Injeção Eletrônica Válvula de Purga do Canister

purg1Nos anos 90 foi adicionado aos veículos alguns componentes com o objetivo de diminuir os índices de emissões de poluentes.  Sabendo que além do motor, uma das fontes de emissão de gases em um veículo é o próprio tanque de combustível(pois o vapor do combustível contido neste era liberado para atmosfera), foi desenvolvido o sistema EEC(Evaporative Emission Control) fazendo parte do sistema de injeção eletrônica. Atualmente os gases do tanque são filtrados e reaproveitados.
Um filtro de carvão ativado, chamado de filtro do canister absorve o vapor de combustível filtrando-o e liberando ar fresco para atmosfera, o vapor absorvido pelo carvão ativado do filtro é reaproveitado pelo motor. Para controlar a passagem desses gases a Válvula de Purga do Cânister – CANP Canister Purg Solenoid foi desenvolvida.

Função:

 

purg2Para evitar a poluição do ar criou-se um sistema(EEC) que canalizava os vapores do combustível até o coletor de admissão do motor, para serem posteriormente queimados pelo motor no tempo de combustão.
No entanto, esses vapores não poderiam serem adicionados a mistura ar/combustível a qualquer momento, teriam de ser controlados para evitar que entrassem no motor em determinados regimes de funcionamento, prejudicando-o.
O vapor de combustível enriquece a mistura ar/combustível, por este motivo a ECU deve controlar a válvula de forma que a passagem de vapores de combustível para o motor não aconteça em momentos como por exemplo, de marcha-lenta. Não seria interessante a injeção desse plus de combustível, tendo em vista que o consumo aumentaria e o índice de emissões também. É a válvula de purga quem mantem os vapores no filtro canister quando o motor está desligado e enquanto a ECU não determina quando os vapores devem ser reaproveitados.

Como funciona ?

Trata-se de um simples solenoide que libera ou restringe a passagem de vapores de combustível para o coletor de admissão.
Os gases evaporados do combustível ficam retidos no canister, para então serem purgados pela válvula diretamente para o coletor de admissão. Na verdade o vácuo criado pelo coletor de admissão é quem retira o vapor de combustível, a válvula apenas libera ou sessa a passagem.
Localizada entre o filtro canister e o coletor de admissão, recebe a tubulação que vem do canister e a tubulação que segue para o coletor de admissão.
Embora os gases só passem para o coletor de admissão quando a válvula abre, todo o controle da válvula é feito pela ECU, que a partir de informações provenientes da sonda lâmbda e do sensor de temperatura determina a quantidade de gases liberados para serem suplementados a mistura ar/combustível.
O controle da válvula realizado pela ECU é feito com pulsos negativos e visualizados em porcentagem de seu ciclo de trabalho, a ECU envia o pulso negativo para que a válvula abra, e sessa para fecha-la. Assim, o tempo que a válvula fica aberta e o tempo que a válvula permanece fechada são relacionados, sendo então visualizado(via scanner) em forma de porcentagem.

Principais falhas:

forsaleO vapor do combustível fica retido no filtro canister enquanto a válvula de purga estiver fechada, caso está venha a falhar liberando os vapores sem controle, a relação estequiométrica do veículo estará comprometida. Isso se traduz em um funcionamento do motor com falhas e perca de desempenho em determinados regimes de trabalho.
Por se tratar de uma quantidade adicional de combustível, visto que os vapores reaproveitados enriquecem a mistura, é possível verificar se o possível falhamento provem de uma quantidade exagerada de combustível com a análise das velas de ignição, não raro estas se desgastam prematuramente, além de ser possível considerar um maior índice de contaminação do óleo lubrificante com combustível devido ao excesso do próprio.
Comprometida a mistura, o sistema EEC também terá sua utilidade comprometida, e o veículo certamente será reprovado no teste de emissões.
Há também a possibilidade da válvula ter o seu circuito interrompido, e permanecer fechada. Embora nesta situação o problema não seja perceptível, a contínua absorção de vapor de combustível pelo filtro canister pode acarretar em uma sobrepressão no sistema, e então o rompimento de alguma tubulação. O sintoma característico dessa falha é o constante cheiro de combustível após o funcionamento do veículo, mas sem sinais de vazamento.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • Ola Anderson blz sou mecânico e tenho um golf 1.6 8v sr 2000 e reparei que a válvula do canister não estava funcionando ai verifiquei a corrente que vinha nos fios no plug da válvula e só vem o positivo(+) direto e o negativo(-) não tem e nem pulsa vc poderia me explicar qual poderia ser o defeito ou se tem alguma sensor rele etc para que influenciae diretamente nela grato

    • Fábio, sem dúvida há algo interrompendo a fiação negativa da sua válvula, ou a ECU está com algum problema, procure o esquema elétrico do veículo e verifique a sua fiação.

