Falha na Bobina de Ignição pode levar a diagnósticos confusos

gol1As bobinas de ignição, ou transformadores são responsáveis por fornecer as velas de ignição uma alta tensão para fazer saltar entre os eletrodos das velas a faísca para queima do combustível. Qualquer problema atribuído as bobinas de ignição podem gerar diversos defeitos, que ainda fazem diversos reparadores automotivos se confundirem e não encontrarem a solução do problema. Foi o caso de um Gol geração 4 2007 1.0. Um exemplar com motor da série EA-111, muito bom pela elasticidade da curva de torque, mas que peca em alguns pontos, e o sistema de ignição é um deles.

Por ser comum na correria do dia-a-dia recebermos alguns carros com falhamentos característicos de vela de ignição e cabos de vela, acabamos por ficar bitolados na velha prática de analisar em qual cilindro está ocorrendo o falhamento para então substituir somente aquele cabo ou vela por questões custo. Contudo na maioria das aplicações essa economia pode custar caro até mesmo a curto prazo.

No caso do Gol citado, este já vinha com problemas de falhamento devido as velas e cabos estarem bastante desgastados, era possível escutar o ruído característico de fuga de corrente dos cabos. As falhas ocorriam nas arrancadas, e eram ainda mais evidentes quando o ar condicionado estava ligado.

gol2Foi efetuada a troca de todo o conjunto de cabos de vela e velas de ignição, todos da marca utilizada pela montadora alemã(NGK), e constatada uma melhora considerável no funcionamento do motor. Contudo, era possível notar um pequeno falhamento, quase imperceptível, como se fosse um “buraquinho” no funcionamento do motor. Mas devido aos custos foi decido manter a bobina velha por enquanto até poder trocar por uma nova, o que não imaginava era que um novo problema surgiria, e com maior intensidade.

Dois dias depois da substituição dos cabos e das velas, o motor simplesmente passou a perder força. Mesmo com aceleração total o veículo mau tinha força para chegar aos 60Km/h, além de uma grande dificuldade de atingir a temperatura de trabalho. Após insistir em andar com o veículo, o motor atingia sua temperatura de trabalho e funcionava um pouco melhor.

Logo as suspeitas caíram para o próprio motor, foi levantada a hipótese de que alguns cilindros estivessem sem compressão, e então a retífica do motor seria a solução. Mais custos foram envolvidos.

Mas, na busca de diagnosticar o problema com calma, e partindo do mais simples ao mais complicado, foi verificado a reação do motor caso os bicos injetores deixassem de funcionar. Ao desligar alternadamente os cilindros do motor, foi percebido que apenas os cilindros 1 e 4 estavam funcionando, o que batia com a hipótese de falta de compressão. Para dar robustez ao diagnóstico foi realizado o teste dos cabos de vela, utilizando um componente de teste de cabos, e verificado que todos os cilindros estavam com os cabos de vela com funcionamento ideal, até por que eram novos.
Então todas as atenções foram voltadas para o transformador, com a ajuda de um alicate e chave de fenda foi feito um teste não muito recomendável, pois a centelha poderia voltar e queimar a ECU do motor. Enfim, prosseguindo com o teste, com o alicate era retirado vagamente o cabo de sua respectiva vela, assim que o contato entre ambos ia deixando de existir o motor começava a falhar ainda mais, chegando até a parar. Sinal de que havia naquele cilindro centelha e combustível sendo queimado. Foi assim com os cilindros 1 e 4, mas com os cilindros 2 e 3 não havia sinal algum de centelha, era possível segurar os dois cabos com a mão enquanto o motor funcionava(mau).

golRetirado o transformador para análise e constatado uma crosta em volta da torre que é conectado o cabo do terceiro cilindro, encontramos também mais duas trincas bastante visíveis. Então foi chegada a conclusão de que a bobina era a verdadeira causadora do problema.
Efetuada a troca do transformador, o Gol 1.0 voltou a forma com desempenho e consumo de combustível originais.

O que podemos extrair disso é que muitas vezes mesmo que a situação não seja favorável, a economia na reparação pode ser maléfica até mesmo em curto prazo, pois nem sempre se encontram profissionais capacitados em diagnosticar problemas com exito sem indicar serviços desnecessários.
Problemas com o sistema de ignição podem levar a gastos exorbitantes se não forem analisados com cautela e critério.

Recapitulando, veja os principais sintomas de um carro com a bobina/transformador defeituoso:

  • Perca considerável de desempenho;
  • Funcionamento irregular, motor vibrando;
  • Alto consumo de combustível;
  • Motor para de funcionar;
  • Fumaça proveniente do transformador, queima do transformador.

 

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • nereu manoel paz

    quero fazer uma pergunta? como devo ligar os fios do chicote na tomada que liga a bobina de iguinição do gol g52011, pois comprei uma nova e não marquei os fios pelas cores pode me ajudar ?

  • Muito bom texto! Explicações claras e precisas; somente o termo “faísca” – “entre os eletrodos das velas a faísca para queima do combustível”, deva ser substituído por “centelha elétrica” ou simplesmente “centelha”.
    Continue a nos ajudar com estes textos automobilísticos. Muito bom mesmo!!!

