O que você precisa para ser Mecânico de Carros

gnvSer mecânico automotivo é o tipo da profissão ame-a ou deixe-a, não vou falar aqui que você tem que realmente gostar de carros e mecânica, pois se você está lendo esse texto, com certeza você já sabe disso.
Então, o que é necessário para se tornar um mecânico? Para entrar no mercado automotivo você precisa estar capacitado, confira o que você deve fazer para se destacar em um entrevista para a área.

Curso de Manutenção Automotiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Antigo CEFET:

ifceÉ um dos melhores cursos, embora não tenha a tremenda estrutura que o SENAI possui, o IF é o único que forma você um Técnico em Manutenção Automotiva, em outras palavras seu diploma é de Técnico. A facilidade para encontrar estágio tanta como a do SENAI, mesmo assim com pouco tempo de curso é normal que oportunidades apareçam.

Costumo dizer que IF completa o SENAI, o IF vai mais além, não quer apenas formar apenas um mecânico automotivo, mas um verdadeiro profissional da área com potencial para abrir seu próprio negócio. Então durante o curso você vai se deparar com cadeiras como Administração de Serviços e de Material, Administração Financeira e Gestão de Qualidade e Empreendedorismo são cadeiras importantes que lhe darão base para montar seu próprio negócio futuramente.

Para entrar no Instituto Federal é realizado um vestibular duas vezes por ano, o conteúdo(na minha época – 2007.2) era até o primeiro ano do segundo grau, a prova é disputada, então estude bastante.

– Grade curricular básica do IF:

Desenho Mecânico;
Eletricidade e Magnetismo;
Informática Básica;
Inglês Instrumental;
Manutenção e Lubrificação;
Tecnologia dos Materiais;
Eletricidade Automotiva;
Eletrônica;
Higiene e Segurança do Trabalho;
Metrologia;
Motores de Combustão Interna – Teórica e Prática;
Tecnologia Mecânica;
Chassi, Carroceria, Suspensão e Direção;
Flandagem e Pintura;
Gestão da Qualidade e Empreendedorismo;
Sistema de Freios;
Administração de Serviços e de Material;
Administração Financeira;
Ar-Condicionado;
Gestão de Recursos Humanos;
Motores Diesel – Teórica e Prática;
Sistema de Transmissão.

SENAI:

senaiMuito conhecido pela sua estrutura, na verdade o Senai é privilegiado, todos os lançamentos antes de chegarem as concessionárias passam primeiro pelo Senai, onde serão estudados pelos professores. As empresas são obrigadas a “dar oportunidade” aos alunos do Senai, é isso que complica a vida dos alunos do Instituto Federal; o que nem sempre é interessante.

No Senai você tem contato com os instrutores de cada montadora, é um ótimo lugar para você fazer seu networking, muitos instrutores indicam os melhores alunos à algumas empresas; possui uma certa liberdade de acesso a literatura técnica das marcas e conhecer todo o ferramental de cada montadora.

O melhor do Senai é a facilidade de encontrar emprego, as empresas simplesmente ligam e requisitam a mão-de-obra, a coordenadora do curso entra nas salas e encaminha os alunos a entrevista, simples assim. Em minha época de Senai passei apenas um mês sem emprego(e dizem que emprego no Brasil é difícil.).

O ponto fraco do Senai é justamente a sua facilidade, como é muito fácil de se entrar, muitos alunos “imaturos” ocupam a vaga de pessoas que não conseguiram entrar mas tinham muito mais interesse, resultado, na maioria dos casos esses alunos se tornam aqueles mecânicos de caráter duvidoso. Outro ponto a ser mencionado é que o curso do Senai não é mais Técnico, e isso deixa a sua formação abaixo do Instituto Federal.

Recomendo os dois cursos, pois o IF foca na mecânica sem esquecer que o profissional deve conhecer o mercado e como é a estrutura de um empresa, e o Senai infelizmente foca apenas na mecânica, principalmente na parte prática, mas é referência na área.

– Grade Básica do SENAI:

Motores;
Suspensão;
Metrologia e Ferramentas;
Informática Aplicada;
Informação Profissional e Cidadania;
Direção;
Freios;
Transmissão;
Motores Diesel;
Eletricidade Básica Automotiva;
Sistema de Ignição;
Acessórios;
Sistema de Carga e Partida;
Injeção Eletrônica;
Ar-Condicionado Veicular;
Prática Profissional Educativa.