  • Boa tarde, lendo a matéria acima (bem esclarecida ) gostaria de citar um problema que estou tendo com o meu carro. O carro é um vectra gls efi ano 95, e o mesmo esta (descrito pelo scaner realizado no mesmo) com Tensão baixa na eletroválvula de purga do canister.
    Porém eu não estou conseguindo localiza-la na regiao externa do motor. Fica ai a perguntar se ela fica na parte interna do carro?(No paralama, no Painel do lado do passagero,etc…)
    Se puder me ajudar fico agradecido,pois ja tentei achar e não consegui.Obrigado!!!

  • juliano alves da costa

    Anderson dias meu saveiro cli 1997 esta dando precao dentro de tanque de combustivel chegol ate a vazar gasolina no canister com o tanque so pela metade meu mecanico nao encontra o probleme ele tambem esta epagando muito quando paro nas esquinas e vou desengatalo por favor me ajude a resouver este problema .

    • Juliano, os vapores do combustível provavelmente não estão sendo absorvidos pelo canister. Seu mecânico deve investigar o sistema de canister, pois provavelmente deve haver algum entupimento de tubulação ou da própria válvula de purga.

      Grato!

  • Antonio Luiz

    SP fui reprovado na inspeção veicular, CO2 ( 0,36 ) [ Normal até 0,30 ] + Mangueira do Canister Rachada,
    verificando mangueira do canister observei que esta bloqueada/entupida de proposito,não sei qual mexanico que fez isso ? Pergunta qual foi a finalidade do bloqueio dessa mangueira que conecta o canister a valvula purga?
    Antonio / SP

  • Olá Aderson Dias, estou com um problema em meu carro, fox 1.6, 8v ano 2008, ele sempre acende o EPC, levei no mecânico e ele passou o Scanner e acusou falha no corpo da borboleta, o mecânico me aconselhou a troca do corpo, realizei a troca em um novo corpo e o problema continua EPC acende e o carro perde desemprenho, já levei em 3 mecânico mas não descobre o problema. Eu estava observando e a valvula do canister ela não esta com um funcionamento legal, quando o EPC não aciona, o canister fica pulsando( tic…tic…tic), mas quando estava com o veiculo em movimento pararei o carro e toquei na v. do canister e observei que não estava em funcionamento, estava como desligado sem barulho interno. será que pode ser esse o problema da minha dor de cabeça?

  • Tenho um uno mille way 2009/2010 e esta vazando vapor de combustivel pelo suspiro do tanque, por favor me ajuda. Eu devo trocar a valvula de purga do canister ou e um problema na ECU.

  • BOA TARDE ! TENHO UM FOX 1.0 8V 2003/2004 , JA TROQUEI ( TBI , BOBINA , VELAS, CABO DE VELA E EFETUEI TODA A LIMPESA DO SISTEMA DE INJEÇÃO ) O CARRA SO LIGA QUANDO SOLTO A MANGUEIRA DO CANISTER , DEPOIS ENGATO NOVAMENTE E O CARRO FICA NORMAL. O DEFEITO PODERIA SER NA VALVULA DO CANISTER? DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  • Pingback: Anônimo ()

  • nelio angelo

    Boa Noite!
    Tenho um vectra 97 gls 2.0, a lampada de injeção acende, porem o veiculo não altera em anda seu funcionamento. Rastreando pega “circuito sonda lambda aberto”. Troquei sonda, sensor temperatura painel, sensor temperatura injeção, refiz aterramento, troquei juntas coletor, troquei central, troquei sensor map. E o defeito persiste, pergunto podera ser a valvula canister?

  • ola a todos, boa noite anderson, tenho um gol g5, apresentando falha no sistema de catalização, nao tive oportunidade de medir a emisão de gazes pra ver se o mesmo esta funcionando, mas fiquei com certas duvidas apos ler os comentario e ver que a valvula pode ter influencia nessa emisão e a sonda lambda apresentar falha na leutura, minha pergunta a voce? como testo a valvula sem um scaner, qual a voltagem que posso aplicar nela para ver seu funcionamento se a passagem dela a te o tbi esta ok, notei que quando acionada da um estalinhos, mas isso é para acontecer em marcha lenta ou so quando acelero o carro? ele pode acionar quando o canister estivem com muito volume de gazes?

