Injeção Eletrônica Válvula de Purga do Canister


purg1Nos anos 90 foi adicionado aos veículos alguns componentes com o objetivo de diminuir os índices de emissões de poluentes.  Sabendo que além do motor, uma das fontes de emissão de gases em um veículo é o próprio tanque de combustível(pois o vapor do combustível contido neste era liberado para atmosfera), foi desenvolvido o sistema EEC(Evaporative Emission Control) fazendo parte do sistema de injeção eletrônica. Atualmente os gases do tanque são filtrados e reaproveitados.
Um filtro de carvão ativado, chamado de filtro do canister absorve o vapor de combustível filtrando-o e liberando ar fresco para atmosfera, o vapor absorvido pelo carvão ativado do filtro é reaproveitado pelo motor. Para controlar a passagem desses gases a Válvula de Purga do Cânister – CANP Canister Purg Solenoid foi desenvolvida.

Função:

 

purg2Para evitar a poluição do ar criou-se um sistema(EEC) que canalizava os vapores do combustível até o coletor de admissão do motor, para serem posteriormente queimados pelo motor no tempo de combustão.
No entanto, esses vapores não poderiam serem adicionados a mistura ar/combustível a qualquer momento, teriam de ser controlados para evitar que entrassem no motor em determinados regimes de funcionamento, prejudicando-o.
O vapor de combustível enriquece a mistura ar/combustível, por este motivo a ECU deve controlar a válvula de forma que a passagem de vapores de combustível para o motor não aconteça em momentos como por exemplo, de marcha-lenta. Não seria interessante a injeção desse plus de combustível, tendo em vista que o consumo aumentaria e o índice de emissões também. É a válvula de purga quem mantem os vapores no filtro canister quando o motor está desligado e enquanto a ECU não determina quando os vapores devem ser reaproveitados.

Como funciona ?

Trata-se de um simples solenoide que libera ou restringe a passagem de vapores de combustível para o coletor de admissão.
Os gases evaporados do combustível ficam retidos no canister, para então serem purgados pela válvula diretamente para o coletor de admissão. Na verdade o vácuo criado pelo coletor de admissão é quem retira o vapor de combustível, a válvula apenas libera ou sessa a passagem.
Localizada entre o filtro canister e o coletor de admissão, recebe a tubulação que vem do canister e a tubulação que segue para o coletor de admissão.
Embora os gases só passem para o coletor de admissão quando a válvula abre, todo o controle da válvula é feito pela ECU, que a partir de informações provenientes da sonda lâmbda e do sensor de temperatura determina a quantidade de gases liberados para serem suplementados a mistura ar/combustível.
O controle da válvula realizado pela ECU é feito com pulsos negativos e visualizados em porcentagem de seu ciclo de trabalho, a ECU envia o pulso negativo para que a válvula abra, e sessa para fecha-la. Assim, o tempo que a válvula fica aberta e o tempo que a válvula permanece fechada são relacionados, sendo então visualizado(via scanner) em forma de porcentagem.

Principais falhas:

forsaleO vapor do combustível fica retido no filtro canister enquanto a válvula de purga estiver fechada, caso está venha a falhar liberando os vapores sem controle, a relação estequiométrica do veículo estará comprometida. Isso se traduz em um funcionamento do motor com falhas e perca de desempenho em determinados regimes de trabalho.
Por se tratar de uma quantidade adicional de combustível, visto que os vapores reaproveitados enriquecem a mistura, é possível verificar se o possível falhamento provem de uma quantidade exagerada de combustível com a análise das velas de ignição, não raro estas se desgastam prematuramente, além de ser possível considerar um maior índice de contaminação do óleo lubrificante com combustível devido ao excesso do próprio.
Comprometida a mistura, o sistema EEC também terá sua utilidade comprometida, e o veículo certamente será reprovado no teste de emissões.
Há também a possibilidade da válvula ter o seu circuito interrompido, e permanecer fechada. Embora nesta situação o problema não seja perceptível, a contínua absorção de vapor de combustível pelo filtro canister pode acarretar em uma sobrepressão no sistema, e então o rompimento de alguma tubulação. O sintoma característico dessa falha é o constante cheiro de combustível após o funcionamento do veículo, mas sem sinais de vazamento.


Anderson Dias

Acadêmico de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Técnico em mecânica automotiva pelo Senai-CE e IFCE, certificado Six Sigma Green Belt. Profissional dedicado a área automobilística, com 8 anos de experiência no mercado automotivo, do setor de peças a qualidade em montadoras.

133 comentários em “Injeção Eletrônica Válvula de Purga do Canister

  • 02/06/2013 em 5:09 pm
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    Ola Anderson blz sou mecânico e tenho um golf 1.6 8v sr 2000 e reparei que a válvula do canister não estava funcionando ai verifiquei a corrente que vinha nos fios no plug da válvula e só vem o positivo(+) direto e o negativo(-) não tem e nem pulsa vc poderia me explicar qual poderia ser o defeito ou se tem alguma sensor rele etc para que influenciae diretamente nela grato

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    • 03/06/2013 em 7:01 pm
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      Fábio, sem dúvida há algo interrompendo a fiação negativa da sua válvula, ou a ECU está com algum problema, procure o esquema elétrico do veículo e verifique a sua fiação.

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  • 26/07/2013 em 3:15 pm
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    Boa tarde, lendo a matéria acima (bem esclarecida ) gostaria de citar um problema que estou tendo com o meu carro. O carro é um vectra gls efi ano 95, e o mesmo esta (descrito pelo scaner realizado no mesmo) com Tensão baixa na eletroválvula de purga do canister.
    Porém eu não estou conseguindo localiza-la na regiao externa do motor. Fica ai a perguntar se ela fica na parte interna do carro?(No paralama, no Painel do lado do passagero,etc…)
    Se puder me ajudar fico agradecido,pois ja tentei achar e não consegui.Obrigado!!!

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  • 13/08/2013 em 2:25 pm
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    Anderson dias meu saveiro cli 1997 esta dando precao dentro de tanque de combustivel chegol ate a vazar gasolina no canister com o tanque so pela metade meu mecanico nao encontra o probleme ele tambem esta epagando muito quando paro nas esquinas e vou desengatalo por favor me ajude a resouver este problema .

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    • 13/08/2013 em 11:19 pm
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      Juliano, os vapores do combustível provavelmente não estão sendo absorvidos pelo canister. Seu mecânico deve investigar o sistema de canister, pois provavelmente deve haver algum entupimento de tubulação ou da própria válvula de purga.

      Grato!

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  • 25/10/2013 em 6:40 pm
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    SP fui reprovado na inspeção veicular, CO2 ( 0,36 ) [ Normal até 0,30 ] + Mangueira do Canister Rachada,
    verificando mangueira do canister observei que esta bloqueada/entupida de proposito,não sei qual mexanico que fez isso ? Pergunta qual foi a finalidade do bloqueio dessa mangueira que conecta o canister a valvula purga?
    Antonio / SP

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  • 09/11/2013 em 11:37 am
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    Olá Aderson Dias, estou com um problema em meu carro, fox 1.6, 8v ano 2008, ele sempre acende o EPC, levei no mecânico e ele passou o Scanner e acusou falha no corpo da borboleta, o mecânico me aconselhou a troca do corpo, realizei a troca em um novo corpo e o problema continua EPC acende e o carro perde desemprenho, já levei em 3 mecânico mas não descobre o problema. Eu estava observando e a valvula do canister ela não esta com um funcionamento legal, quando o EPC não aciona, o canister fica pulsando( tic…tic…tic), mas quando estava com o veiculo em movimento pararei o carro e toquei na v. do canister e observei que não estava em funcionamento, estava como desligado sem barulho interno. será que pode ser esse o problema da minha dor de cabeça?