  • Oi ! Anderson, meu carro é um corsa sw 01/02, 18 válvulas, sou única dona, e o problema é – ele dá partida normalmente de manha, roda normal quente, se desligar quente ele pega, só que depois de um tempo maior funcionando quente. principalmente com o ar condicionado ligado, a aceleração começa a cair, oscilar, não adianta acelerar porque a aceleração não sobe e aí morre e depois não dá mais partida. Só depois de uns 20 minutos ou mais, ou seja, quando o motor fica mais frio é que consigo dar a partida novamente. O problema só aparece depois do carro funcionar quente por um tempo mais longo, antes não. O mecânico testou as velas, bomba de gasolina, motor de arranque, alternador etc, e não achou nada, mas trocou o sensor da marcha lenta e não resolveu. Quando o problema aparecer e se for esta bobina de ignicao, como daria para saber? Ela esquenta ou algo é mais perceptível? Difícil achar a máquina para testar essa bobina! Só tive 3 problemas com esse carro em todos esses anos, é um carro reserva que sempre funcionou bem demais e não vou vende-lo. Pode me ajudar??

  • muito bacana a matéria… só observação, a fabricante dos cabos de velas ai citados (NGK) é japonesa e não alemã.

  • Quais são as causas para ocasionar esse problema na bobina? Por quais motivos elas podem dá problemas?

    • Raissa, uma bobina de ignição chegar a essa falha por diversos fatores. Iremos explicar. As velas de ignição são responsáveis pela a queima da mistura ar/combustível na câmara de combustão. No entanto, para queimar a mistura existe uma resistência. Diversos fatores podem fazer essa resistência variar, como por exemplo a carbonização do motor, o uso de combustíveis diferentes(alcool/gasolina) a proporção da mistura ar/combustível e etc. Então, se essa resistência aumentar, a bobina estará sobre maior esforço para gerar um tensão alta suficiente para fazer saltar a faísca entre os polos da vela, o que acarretará em maior rapidez de desgaste da bobina. Por isso, a troca de óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e o uso de gasolina de qualidade(de preferência aditivada) são tão importantes para a saúde e vida útil do motor.
      Qualquer dúvida, estamos a disposição!

  • tenho um clio 1.0 8v
    esta com falhas,ja troquei velas,e cabos e defeito continua

  • Boa noite, Anderson! Seu texto foi muito explicativo e claro. Gostaria de fazer uma pergunta.
    Há uma semana peguei meu carro na concessionária, comprei um Focus 1.6 powershiftt automático. Após dois dias, enquanto eu estava dirigindo, apareceu no painel do carro a luz de “mau funcionamento do veículo”. Procurei a concessionária e foi realizada uma revisão; disseram que o computador de bordo havia desconfigurado e que o problema tinha resolvido. Cinco dias depois, a mesma luz de mau funcionamento acendeu enquanto eu estava parada em um semáforo. O carro começou a tremer, como se eu tivesse abastecido com gasolina adulterada e quando pisei no acelerador, não houve resposta. Se fosse um carro manual, diria que simplesmente “apagou”. Apertei mais o pé no acelerador e alguns segundos depois, o carro saiu. Voltei para a concessionária e desta vez disseram que a bobina de ignição estava com defeito. Não há peça disponível e o meu carro ficará na loja cerca de 15 dias, esperando a bobina chegar. Gostaria de saber sua opinião: é possível um carro 0 km já vir de fábrica com defeito na bobina? Na primeira semana de uso meu carro já foi para a concessionária 2 vezes.
    Obrigada!

  • Boa tarde eu tenho um escort europeu e a poucos dias eu fiz o cabeçote dele troquei cabos e velas tampa do distribuidor e o rotor também e ele fica rateando demais então o meu mecânico me orientou trocar a bobina também e que ela seria o meu possível defeito o que devo faz o carro liga bem mais fica dando falhas nas arrancadas e quando esquenta piora mais ainda oquedevo fzr.

  • Boa tarde, tenho um palio elx 1.4 09/10, estou com problema de fuga de corrente, descobri que e na ignição pois a fuga so para quando removo o fusivel que esta no motor do carro referente a ignição.O que pode ser?

  • to com um um uno way tem corrente em tu mas o a bobina nao sota centelha p o cilindro 4 o q pode ser?

  • TEM CORRENTE NOS CABOS, TEM CORRENTE NOS PINOS DA BOBINA
    TEM CORRENTES NOS BICOS VELAS ESTÃO EM PERFEITO ESTADO
    MAS QNDO FUNCIONA O VEICULO E DESCONECTA O CABO DO CILINDRO 4 NAO SAI CENTELHA DA BOBINA P O CABO O Q MODE SER Q ESTAR ACONTECENDO???

  • O CARRO E UM NOVO UNO WAY

  • O CARRO E UM NOVO UNO WAY 1.4 2011

  • Boa tarde, eu tenho um veiculo parati ano e modelo 1997 motor 1.6 com injeção, de uns tempos para ca a partida ficou pesada e ja em tres oportunidade vc deliga o veiculo e ele simplesmente não liga logo apos ai vc fica dando partida o motor gira normalmente mais não liga, ai espero entre 5 a 10 minutos e ele liga isso poderia ser bobina o que fazer ?

  • Boa tarde.gostaria q se alguem solber o diagnóstico do defeito q me ajudem.fiz o cabecote do fox 2006 flex e uso ele no álcool . Também troquei todo o conjunto do cavalete de água e a válvula termostatica. Nessa semana mesmo os mecanicos me fslarem não saber o defeito ele comtinua apresentar um super aquecimento q chega sair fumaça dos cabos de vele e até chegou estourar duas velas já troquei os cabos.as velas .a bobina e todo o conjunto de agua inclusive a valvula termostatica e mesmo assim ele apresenta o mesmo defeito.coloquei no escaner e esta tudo normal e a ventuinha funciona normal e o cabeçote não está fervendo …..alguem pode me ajudar?