    • Fernao,

      A válvula acionará de acordo com o regime do motor, e com nível de gases no canister. Ela faz um pequeno ruído quando está em funcionamento, mas só se percebe abrindo o capô e aproximando-se da válvula. Se por acaso ela travar aberta, pode gerar falhamentos, e caso fique fechada, pode gerar complicação na linha dos vapores de combustível. Não ideal realizar o teste sem scanner, pois a sua tensão de funcionamento é por pulsos, sinais elétricos repetitivos. Algo que sem o scanner ou aparelho adequado ficará difícil simular.

  • Oi Anderson, vamos ver se tu me ajuda, ja to no desespero.
    Tenho um siena 1.8, ano 2004/05, desde agosto ele entra e sai de oficinas. Começou a falhar após eu encher o tanque, apaga, não acelera, não liga….horrível. Já troquei sensor mapi, sonda lambda, bicos, velas, bomba de gasolina e tudo original…fica bom na hora e assim que abasteço volta tudo de novo, já troquei de mecanico, eles passam no scaner e da sempre a mesma coisa. Eu sou completamente leiga no assunto, mas será que pode ser alguma coisa no tanque de combustível, já que piora sempre quando se abastece?? Usei álcool estes dias porque o mecanico disse que era bom pra limpar…melhorou um pouquinho enquanto estava com álcool, depois ficou pior.
    O último falou que podia ser o módulo conversor de combustível, mas acabou trocando a sonda lambda que eu tinha trocado não fazia duas semanas e com certeza não estava com nenhum problema pq ficou a mesma M. Aguardo teu retorno, pra eu poder dar umas dicas pro mecânico, pq tá difícil. É um desafio. Abraço.

  • Tenho um gol 1.6 e não estou usando o filtro do canister, este ai da figura.acima posso continuar assim sem, ou vai gerar um problema mas tarde. o motor esta falhando quando esquenta.

  • juliano keit

    Olá! Tenho um golf 1.6 sr e o mesmo esta com um consumo excessivo, esta sem força e a lenta fica oscilando entre 1000 e1200 rpm !
    Teria relação com o mau funcionamento do canister?
    Des de já agradeço a atenção!

  • Mauricio Villena

    Prezados, tenho um Corolla 2.0 2012, e estou passando por uma situação que acredito estar relacionada a Válvula de purga do Cânister. Meu carrop após andar alguns Km ele fica fazendo um tec tec lá no próprio Cânister. Como ele não tem válvulas elétricas e só de pressão, estou entendendo que o problema é na solenoide que fica presa no filtro de ar. Me parece que a solenoide fica aberta o tempo todo, ou está recebendo pulsos direto para abrir e fechar, por isto do tec tec lá no canister (a valvula de pressão que fina lo Cânister tem uma bilha). Será que pode ser um problema na ECU ou na própria solenoide ? será que um erro gravado na ECU pode ocasionar este problema ? Peço auxilio para o que fazer.

  • Mauricio Villena

    Prezados, verifiquei ontem que a válvula do canister está funcionando, só que ela fica pulsando mesmo na lente. Isto é normal ? Quando ela deve parar de pulsar ? Percebo que sempre quando dou uma voltinha com o carro e depois paro, a válvula está pulsando e não para mesmo na lenta. Parece que existe algum problema em algum sensor que faz com que a ECU fique mandando os pulsos para a válvula do Cânister. Alguém consegue ajudar ?

  • Guilherme augusto

    O meu tbm está do mesmo jeito ela dispara e não para tenho um gol 1.6 2008

  • Olá Anderson. Tenho um GM Cruze 2012. Acontece que tenho que andar com a tampa do tanque de combustível aberta, porque se eu fechá-la, criasse um vácuo dentro do tanque e queima a bomba. Já troquei 3 bombas e um tanque, e até agora não consegui resolver o problema. Somente andando com a tampa do tanque aberta. Pode me dizer se o problema está relacionado a algum entupimento ou quebra dessa válvula? Na concessionária não resolvem. No aguardo.

  • Estou com um corolla ano 96 ele nao pulsa os bicos joguei gaz ele pega mais nao pulsa os bicos o que pode ser

  • Tomaz Ubirajara Bales

    Olá Anderson. Tenho um Jeep [de estimação] e notei que todas as vezes que abro o tanque faz aquele barulho de gazes escapando . Você sabe ,no Jeep ,o motorista fica sentado em cima do tanque ,vai dai que resolvi colocar um respiro. Não quero soltar os gazes em qualquer lugar ,portanto ,pesquisando ,cheguei no “CANISTER”. O Jeep é antigo [1976] não tem ejeção eletronica para controlar o fluxo de gazes , Como faço para instalar um “CANISTER” ou outro sistema qualquer que libere estes gazes de forma segura e responsavel?