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  • 26/11/2013 em 7:10 pm
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    Tenho um uno mille way 2009/2010 e esta vazando vapor de combustivel pelo suspiro do tanque, por favor me ajuda. Eu devo trocar a valvula de purga do canister ou e um problema na ECU.

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  • 02/04/2014 em 2:02 pm
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    BOA TARDE ! TENHO UM FOX 1.0 8V 2003/2004 , JA TROQUEI ( TBI , BOBINA , VELAS, CABO DE VELA E EFETUEI TODA A LIMPESA DO SISTEMA DE INJEÇÃO ) O CARRA SO LIGA QUANDO SOLTO A MANGUEIRA DO CANISTER , DEPOIS ENGATO NOVAMENTE E O CARRO FICA NORMAL. O DEFEITO PODERIA SER NA VALVULA DO CANISTER? DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO.

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  • Pingback:Anônimo

  • 23/06/2014 em 9:02 pm
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    Boa Noite!
    Tenho um vectra 97 gls 2.0, a lampada de injeção acende, porem o veiculo não altera em anda seu funcionamento. Rastreando pega “circuito sonda lambda aberto”. Troquei sonda, sensor temperatura painel, sensor temperatura injeção, refiz aterramento, troquei juntas coletor, troquei central, troquei sensor map. E o defeito persiste, pergunto podera ser a valvula canister?

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  • 01/07/2014 em 8:57 pm
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    ola a todos, boa noite anderson, tenho um gol g5, apresentando falha no sistema de catalização, nao tive oportunidade de medir a emisão de gazes pra ver se o mesmo esta funcionando, mas fiquei com certas duvidas apos ler os comentario e ver que a valvula pode ter influencia nessa emisão e a sonda lambda apresentar falha na leutura, minha pergunta a voce? como testo a valvula sem um scaner, qual a voltagem que posso aplicar nela para ver seu funcionamento se a passagem dela a te o tbi esta ok, notei que quando acionada da um estalinhos, mas isso é para acontecer em marcha lenta ou so quando acelero o carro? ele pode acionar quando o canister estivem com muito volume de gazes?

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    • 16/07/2014 em 11:08 am
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      Fernao,

      A válvula acionará de acordo com o regime do motor, e com nível de gases no canister. Ela faz um pequeno ruído quando está em funcionamento, mas só se percebe abrindo o capô e aproximando-se da válvula. Se por acaso ela travar aberta, pode gerar falhamentos, e caso fique fechada, pode gerar complicação na linha dos vapores de combustível. Não ideal realizar o teste sem scanner, pois a sua tensão de funcionamento é por pulsos, sinais elétricos repetitivos. Algo que sem o scanner ou aparelho adequado ficará difícil simular.

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  • 12/10/2014 em 6:33 pm
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    Oi Anderson, vamos ver se tu me ajuda, ja to no desespero.
    Tenho um siena 1.8, ano 2004/05, desde agosto ele entra e sai de oficinas. Começou a falhar após eu encher o tanque, apaga, não acelera, não liga….horrível. Já troquei sensor mapi, sonda lambda, bicos, velas, bomba de gasolina e tudo original…fica bom na hora e assim que abasteço volta tudo de novo, já troquei de mecanico, eles passam no scaner e da sempre a mesma coisa. Eu sou completamente leiga no assunto, mas será que pode ser alguma coisa no tanque de combustível, já que piora sempre quando se abastece?? Usei álcool estes dias porque o mecanico disse que era bom pra limpar…melhorou um pouquinho enquanto estava com álcool, depois ficou pior.
    O último falou que podia ser o módulo conversor de combustível, mas acabou trocando a sonda lambda que eu tinha trocado não fazia duas semanas e com certeza não estava com nenhum problema pq ficou a mesma M. Aguardo teu retorno, pra eu poder dar umas dicas pro mecânico, pq tá difícil. É um desafio. Abraço.

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  • 13/11/2014 em 8:16 am
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    Tenho um gol 1.6 e não estou usando o filtro do canister, este ai da figura.acima posso continuar assim sem, ou vai gerar um problema mas tarde. o motor esta falhando quando esquenta.

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  • 10/12/2014 em 7:41 pm
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    Olá! Tenho um golf 1.6 sr e o mesmo esta com um consumo excessivo, esta sem força e a lenta fica oscilando entre 1000 e1200 rpm !
    Teria relação com o mau funcionamento do canister?
    Des de já agradeço a atenção!

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  • 17/12/2014 em 11:57 am
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    Prezados, tenho um Corolla 2.0 2012, e estou passando por uma situação que acredito estar relacionada a Válvula de purga do Cânister. Meu carrop após andar alguns Km ele fica fazendo um tec tec lá no próprio Cânister. Como ele não tem válvulas elétricas e só de pressão, estou entendendo que o problema é na solenoide que fica presa no filtro de ar. Me parece que a solenoide fica aberta o tempo todo, ou está recebendo pulsos direto para abrir e fechar, por isto do tec tec lá no canister (a valvula de pressão que fina lo Cânister tem uma bilha). Será que pode ser um problema na ECU ou na própria solenoide ? será que um erro gravado na ECU pode ocasionar este problema ? Peço auxilio para o que fazer.

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  • 18/12/2014 em 8:05 am
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    Prezados, verifiquei ontem que a válvula do canister está funcionando, só que ela fica pulsando mesmo na lente. Isto é normal ? Quando ela deve parar de pulsar ? Percebo que sempre quando dou uma voltinha com o carro e depois paro, a válvula está pulsando e não para mesmo na lenta. Parece que existe algum problema em algum sensor que faz com que a ECU fique mandando os pulsos para a válvula do Cânister. Alguém consegue ajudar ?

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  • 29/12/2014 em 7:53 pm
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    O meu tbm está do mesmo jeito ela dispara e não para tenho um gol 1.6 2008

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  • 30/01/2015 em 7:10 pm
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    Olá Anderson. Tenho um GM Cruze 2012. Acontece que tenho que andar com a tampa do tanque de combustível aberta, porque se eu fechá-la, criasse um vácuo dentro do tanque e queima a bomba. Já troquei 3 bombas e um tanque, e até agora não consegui resolver o problema. Somente andando com a tampa do tanque aberta. Pode me dizer se o problema está relacionado a algum entupimento ou quebra dessa válvula? Na concessionária não resolvem. No aguardo.

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    • 06/06/2017 em 7:01 am
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      conseguiu resolver estou com o mesmo problema num cruze

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      • 17/02/2018 em 2:15 pm
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        Meu cruze tinha o mesmo defeito troquei a válvula canister RESOLVIDO!!!! Ninguém acha esse defeito, css são tudo jagunço!

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  • 09/02/2015 em 6:34 pm
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    Estou com um corolla ano 96 ele nao pulsa os bicos joguei gaz ele pega mais nao pulsa os bicos o que pode ser

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  • 10/02/2015 em 10:16 pm
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    Olá Anderson. Tenho um Jeep [de estimação] e notei que todas as vezes que abro o tanque faz aquele barulho de gazes escapando . Você sabe ,no Jeep ,o motorista fica sentado em cima do tanque ,vai dai que resolvi colocar um respiro. Não quero soltar os gazes em qualquer lugar ,portanto ,pesquisando ,cheguei no “CANISTER”. O Jeep é antigo [1976] não tem ejeção eletronica para controlar o fluxo de gazes , Como faço para instalar um “CANISTER” ou outro sistema qualquer que libere estes gazes de forma segura e responsavel?

