Saiba tudo sobre Limpeza de Bicos e economize dinheiro

limbic1Se existe um serviço polêmico em toda a área da Manutenção Automotiva, este se chama Limpeza de Bicos. Aprovada por uns, reprovada por outros, a limpeza de bicos injetores quando aparece no orçamento quase sempre gera um interrogação enorme na cabeça do proprietário do veículo: “Será que ela é mesmo necessária?”. O que complica, é que uma limpeza de bicos em modelo popular não sai por menos de R$ 70,00  e muitas vezes tal serviço não é devidamente realizado.

Caso fossemos considerar o que é dito em alguns manuais de veículos vendidos no país, poderíamos desconsiderar totalmente este serviço, mas algumas variáveis o tornam necessário, e isso depende muito da forma de utilização de cada veículo. Cabe ao reparador automotivo perceber essas variáveis para executar a limpeza de bicos quando necessário. Para entendermos o por que da limpeza de bicos, precisamos entender um pouco do funcionamento dessa peça chamada bico injetor(ou válvula injetora).

Por dentro das Válvulas Injetoras:

Trata-se de uma válvula eletromagnética, que funciona a partir do movimento de um induzido(a agulha da válvula) pelo efeito do campo magnético produzido por uma bobina. A válvula é composta por:limbic2

– Carcaça com bobina e sua devida conexão;
– (Válvula)Agulha móvel com induzido;
– Assento da válvula;
– Mola;
– Pré-filtro;
– Anéis de vedação(o-ring).

Quando a ECU não manda tensão para a válvula injetora, esta encontra-se sobre pressão da linha de combustível(da bomba elétrica contida no tanque, geralmente 3bar.), a pressão juntamente com a força da mola mantém a agulha na sua sede, vedando qualquer passagem de combustível pela válvula. No momento em que a ECU manda sinal para a válvula, o campo magnético gerado pela energização da bobina atraí o induzido, no caso a agulha, liberando a passagem de combustível pelos orifícios calibrados da válvula.
A vazão(volume de combustível injetado por unidade de tempo) é definida pelo diâmetro dos furos e pela pressão da bomba do sistema.
Obviamente, a função válvula injetora é injetar o combustível, para que este seja utilizado no tempo de combustão do motor, mas a forma como esse combustível deve ser injetado é que é importante. O combustível deve ser injetado de forma pulverizada para que sua mistura com o ar seja a mais homogênea possível, e que o mínimo de combustível seja perdido.

Onde o bicho pega:

 

limbic3A causa da limpeza de bicos é muito a atribuída a qualidade do nosso combustível(Nível de contaminação), de fato, ela não ajuda. Porém, a gasolina possui diversos hidrocarbonetos, todos misturados e cada um com uma função diferente. Esses hidrocarbonetos podem oxidar em determinadas condições, mais especificamente quando em condições de calor e em contato com o ar. Em outras palavras, é quando a gasolina está estocada que ocorre sua oxidação.
Acontece que a gasolina quando em contato com o ar e calor, oxida, e produz uma espécie de goma. Inicialmente essa goma pode ficar suspensa pelo combustível, mas a reação pode também se agravar, e a goma vir a formar um verniz, este muito perigoso. A goma possui aspecto resinoso e pegajoso quando quente, ao esfriar endurece formando um tipo de verniz.
Este fenômeno é muito comum na gasolina, é uma característica dela, embora com uso de aditivos para prevenção sua incidência diminua, entretanto impedir que aconteça até agora parece impossível. Existem dois pontos conhecidos onde esses fenômenos geralmente acontecem, no tanque e nas válvulas injetoras(este conhecido como Heat Soak).
O sistema fica contaminado devido a goma estar em solução nos seus primeiros momentos, alcançando diversos pontos do sistema de alimentação, com o aumento da temperatura a goma chega ao seu estágio resinoso, é também quando se estabelece em algum ponto do sistema. Com a parada do sistema(motor desligado), a temperatura cai, então goma endurece e forma o verniz. Este verniz é muito característico por entupir, travar e queimar bicos, válvulas e a bomba de combustível.