  • Olá, tenho um Peugeot 307 e frequentemente surge um cheiro forte de gasolina dentro do carro. O surgimento do cheiro é intermitente, o carro fica um tempo normal e de repente surge o tal cheiro. É sintoma de canister saturado ou pode ser a tal válvula de purga? Não sei como funciona no Peugeot, se são duas peças distintas (válvula de purga e canister) ou se é uma peça só. Tem a possibilidade de desviar a saída de ar do canister com uma mangueira para outra parte do carro que não seja próxima a entrada de ar do habitáculo?
    Utilizo o ar condicionado 100% do tempo por ser muito quente aqui, é possível que o cheiro seja intermitente por conta do volume de evaporação no tanque né?

  • Meu corsa1.8 saiu ontem da oficina, notei um barulho de ar vazando dentro do paralama direito, dei uma olhada e descobri que é o filtro canister.Mas mas a válvula que comanda a passagem do ar, ta ficando aberta direto, mesmo com o motor na lenta, por isso notei o barulho. Antes nao ouvia nada, sera que ta com problema? Pelo que eu entendi ela deveria abrir apenas em alguns momentos, mas fica direto??

    • Se está direto, é provável que a válvula esteja com problemas. Leve o carro a uma oficina para ter certeza e então substituir a válvula de purga. É comum casos em que a válvula trava aberta ou fechada.

      • Valeu Anderson, obrigado pela dica.

      • Problema resolvido, por incrível que pareça, as mangueiras da válvula estavam invertidas.Com certeza os mecânicos que mexeram no carro montou errado, por isso notei o barulho de ar após sair da oficina, tava dando uma olhada na válvula e vi que um das saídas tava escrito CAN e deduzi que seria a mangueira que vem do filtro canister, olhei em outro carro e estava certo, os cabeçudos tinham montado errado.

  • alexandre macedo

    Ola, eu queria saber que se aproveitando esses gases para a queima e dar um plus na mistura, o tempo da injeção não se corrige, ja que a sonda Lambda percebe que a mistura esta Rica, digo isso porque nos USA alguns americanos costumas fazer de seus tanques borbulhadores para evaporar gasolina e queimar junto com a que é injetada, e o tempo de injeção dizem, se adapta a nova mistura rica, isso poderia economizar combustível, como os americanos dizem que economiza, eu sei que nos brasileiros somos medrosos, kkkk diferente doa americanos, deve ser por isso que estamos na situação que estamos. abraço.

  • Paulo César

    Bom dia Anderson,
    qual seria o momento de trabalho do motor que a válvula purga trabalharia, seria somente em alta?
    att.,
    Paulo César

  • jose roberto

    meu uno fire 2 semana a oficina para trocar a válvula de canis ter e não acha pra comprar ´, e eu precisando do carro tirei da oficina e to andando assim mesmo gastando mais combustível ai tive a ideia de por gasolina invés de álcool to na rodovia a 90 km a lampada piloto que ficava direta acesa apagou e o carro melhorou o desempenho acho que não vou precisar trocar a válvula do canis ter sou leigo nesta área sou pedreiro nada a ver com mecânica

  • ola amigo tenho um gol g5 2009 e 2010 ele esta enterrompendo na marcha lenta e quando liga o arcondicionado em alta ele fica normal, mandei passar o aparelho e ta tando alta pressão no coletor, ja fez a descarbonização e coletor e tudo e não resolveu, oque devo fazer?

  • wilson mellao

    Bom dia Anderson,
    Tenho um Vectra 99 GLS 2.2, a minha válvula pifou e não consigo encontrar outra,
    a luz do painel fica acesa direto.
    Existe uma para substituila

    wilso

  • Olá

  • carlos rocha

    ola boa tarde,estou com um problema num gol 1.0 motor at 8v. pela manha na primeira partida em marcha lenta o veiculo fica irregular o funcionamento,apos alguns minutus a marcha lenta fica estabilizada.com o motor quente nao apresenta nenhum defeito.Pergunta.. a valvula do canister teria alguma infuencia no funcionamento do motor frio? se puder ajudar aguardo sua resposta ou sujestoes.obrigado

