Viver o luxo e morrer o bucho também tem limite


Que tal um A6 bem conservado? Crédito foto: http://www.precodecarros.com.br/

Que tal um A6 bem conservado?
Crédito foto: http://www.precodecarros.com.br/

Carro, carro, carro e carro! Todo mundo quer ter um, por que será ? Liberdade ? Independência ? Que nada, carro aqui no Brasil é ostentação, mas nem todos conseguem o tão sonhado carro logo de primeira. O fato, é que depois do primeiro, todos querem um melhor. E muitas vezes o melhor é aquele sonho de consumo, aquele carro que parece “incomprável”. Parecia, e eis que um dia você tem a oportunidade de comprar seu tão sonhado carro, porém usado, mas muito bem cuidado. Seria realização de um sonho ou uma compra fútil que pode ser adiada ?

Há alguns dias atrás uma pessoa me pediu uma opinião sobre um carro, uma Mercedes Benz C-class 180 2004, linda e muito bem cuidada (aparentemente). A empolgação dessa pessoa era tanta que percebi, naquele momento, que existia uma chance dela se dar mau, pois a merça tinha 120.000 Km rodados de histórias para contar.

Olha como está novinha. Você compraria ? Crédito Foto: http://www.acklamcarcentre.co.uk/

Olha como está novinha. Você compraria ?
Crédito Foto: http://www.acklamcarcentre.co.uk/

Casos como esses acontecem sempre, e são realmente tentadores, pois muitas vezes esse tipo de carro surge nos classificados do jornal local ou em sites de compra a preços atrativos, preços no qual você compraria um caro zero quilômetro pelado e com ar condicionado (depois de muito implorar ao vendedor).

Entretanto, será que o preço baixo compensa ? Mesmo sendo carros infinitamente melhores do que os você compraria, em uma compra racional, o custo de um carro de luxo (mesmo sendo o modelo de entrada) será muito além do seu bolso. Para começar, de forma alguma se atreva a comprar um carro de alto nível sem assegura-lo. O que você fará se um Chevette Hatch o abarroar ? Aliás, você tem ideia do custo das peças desse tipo de carro ? Você faz ideia do quanto custa o conjunto ótico (forma bonita de falar farol…) desse tipo de carro ? Nem espere por valores com menos de três casas decimais…

Olha o que você pode comprar caro leitor! Crédito foto: http://quatrorodas.abril.com.br/

Olha o que você pode comprar caro leitor!
Crédito foto: http://quatrorodas.abril.com.br/

O que mais me impressiona nesse universo automotivo brasileiro é a capacidade das pessoas de comprar o carro errado. Elas pensam da seguinte forma: “Ah, eu desenrolo a manutenção. Conheço um mecânico top”. Triste de quem pensa assim, carros de ponta não aceitam jeitinho ou desenrolo, detestam troca de óleo em posto e reparo de pneu em borracharia. E raramente, muito raramente, você terá disponibilidade de peças em autopeças com nomes de santo. Provavelmente você ainda não pensou nisso, mas o que acha de um carro com sensor de pressão dos pneus? Um carro que toda vez que este pneu furar, terá que ser feito um procedimento para o sensor de pressão voltar a informar a pressão dos pneus, e que certamente o borracheiro da esquina não sabe o procedimento. O que você vai fazer se o sistema de programação de manutenção dos BMW não for reprogramado depois da manutenção na oficina da esquina ? Sabe-se que o sistema de programação das bemas se adaptam ao uso do carro. Como você vai usufruir disso se seu importado não frequenta oficinas adequadas?

Agora chegamos a um ponto delicado. Oficinas. Aqui no Brasil, oficina de qualidade cobra caro e serviço caro aqui no Brasil é visto como roubo ou malandragem. Mas o mundo das oficinas automotivas não é bem assim. Para ser uma excelente oficina, é necessário investimentos massivos em ferramental, e não falo de ferramentas braçais como chave de fenda, de boca ou torquímetros, falo de ferramentas de comunicação com módulos eletrônicos, e estas sim são caras, muito caras. O alto custo do investimento se justifica pela complexidade dos sistemas eletrônicos dos automóveis atuais, com carros de luxo não é diferente, na verdade é pior. Muitos deles em seus primeiros anos de venda só podem ser avaliados em concessionárias, pois o scanners do aftermarketing ainda não englobam a atualização necessária para ler o que módulo de um BMW, Mercedes-Benz, Land Rover ou qualquer outra marca de alto padrão, diz. Sem falar que qualquer reparo, que em um carro mais simples seria feito sem nenhum contato com a eletrônica, em um carro de luxo não seria possível sem um scanner do lado. Exemplos? Sangria de freios ABS, fazer esta em um Gol G5 é simples, mas em uma 320i Sport talvez não…

Agora, olha o que seu bolso é capaz de sustentar. Dureza não é ? Crédito foto: http://imganuncios.mitula.net/

Agora, olha o que seu bolso é capaz de sustentar. Dureza não é ?
Crédito foto: http://imganuncios.mitula.net/

Como seu não bastasse isso tudo, tenho que dizer a você que qualquer incidente, por mais simples que seja, em um carro chique pode te surpreender. Veja, eu acompanho a seção 60.000 Km da revista 4 Rodas, e certa vez quando esta testava um A-class, o compacto alemão por algum motivo, teve um de seus pneus danificados e precisou de reparos. O reparo custou estratosféricos R$1700,00. Entretanto, na mesma sessão, porém no teste do Corolla, este teve um de seus pneus danificados três vezes, resultando em oneroso custo de… R$170,00 para a editora Abril. Claro que não há como comparar o nível de danos, mas esta situação deixa evidente ao candidato a comprar um carro de luxo, o nível gastos que este poderá ter em um simples incidente, como cair em um buraco.

Impressionadas com a lataria reluzente e com o perfeito acabamento do carro, as pessoas logo esquecem que estão analisando a compra de um usado, de luxo, mas usado. Esquecem que carro de luxo usado também sofre com carbonização, com a umidade adquirida pelo fluído de freio, com fim da vida útil das borrachas da suspensão e coxins do motor, com o desgaste do óleo da caixa de transmissão automática e etc. Em outras palavras, carros de luxo também se desgastam, também precisam de peças novas depois de um tempo de uso, eles são carros normais como todos os outros, apenas seu custo por quilômetro rodado é bem mais caro.

Se você pretende comprar o seu carro de sonho, e este é um importado esportivo ou de luxo, não se assuste com as minhas palavras, apenas pense se realmente é o seu momento, pois se você não é capaz fazer o seguro desse carro, dificilmente poderá mantê-lo. Ou seja, comprar carro de alto nível sem dinheiro, é o mesmo que namorar com uma panicat sendo feio e pobre. Você nunca vai conseguir aproveitar tudo…


Acadêmico de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Técnico em mecânica automotiva pelo Senai-CE e IFCE, certificado Six Sigma Green Belt. Profissional dedicado a área automobilística, com 8 anos de experiência no mercado automotivo, do setor de peças a qualidade em montadoras. Atualmente participa do projeto de extensão Siara Baja da Universidade Federal do Ceará.

Your Turn To Talk

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instagram