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  • 12/02/2015 em 5:11 pm
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    Olá, tenho um Peugeot 307 e frequentemente surge um cheiro forte de gasolina dentro do carro. O surgimento do cheiro é intermitente, o carro fica um tempo normal e de repente surge o tal cheiro. É sintoma de canister saturado ou pode ser a tal válvula de purga? Não sei como funciona no Peugeot, se são duas peças distintas (válvula de purga e canister) ou se é uma peça só. Tem a possibilidade de desviar a saída de ar do canister com uma mangueira para outra parte do carro que não seja próxima a entrada de ar do habitáculo?
    Utilizo o ar condicionado 100% do tempo por ser muito quente aqui, é possível que o cheiro seja intermitente por conta do volume de evaporação no tanque né?

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  • 14/02/2015 em 8:52 pm
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    Meu corsa1.8 saiu ontem da oficina, notei um barulho de ar vazando dentro do paralama direito, dei uma olhada e descobri que é o filtro canister.Mas mas a válvula que comanda a passagem do ar, ta ficando aberta direto, mesmo com o motor na lenta, por isso notei o barulho. Antes nao ouvia nada, sera que ta com problema? Pelo que eu entendi ela deveria abrir apenas em alguns momentos, mas fica direto??

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    • 19/02/2015 em 10:53 am
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      Se está direto, é provável que a válvula esteja com problemas. Leve o carro a uma oficina para ter certeza e então substituir a válvula de purga. É comum casos em que a válvula trava aberta ou fechada.

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      • 22/02/2015 em 7:33 pm
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        Problema resolvido, por incrível que pareça, as mangueiras da válvula estavam invertidas.Com certeza os mecânicos que mexeram no carro montou errado, por isso notei o barulho de ar após sair da oficina, tava dando uma olhada na válvula e vi que um das saídas tava escrito CAN e deduzi que seria a mangueira que vem do filtro canister, olhei em outro carro e estava certo, os cabeçudos tinham montado errado.

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  • 17/03/2015 em 10:00 am
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    Ola, eu queria saber que se aproveitando esses gases para a queima e dar um plus na mistura, o tempo da injeção não se corrige, ja que a sonda Lambda percebe que a mistura esta Rica, digo isso porque nos USA alguns americanos costumas fazer de seus tanques borbulhadores para evaporar gasolina e queimar junto com a que é injetada, e o tempo de injeção dizem, se adapta a nova mistura rica, isso poderia economizar combustível, como os americanos dizem que economiza, eu sei que nos brasileiros somos medrosos, kkkk diferente doa americanos, deve ser por isso que estamos na situação que estamos. abraço.

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  • 10/04/2015 em 6:30 am
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    Bom dia Anderson,
    qual seria o momento de trabalho do motor que a válvula purga trabalharia, seria somente em alta?
    att.,
    Paulo César

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  • 11/04/2015 em 7:31 am
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    meu uno fire 2 semana a oficina para trocar a válvula de canis ter e não acha pra comprar ´, e eu precisando do carro tirei da oficina e to andando assim mesmo gastando mais combustível ai tive a ideia de por gasolina invés de álcool to na rodovia a 90 km a lampada piloto que ficava direta acesa apagou e o carro melhorou o desempenho acho que não vou precisar trocar a válvula do canis ter sou leigo nesta área sou pedreiro nada a ver com mecânica

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  • 15/04/2015 em 5:34 pm
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    ola amigo tenho um gol g5 2009 e 2010 ele esta enterrompendo na marcha lenta e quando liga o arcondicionado em alta ele fica normal, mandei passar o aparelho e ta tando alta pressão no coletor, ja fez a descarbonização e coletor e tudo e não resolveu, oque devo fazer?

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  • 14/05/2015 em 10:47 am
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    Bom dia Anderson,
    Tenho um Vectra 99 GLS 2.2, a minha válvula pifou e não consigo encontrar outra,
    a luz do painel fica acesa direto.
    Existe uma para substituila

    wilso

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  • 21/05/2015 em 2:22 pm
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    ola boa tarde,estou com um problema num gol 1.0 motor at 8v. pela manha na primeira partida em marcha lenta o veiculo fica irregular o funcionamento,apos alguns minutus a marcha lenta fica estabilizada.com o motor quente nao apresenta nenhum defeito.Pergunta.. a valvula do canister teria alguma infuencia no funcionamento do motor frio? se puder ajudar aguardo sua resposta ou sujestoes.obrigado

    Resposta
  • 18/06/2015 em 7:28 pm
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    AMIGO TENHO UM GOLF ANO 99 MOTOR 1.6
    O CARRO QUANDO ACELERA DA UM VAZIO NA ACELERAÇAO E DEPOIS RETORNA COMO SE FOCE FALTA DE COMBUSTIVEL FORAM TROCADOS OS 4 BICOS A BOMBA E NO FINAL DE TUDO O MECANICO CONDENOU MEU MOTOR POIS TARIA JOGANDO COMPREÇAO PRA CIMA FOI FEITO O MOTOR PISTOES ANEIS CASQUILHOS GERAL NO CABEÇOTE E AINDA CONTINUA CM O MESMO PROBLEMA
    RECORRI A OUTRO MECANICO Q ME DISSE Q PODERIA SER A VALVULA DE CONTRELE DO AR DE ADMIÇAO
    JA PROCUREI NA INTERNETE NO MERCADO LIVRE E N A ENCONTRO
    MINHA PERGUNTA SERIA O MEU CARRO REALMENTE TEM ESSA VALVALVULA ?
    PODERIA SER REALMENTE ISSO ?
    OND ELA FICA LOCALIZADA ?
    POIS JA GASTEI QUASE O VALOR DO CARRO E N CONSIGO ANDAR COPM ELE NORMALMENTE
    GRATO PELKA ATENÇAO AGUARDO SUA RESPOSTA

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  • 30/06/2015 em 11:59 pm
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    Boa noite, tenho um Peugeot 207. O mesmo está fazendo um barulho semelhante a Tec tec tec, reparo mais na lenta.
    Segundo um mecânico e válvula canister. Esse problema pode acarretar em quais danos para o veículo?

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  • 06/08/2015 em 10:26 pm
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    pra que serve a bomba de vacuo e qual a função dela o carro pode andar normalmente sem que ela esteja funcionando

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    • 09/08/2015 em 10:44 pm
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      Vinicius, a bomba de vácuo é utilizada em veículos diesel, e automóveis de passeio mais sofisticados. Usada para dispensar o servofreio, ou seja, multiplicar a força que você aplica no pedal. Sem a bomba você será capaz de fazer um frenagem se quer, por mais fraca que ela seja.

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  • 03/09/2015 em 9:18 am
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    Bom dia Anderson, tenho um Peugeot 307 ,2011 hatch ,ele esta com meio tanque , mas quando no posto vou colocar gasolina , trava a bomba no posto como se o tanque estivesse cheio , não sei como funciona , mas esse carro tem sistema de respiro .?

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  • 20/09/2015 em 7:42 pm
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    Ola Anderson tenho um uno fire 2008 quando ligo ele com o motor ele acelera e cai na m.lenta e fica falhando. Quando acelero por alguns segundos ele volta ao normal o que sera?