  • Rua Quatorze (Cj Imbariê III)
    405

  • AMIGO TENHO UM GOLF ANO 99 MOTOR 1.6
    O CARRO QUANDO ACELERA DA UM VAZIO NA ACELERAÇAO E DEPOIS RETORNA COMO SE FOCE FALTA DE COMBUSTIVEL FORAM TROCADOS OS 4 BICOS A BOMBA E NO FINAL DE TUDO O MECANICO CONDENOU MEU MOTOR POIS TARIA JOGANDO COMPREÇAO PRA CIMA FOI FEITO O MOTOR PISTOES ANEIS CASQUILHOS GERAL NO CABEÇOTE E AINDA CONTINUA CM O MESMO PROBLEMA
    RECORRI A OUTRO MECANICO Q ME DISSE Q PODERIA SER A VALVULA DE CONTRELE DO AR DE ADMIÇAO
    JA PROCUREI NA INTERNETE NO MERCADO LIVRE E N A ENCONTRO
    MINHA PERGUNTA SERIA O MEU CARRO REALMENTE TEM ESSA VALVALVULA ?
    PODERIA SER REALMENTE ISSO ?
    OND ELA FICA LOCALIZADA ?
    POIS JA GASTEI QUASE O VALOR DO CARRO E N CONSIGO ANDAR COPM ELE NORMALMENTE
    GRATO PELKA ATENÇAO AGUARDO SUA RESPOSTA

  • Boa noite, tenho um Peugeot 207. O mesmo está fazendo um barulho semelhante a Tec tec tec, reparo mais na lenta.
    Segundo um mecânico e válvula canister. Esse problema pode acarretar em quais danos para o veículo?

  • pra que serve a bomba de vacuo e qual a função dela o carro pode andar normalmente sem que ela esteja funcionando

    • Vinicius, a bomba de vácuo é utilizada em veículos diesel, e automóveis de passeio mais sofisticados. Usada para dispensar o servofreio, ou seja, multiplicar a força que você aplica no pedal. Sem a bomba você será capaz de fazer um frenagem se quer, por mais fraca que ela seja.

  • Cristiano santos

    Bom dia Anderson, tenho um Peugeot 307 ,2011 hatch ,ele esta com meio tanque , mas quando no posto vou colocar gasolina , trava a bomba no posto como se o tanque estivesse cheio , não sei como funciona , mas esse carro tem sistema de respiro .?

  • Ola Anderson tenho um uno fire 2008 quando ligo ele com o motor ele acelera e cai na m.lenta e fica falhando. Quando acelero por alguns segundos ele volta ao normal o que sera?

  • Boa noite, tenho um peogot 206, o veiculo esta com acumulo de gás no tanque o cheiro dentro do veiculo e muito forte, estou sendo obrigado a abrir a tampa do tanque para eliminar o vapor de gasolina, quando tiro a tampa o vapor sai com muita pressão. o que pode ser?

    • Marcos, leve seu carro a um mecânico e peça para ele inspecionar o sistema de canister, provavelmente há algum entupimento. Assim os vapores não saem do tanque e vão se acumulado, por isso sempre que você abre a portinhola e depois retira o bocal, há essa despressurização.

  • Thiago França

    Tenho um corsa classic 2005, e tinha uma mangueira fininha branca desconectada do selenoide que estava fazendo uma barulho de ar vazando, meu carro estava com consumo alto e mau cheiro no escapamento, quando conectei a mangueira com o motor ainda ligado senti que a lenta fico mas certa, essa mangueira e ligada à mangueira do hidrovacuo, será que era esse o problema?

    • Sim, possivelmente. Com a mangueira solta, o sistema funcionava com entrada falsa de ar… Mas, você não percebeu o pedal de freio um pouco endurecido, não ?

  • andre gonçalves

    bom dia.amigo o meu carro é um sandero 2012. a luz de serviço não apaga, ja foi feito escaner e não aparece nada.o mal funcionamento da valvula canister pode fazer essa luz ascender?

  • DILMAR SANTANA

    bom dia!
    tenho um corola ano 2000 , a entrada de ar do coletor de admicao esta bloqueada ,isso pode ocasionar algum problema? me ajude!

  • boa noite teho um palio 2004 1.8 a lu da injeção dele acente sempre que ele esquenta ja fui em varios mecanicos troguei TBI,somda não se o que fazer alguem pode me ajuda?/obrigado.

  • Bruno Henrique

    Anderson boa noite tenho um uno sx 1.0 gasolina ,quando com carro frio ligando o pela manha a marcha lenta fica irregular acendendo a luz de injeção qdo saiu com o carro logo apos ter ligado ele fica fraco e falhando depois que esquenta fica praticamente normal mas as vezes qdo piso na embreagem para reduzir ou parar ele morre ! Tem alguma coisa haver com canister? Td que pensar já foram revisados e trocados .. Como map , bobinas , cabos de velas ,, limpeza de bico , pressão da bomba de combustível etc ..não sei mais o que fazer ..

    • Pode ter sim Bruno, pode ser também o atuador de marcha-lenta, pode ser muitas coisas. Não adianta trocar de peças sem explicação lógica, o jeito é fazer uma investigação grande nele e testes, para comprovar realmente qual o problema.

