Saiba como prolongar o tempo de vida útil dos pneus do seu carro

TWI2O tempo de vida útil dos pneus de um automóvel gira em torno de 20 a 40 mil quilômetros rodados, dependendo da qualidade do produto, das características da pista e das práticas de uso. O que algumas pessoas não sabem é que ao realizar a manutenção periódica do veículo, os proprietários também colaboram para prolongar a utilidade dos pneus e podem economizar assim uma boa quantia ao longo do ano.
De acordo com o site Ítaro, realizar o rodízio entre o jogo dianteiro e traseiro, juntamente com o alinhamento e balanceamento do veículo a cada 10 mil quilômetros rodados, evita a sobrecarga e garante um desgaste mais uniforme dos pneus. A sobrecarga pode provocar o desgaste prematuro dos pneus, assim como o uso de produtos inadequados para a limpeza, que podem danificar a borracha e outros componentes da roda.

TWIAlém de ser importante para a economia de combustível, a calibragem correta diminui o desgaste da borracha. O pneu descalibrado tende a ficar deformado por conta do peso do carro, o que altera a sua banda de rodagem e prejudica algumas áreas que sofrem com a deformação. Além disso, de acordo com o site Quatro Rodas, uma pressão 10% menor que a recomendada reduz a vida de um pneu em 5%, 20% menor reduz em 16% e 30% menor reduz em 33% a vida útil do pneu.
A calibragem ideal para cada veículo pode ser consultada no Manual do Proprietário, nos adesivos colados no lado de dentro da porta do motorista ou na tampa de combustível.
Os cuidados na hora de conduzir o veículo também fazem toda a diferença para manter os pneus em boas condições por mais tempo. Arrancadas bruscas causam o degaste excessivo por conta do atrito entre o chão e a borracha. Fazer curvas em alta velocidade provoca o mesmo problema, além de aumentar o risco de acidentes.
Para saber quando deve ser realizada a troca, basta fazer um teste com um palito de fósforo sobre um dos sulcos do pneu. Se a cabeça do palito não estiver completamente coberta pelo sulco é hora de realizar a troca. Alguns pneus são desenvolvidos com um indicador de vida útil, chamado TWI, que possui a mesma função do palito.

Fontes:

www.itaro.com.br
quatrorodas.abril.com.br

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

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