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  • 21/09/2015 em 7:44 pm
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    Boa noite, tenho um peogot 206, o veiculo esta com acumulo de gás no tanque o cheiro dentro do veiculo e muito forte, estou sendo obrigado a abrir a tampa do tanque para eliminar o vapor de gasolina, quando tiro a tampa o vapor sai com muita pressão. o que pode ser?

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    • 22/09/2015 em 12:28 am
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      Marcos, leve seu carro a um mecânico e peça para ele inspecionar o sistema de canister, provavelmente há algum entupimento. Assim os vapores não saem do tanque e vão se acumulado, por isso sempre que você abre a portinhola e depois retira o bocal, há essa despressurização.

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  • 07/10/2015 em 2:30 am
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    Tenho um corsa classic 2005, e tinha uma mangueira fininha branca desconectada do selenoide que estava fazendo uma barulho de ar vazando, meu carro estava com consumo alto e mau cheiro no escapamento, quando conectei a mangueira com o motor ainda ligado senti que a lenta fico mas certa, essa mangueira e ligada à mangueira do hidrovacuo, será que era esse o problema?

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    • 07/10/2015 em 2:29 pm
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      Sim, possivelmente. Com a mangueira solta, o sistema funcionava com entrada falsa de ar… Mas, você não percebeu o pedal de freio um pouco endurecido, não ?

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  • 10/10/2015 em 9:55 am
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    bom dia.amigo o meu carro é um sandero 2012. a luz de serviço não apaga, ja foi feito escaner e não aparece nada.o mal funcionamento da valvula canister pode fazer essa luz ascender?

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  • 19/10/2015 em 8:48 am
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    bom dia!
    tenho um corola ano 2000 , a entrada de ar do coletor de admicao esta bloqueada ,isso pode ocasionar algum problema? me ajude!

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    • 20/10/2015 em 11:26 pm
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      Então, como é esse bloqueio da admissão ? Não entendi bem, me dê mais detalhes.

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  • 22/10/2015 em 7:35 pm
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    boa noite teho um palio 2004 1.8 a lu da injeção dele acente sempre que ele esquenta ja fui em varios mecanicos troguei TBI,somda não se o que fazer alguem pode me ajuda?/obrigado.

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  • 27/10/2015 em 6:51 pm
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    Anderson boa noite tenho um uno sx 1.0 gasolina ,quando com carro frio ligando o pela manha a marcha lenta fica irregular acendendo a luz de injeção qdo saiu com o carro logo apos ter ligado ele fica fraco e falhando depois que esquenta fica praticamente normal mas as vezes qdo piso na embreagem para reduzir ou parar ele morre ! Tem alguma coisa haver com canister? Td que pensar já foram revisados e trocados .. Como map , bobinas , cabos de velas ,, limpeza de bico , pressão da bomba de combustível etc ..não sei mais o que fazer ..

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    • 31/10/2015 em 9:03 pm
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      Pode ter sim Bruno, pode ser também o atuador de marcha-lenta, pode ser muitas coisas. Não adianta trocar de peças sem explicação lógica, o jeito é fazer uma investigação grande nele e testes, para comprovar realmente qual o problema.

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  • 05/11/2015 em 6:42 pm
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    ola sou mecanico to com um problema com um ford ka 2015 acendendo a lampada da injeçao e pega o circuito da valvula do canister mas ja medir tem positivo direto e o negativo esta pulsando pode me ajudar nessa ?

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    • 06/11/2015 em 12:49 pm
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      Tudo bem Wescley, pelo visto a ECU está enviando os pulsos normalmente. E a válvula, como ela está ?

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  • 05/11/2015 em 6:47 pm
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    e ai Anderson Dias me ajuda ai

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  • 06/11/2015 em 10:32 am
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    Olá Anderson tenho uma strada 99 gastando muito combustível fiz o escaneamento e deu vavula do canister mas ela está normal pois testei ela e outra nova mas estavam iguais sera que o defeito e no módulo …. o mecânico nao sabe o que é

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  • 10/11/2015 em 11:52 am
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    Tnho um Santana 99 tava com o canister travado, minha pergunta é, com o canister inutilizado o carro pode apresentar algum mal funcionamento??, alem da emissao dos gases na atmosfera??

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    • 11/11/2015 em 7:29 am
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      Olha, pode sim. O canister vai liberar os vapores de combustível como ? Então é provável que você sinta um forte odor de combustível sempre que estacionar. Também é possível que esses vapores fiquem alojados dentro do tanque, e venham a prejudicar o fornecimento de combustível para o motor. De qualquer forma, impedindo ou não você de trafegar com o carro, seria um boa prática reparar o seu sistema de canister.

      Resposta
  • 13/11/2015 em 4:13 pm
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    Então Anderson na verdade eu so soltei a junsao da mangueira do canister pra fazer um teste pra ver se as bombas dos postos não desarmavam e pra ver se o carro para de falhar como se acabasse o combustível, mas não parou nem um nem outro, o q pode ser cara meu carro falhar e ja na sequencia fica normal se fico muito tempo parado com ele ligado quando vou sair ele sai todo amarrado como se estivesse engasopado, ja foi feito quase td nele, mas acho q é alguma coisa por ai no tanque respiro, retorno sei la me ajuda ai o q pode ser

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    • 19/11/2015 em 7:29 am
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      Tudo bem, você pode verificar o sistema de canister, se não há entupimentos, e pode verificar também a linha de combustível, medindo a pressão antes e depois do regulador do pressão.

      Resposta
  • 12/12/2015 em 4:55 pm
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    Tenho um corsa Windows super 1.0 1997 o mesmo está apitando na parte traseira direita, troquei a válvula do canister mas continua apitando o que pode ser

    Resposta
  • 15/12/2015 em 2:20 pm
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    Boa Tarde, Anderson.
    Meu carro é um corsa sedan cara de montana 02/03. O mesmo tem problemas intermitentes de aceleração geralmente ocorre quando ligo, a rotação vai lá para 2000~3000 rpm quando em ponto zero. Ai o que faço desligo e ligo novamente algumas vezes aí a rotação fica normal 900~1000 rpm. Já levei para vários mecânicos e nenhum matou esse defeito pois o mesmo some algum tempo e depois retorna….o que vc acha que pode ser?

    #Nota: notei que quando desligo parece ser algo que desentope e aí fica normal. Tbm desconfiei válvula can…será que ela está apresentando falhas intermitentes?

    Fico no aguardo de uma dica de solução, agradeço sua ajuda antecipadamente.

    Resposta
    • 18/12/2015 em 1:22 pm
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      Janio, boa tarde.

      Faz sentido suspeitar da válvula de purga, mas eu também investigaria a válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation – Recirculação dos Gases de Escape), de qualquer forma, essas válvulas trabalham em momentos distintos, e podem prejudicar a marcha-lenta do carro ou gerar falhamentos. Se o reparador não estiver atento, é fácil se perder. Caso você tenha alguns conhecimentos de mecânica, você mesmo pode desligar a válvula ou isola-la por enquanto, até comprar uma nova ou resolver o problema dela.

      Abraço!

      Resposta
  • 12/01/2016 em 10:31 am
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    Bom dia, acabei de comprar um Fox Highline, tenho faz uns 6 meses e desde que comprei dentro do carro ouço um barulho “tec tec tec”, levei na concessionária para a revisão e o técnico me disse que esse barulho é normal e é causado pela válvula que faz o controle de emissão de gases do combustível. Queria saber se essa informação é verídica e se mais pessoas também tiveram esse “problema”, pois outros carros que comprei não tive esse tipo de ruído.