  • wescley calvacante giro

    ola sou mecanico to com um problema com um ford ka 2015 acendendo a lampada da injeçao e pega o circuito da valvula do canister mas ja medir tem positivo direto e o negativo esta pulsando pode me ajudar nessa ?

  • wescley calvacante giro

    e ai Anderson Dias me ajuda ai

  • Olá Anderson tenho uma strada 99 gastando muito combustível fiz o escaneamento e deu vavula do canister mas ela está normal pois testei ela e outra nova mas estavam iguais sera que o defeito e no módulo …. o mecânico nao sabe o que é

  • Tnho um Santana 99 tava com o canister travado, minha pergunta é, com o canister inutilizado o carro pode apresentar algum mal funcionamento??, alem da emissao dos gases na atmosfera??

    • Olha, pode sim. O canister vai liberar os vapores de combustível como ? Então é provável que você sinta um forte odor de combustível sempre que estacionar. Também é possível que esses vapores fiquem alojados dentro do tanque, e venham a prejudicar o fornecimento de combustível para o motor. De qualquer forma, impedindo ou não você de trafegar com o carro, seria um boa prática reparar o seu sistema de canister.

  • fabricio.dalceno@terra.com.br

    Então Anderson na verdade eu so soltei a junsao da mangueira do canister pra fazer um teste pra ver se as bombas dos postos não desarmavam e pra ver se o carro para de falhar como se acabasse o combustível, mas não parou nem um nem outro, o q pode ser cara meu carro falhar e ja na sequencia fica normal se fico muito tempo parado com ele ligado quando vou sair ele sai todo amarrado como se estivesse engasopado, ja foi feito quase td nele, mas acho q é alguma coisa por ai no tanque respiro, retorno sei la me ajuda ai o q pode ser

    • Tudo bem, você pode verificar o sistema de canister, se não há entupimentos, e pode verificar também a linha de combustível, medindo a pressão antes e depois do regulador do pressão.

  • Tenho um corsa Windows super 1.0 1997 o mesmo está apitando na parte traseira direita, troquei a válvula do canister mas continua apitando o que pode ser

  • Boa Tarde, Anderson.
    Meu carro é um corsa sedan cara de montana 02/03. O mesmo tem problemas intermitentes de aceleração geralmente ocorre quando ligo, a rotação vai lá para 2000~3000 rpm quando em ponto zero. Ai o que faço desligo e ligo novamente algumas vezes aí a rotação fica normal 900~1000 rpm. Já levei para vários mecânicos e nenhum matou esse defeito pois o mesmo some algum tempo e depois retorna….o que vc acha que pode ser?

    #Nota: notei que quando desligo parece ser algo que desentope e aí fica normal. Tbm desconfiei válvula can…será que ela está apresentando falhas intermitentes?

    Fico no aguardo de uma dica de solução, agradeço sua ajuda antecipadamente.

    • Janio, boa tarde.

      Faz sentido suspeitar da válvula de purga, mas eu também investigaria a válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation – Recirculação dos Gases de Escape), de qualquer forma, essas válvulas trabalham em momentos distintos, e podem prejudicar a marcha-lenta do carro ou gerar falhamentos. Se o reparador não estiver atento, é fácil se perder. Caso você tenha alguns conhecimentos de mecânica, você mesmo pode desligar a válvula ou isola-la por enquanto, até comprar uma nova ou resolver o problema dela.

      Abraço!

  • Bom dia, acabei de comprar um Fox Highline, tenho faz uns 6 meses e desde que comprei dentro do carro ouço um barulho “tec tec tec”, levei na concessionária para a revisão e o técnico me disse que esse barulho é normal e é causado pela válvula que faz o controle de emissão de gases do combustível. Queria saber se essa informação é verídica e se mais pessoas também tiveram esse “problema”, pois outros carros que comprei não tive esse tipo de ruído.

    • Dani. Realmente este barulho é perceptível. Eu mesmo já o escutei quando reparava um carro na oficina, mas o mesmo estava de portas abertas. Eu não sei se esse ruído é audível com as portas fechadas. Em que momento você o escuta?

  • Leandro Guimarães

    Ola, tenho um Siena Fire 2006, quando se abre à tampa do tanque sai um o vapor de gasolina, creio que pode ser algo relacionado com a Válvula do canister.
    Porem esta saindo água pelo escapamento, mesmo com o motor quente, percebi este fato depois que senti o cheiro de gasolina dentro do carro que foi depois do ultimo abastecimento realizado, esta água que esta saindo do escapamento pode estar relacionado à pressão de ar do tanque de gasolina?