Cursos optativos, mas que você deve fazer:

Curso de Inglês:

É quase obrigatório saber inglês no mercado automotivo, manuais técnicos de diversas marcas estão em inglês, e acredite, apenas no “embromatiosn” você não vai entender nada.
Não venha com a desculpa que o curso é caro, atualmente existem cursos de inglês com preços muito convidativos, ponha na sua cabeça que isso é um investimento, e um mecânico que pelo menos lê em inglês com certeza se destacará entre os demais.
Investimento: 200 a 300 Reais – Por semestre.

Curso de Cambio Automático:

automaticoMuito em breve o cambio manual irá se tornar raro no mercado, com o surgimento do Cambio Automatizado(que concentra o melhor dois mundos!) o Cambio Automático ficou mais próximo do consumidor, existem veículos que as versões automáticas são indispensáveis, por exemplo, a Amarok(quando lançada em 2010) perdeu potenciais compradores devido a falta de um cambio automático, mesmo sendo um picape tão boa quanto as concorrentes.
Então, é outro investimento que você deve fazer, os serviços de cambio automático são caros e certamente irão engordar sua comissão.
Investimento: De 800 a 1000 reais.

GNV – Gás Natural Veicular:

gnvDepois da popularização do GNV, tal sistema teve uma queda em aplicações, na verdade devido a falta de profissionais capacitados, e que orientassem devidamente seus clientes a ter mais atenção com o veículo devido ao fato de utilizar um combustível para o qual o veículo não foi especificado.
Com o curso de GNV você ficará a par de tudo isso, lembre-se que o GNV ainda é largamente utilizado por veículos de empresa, que geram bastante lucro para as oficinas independentes.

Certificação ASE Brasil:

É o vestibular do profissionais da área, a taxa de inscrição é cerca de 70 reais, existem diversas categorias, caso seja aprovado é emitido o diploma referente a sua categoria com validade de 4 anos.
O retorno da certificação ASE era para ser algo que enriqueceria o curriculum de um reparado automotivo, mas devido ao passado sombrio da instituição no Brasil, o atual certificado da ASE ainda está descreditado.
Recomendo mesmo assim, pois é uma das formas de testar os seus conhecimentos, acredito que com o tempo a instituição recupere sua credibilidade.
Depois dessa lista de cursos, com certeza você estará mais do que preparado para o mercado.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • Roberto Ebenézer da Silvia

    Valeu pela dica!!!!

  • Elias Silva Mendes

    Sue reportagem é muito irresponsável! O SENAI devia processar o autor dessa reportagem! É óbvio que o curso de manutenção automotiva no SENAI é um curso técnico, com duração de 1500 horas, mais 400 horas de estágio obrigatório supervisionado!

    • Na minha época era Aprendizagem(com 1200h), mas isso foi em 2009. E essa matéria também é antiga, mas vale a crítica, vou me informar e ver como andam essas informações.

      Sem estresse…

  • Amigo, eu gostaria de saber sua opinião, já que você é um automobilista nato então posso confiar em você: eu estou fazendo Engenharia da Computação na FIAP, porém quero sair e fazer Engenharia Mecânica porque sempre me identifiquei com automobilismo, sempre amei carros, sempre tive muito desejo de mexer, entender o motor de um carro, aliás, de qualquer coisa semelhante, caminhão também entra. No entanto, adormeci meu desejo de fazer engenharia quando aos 15 anos percebi que minha dificuldade com exatas aumentava, e eu sempre tinha melhores notas em humanas, decidi seguir o objetivo de fazer direito. No cursinho o meu desejo despertou e resolvi fazer engenharia na USP. Não passando, por intermédio de um acordo com o meu pai que dá aula na FIAP, resolvi fazer engenharia da computação (pois eu teria bolsa integral) e ao mesmo tempo me preparar para prestar novamente para engenharia mecânica. O meu professor da faculdade me sugeriu desistir de engenharia e mudar de curso porque ele vê que eu ainda tenho dificuldade com exatas, embora ela tenha diminuído já que finalmente eu me decidi e passei a focar mais em matemática principalmente, então, me diga você: eu tenho 19 anos, quase 20, já perdi muito tempo da minha vida, eu quero cursar engenharia mecânica mesmo com dificuldade em exatas e eu queria saber se vale a pena eu além das faculdades tentar SENAI.
    Obrigado.