    Resposta
    • 13/01/2016 em 12:55 pm
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      Dani. Realmente este barulho é perceptível. Eu mesmo já o escutei quando reparava um carro na oficina, mas o mesmo estava de portas abertas. Eu não sei se esse ruído é audível com as portas fechadas. Em que momento você o escuta?

      Resposta
  • 21/01/2016 em 7:10 am
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    Ola, tenho um Siena Fire 2006, quando se abre à tampa do tanque sai um o vapor de gasolina, creio que pode ser algo relacionado com a Válvula do canister.
    Porem esta saindo água pelo escapamento, mesmo com o motor quente, percebi este fato depois que senti o cheiro de gasolina dentro do carro que foi depois do ultimo abastecimento realizado, esta água que esta saindo do escapamento pode estar relacionado à pressão de ar do tanque de gasolina?

    Resposta
  • 29/01/2016 em 7:48 am
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    bom dia Anderson, tenho focus 2001 2.0 16v quero saber aonde fica situado no carro essa valvula canister?
    ele aumentou consumo e as vezes ele apaga, e ate parece as vezes q motor ta batendo.

    Resposta
  • 05/02/2016 em 11:12 pm
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    Olá Anderson! Me tira uma dúvida por favor. Estou restaurando um fusca Itamar 1993 que possui o sistema de canister, porém mecânico. Após o filtro de canister ele tem uma mangueira que leva a válvula de ventilação do canister mecânica. Esta válvula tem uma entrada para a mangueira que vem do filtro canister e duas saídas, uma que vai até a tampa do carburador e outra que vai ao coletor de admissão. Minha dúvida é:
    Os gases que são queimados seguem direto para essa mangueira que vai ao coletor ou seguem ao carburador? Caso seja a do coletor, qual a utilidade de por uma mangueira desta válvula até a tampa do carburador? Pelo que eu entendi a válvula puxa os gases usando o vácuo do coletor de admissão oriundo tanto do canister quanto da tampa do carburador, é isso mesmo?

    Obrigado pelas informações…..

    Resposta
    • 13/02/2016 em 7:18 am
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      Bom dia Marcos,

      O melhor ponto para se aproveitar a depressão criada pelo motor, para fazer funcionar componentes que dependem de pressão negativa, é no coletor de admissão. O vapor de combustível destinado para aproveitamento pelo motor, é jogado no carburador. Resumindo, você está correto.

      Resposta
  • 22/03/2016 em 12:46 am
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    Bom dia Anderson!
    Tenho uma Parati 96 quadrada carburada,gostaria que se o Sr nao se importasse me ajudasse a reinstalar o filtro canister dela, pos o mesmo nao esta instalado, esta no lugar com as mangueiras isoladas e soltas.Abraços, e que Deus nos abençoe.

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  • 24/03/2016 em 8:38 pm
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    Boa Noite gostaria de saber passei o escanner na saveiro de ano 2011/12 informação p0444 ,verifiquando a válvula do caniste nos dois dois so chega positivo ja troquei ele não resolveu alguém consegue me ajudar

    Resposta
  • 01/04/2016 em 10:12 am
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    Gostaria desaber, o que devo fazer para eliminar o cheiro de gasolina no interior do corsa hatch?

    Resposta
  • 24/04/2016 em 8:39 am
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    Bom Dia Anderson! Tenho um Corsa Classic Sedan 2002/2003. Já algum tempo que ouço um barulho no motor, por eliminação, já foram trocados o óleo do motor, jogo de velas, cabos de velas e… O barulho nada de parar, principalmente quando o carro tem 04 ocupantes no seu interior e ao imprimir força para subir uma rua, começa com um “gla,gla,gla…” no motor (como se estivesse rajando). conclui por eliminação que seja a Válvula de Canister.
    Mas como saber se esta peça esta com problema? E isto acontece somente quanto há mais de uma pessoa no interior do veículo, e ao subir uma rua íngreme.

    Resposta
  • 25/05/2016 em 1:07 pm
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    Boa tarde meu nome e Emerson. Tenho uma saveiro 09/10 com motor AP, desde que meu carro sofreu uma colisão frontal escuto um barulho como se fosse um compressor, no lado do passageiro e observei que lá tem 1 tipo de filtro preto com uma mangueira desligada. Mas já procurei em tudo quanto e lugar do motor e não encontrei nada desligado. So a mangueira que sai deste filtro, que por sinal e virada para baixo. Já pedi para vários mecânicos ollharem e ninguém da solução mas o barulho de compressor incomoda demais. Me envie uma resposta por favor. Meu whats e 991631402! Agradeço uma resposta, uma forma de ligar esta. Bendita mangueira.

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  • 18/06/2016 em 2:46 pm
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    Ola Boa Tarde! tenho um polo 2005 e na inspeção veicular foi detectada que meu carro esta faltando essa peça onde fica nesse carro e facil de fazer troca?

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    • 24/06/2016 em 12:42 pm
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      Fica próximo ao tanque de combustível e, geralmente, por detrás do para-barro da caixa de roda traseira.

      Resposta
  • 29/06/2016 em 8:24 am
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    Bom dia Anderson, Eu tenho um celta 2005 que o consumo dele esta alto e o motor se encontra fraco sem desempenho com a mangueira do solenoide do canister conectado guando tira a manqueira o funcionamento do carro fica mais forte, já levei em vários mecânico e ninguém conseguiu me ajuda, ja foi passado aparelho não acusa nada tenho como me da uma ajuda.

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  • 19/07/2016 em 6:41 pm
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    Boa noite ! Sabe me dizer se existe outra válvula entre o tanque e o canister? sem ser a do canister ! No caso é um civic , soltei a mangueira que vem do tanque e não tem gases vindo de lá !

    Resposta
    • 20/07/2016 em 7:17 am
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      Mauro, os vapores do tanque só são liberados quando atingem determinado volume dentro do canister, o motor também, não pode estar recebendo esses vapores a todo momento ou teria que estar sempre corrigindo a mistura ar/combustível. Os vapores são liberados em determinados momentos. No caso do Civic, não sei te dizer se existe mais de uma válvula, mas geralmente é apenas uma. Entretanto, cada sistema possui suas peculiaridades.

      Resposta
  • 01/08/2016 em 3:16 am
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    ola nao sei se voce já ouviu falar de vapor de combustível que estao ligando direto na admissão de ar do sistema, falam que a economia de combustível e em torno de 30%, com seu conhecimento procede ou nao, ate instalam outro reservatório no motor para colocar gasolina pura sem álcool aumentando o vapor de combustível.

    Resposta
    • 01/08/2016 em 7:14 am
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      Daniel, não ouvi falar desse sistema ainda… Mas, não acredito que vá funcionar. Se você parar e perceber, vapor de combustível é o mesmo que…combustível. Você apenas está aproveitando o vapor deste ao invés de jogar na atmosfera, como era feito antigamente em carros sem sistema de canister.