  • Rodrigo Rech

    bom dia Anderson, tenho focus 2001 2.0 16v quero saber aonde fica situado no carro essa valvula canister?
    ele aumentou consumo e as vezes ele apaga, e ate parece as vezes q motor ta batendo.

  • Marcos Menduiña

    Olá Anderson! Me tira uma dúvida por favor. Estou restaurando um fusca Itamar 1993 que possui o sistema de canister, porém mecânico. Após o filtro de canister ele tem uma mangueira que leva a válvula de ventilação do canister mecânica. Esta válvula tem uma entrada para a mangueira que vem do filtro canister e duas saídas, uma que vai até a tampa do carburador e outra que vai ao coletor de admissão. Minha dúvida é:
    Os gases que são queimados seguem direto para essa mangueira que vai ao coletor ou seguem ao carburador? Caso seja a do coletor, qual a utilidade de por uma mangueira desta válvula até a tampa do carburador? Pelo que eu entendi a válvula puxa os gases usando o vácuo do coletor de admissão oriundo tanto do canister quanto da tampa do carburador, é isso mesmo?

    Obrigado pelas informações…..

    • Bom dia Marcos,

      O melhor ponto para se aproveitar a depressão criada pelo motor, para fazer funcionar componentes que dependem de pressão negativa, é no coletor de admissão. O vapor de combustível destinado para aproveitamento pelo motor, é jogado no carburador. Resumindo, você está correto.

  • Ivison Mello

    Bom dia Anderson!
    Tenho uma Parati 96 quadrada carburada,gostaria que se o Sr nao se importasse me ajudasse a reinstalar o filtro canister dela, pos o mesmo nao esta instalado, esta no lugar com as mangueiras isoladas e soltas.Abraços, e que Deus nos abençoe.

  • Ivonei moraes

    Boa Noite gostaria de saber passei o escanner na saveiro de ano 2011/12 informação p0444 ,verifiquando a válvula do caniste nos dois dois so chega positivo ja troquei ele não resolveu alguém consegue me ajudar

  • José Adilson Gomes dos Santos

    Gostaria desaber, o que devo fazer para eliminar o cheiro de gasolina no interior do corsa hatch?

  • Jorge Alfredo Hennig

    Bom Dia Anderson! Tenho um Corsa Classic Sedan 2002/2003. Já algum tempo que ouço um barulho no motor, por eliminação, já foram trocados o óleo do motor, jogo de velas, cabos de velas e… O barulho nada de parar, principalmente quando o carro tem 04 ocupantes no seu interior e ao imprimir força para subir uma rua, começa com um “gla,gla,gla…” no motor (como se estivesse rajando). conclui por eliminação que seja a Válvula de Canister.
    Mas como saber se esta peça esta com problema? E isto acontece somente quanto há mais de uma pessoa no interior do veículo, e ao subir uma rua íngreme.

  • Emerson Sorato

    Boa tarde meu nome e Emerson. Tenho uma saveiro 09/10 com motor AP, desde que meu carro sofreu uma colisão frontal escuto um barulho como se fosse um compressor, no lado do passageiro e observei que lá tem 1 tipo de filtro preto com uma mangueira desligada. Mas já procurei em tudo quanto e lugar do motor e não encontrei nada desligado. So a mangueira que sai deste filtro, que por sinal e virada para baixo. Já pedi para vários mecânicos ollharem e ninguém da solução mas o barulho de compressor incomoda demais. Me envie uma resposta por favor. Meu whats e 991631402! Agradeço uma resposta, uma forma de ligar esta. Bendita mangueira.

  • Ola Boa Tarde! tenho um polo 2005 e na inspeção veicular foi detectada que meu carro esta faltando essa peça onde fica nesse carro e facil de fazer troca?

  • Bom dia Anderson, Eu tenho um celta 2005 que o consumo dele esta alto e o motor se encontra fraco sem desempenho com a mangueira do solenoide do canister conectado guando tira a manqueira o funcionamento do carro fica mais forte, já levei em vários mecânico e ninguém conseguiu me ajuda, ja foi passado aparelho não acusa nada tenho como me da uma ajuda.

  • Boa noite ! Sabe me dizer se existe outra válvula entre o tanque e o canister? sem ser a do canister ! No caso é um civic , soltei a mangueira que vem do tanque e não tem gases vindo de lá !

    • Mauro, os vapores do tanque só são liberados quando atingem determinado volume dentro do canister, o motor também, não pode estar recebendo esses vapores a todo momento ou teria que estar sempre corrigindo a mistura ar/combustível. Os vapores são liberados em determinados momentos. No caso do Civic, não sei te dizer se existe mais de uma válvula, mas geralmente é apenas uma. Entretanto, cada sistema possui suas peculiaridades.