    • Edosn , eu tive um problema assim , e depois de muitos inda e vindas ao mecanico , descobrimos que o cabeçote nao estava apertado devidamente , ocasionando os aquecimentos. espero ter ajudado. Abs

  • Joselito Maurete da Silva

    Muito obrigado pela explicação passo a passo de diagnostico de problemas. Estou passando por isto com meu gol g4 1.0 2007. E é exatamente isto que ta acontecendo. Descobrimos uma rachadura na bobina. Muito clara e precisa sua explicação. obrigado!!

  • Qual o valor gasto em média com a correção da bobina!?
    Tenho um Clio 2003 1.0 18V

  • ronielisson_jose@hotmail.com

    ola boa tarde gostaria de fazer uma pergunta sobre meu carro gol gts 88 que nao esta ligando me falaram que ele nao esta dando centelha e eles nao encontraram o problema ???

  • Excelente matéria, simples e direta. Parabéns aos idealizadores do site, sucesso a todos.

  • boa tarde estou com uma saveiro 1.6 2008 ja troquei a bobina tres vezes e o quarto cilindro nao sai centelha da bobina gostaria de saber se tem uma solução para o problema muito obrigado boa tarde

  • Alexandre Oliveira dos Santos

    Bom dia! Muito bom seu comentário, tenho uma caminhonete americana S10, ou SS10, enfim, tudo me leva a crer que estou com este problema, vou verificar. Obrigado

  • Bom dia Anderson,

    Tenho um fox 2008, ele apresentou inicialmente falhas em alta rotação, fiz todas as manutenções preventivas ( Vela, filtro, bico, etc.) troquei a bobina de ignição e sensor de freio, resolveu o problema.
    1 mês depois começou um barulho de estouro no escapamento e o carro falhando muito na subida, quase sem força, quando desenvolve para de falha mas, quando reduzo de marcha perde toda a força.
    Retifiquei o cabeçote e o problema não foi resolvido, ou seja, gastei 1600,00 em 2 meses.
    Você tem uma dica do que pode ser?

  • Boa noite tenho um corsa hatch 2007 e esta com um problema que o mecanico meu não consegui descobrir, quando vc esta andando com o carro ele da uns soquinho, tipo carro a alcool que esta frio, ja trocou vela, cabo de vela, bateria, limpou os bicos , trocou o filtro da boma de combustivel e o problema continua, se puderem me ajudar agradeço. Isso poderia ser alguma coisa com catalizador do carro ou bobina.

  • ademir galvan

    meu corsa 1997 não funciona a bomba de combustivel nem faíca nas velas , pergunto seria a mesma causa ? Qual?

  • Alberto Boane

    Boa noite amigos…estou gostando do tipo sede preocupações pk também estou na mesma.o Anderson parece me Aer. Experiente …o meu carro de repente perde forca e o motor treme…a aceleração não passa da metade…pode me ajudar??

  • tenho um palio fire o mecanico hoje passou o aparelho com a falha da injeção acessa e o aparelho constatou falha na bobina ignição mais o mecanico disse que não e 100%disse para deixa o carro dois dia para teste mais o mesmo afirmou que se o carro não desse a falha com ele não iria resolver o bo pq o carro tambem estava as vezes dando falha e perdia a aceleração so desliga e ligar voltava.to sem saber o que fazer ja troquei vela bobina exceto cabo,filtro ar e de combustivel correia dentada oleo escapamento.aguardo um resposta valeu.

  • Se a bobina de ignição do mortor da Picasso estiver mau encaixada ou seja solta pode causar problemas no motor????

  • Tenho um gol geração 4 2007 e esse é o problema que apresenta e conforme você mencionou foi o que aconteceu.
    É isso mesmo, parta do mais simples e mais barato para o mais complicado.
    Valeu a dica!

  • o meu carro de repente perde forca e o motor treme…a aceleração não passa da metade…, se eu acelerar ele não desenvolver, pode me ajudar??

  • Tenho um polo 1.6 e estava encharcando a vela do 4º cilindro, fui em várias oficinas e todos tinha opinião diferentes sobre o problema. Em uma delas já tinham retificados 8 cabeçotes. Segui as orientações acima, retirei a bobina, havia crosta em volta da torre que é conectado o cabo do quarto cilindro, encontramos também várias trincas bastante visíveis na mesma. Fiz a substituição da bobina, o carro ficou 100%. Obrigado pela dica.

  • amigo tenho um corolla 92 1.8 , otimo carro tirando problema , migao fiz motor troquei todos coxim velas cabos ,mas meu carro quando andando fica um fedor enorme de combustivel meio queimado que causa nauseas , consumo exagerado , e dando uns solavanquinhos quando diminuo a velocidade , se poder me ajudar agradeço

    • Huuum, consumo exagerado… Verifique se colocaram a válvula termostática dele, peça também para verificar os bicos injetores(teste de vazão) e o sistema de Emissões Evaporativas(Canister), algo pode estar errado com este último sistema.