      Resposta
  • 05/08/2016 em 5:56 am
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    Olá, o meu carro, Seat Ibiza 1.4, 16v, 100cv, gasolina 2005 acendeu a luz EPC e do motor. Assim que acende começa a perder a aceleração e para completamente. Depois só passado algum tempo é que volta a ligar. Levei à oficina e deu problema no corpo da borboleta e na Sonda Lambda. Troquei as peças, paguei muito caro , mas passado uns dias voltou ao mesmo… Não sei o que fazer… estou desesperada…

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  • 13/08/2016 em 2:48 pm
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    Anderson, boa tarde!
    Tenho um Clio Sedan 1.6 16v flex 2008. O carro funciona normalmente por 3 dias e depois ao ligar frio fica com a marcha lenta irregular e ao tentar acelerar ele falhar até subir o giro ou até mesmo morre. Depois de alguns minutos fica normal. Tem hora que dá umas oscilações na aceleração e vibração em ponto morto. Depois de uns 3 a 4 dias faz novamente e pára. Acho o consumo um pouco alto, 7,5km/l na gasolina, mas logo quando abasteço ele marca 9km/l por alguns km e depois vai a 7,5km/l.
    Foram trocados velas, bobinas(4), sensor de rotação, feito limpeza de bicos e passado o escaner onde não acusa nada.
    O que pode ser?

    Resposta
  • 30/08/2016 em 4:44 pm
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    Anderson, me diz uma coisa, tenho um escort zetec e andei batendo ele, no impacto quebrou o filtro de vapor mas o carro ficou funcionando normalmente, então tentei levar ele rodando, mas cerca de 600 mts depois ele se desligou e não deu mais partida, achei que tivesse sido uma pane no motor, mas quando cheguei em casa com o guincho dei partida e novamente funcionou, mas na hora de levar para a garagem novamente apagou e não pegou mais, mas se eu ir no outro dia ele dá partida, pode ser somente a válvula do canister que travou?

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  • 07/09/2016 em 4:45 pm
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    Eliminei a válvula de purga do meu carro e deixei direto os gases , percebi que a mistura ficou mais rica a sonda oscilando sempre próximo de 900 mls. O carro está uns 30% mais econômico. Oque vc acha disso.

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  • 14/09/2016 em 1:56 pm
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    Boa Tarde,
    Estou com um problema no meu carro (Toyota Corolla 2007 1.8 16V) com dificuldade de partida em alguns momentos, conforme o tanque esta mais cheio o problema é mais difícil acontecer, porém, conforme baixa o combustível a dificuldade começa aparecer, mas somente com o motor “morno” pois de manhã cedo quando saio com ele a partida é perfeita, e quando o motor esta quente também é normal!
    Sinto cheiro de combustível mas o mecânico olhou e nao encontra ponto de vazamento, diz ele que esta tudo perfeito…
    Outra coisa é a marcha lenta, o motor fica vibrando muito e ja nao sei o que fazer, pois as velas estão ok, bicos limpos, filtro de ar novo de ótima qualidade….
    Isso poderia ser o canister com problema?
    Espero obter resposta!
    Abraço.

    Resposta
  • 08/10/2016 em 9:20 am
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    Olá tenho um Golf 2.0 ano 2001, ele não tem lenta e falha bastante, ma isso só ocorre quando está com combustível acima da reserva. Quando está na reserva ele anda direitinho não falha, tem força e ainda fica em lenta. O que pode estar acontecendo??? Ah! Já levamos ele em 3 mecânicas e em 1 “especialistas” em injeção eletrônica e continua a mesma coisa. Poderia me ajudar?? Obrigada e aguardo sua resposta.

    Resposta
  • 10/10/2016 em 1:42 pm
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    Olá, tenho um Onix 1.0 e ele somente liga pela manhã se eu pisar no acelerador, estou utilizando gasolina, do lado direito do montor escuto um barulho como se estivesse rajando o motor. A falha do barulho e de o carro não ligar pela manhã ou após tempo de ele ficar parado pode ser a válvula purga do canister?
    Me ajude pois nenhum mecânico descobre o que é, já passei no módulo e não achou nada.

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  • 11/10/2016 em 10:56 pm
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    Boa noite, minha pajero sport sai um cheiro forte de gasolina pela boca do tanque, já foi verificado e não há vezamentos aparentes, o cheiro chega a passar pra dentro do carro, pode ser problema no canister?

    Resposta
  • 07/12/2016 em 11:21 pm
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    COM ESTÁ VALVULA DE PURGA TRAVADA FECHADA AUMENTA A PRESSÃO INTERNA NO TANQUE ?

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  • 15/12/2016 em 2:03 pm
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    Boa tarde, tenho um astra sedan 2003 e passei ele pro gnv e depois disso a luz da injeção eletronica fica sempre acesa, passei o aparelho e acusa a falha na valvula purga do canister, como resolver esse problema, grato

    Resposta
  • 03/01/2017 em 11:31 pm
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    Olá boa noite! Parabéns pela matéria muito clara, e tira muitas duvidas, mas eu tenho um fiesta rocan 1.6 2008, ele começou apresentar falhas e ate apagando na baixa e principalmente quando liga de manha, liga o carro ele estabiliza o c conta giros 800 a 900 rpm e depois cai a rotação e muitas vezes apaga, levei no mecânico e disse que era o motor de passo, troquei o carro ficou melhor apenas 02 dias, ai comecei pesquisar e cai nessa valvula , fui ver a do meu fiesta e percebi que ela esta aberta o tempo todo, ai vi que estava errado seu funcionamento, ma o pior é que a valvula esta boa, é a corrente que alimenta ela que esta direto a voltagem fica pulsando entre 9 e 11 volts em qualquer estagio que o carro funcione. Vc poderia me dar uma luz ??? outra coisa a sonda lambda foi trocada recentemente.

    Resposta
  • 14/01/2017 em 8:00 am
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    Bom dia eu tenho um fiesta zetc rocam 1.6 ano 14/14 se eu fizer um desvio na válvula do canister ele vai ficar mais econômico

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  • 18/01/2017 em 6:35 pm
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    Olá, gostaria de saber o sistema de vapor de gasolina adaptado nos sistema do canister em automoveis. é seguro adicionar o equipamento que promete economia de combustivel?

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  • 28/01/2017 em 9:43 pm
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    Meu carro é um Fiesta espanhol 95 1.3 e ele perde rendimento quando a temperatura do motor está mais alta (passa do meio). E na hora de abastecer, a pistola volta. Isso é problema de respiro? E se for, isso também influencia?

    Resposta
  • 04/02/2017 em 5:18 pm
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    Anderson boa tarde me ajude por favor,meu corsa wind 99 1.0 esta com um problema acho que simples mas nenhum mecânico consegue resolver,é assim quando vou dar a partida de manhã ele demora a pegar tenho que dar de 2 a3 partidas ate ele pegar,ai funciona tranquilo não falha nem em baixa nem em alta mas toda vez que paro com o carro depois de 15 minutos ou mais ele fica desse modo para pegar,já troquei regulador de pressão e nada já troquei bomba de combustível e nada já fiz limpeza dos bicos melhora no dia que limpa e no outro dia já volta com o defeito,e detalhe as velas estão com a coloração boa secas e meia esbranquiçadas apenas uma vela a do segundo cilindro fica preta e seca ai o mecânico disse que era o bico ruim,ai troquei o bico e voltou com o mesmo problema de resto o carro esta normal so que percebi que o mesmo está consumindo muito combustível o que pode ser,o mecânico disse que pode estar perdendo vazão de cilindro pela valvula de admissão ou pela valvula de escape e disse que teria que desmontar o cabeçote para fazer assentamentos de válvulas,estou cansado de gastar tanto dinheiro e ninguém resolve meu problema por favor me ajude

    Resposta
  • 12/02/2017 em 9:32 am
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    Anderson, a válvula canister é reaproveitável? tem como fazer limpeza nela e ela ficar útil?