  • ola nao sei se voce já ouviu falar de vapor de combustível que estao ligando direto na admissão de ar do sistema, falam que a economia de combustível e em torno de 30%, com seu conhecimento procede ou nao, ate instalam outro reservatório no motor para colocar gasolina pura sem álcool aumentando o vapor de combustível.

    • Daniel, não ouvi falar desse sistema ainda… Mas, não acredito que vá funcionar. Se você parar e perceber, vapor de combustível é o mesmo que…combustível. Você apenas está aproveitando o vapor deste ao invés de jogar na atmosfera, como era feito antigamente em carros sem sistema de canister.

  • Olá, o meu carro, Seat Ibiza 1.4, 16v, 100cv, gasolina 2005 acendeu a luz EPC e do motor. Assim que acende começa a perder a aceleração e para completamente. Depois só passado algum tempo é que volta a ligar. Levei à oficina e deu problema no corpo da borboleta e na Sonda Lambda. Troquei as peças, paguei muito caro , mas passado uns dias voltou ao mesmo… Não sei o que fazer… estou desesperada…

  • Anderson, boa tarde!
    Tenho um Clio Sedan 1.6 16v flex 2008. O carro funciona normalmente por 3 dias e depois ao ligar frio fica com a marcha lenta irregular e ao tentar acelerar ele falhar até subir o giro ou até mesmo morre. Depois de alguns minutos fica normal. Tem hora que dá umas oscilações na aceleração e vibração em ponto morto. Depois de uns 3 a 4 dias faz novamente e pára. Acho o consumo um pouco alto, 7,5km/l na gasolina, mas logo quando abasteço ele marca 9km/l por alguns km e depois vai a 7,5km/l.
    Foram trocados velas, bobinas(4), sensor de rotação, feito limpeza de bicos e passado o escaner onde não acusa nada.
    O que pode ser?

  • Anderson, me diz uma coisa, tenho um escort zetec e andei batendo ele, no impacto quebrou o filtro de vapor mas o carro ficou funcionando normalmente, então tentei levar ele rodando, mas cerca de 600 mts depois ele se desligou e não deu mais partida, achei que tivesse sido uma pane no motor, mas quando cheguei em casa com o guincho dei partida e novamente funcionou, mas na hora de levar para a garagem novamente apagou e não pegou mais, mas se eu ir no outro dia ele dá partida, pode ser somente a válvula do canister que travou?

  • Eliminei a válvula de purga do meu carro e deixei direto os gases , percebi que a mistura ficou mais rica a sonda oscilando sempre próximo de 900 mls. O carro está uns 30% mais econômico. Oque vc acha disso.

  • Vinícius Oliveira

    Boa Tarde,
    Estou com um problema no meu carro (Toyota Corolla 2007 1.8 16V) com dificuldade de partida em alguns momentos, conforme o tanque esta mais cheio o problema é mais difícil acontecer, porém, conforme baixa o combustível a dificuldade começa aparecer, mas somente com o motor “morno” pois de manhã cedo quando saio com ele a partida é perfeita, e quando o motor esta quente também é normal!
    Sinto cheiro de combustível mas o mecânico olhou e nao encontra ponto de vazamento, diz ele que esta tudo perfeito…
    Outra coisa é a marcha lenta, o motor fica vibrando muito e ja nao sei o que fazer, pois as velas estão ok, bicos limpos, filtro de ar novo de ótima qualidade….
    Isso poderia ser o canister com problema?
    Espero obter resposta!
    Abraço.

  • Olá tenho um Golf 2.0 ano 2001, ele não tem lenta e falha bastante, ma isso só ocorre quando está com combustível acima da reserva. Quando está na reserva ele anda direitinho não falha, tem força e ainda fica em lenta. O que pode estar acontecendo??? Ah! Já levamos ele em 3 mecânicas e em 1 “especialistas” em injeção eletrônica e continua a mesma coisa. Poderia me ajudar?? Obrigada e aguardo sua resposta.

  • Olá, tenho um Onix 1.0 e ele somente liga pela manhã se eu pisar no acelerador, estou utilizando gasolina, do lado direito do montor escuto um barulho como se estivesse rajando o motor. A falha do barulho e de o carro não ligar pela manhã ou após tempo de ele ficar parado pode ser a válvula purga do canister?
    Me ajude pois nenhum mecânico descobre o que é, já passei no módulo e não achou nada.

  • Boa noite, minha pajero sport sai um cheiro forte de gasolina pela boca do tanque, já foi verificado e não há vezamentos aparentes, o cheiro chega a passar pra dentro do carro, pode ser problema no canister?

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