  • Bom dia, tenho um ford focus 2003 1.8 16V.
    Ele estava funcionando normalmente ate entao parei carro e quando fui ligalo novamente, nao ligou mais. Ele finciona o primeiro estagio e certamente teria que aparecer os numero do km no painel, e nao aparece ele fica (——), e nao liga.
    Ja verfiquei reles. Fusiveis e td esta tranquilo..
    Aguardo retorno obg abraço

  • ola gostaria de sabe ser tem posibilidade de um conjunto de velas velhas podem leva o carro a fumaça pois eu tenho um clio da renault 2002

    • Dependendo da cor da fumaça, ela pode ter uma pequena ligação sim. Entretanto em casos extremos no qual a vela não solta centelha alguma, o combustível não será queimado e passará pelo catalisador e chegará ao silencioso. Mas esse é um caso extremo, onde dirigibilidade do carro foi totalmente comprometida!

  • Tenho um Celta 1.0 ano 2008 hoje quando eu parei o carro com o motor quente fica dando um estalo no motor parece perto das velas – sera que é as velas

  • Marcilio Benicio

    Boa Tarde. Aconteceu isso com meu carro, de mal funcionamento o motor ficou sem força o carro fica tremendo quando liga o ar-condicionado mais ja troquei as velas os cabo e a bobina e continua. tem uma sugestão como posso tar resolvendo isso.

  • Leonardo de Souza

    Tenho um Corsa 2003 VHC independente da velocidade que eu esteja o carro perde a força do motor, tenho que parar o carro desligo a chave e viro de novo ele volta a funcionar (esse problema não acontece toda hora), já troquei Sensor de Borboleta, Sensor de Rotação, Sensor de marcha lenta, Velas, Cabos de Velas e não resolveu! Alguém pode me ajudar?

  • meu caro falha demais ja troquei vela regulei caburador mais as falhas continua o q pode ser ele e um voyagem ano 90 1.8 alcool

  • rodolfo kleber da silva santos

    Tenho uma uno 90 carburada, gasolina, só esta queimando o cilindros 1 e 2,tiro os cabose do ciolindro 3 e 4, enão existe centelha, tirei os cabos dos cilindros 1 e 2 e coloquei no 3 e 4, e continua sem queimar, o q será

  • Anderson Dias.boa tarde.comprei um gol g3 1.0 flex 2005. estou a 2 semana
    com ele.ele tem um problema que nenhum mecânico conseguiu resolver.
    ele bate arranque mais não liga,foi passado o scanner e acusou problema na aceleração
    o mecânico fez um reset ele voltar a funcionar.passando alguns dias o problema voltou.
    novamente passou o scanner ele voltar funcionar.me sugeriu para trocar a sonda-lamina troquei e não adiantou.passou um dia e voltou o problema.por favor se poder me ajudar

  • Tenho um gol bolinha 99 1.0 16 valvulas, ontem ele morreu tentei virar e nem sinal, toda vez q virava a chave fazia um tec no arranque e as luzes do painel apagavam, alguem sabe me dizer o oq aconteceu?…..nao pega nem dando tranco

  • Eu tenho um toyota noah motor 2.0 ano de fabrico 2003 derepente deixou d funcionar á primeira e a ultima bobina maj feito o text a bobina esta boa so que nao laçam corrente apos o carro trabalhar nu diagnostico feito ele mostra o codigo p1633 que diz sobre o mau funcionamento dum circuito e de baixa coltagem ja limpei todos os sensores mesmo assim ele continua,e quando isso acontece o carro nao acelera

  • oi, eu estou com problema no meu gol 2007 modelo 2008, ja troquei os cabos de vela a bobina, as velas filtro de combustível, catalizador, escapamento completo, embreagem, e meu carro esta sem força, ate os 100 km por hr ele vai bem, mais depois ele nao vai mais frouxo de tudo, queria ve se vc tem uma ideia para eu solucionar meu problema 😀

  • josé isavan oliveira

    como fazer quando um carro funciona e não acelera

  • GALDINO ROSA TEIXEIRA

    BOM DIA,

    Eu tenho um Peugeot 206 1.0 16V ano 2002, quando o motor está quente, temperatura alta se eu desligar ele só volta pegar depois de uns 20 minutos quando a temperatura baixar um pouco, levei no mecânico mas ele não achou o problema.

  • Maykon dos santos

    Boa tarde!! Estou com um problema no meu carro, qnd vou dar na partida ele so fica solando e nao pega,
    o moto de partida nao e, e nem a bomba o q sera entao meu carro e um clio 1.0 8v 2005.

  • oi boa noite,tenho um palio fire elx ano 2004,quando o motor esta frio funciona que uma beleza mais quando p motor fica quente,não pega de jeito nenhum,tenho que esperar esfriar um pouco,só assim que ele pega,quais motivos pode ser…

  • Anderson Sousa

    Bom dia,
    Anderson (xara) tenho um corolla 2004 1.8 e esta apresentando esse mesmo problema. Minha pergunta é:
    Se for feito o scaneamento o aparelho consegue identificar a falha nas bobinas ou nos bicos???? Já mandei passar o aparelho de scaner nele e não identificou nada, ai fiquei na duvida.

    • Scanner não detecta problema na bobina. Apenas falhas operacionais no motor, que neste caso são detectadas pelos sensores que informam valores fora da faixa que a ECU identifica como correto.

  • Prezados tenho um gol g3 1.0 16 V e agora está afogando, se desligada a bomba funciona religada afoga, troeui o regulador de pressão da bomba e velas, assim como limpei os bicos mas continua, pode ser a BOBINA???

  • Boa tarde Anderson!!
    Tenho um gol 1.0 2007 AT POWER, quando ele esta frio as vezes ele da umas cortadas e uns socos e sai bastante fumaça pelo escapamento fica aquele cheiro de combustível queimado e algumas vezes ela apaga tbem…vc sabe me dizer oque pode ser?