    • Entendi.

      Meu conselho a você é o seguinte. Dificuldade de aprender não é motivo para desistência de uma meta, na vida muitas situações o colocará em um posição que te fará escolher: se esforçar e conseguir, ou não se esforçar e ter um resultado medíocre (ou nem isso). Se você tem dificuldade, dedique-se mais a essas matérias, aprenda a gostar. Isto é, se você realmente gosta do mundo automotivo.

      Recomendo que por fora do curso superior, você invista seu tempo em cursos do SENAI e Instituto Federal de Tecnologia (IF), será um complemento excelente, e ainda trará uma renda mais rápido para você.

      Resumindo, se você realmente gosta de carro ou caminhão, esforce-se (e leia o Carros Infoco).

      Um abraço.

  • Tiago Malheiros

    Tenho 29 anos de idade e sou do curso Técnico em Automação Industrial do IFCE Campus Maracanaú. Sei bem o que é perder vaga para gente imatura (incluindo imaturos do IF). Nas vezes em que perdi alguma vaga de estágio ou bolsa de laboratório, esperava que o candidato contemplado desse valor ao que conseguiu. E o que muitas vezes conteceu foi que os concorrentes, embora tenham se saído melhor na seleções, foram apenas oportunistas e logo querem partir para outra vaga. Isso foi mais um desabafo doque um comentário.

  • Qual o melhor caminho para eu seguir com intuito de me tornar mecânico automotivo? Tenho 20 anos e sempre tive interesse e quero exercer . obrigado

  • Caro Anderson, parabéns pelo trabalho que você faz traz nesse site. Poucos no Brasil fazem isso!
    Tenho 44 anos, tenho uma formação superior, mas estou vislumbrado com essa área de mecânica automotiva. Será que estou muito velho prá começar? P’rá fazer cursos e formações?
    Abcsss
    Marcos

  • Tenho 38 anos e vou iniciar meus estudos na área agora, vou começar pelo Senai, estou muito velho, terei desvantagem em relação aos mais novos na busca de uma vaga?

  • O senai não é um bom lugar para se aprender mecânica?

  • Oi, existe um tempo certo para começar a aprender?
    Tenho 17 anos, e queria terminar o ensino médio antes dos cursos. No meu caso, queria focar na manutenção de carros antigos/restauração dos mesmos, isso é um problema?

    • Existe não. Mas no seu caso, você, além de ter que estudar a mecânica em si, terá também que estudar sobre a história dos carro. Sugiro os livros que contam a história dos carros e enciclopédias.
      Vá por partes, conclua o ensino médio e inicie um técnico (em mecânica automotiva) e um superior. Nunca deixe de estudar.

  • Rafael Erdei

    Bom dia amigo, queria uma opinião sua, eu sempre me identifiquei com a área automotiva e a vontade de fazer um curso e me especializar na área só aumenta, porém fiz escolhas na minha vida que me desviaram deste sonho, hoje sou casado e tenho 24 anos de idade, hoje possuo recursos para investir em um curso, coisa que eu não tinha a uns anos, você indicaria eu iniciar o curso? Mesmo sabendo que vou me formar daqui 2 anos ou mais? Ou teria que ter iniciado na área com meus 18/19 anos mesmo? Moro em Joinville- SC. Abraço, ótima matéria parabéns.

  • Bom dia amigo, queria uma opinião sua, eu sempre me identifiquei com a área automotiva e a vontade de fazer um curso e me especializar na área só aumenta, porém fiz escolhas na minha vida que me desviaram deste sonho, hoje sou casado e tenho 24 anos de idade, hoje possuo recursos para investir em um curso, coisa que eu não tinha a uns anos, você indicaria eu iniciar o curso? Mesmo sabendo que vou me formar daqui 2 anos ou mais? Ou teria que ter iniciado na área com meus 18/19 anos mesmo? Moro em Joinville- SC. Abraço, ótima matéria parabéns.

Your Turn To Talk

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instagram