Por que não pagar pelo anel de vedação do cárter ?

Certa vez fui trocar o óleo do meu VW Gol 1.0 2008, e devido as condições financeiras tive que realizar o serviço em um posto de gasolina. Depois de escolher o óleo que mais se adequava ao meu motor, dentro das especificações de fábrica e incluir também a troca do filtro de óleo, solicitei também a arruela de vedação do bujão do cárter, ou simplesmente o anel de vedação. E para a minha surpresa, o posto não disponibilizava o tal componente. Fiquei indignado com tamanha displicência com relação ao item solicitado, que possui uma importância inversamente proporcional ao seu preço.
Não faz meu estilo de cliente armar verdadeiros “barracos” quando não sou atendido da maneira que gosto, ou em um caso como este, eu simplesmente nunca mais volto ao estabelecimento. Mas desta vez fiquei curioso e resolvi questionar o mecânico do posto(que falava demais, por sinal.). E foi assim:

“Vocês vendem o filtro de óleo, óleo e até filtro de ar. Por que não vendem também um simples anel de vedação ?”

Com um tom meio revoltado, o mecânico do posto foi categórico:

“Por que os clientes não querem pagar por ele”

Eu insisti, e levei…

“Mas é uma peça baratinha”

O mecânico…

“É verdade, mais a maioria dos clientes não querem pagar por que acham que o posto deve dar de cortesia”

 

Fiquei realmente desarmado com tal resposta. O meu carro trocou o óleo e filtro de óleo no posto e ficou com o mesmo anel de vedação. Rodei 5.000km com medo do bendito anel gerar vazamento. Com essa resposta tenho que deixar bem claro que descordo totalmente da posição da clientela, e percebi a mesma atitude em outros postos e oficinas de serviços rápidos. Elas não vendem o anel de vedação por que maioria dos clientes não quer pagar de R$ 2 a 4 por eles. Pagam a troca de óleo, e até a mão-de-obra, e não querem pagar pelo anel de vedação ? Claro que não vou condenar essa atitude em 100% dos casos, por que muitas vezes tem o fator ignorância(no sentido de não entender do assunto, ok?!) do cliente, e neste ponto cabe ao reparador orientar.

As arruelas são elementos de máquinas utilizados como suporte para os elementos de fixação, no caso, porcas e parafusos. Sua função é distribuir de forma uniforme a força de aperto do parafuso ou porca no componente no qual é montado, e muitos casos travar o parafuso e evitar o seu afrouxamento. Este afrouxamento acontece naturalmente devido as vibrações da máquina, no nosso caso, o motor. Observe que mesmo com a vibração do motor, o bujão do cárter(que nada mais é do que um parafuso de sangria do óleo) permanece integro, mas ele somente não garante a vedação e com isso o óleo facilmente vazaria. Você certamente ficaria no conhecido “prego”. A arruela está naquele local com a função de distribuir o aperto do parafuso e evitar que o óleo vaze do cárter.
São geralmente são fabricadas de aço-carbono, cobre ou latão, e possuem vários tipos indicados de acordo com o nível de solicitação do conjunto. No caso do bujão do cárter, é frequentemente utilizado a arruela de cobre ou latão do tipo lisa. Este tipo de arruela é característico por distribuir o torque de aperto do parafuso no componente, e dar um melhor aspecto ao conjunto. Sua aplicação é mais frequente em partes que sofram pequenas vibrações, no caso do carro, o cárter. Viu a importância desta peça tão barata ? Não deixe de trocar o anel de vedação a cada troca de óleo, pois depois de apertado, ele não garante mais 100% de eficácia no próximo aperto. Você evitar problemas muito maiores trocando um simples anel de vedação, não vacile, muitas vezes a pequena economia nesse momento pode gerar gastos dispendiosos no futuro.