    • Suspeito que sua bobina já esteja procurando uma cova… Acredito que seu problema esteja na bobina, ou algo está fazendo seu carro trabalhar com uma mistura ar/combustível muito rica.

  • Ola Anderson
    tenho um celta 2001 e tive que fazer o motor dele
    mas apareceu um problema que antes nao tinha,
    quando paro ele na subida e vou sair dinovo, ele engole a aceleracao e morre, nao sai de jeito nenhum
    o mecanico que fez o motor disse que ja testou tudo e nao encontrou o problema
    se entendeu o que eu disse sera que voce poderia me ajudar ? obrigado

  • sergio gomes da silva

    Boa noite, me ajudem.
    Tenho um gol g6 1.6 esta com 58.000km comprei com 25.000 ele tem um defeito que nao conseguimos achar, ja fiz teste com uma bobina nova,troquei cabo , testei sonda lanbda, velas filtro de combustivel ,passei em scaner bosch ,não acusou nehum defeito e o problema continua. Ê assim rodo em media 500 km por semana, ele durante o dia quando estou rodando da umas beliscadas na aceleração quase imperseptivel pra quem esta ao lado mais nao acende a luz do epc,as vezes ele da uma falha quase com que fosse parar ai oscila no contagiro que trabalha em lenta 1000 rpm cai para 900 rpm o que pode ser, pois o carro é exelente , economico e este defeito passa insegurança,pois acho que uma hora desta vou precisar acelerar e ele não vaimresponder.

    ste

    • Sergio, cair de 1000 RPM para 900 RPM é uma variação tão pequena, chega a ser aceitável. Seu carro tem problemas de desempenho ?

      Você já verificou a pressão da bomba e o relé da bomba ?

  • Rafique Mussa

    Oi, tenho uma Mazda Tribute, que foi descoberto que a Bobina de Ignicao tava com problemas pois nao mandava corrente suficiente as velas, consequentemente gasto excessivo de combustivel, ai substitui a bobina por uma nova que em 7 dias comecou com problemas e foi detetado k so mandava a corrente para os cilindros 1e 4, e 2 e 3 nao trabalhavam, alguem sugeriu limpar os sensores. Sera isso prudente, nao vai causar outros problemas? O que devo fazer?

    • Rafique, se não manda corrente para a bobina, é bom verificar o chicote elétrico da ECU para bobina, além disso a ecu também pode apresentar problemas como esse. Limpar os sensores não causará problema algum, desde que feito com limpa contatos… Mas também não acho que irá resolver.

  • ANTONIO CARVALHO DE SOUSA

    Bom dia amigo!
    Tenho um palio 99, kit gás. De um tempo para cá apresentou o seguinte problema: tentava liga-lo 1,2,3…15 vezes e não dava sinal nenhum, apenas acendia o painel e travava as portas, nenhum barulho no motor ou outro lugar. Aí lá pela tentativa 16 o carro pegava, com isso podia desligar e ligar q pegava normalmente. Pois bem, um dia isso se repetiu, saí com o carro, andei vários quilômetros aí o carro morreu ( por outro motivo q é perda de força, inclusive em troca de marchas), depois de morrer não deu mais partida. Deixei o carro em uma rua e depois de umas 6 horas fui reboca-lo, mas antes tentei dar partida e para minha surpresa o carro pegou de primeira. Você tem alguma ideia do que possa ser? Obs: Levei a bateria a uma revendedora, recarreguei e testei e está perfeita. Agora o carro pega, mas estou com medo de sair e o carro morrer e não pegar mais. Testei o funcionamento do alternador com um multimetro com o carro em funcionamento e o mesmo está mantendo a carga da bateria. Desde já agradeço!

  • Antonio Carlos

    Olá, gostaria de saber se pode me ajudar tenho um fiesta 97 motor endura 1000 e está com falha no 3 cilindro já trocamos velas cabo regulador fizemos limpeza na admissão e nada o detalhe é que quando retiramos o cabo de vela e afastamos um ou dois centímetros o cilindro funciona o que poderia ser .
    Agradeço desde já
    A

    • É um problema intrigante… Gostaria, realmente, de ver seu carro. Pena não ter tempo.

      Enfim, eu daria uma conferida no estado do alojamento do cabo de vela. Me pergunto se não há algo errado que esteja conduzindo a corrente para outro lugar.

  • tenho um gol 961.0 cht ele parou de pegar a bomba de combustivel e nao nao mandafaisca nas velas me ajudem por favor

    • Olha Tainara, temos que começar pelo mais simples, verificar alimentação elétrica da bomba e bobina, no seu caso podem ser muitas variáveis afetando seu carro.