    Resposta
  • 19/03/2017 em 11:15 pm
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    Tenho um uno smart ano 2000 , e percebo um acúmulo grande de vapor de gasolina no tanque , já me disseram que era problema no canister mais não acho a peça nem no ferro velho, o que acontece se eu tirar este canister e colocar um filtro comum de combustível??? Obrigado

    Resposta
  • 23/04/2017 em 9:46 pm
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    Boa noite Anderson tenho um Clio 1.0 8v 00/01 a minha válvula do canister esta retirada e a mangueira que vem do coletor para a válvula esta retirada e tampada, gostaria de saber oque poderá ocasionar em meu carro.

    Resposta
    • 25/04/2017 em 8:15 am
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      Problemas, nenhum, talvez. Mas emissões, isso sim, ele está emitindo mais. Além de, talvez, daqui a pouco você comece a sentir um cheiro forte de combustível com o veículo parado…se já não estiver sentindo.

      Resposta
  • 24/04/2017 em 10:17 pm
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    Boa Noite. Tenho um gol g3 2002 e percebi recentemente um barulho proveniente da válvula de canister. Troquei a válvula de canister e o barulho persiste em continuar, sendo que não encontrei nenhum entupimento nas mangueiras. Será que é o filtro de carvão? O que pode ser?

    Resposta
    • 25/04/2017 em 8:14 am
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      Adriano, a válvula emite alguns ruídos quando está funcionando. Algo como “tec, tec, tec…” ou “pop, pop, pop…”. Se não está aparecendo nenhum problema de funcionamento, como entupimento ou cheiro forte de gasolina, então está tudo bem.

      Resposta
  • 29/04/2017 em 1:53 pm
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    Ao dar a partida, meu peugeot 106 não pega,
    pode ser a válvula canister?

    Resposta
    • 30/04/2017 em 11:17 am
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      Se o sistema de canister estiver completamente comprometido, tubulações entupida e válvula travada na posição fechada, sim. Mas é um probabilidade difícil de ocorrer.

      Resposta
  • 02/05/2017 em 7:49 am
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    Bom dia Anderson !
    Tenho um clio 2003 e estou tendo problemas com a injeção, verifiquei que quando acende a mostrador no painel o veicula desacelera e tenho que parar . Verifiquei que fica um barulho de estalos no canister vc pode por favor me orientar ,e se é um tipo de curto ?

    Resposta
    • 02/05/2017 em 10:16 pm
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      Hmmm. Você tem algum outro sintoma para descrever, tipo, cheiro de combustível ? Os estalos são realmente no canister ? Pergunto isso, pois a válvula de purga do canister também emite pequenos ruídos.

      Resposta
  • 11/05/2017 em 11:45 am
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    Bom Dia! Poderia me dizer aonde fica a situada a valvula do canister(purga) na chevrolet Captiva (ecotec) 2.4 4cc ano 2010? Tenho que trocar mais não consigo achar a valvula. Aguardo respostas, desde já muito obrigado!

    Resposta
    • 11/05/2017 em 11:21 pm
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      Andrei, geralmente a válvula fica por de trás do motor, próximo a parede corta fogo. É uma válvula preta, com duas mangueiras ligadas a suas extremidades, uma dessas mangueiras está ligada ao coletor de admissão. Na troca, tenha muito cuidado para não romper as mangueiras.

      Resposta
  • 01/06/2017 em 8:18 am
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    Bom dia Anderson, tenho uma captiva em minha oficina que a caixa do filtro de ar estourou, e o computador disse que era a valvula do canister, cocê achoa que e a valvula ou o proprio canister?

    Resposta
  • 03/06/2017 em 10:21 am
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    bom dia eu tenho um gol G5 1.0l 2010, fiquei surpreso quando vi um buraco no filtro do canister, na verdade nao dá nem pra saber o motivo, como se fosse um furo com algo quente ou ate mesmo uma explosão. ao retirar o filtro fiz um teste na valvula purga e a mesma tbm esta danificada, esta aberta

    Resposta
  • 10/06/2017 em 7:48 am
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    Bom dia meu caro, tenho um Honda accord 2008, que o motor não desenvolve, ou seja o motor quado das apartida ele trabalha normalmente, mas quando esta em movimento a aceleração não passa das 2 mil rotação, o carro fica lento, não passa dos 5k/h. já troquei as bobines e as velas, a bomba e o filtro de gasolina. o carro continua na mesma.

    Resposta
  • 13/06/2017 em 5:52 pm
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    Boa tarde! bom eu tenho um fiat uno fire 2008, e o mesmo está com um alto indice de consumo em média 11 km por litro em BR, ao mecher no motor constatei que a tampa do canister, estava aquebrada e não estava vedando mais será que é por isso. Que o veículo está com alto indice de consumo.

    Resposta
  • 29/06/2017 em 3:52 pm
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    Boa tarde, após uma troca da junta queimada do meu Pálio 1.6 16v 96, percebi a falta de uma tubulação azul que saia do motor. Perguntando ao mecânico ele disse que a mesma estava quebrada, e não era necessária isolando-a. O motor sofre algum dano se deixar assim, ou devo colocar outra. Obg

    Resposta
  • 26/08/2017 em 7:34 pm
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    Boa noite vi aqui sua matéria eu tenho um Punto 2013 1.6 essense, ele está liberando um valor de combustível que ninguém sabe de onde vem, já verifiquei todas as tubulações e não há nenhum vazamento somente esse vapor de combustível quando eu paro o carro fica visível sentir o cheiro gostaria de saber se existe alguma possibilidade de ser essa válvula do canister obrigado

    Resposta
  • 23/09/2017 em 10:25 am
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    Tenho um peugeot 106 soleil 1.0 98/99, e esta com um vazamento de combustível na mangueira na parte de baixo, e o frentista esta com dificuldade em abastecer, porque?

    Resposta
  • 05/10/2017 em 3:37 pm
    Permalink

    Boa Tarde,
    Tenho uma ranger 2013, estou com problema na valvula do canister. Meu mecanico testou a válvula em outra camionete e ela funcionou corretamente. Testou fora do carro com alimentação de 12v e ela abre corretamente.
    Na minha camionete ela não abre. Testando a alimentação do chicote da valvula esta chegando 5V.
    Sabe me dizer se esta alimentação esta correta? Se qual sim qual poderia ser o problema?

    Resposta
  • 19/10/2017 em 12:47 pm
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    Boa tarde,

    Amigo tenho um Jetta TSI 2012, ele apresentou o seguinte problema em três ocasiões (isso em 02 meses e quase 1500 km) e todas sempre com os mesmos padrões, ando por volta de 40km aproximadamente e paro, deixo ele desligado por volta de 30/40 minutos, quando vou sair ele pega mas morre (nao segura) e tenho que esperar quase esse mesmo tempo para esfriar, então pega normalmente. Levei em uma concessionaria para rastrear e ele apresentou um erro no sensor de fluxo de ar porém, o técnico me disse que não teria relação. Agora vem a parte que me fez entrar em contato após ler a matéria, ontem fui substituir um tubo d’agua que havia rachado e o mecânico me informou que um conector da mangueira que chega no canister estava quebrado. Você acha que o defeito apresentado pode ter relação com essa mangueira? Se é que ela já estava quebrada…

    Resposta
  • 21/10/2017 em 10:34 am
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    Bom dia!
    Tenho um Cross Fox 1.6 2005, e começou a entrar para dentro do veículo um odor de fumaça, mas é so quando tiro o pe do acelerador. Pode ser a valvula canister?

