Marcel e Louis Renault, mas em 1925 o símbolo foi substituído por um losango que simboliza um diamante, significa sofisticação e prestígio dos carros da marca.

logo-peugeot

- Peugeot: A Peugeot é mais uma das marcas que não começou fabricando carros, o símbolo do leão apareceu em 1850(e já foi modificado sete vezes.), e era uma marca para diferenciar o padrão de qualidade das ferramentas fabricadas pela Peugeot, no caso o leão era para as ferramentas fabricadas com aço de primeira qualidade. O leão na verdade é o símbolo da região de Franche-Comté, que é a região de origem do clã Peugeot.

 

198_158-21-Mitsubishi.jpeg1_

Mitsubishi: Poucas pessoas percebem, mais o simbolo da Mitsubishi é uma figura composta por três diamantes, que refletem o nome da marca. Mitsu, significa três, Hichi(é Hichi mesmo, depois veio a ser Bichi.) significa “rhombus”, que é um quadrilátero de quatro lados iguais, chamado também de diamante. O logotipo reflete preciosidade e resistência de seus carros.

190px-Toyota.svg_

Toyota: A Toyota não começou vendendo carros, antigamente era um industria de tear chamada Toyoda. Depois que a fábrica de tear foi vendida a Toyoda dedicou-se ao carros, no lançamento do primeiro modelo, o AA; foi realizado uma competição para criar um nome e um logotipo ao novo mercado que a empresa estava trabalhando.  27 mil pessoas participaram, e então ficou decidido que o nome Toyoda perderia o “D” para ganhar o “T”, pois a quantidade de pinceladas dadas para escrever o nome era o número de sorte japonês(oito.), e pelo fato da palavra Toyota ser mais “bonita” de se falar. O logotipo da Toyota é um ideograma chinês.

estagios-honda

Honda: O “H” do logotipo da marca significa o próprio nome, remete a sofisticação de seus carros.

mazda

Mazda: Retrata o “M” referente ao nome da marca, e simboliza o senso de missão e vitalidade da marca, e sua capacidade de crescer e melhorar.

Subaru-Logo1

Subaru: Em japonês “Subaru” significa Plêiades, um grupo de estrelas da constelação Tauros, podem ser vistas  no inverno japonês. No logotipo estrelas estão contidas em uma elipse, o que representa que a marca é apenas uma parte do grupo. Supostamente o grupo seria o Fuji Heavy Industries da qual a Subaru faz parte.

Fonte:

Volkswagen
UOL

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

Deixe sua opinião

O seu endereço de email não será publicado

Page Rank