  • Heinar Kuulme Filho

    Gostaria de saber se você pode me ajudar, tenho um punto 1.4 ELX ano 2010, esta com 65.000 rodado, ele esta apresentando um problema que ninguém conseguiu resolver, pelo menos até agora, trata-se de solavancos ao sair em primeira marcha, mais ele só apresenta o problema depois de rodar algum tempo, ao ligar o carro pela manhã fica tudo normal, levei o carro em um mecânico de minha confiança, ao chegar no mecânico o carro não apresentava o problema, mesmo assim baseado em minhas informações e na quilometragem, a primeira vez foi trocado as velas e os cabos de velas em uma segunda visita foi trocado a embreagem e por último o coxim do motor e coxim do cambio o problema diminuiu, mais ainda apresenta um pouco, depois de ler o seu artigo, reparei que ao apresentar o problema e eu ligar o ar condicionado o problema piora.
    Agradeço desde já

    • Eita que muitas coisas foram trocadas sem necessidade… Solavancos de bases desgastadas são muito diferentes de solavancos de falhamentos. Enfim, vamos lá, se o problema persiste, então nada do que foi trocada era realmente a causa-raiz do seu problema. Acredito que vale um verificação nos bicos, um teste de estanqueidade e de vazão, depois partiria para a bobina, pode ser que esta esteja no fim de sua vida útil. Aliás, falando em bobina, você mesmo pode verifica-la, procure por rachaduras em sua superfície, ou preste atenção quando o carro estiver falhando, se você escuta ruídos de curto-circuito, pode haver uma fuga de corrente da bobina, e sendo isso, a troca da mesma é a solução.

  • cesar alves da silva

    bom dia gostaria de ter uma resposta.eu tenho um gol 97 1.0 mi plus ele estava andando normal e derepente começou a falhar e em seguida morreu e não pegou mais ja verifiquei a bomba esta normal,manda combustivel e não pega voces tem alguma solução para me ajudar.

  • Muito Bom .passo a passo bem correto ! antes de trocar os cabos de velas peguei uma bobina emprestada e o carro funcionou normalmente ! troquei velas ,cabos e a bobina, ganhei economia de combustível e torque !

  • Bom Dia!
    Tenho uma duvida
    Essa bobina bosch serve pro fox com o motor ea 111 VHT 1.0?

  • Bom dia, estou com um problema, tenho um gol g3 1.0 8v eu trokei bobina vela e cabos de velas, ele funcionou uns dias normais mais agora ele liga e fica funcionando um pouco e corta o combustível e desliga, será que a bobina está com defeito sendo nova? Se puderem me ajudar agradeço desde já

  • Oi estou com um problema no meu .depois que um mecanico fez pra mim um serviço. Limpeza de bico troca das velas cabos e bobina.depois começou da problema. o terceiro silintro não queima não pega.pode ser a bobina.

  • Olá, hoje trocamos as velas e cabos das velas, de um Fiesta 2010, após rodar cerca de 5km, o carro perdeu força e levamos de volta a mecânica, disseram que a Bobina queimou, possivelmente, porque antes estava trabalhando com menos carga pelas velas antigas. Esta correto isto? Isto é, a bobina queimar porque as velas foram trocadas?

  • Olá
    Tenho um picasso 2006 2.0 automático estava com um barulho parecendo batedeira no motor ao ligar o carro! Dava uns 30 min andando e ele normalizava, até que um dia ele esquentou ai levei imediatamente na oficina e deixei,la pq segundo o mecânico seria bem complicado
    No fim me veio com esse laudo:
    Troca de Suporte lateral
    Troca de Reservatório mangueira e tampa(disse que era a tampa com problemas)
    Limpeza de bico
    Troca de óleo do motor
    Lavagem do motor
    1510,00
    Ai o barulho parou, porem no mesmo dia que tirei o carro ele acusou temperatura alta 2x, a primeira abaixou sozinha a segunda eu fiquei com ele parado e depois de 20 minutos andando esquentou novamente e alem disso o câmbio esta totalmente doido trocando as posições , se eu coloco na re ele fica neutro e fica acusando no painel defeito na caixa de câmbio
    Voltei no mecânico e ele disse que o problema todo agora é no câmbio , até o aquecimento, e que eu devo levar em outro lugar especializado em câmbio!
    Detalhe fiz a revisão com troca de óleo do câmbio a 1 ano e meio! Ele não me dava problemas antes de levar nessa oficina.
    Ai vim na Internet ver se consigo entender e vi sua matéria sobre a bobina, pq o mecânico disse que não precisava eu troca las, mas agora ja não sei se ele estava certo.
    Eu relato pq estou me sentindo lesada, pq o problema não foi sanado e apareceu outro maior ainda no câmbio.
    Pode me ajudar?

  • Tenho um uno 1990 esses dias ele simplesmente apagou bati várias veses na partida e nada chamei o reboque qdo reboque chegou resolvi ligar novamente e p minha surpresa ele pegou aconteceu mais duas veses oque poderia ser?

  • Eu tenho um polo 1.6 2010 ele tava tremendo e perdendo a força foi trocado os cabos de vela as velas e a bobina mas ainda continua tremendo quando liga ele

  • ola tenho um palio 98 eu ligo ele funciona normalmente.quando eu paro para abastecer ele .muitas das vezes não quer pegar .ai eu pizo fundo no acelerador e ligo ai ele pega por por favor me ajude muito obrigado

  • Meu gol naum esta saindo faisca nem no1e nem no4.cilindro oq fazer?

  • Marcos alexandre

    Ola anderson! Tenho 1 g4 exatamente nessas condicoes, gostaria de saber se eu trocar a bobina , ainda corre o risco do defeito persistir?