    Resposta
  • 21/01/2018 em 9:05 pm
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    ola, tenho um corolla 2011-12, e quando ele fica quente e depois ao desligar e ligar so pega na segunda tentativa. Troquei boninas, velas, bomba de combustivel e nada. Agora ha um cheiro de gasolina quando anda… o que recomenda voces…

    Resposta
    • 23/01/2018 em 8:22 am
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      Verificar linha de combustível, seus componentes e a pressão em diferentes pontos da linha.

      Resposta
  • 31/01/2018 em 5:05 pm
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    Boa tarde Anderson!! Tenho um Jet tá 2007, de vez em quando sinto um cheiro forte de gasolina no interior do carro. O meu mecânico disse que eu preciso trocar o filtro de carvão ativado, pois o carro é 2.5 e está bebendo absurdamente. Ele afirma que que é por causa do filtro que ser for trocado irá economizar combustível, é necessário a troca ou tem uma outra opção? Obrigado.
    Abraço

    Resposta
    • 01/02/2018 em 11:53 pm
      Permalink

      Olha, esse é principal modo de falha em relação ao canister (filtro de carvão ativado), então sugiro que troque. Com relação ao alto consumo, deve ser verificado outros sistemas, mas é possível que esse problema no canister esteja causando esse alto consumo, mas deve ser feito o diagnóstico do problema.

      Resposta
  • 10/02/2018 em 12:10 pm
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    ola. a sua materia é excelente. gostaria que publicasse a minha pergunta que serão duas, pois acho que sera de grande valia. vamos lá:
    o caro é uma Audi A4 2004 1.8 Turbo 2004 , modelo B6 de 163cv.
    o problema é o seguinte: carro funciona normal, mas a algum tempo notei ligeiro consumo acima da media. fiz revisões normais anuais e sempre economico. passei o raster. acusou codigo de erro na valvula do canister, informando fluxo incorreto de gases e tal. fui na valvula e retirei ela do lugar e observei obstrução no canos que sugam o vapores do tanque , que são ligados a ela. Estavam com pequenos pedaços de plastico. dai pesquisei no catalogo da mecanica do carro, o mapa da mecanica e constatei a ausencia da valvula de retorno nº 058905291k, denominada valvula de antiretorno do canister, que fica entre a valvula de canister ( 06B133459) e tabulação (fica entre ela o tubo, fica no meio), uma valvula pequena com dois canos de 8mm corrrugada (valvula redonda). bom apos retirar pedaços de plastico, ja nao acusou mais obstrução de fluxo incorreto. até ai tudo bem, mas agora comprei a peça e coloquei no lugar seguindo a seta de sentido da mesma maneira que da valvula do canister, que é o sentido indo para o motor. Bom, com o carro ligado e a valvula desconectada da tubulação ela puxa o ar. Colocando o dedo tampando, o carro cai a rotação e normaliza a lenta melhor (fiz so para testar). A valvula pulsa hora sim e hora nao. No raster nao acusa nada, tudo normal agora. obs: essa valvula antiretorno deve ter ficado ausente por muitos, pois comprei o carro a 4 anos ja sem ela e sempre o carro funcionou bem. o unico problema que irrita nele é quando começa a chegar na reserva e em uma descida de morro ele apaga o motor por ausencia de combustivel. nao é por falta, pois combustivel tem na ordem de 1/4. Acontece quando se para o carro em uma subida ficando de frente para baixo, daí o carro so pega de estiver com mais de meio tanque, se estiver com 1/4 ele nao pega, somente se ficar no nivel de angulo de mais ou menos 10 a 20 graus. Será que influencie essa ausência da válvula de antiretorno, é ela que segura a pressão de retorno de combustível? É ela que segura o combustível na linha?
    Bom,voltando ao problema da valvula, agora depois que coloquei no lugar na mesma hora começou a sair uma fumacinha com cheiro de borracha queimada, vindo de perto do turbo, abaixo do filtro. nao consegui identificar da onde veio. Bom daí desliguei o carro e parou a fumacinha. liquei novamente e depois de dois minutos a fumacinha começou. deixei o carro funcionamento e fiquei observando. funcionamento normal. depois de 10 minutos parou a fumacinha e esta tudo ok. no raster nada acusa. o que houve? será que era algum liquido, sujeira que estava obstruida e guardada a anos, por ausencia dessa valvula de antiretorno? o que houve? misterio. me preocupa isso. saberia me disser o que houve? porque o mecanico deixou sem essa valvula, sabendo a importancia dela? qual função dela? nesse carro? porque sempre funcionou bem sem essa valvula? por eu ter colocado de volta, aconteceu a fumacinha porque? bom essa é a primeira pergunta.
    vamos a segunda:
    é a respeito da parte eletronica do meu ar condicionado. ele sempre funcionou bem, até o dia que um reparador quis medir a pressão dizendo que poderia deixar ele gelando de bater os queixos. Ele colocou mais gás por pressao. O ar melhorou sim mais ou pouco, mas nao havia necessidade de melhora. Depois de tres meses, o ar caiu o rendimento a ponto de nao gelar mais . ficava intermitente, hora gelava e hora nao. Bom apos varias idas e vindas para solucionar a questão, a minha via crucis continua. Tive que comprar um compressor novo, pois o meu estourou o selo, devido a excesso de pressao causada por um profissional. Bom nao fui nesse profissional mais e coloquei o compressor, mais o novo profissional nao trocou o filtro acumulador (esse carro nao usa f. secador). O que acontece agora é que o ar funciona muito bem novamente, mas o problema é que se vc liga o ar ele gela bem em dias mais fresco e a noite. De dia com uma temperatura mais quente gela menos. isso tudo com ele parado. se voce começar a andar com o carro e ultrapassar os 1500 rpm ele desliga o compressor. se voce acelerar com ele parado ele tambem desconecta o compressor. É um carro vampiro, pois no sol ele nao gela, a noite sim. Segundo o 3º profissional ele disse que fizeram “M” e que deveria ter sido trocado o filtro acumulador, testar o termostato da condensadora e limpar ou trocar a valvula de expansao (tipo caneta). A questão é que sempre funcionou bem. tudo que foi feito uma intervenção do 1º tecnico em colocar mais gas , que culmiou na troca de compressor por causa dele, sendo que nao precisava, mais ele nunca desligou ao acelerar. bom o 3º tecnico disse tambem que tem que colocar gas na base do peso do sistema que é 500 gramas e nunca por pressao, pois isso é errado e é aconselhavel descontar no peso uma ordem de 10 a 20% colocando de 400 a 450 gramas de gas, pois devido ao ano da audi ser 2005, colocar gas um pouco menos nao faz diferença, somente nao pode colocar demais como foi feito. Daí conversando com ele detalhadamente sobre a questao de desligar apos 1500 rpm, ele disse que pode ser o corpo de borboleta , pois esse carro nao é cabo de aço, é sistema eletronico. bom essa é 2ª pergunta. será o que esta acontecendo com esse ar, será que é o corpo da borboleta? nao esta acusando no raster mesmo assim pode ser ela?
    obrigado pela atenção dispensada e se puder me ajudar agradeço muito, devido a seu conhecimento. att. flavio

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  • 22/02/2018 em 11:45 am
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    bom dia estou com um civic 2003 cheirando gasolina quando desliga ,aparenta ser n roda traseira ,oq poderia ser

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