O Kart Explicado – Altura em Relação ao Solo

Embora o kart não disponha de um eficiente sistema de suspensão, ele possui ajuste de sua altura em relação ao solo tanto na dianteira quanto na traseira. A altura do chassi em relação ao solo influi diretamente no CoG( center of gravity – centro de gravidade) do kart, que por sua vez, tem seus reflexos no grip dos pneus.

Regulagem dianteira/Front Ride Height Adjustment

A regulagem da altura em relação ao solo da parte dianteira do kart é feita na montagem das mangas de eixo. Ao montar a manga de eixo e o parafuso para regulagem de cambagem e caster no chassi, existem espaçadores que são colocados entre a manga de eixo e o chassi, conforme foto. Estes espaçadores podem ser colocados todos acima da manga de eixo, ou todos abaixo da manga de eixo. Quando colocados acima da manga de eixo, a manga desce e levanta a dianteira do kart, e quando colocados abaixo da manga de eixo, a manga sobe e reduz a altura da dianteiro do kart. Ao levantar a dianteira do kart, estamos também aumentando o centro de gravidade, e deslocando-o mais para traseira do kart. Ao reduzir a dianteira do kart, estamos também reduzindo o centro de gravidade, e deslocando-o mais para a dianteira. Na pista, um centro de gravidade maior e mais para trás aumenta o grip nas rodas traseiras, porém retarda as respostas do kart nas entradas de curva. Pode parecer que o kart está mais fácil de pilotar e previsível, mas isso acaba anulando o efeito diferencial nas curvas e o kart amarra nas saídas de curvas. Contrariamente, um centro de gravidade reduzido e mais para frente privilegia um kart de respostas rápidas nas entradas e com mais efeito diferencial nas curvas.

Regulagem traseira/Rear Ride Height Adjustment

Parafusos de fixação do rolamento no mancal. Furação oblongada garante a possibilidade de movimentar o eixo para cima e para baixo. Crédito foto: https://kartsportnews.com/OLD-site/content/2010/prod_corsakart.html

Na traseira a regulagem da altura em relação ao solo é feita pela posição de montagem dos parafusos que de fixação do rolamento nos seus mancais. Os furos para esses parafusos é oblongo e permite que parafuso seja fixado mais embaixo ou mais cima, ou seja, permite o deslocamento do eixo inteiro, para cima e para baixo. Quando levantamos o eixo, o chassi desce, a altura em relação ao solo é reduzida e o centro de gravidade é reduzido e movido para trás. Inversamente, ao descer o eixo, o chassi sobe ficando mais distante do chão, o centro de gravidade aumenta e é deslocado mais para frente do kart. O grip do pneus traseiros aumentam quando a altura do kart em relação ao solo aumenta, e reduz quando essa altura também é reduzida. Na pista, um kart com traseira mais alta facilita a transferência de peso para as rodas externas à curva (leverage – alavanca), e assim se obtém mais grip, enquanto que um kart mais baixo, acaba perdendo grip. Estes ajustes são realizados de acordo com as condições da pista, embora na maioria dos casos, o ajuste base já contemple um eixo na posição mais baixa possível, ou no meio. Ou seja, chassi alto em relação ao solo. Geralmente, um regulagem para traseira mais baixa é feita em pistas mais aderentes.

Créditos das imagens

  • https://kart360.com/learn/ride-height-basics/front-ride-height