  • como eu quero aprder desintupi os bico do gl g4

  • Olá Anderson.. Tenho um Golf 2.0 Comfortline 2001… estou com ele a 4 meses.. a um mês ele começou a dar problema.. quando liga de manhã com ele frio dá uma pequena falha e depois da primeira ou segunda acelerada ele fica normal.. Rodo alguns quilometros a temperatura dele chega no normal de 90º graus e do nada ele para de funcionar, seja parado ou andando.. Depois que ele esfria pega normalmente.
    Pergunta: o que está fazendo a bobina esquentar?.. resolve colocar uma resistência na entrada da bobina?..
    Me descuidei e deixei passar o tempo da troca de óleo..(falta de grana).. percebí que estava baixando um pouco d’agua, a cada 3 dias completava.. busquei o vazamento e nada.. despois verifiquei que tem uma conexão tipo cotovelo no bloco do motor que está próximo ao alternador que tem uma pequena trinca e sinal de vazamento. Quando fiz a troca de óleo percebí que tinha uma borra amarelada parecendo mistura com óleo.. mas procurei ver na troca e não tinha água, verifiquei na saída do escapamento e está seco. Pergunta: apesar de não ter feito a troca no tempo certo e só ter completado, o óleo velho faz com que pareça como se fosse junta de cabeçote queimada?..

  • boa tarde, tenho um gol g3 8v 2004, ele esta apresentando um problema que quando liga ele não tem força meio que morre, quando acelero ele morre, espero um tempo e religo ele ai ele funciona o que pode ser?

  • Paulo césar dos santo

    Tenho Mitsubishi Space wagoo problema eu troquei distribuidor e rotor deler e não tá passando Faísca o que pode ser

  • THIAGO SILVA

    olá tenho um palio 2003 e acontece que algumas vezes quando ele esta frio que ligo ele ele falha um pouco e aconteceu que a pouco tempo troquei as velas mas não resolveu o problema e dessa vez ele esta sem força e o motor mudou o barulho mais não deixou de andar so não tem força pra subir ladeira seja ela qual for e sua arrancada esta muito fraca demora muito para ganhar impulso sem falar do barulho estranho então deixei ele encostado pra não acontecer algo pior o que pode ser?

  • elton grigoletto

    Boa noite acabei de trocar os cabos e velas do meu motor ap 1.6 e após a troca fui dar a partida o motor pegou de primeira mas começou a bater ( tá tá tá tá tá tá) muito alto não derrubamos nada dentro do cabeçote ai retirei as velas e cabos novos e recoloquei os que estavam e mesmo assim continuou a bater o motor estava perfeito o que pode ser? Atenciosamente Elton.

  • Addans Barboza

    Quero agradecer caro amigo que compartilhou esta matéria de foro intimo, pois já estava pensando em fazer o motor de meu carro devido as mesmas situações que o Gol 1.0 estava passando. Coloquei uma bobina simples, e meu carro é na I.E. ai provavelmente está a causa dos meus problemas, mais uma duvida se puder sanar; Agora a pouco fui dar partida e ao rodar a chave a parte elétrica toda liga, porem ao rodar a chave não dá nem sinal de vida, nem barulho, nem giro do motor.

  • Júnior mota

    Meu astra 2002 começou a afogar do nada ele liga depois de 10minutos ele afoga ele esfria depois liga de novo vocês podem me sjudar

    • Júnior, você o levou em alguma oficina ? O que foi detectado no scanner ? Estou achando que seu Astra está trabalhando como se estivesse em funcionamento à frio, ou seja, mistura rica até o momento que o motor atinge a temperatura de trabalho.

  • ola anderson tenho um fox 2006 ja retifikei o motor pois havia falhando foi feito testes trokei velas uma das bobines depois de retificado nao tem um mes fora de oficina comecou igual mas depois de acelarar anda normal sera ke e das outras duas bobines?pois quando pos a trabalhar ele deiu um xeiro a combustivel depois de ir a caminho a luz acendeu e depois de desligar o carro voltei a ligalo e la foi ele normal ajudeme ja gastei mil euros e ja fix limpeza nos bicos

  • ola anderson o motivo foi parecia um trator apos de limpeza aos bicos trokei as velas filtro de combustivel de ar etc andou dois dias direito e dps igual levei a outra oficina fixerame testes de compresao e ai acusava falta de compressao no cilindro um e tres foi td mudado as valvulas estavam em pessimo estado pois vi o que foi mudado agora sera que por eu ter mudado as velas e so mudei uma das bobines as outras estao a dar o berro?o carro hoje andou normal logo ira a oficina ver o motivo ja nao sei que faxa mais mas vou mudar as bobines e ver s e dali

  • boa tarde
    meu fox 2011 1.0 está queimando um fusivel de 20 A que no manual diz que protege o transformador de ignição, qdo queima o motor nbão pega qdo substitui queima de novo rapidamente

  • Marcelo Lopes

    Tenho um gol 2005 motor AT 1.0 8v e sofri um pequeno a incidente onde colidi em um posto por ter dormido no volante. Fiz a troca da correia dentada, das polias e limpei os bicos. Mas o carro está trabalhando em dois cilindros e antes da batida não apresentava este problema. Isto pode estar acontecendo por ter empenado o cabeçote ou pode ser outra coisa, como vela e/ou cabo de vela?

