Suzuki Escudo Pikes Peak, um Vitara bom de Hill Climb

000004O Suzuki Escudo Pikes Peak Version 1998, foi o carro mais rápido do jogo Gran Turismo 2 e que com certeza ficou gravado na memória de quem curtiu esse grande jogo. No entanto, jogo é jogo, e muitas pessoas contestavam se esse tal carro era real. Mas ele é, e é exatamente como o jogo mostra… Monstruoso.
cultusSurgiu como sucessor do Suzuki Cultus, e logo teve como objetivo quebrar o recorde que Rod Millen estabeleceu com um Toyota Celica em 1994. Nas mãos de Nobuhiro “Monster” Tajima, no ano de 1996 o Suzuki Escudo quebrou o recorde de Rod Millen.
Este incrível carro não foi feito para competir em autódromos como era utilizado no jogo, e sim para as competições de subida de montanha, uma em especial: O Pikes Peak International Hill Climb.

Corrida para as Nuvens:

suzuki-escudo-pikes-peak_288x288O Pikes Peak International Hill Climb também conhecida como “Race to the Clouds”, é realizado desde 1916, no Pikes Peak, Colorado, Estados Unidos em um trajeto que mistura um pouco de estradas pavimentadas com vias de terra e muita poeira cume acima. A distância total da subida é de 19.87 quilometros (12.42Milhas), e a competição tem seu início já a 2800 metros acima do nível do mar e depois de 156 curvas tem seu final a 4100 metros acima do nível do mar. É uma verdadeira competição de resistência, pois medida que sobe as condições climáticas vão mudando, por sinal esse é o motivo do rali ser apelidado de “Race to the Clouds” (Corrida para as nuvens.).

Por dentro do Escudo:

1996_Suzuk_Escudo_Pikes_Peak_26004Com atenção percebe-se que as linhas do Escudo não são estranhas, que lembra um carro bastante conhecido. Na verdade, Escudo é mais um dos quatro nomes que identificam o Suzuki Vitara. Ao redor do mundo ele é chamado de Escudo no Japão, Sidekick e Tracker no EUA e Vitara na América do Sul e Europa.

O chassi feito totalmente em alumínio recebe o trem de força com tração nas quatro rodas e a bolha (sua carroceria.) com o desenho e forma do Escudo (um pouco anabolizado), o carro em si não é feito com base no Suzuki Escudo de rua. O Escudo também é provido de um gigantesco aerofólio traseiro e asas dianteiras que promovem um downforce absurdo que lhe entregam uma estabilidade notável em altas velocidades.

suzukiv6-3De início o Escudo era equipado com dois motores V6 2.0, que somados geravam cerca de 600cv, um montado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. A partir de 1996 o motor passou a ser baseado no mesmo motor usado na versão topo de linha do Escudo de rua, o H25A 2.5. Um V6 Bi – turbo com dois intercoolers e 2493cc gerando 985 Bhp a 8100 Rpm. Para respirar a “usina” usava um duplo comando de válvulas no cabeçote e três válvulas por cilindro. Tudo isso enviado a uma caixa de seis marchas seqüenciais e ao sistema de tração nas quatro rodas.

A suspensão é de braços sobrepostos (Double Wishbone.) nos dois eixos e possui discos de freio de carbono também nos dois eixos, na dianteira cada pinça possui oito pistões e na traseira as pinças possuem quatro pistões. Todo esse conjunto resultou em um carro extremamente leve, com 800kg ele é capaz de desenvolver uma relação peso/potência de 0.81 kg por cada Bhp.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAForam construídas apenas duas unidades para correr em Pikes Peak no ano de 1998, atualmente uma delas repousa no museu da Suzuki. Sobre o outro Escudo, há relatos de que ele é de propriedade de um cidadão japonês, e está à venda pela “bagatela” de 1.2 bilhões de Yen (moeda japonesa.), cerca de 9 milhões de dólares.

Especificações Técnicas:

  • Motor: V6 Bi-Turbo – 2493cc, 3 Válvulas por cilindro, 985Bhp @ 8100Rpm;
  • Transmissão: Cambio sequencial de seis marchas, com tração nas quatro rodas;
  • Dimensões:
    -Peso: 800kg – 1764lbs(Gran Turismo 2)
    -Comprimento: 5050mm – 198,8in
    -Altura: 1510mm – 59,4in
    -Largura: 1900mm – 74,8in
    -Distância entre eixos: 2540mm – 100,00in
    -Bitola dianteira: 1512mm – 59,5in
    -Bitola Traseira: 1510mm – 59,4in
  • Pneus: 285/680 R17 nos dois eixos.

A Suzuki conseguiu 5 vitórias consecutivas no Pikes Peak, o Escudo foi um dos mais rápidos carros de subida de montanha, se comparado aos carros do antigo Grupo B do WRC, era ainda mais veloz.
Atualmente a Suzuki compete no Pikes Peak com o SX4, mas ainda pilotado por Nobuhiro Tajima.

O Escudo com certeza é um dos carros de subida de montanha mais rápidos já construídos, e se não fosse o Gran Turismo 2, talvez ele não ficasse tão conhecido.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

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