  • boa noite , tenho um verona 1.6 cht , há alguns dias troquei a bobina dele , porém coloque uma que estava em outro verona ap 1.8 depois disso o painel não acende nada , nem luz de óleo , bateria e comandos e o carro não segura na lenta e não tem força mesmo estando quente , no entanto ele vira normal , troque também as velas e cabos tudo compatível com ano e modelo ; sera que o problema está nessa bobina que talvez não seja compatível ? obrigado ;

  • Olá Anderson!
    Preciso de uma ajuda, agradeço se puder…
    Qual válvula termostática você usou nesse motor? Tenho um Gol 1.0 GIII, motor EA111, flex, acredito que seja o mesmo. O problema é que consultei diversos catálogos na internet e eles são contraditórios, parte diz que seria a 2245.80 (abre a 80ºC) e outros dão a entender que seria a 2245.87 (abre a 87ºC). Pesquisei tudo que existe em português e o mais confiável que encontrei foi o “Manual eletrônico do Gol Power”, que diz ser 87ºC, mas não estou muito seguro ainda…
    Aliás, esse manual é muito bom, caso tenha interesse, segue:
    http://chrautomotiva.com.br/site/wp-content/uploads/2010/06/Manual-Eletronico-do-Gol-Power.pdf

  • Alfiado Milagre Ernesto

    O meu Mazda Demio 1.3 a gazolina quando desligo a ignicao o motor continua a funcionar mesmo tirando a chave depois de um tempo o motor vai abaixo sozinho o que faco pesso a vossa auda.

  • Genilson Sena

    bom dia, tenho um voyage 1.0 G6 20012 e recentemente apresentou problema nas velas fiz a troca das 4, preciso saber se é preciso trocar as bobinas.

  • Ola bom dia.
    Meu carro e um ford ka 1998 endura
    troquei as velas e os cabos o carro quando dou partida fica normal mais quando o motor esquenta ele fica falhando principalmente quando paro ou no sinal ou em outro lugar o carro fica falhando ou as vezes ate morre sozinho.
    Estou na duvida mais estou achando que pode ser a bobina de igniçao.. ?????
    fico grato se voce conseguir tirar essa duvida ???

  • Olá já troquei a bobinas os cabos do meu Polo 1.0 16 v mas o 1° cilindro continua falhando já fiz o motor inteiro mas não achamos o defeito.
    O carro está ótimo para anda mas do nada começa uma falha e não anda será q poderia ser módulo?

  • Ana Cláudia

    Olá, meu carro é um CrossFox 2013/13 1.6. Estava tudo ok funcionando direitinho e numa manhã tentei ligar e não funcionava. O mecânico fez funcionar no tranco e ao sair da garagem os ponteiros do painel movian-Se descontrolados sem nada marcar. A bateria já tava na hora de trocar e junto com ela fiz tb a troca da correia dentada que já apresentava desgaste e outros itens comuns de revisão, filtros, óleo etc.
    O carro funcionou bem e viajei 3 dias depois. Na estrada a 100/120 k/h estava andando super bem e de repente perdeu força (ascendeu e apagou a luz no painel ) voltei pra estrada e dirigi mais 100 km sem problemas. No dia seguinte completei a viagem rodando mais 90 km, só que dai o carro começou a perder potência com maior frequência mas cheguei em casa. Dia seguinte o mecânico me mostrou mal funciona metrô de dois cilindros e disse que precisava trocar a bobina de ignição e um cabo desses e que as velas estavam Ok, e estavam mesmo havia trocado havia 3 meses.
    O problema é que mesmo andando melhor do que antes da troca da bobina, ele não está como antes , Não responde tão bem como o de costume e piorando bastante principalmente quando ligo o ar condicionado.
    Levei ao mesmo mecânico que conheço há 6 anos e sempre faz bom trabalho, mas fiquei encanada, ele diz que tá bom mas conheço o carro é sei que não tá rendendo o normal. Cheguei a pensar que por ter mexido no carro talvez leve uns dias pra acomodação. O que sugere? Pensei de ir a uma concessionária e pedir que mecânico de lá de uma volta e se nota algo.
    Muito obrigada!
    Ana

  • Fábio Antônio Batista

    Oi tenho uma saveiro 2011 da corte de ignição mas o motor não deixa de ter força já foi trocado vela cabo de vela calibração de bico foi trocado a bomba de combustível e mesmo assim continua a falhar já levei em uns mecânicos mas não resolveram o problema por favor Anderson dias me ajuda

  • Marcelo Augusto

    Caro Anderson, bom dia. meu ford k flex 1.000 2011 completo, ao liga-lo falha 2 cilindros. Deixando em dois cilindros, quando esquenta e virando a chave varias vezes os 4 funcionam, porem ao desligar e esperar algumas horas o defeito volta, já esta batendo em dois mecânicos, limparam bicos, trocaram velas e bobina, no entanto o defeito continua, um dos mecânicos rejeito a bobina nova constatado defeito indicado pelo seu aparelho, é possivel.?, aguardo comentário.

  • oi amigo,eu tenho um corsa wind chevrolet quando saio de casa as vezes nao da problema,tem vez que ele afoga e demora ate horas pra voltar a pegar,levei em alguns mecanicos e eletrecista e nada de encontrar defeito,passarao o scaner,e nada,mas quando ele esta pra afogar logo que vo sair com ele fica um cheiro forte de gasolina pelo lado de fora,impreçao que ta indo gasolina pro escape,eu mesmo estou tentando encontrar o defeito,pois os profissionais da cidade nao encontrao,fiz teste de faiscas da bobina,um polo esta dando faiscas mais fraca,quals eria o seu ponto de vista,que defeito pode ser?abraços aguardo resposta

  • Boa tarde, meu gol g4 1.8 motor ap apagou e não pegou mais, foi trocado o modulo da bobina velas tb, e ainda assim não passa corrente pras velas! o que pode ser? modulo de ignição?

  • Renato Barros

    Rua Antonio Dias Adorno
    Cidade Julia

  • Renato Barros

    ford ka endura morre e fica fraco quando o carro fica quente vc pode me ajudar. desde ja te agradeço.

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