Entupimento das Válvulas Injetoras:

 

limbic4Muito próximas do cabeçote(região mais quente do motor), as válvulas injetoras estão expostas a níveis consideráveis de temperatura, que durante seu funcionamento pode não prejudicar, mas quando o motor é desligado, a gasolina contida nos bicos fica totalmente exposta as altas temperaturas, o que provoca a ebulição da mesma, e claro, a produção da goma em seu interior, a temperatura do motor diminuí com o tempo, e então o goma passa para o estágio verniz.
As consequências disto são o travamento da agulha, obstrução do jato de combustível, entupimento e em casos extremos seu entupimento a inutilização da válvula.

Diagnostico:

O mais comum dos sintomas são marcha-lenta irregular, perda de força na arrancada e falhamentos, porém, estes sintomas também podem ser atribuídos a outras falhas. É neste ponto que muitos reparadores pecam, pois por ser um processo relativamente rápido, alguns realizam a limpeza de bicos com a esperança – sem nenhum critério ou teoria – de que o problema se resolverá, e quando isso não ocorre o cliente acaba pagando por um serviço que não deveria ter sido executado e que não fez diferença nenhuma.
Mais resistentes a formação da goma, as válvulas injetoras atuais são classificadas como auto-limpantes pelas montadoras, motivo pelo qual as mesmas não recomendam a limpeza de bicos, embora algumas vezes no dia a dia das oficinas isso não se concretize…

Gaste menos, aprenda a evitar o problema:

Não há uma regra para determinar quando realizar uma limpeza nas válvulas injetoras, mais fica claro que algumas situações devem se evitadas para que não se tenha essa necessidade:

– Utilizar o veículo em curtas distâncias;
– Abastecer em postos sem procedência conhecida;
– Se possível, prefira a gasolina aditivada ao invés da comum(ler matéria sobre Gasolina Aditivada);
– Na atrasar as manutenções preventivas;
– Sempre trocar o filtro de combustível a cada 5000km.

Realizando as sugestões acima, o serviço de limpeza de bicos já pode ser dispensado do orçamento.

Como funciona a Limpeza de Bicos:

limbic5A limpeza de bicos pode ser feita de duas formas, na máquina de limpeza bicos por ultrassom ou por aplicação de produto específico.
Utilizando a segunda forma, um produto específico é colocado diretamente na linha de combustível, mais precisamente na flauta, e então o motor é ligado, a ação do produto nos bicos dilui a goma encrustada na válvula injetora, que consegue ser expulsa quando a válvula abre, sendo posteriormente queimada na câmara de combustão.
Na máquina de limpeza de bicos, as quatro válvulas são imersas em uma cuba com líquido solvente seguindo os passos a seguir:

1. Para retirar as válvulas injetoras o reparador dedica um pouco de atenção na sua desmontagem, antes retira-las é necessário retirar a caixa do filtro de ar, mangueira e chicotes;
2. Após liberar o acesso a flauta, esta deverá ser desparafusada(geralmente dois parafusos torx) e então retirada com cuidado;
3. Retira-se então os bicos da flauta, para isso é necessário retirar as presilhas metálicas, que saem facilmente com uma chave de fenda;
4. Então, as válvulas são instaladas na flauta da máquina de limpeza de bico, porém é comum que o reparador efetue o Teste de Vazão para verificar se as válvulas estão realmente com alguma obstrução;
5. Observada a necessidade da limpeza, o reparador coloca a flauta(com as válvulas montadas) em uma cuba com a solução de limpeza, e então é ativada a função limpeza – ultrassom. A alta frequência das vibrações do ultrassom faz com as partículas contidas nas válvulas se soltem desobstruindo-as;
6. Após a limpeza as válvulas são recolocadas na flauta(carro) e o processo está finalizado.

Conclusão – O serviço procede ou é enganação?

“Cada caso é um caso, cada carro é um carro.” Não da para generalizar, limpeza de bicos é um serviço que realmente funciona, mas que precisa ser aplicado com conhecimento e não a esmo como muitos ditos “mecânicos” fazem.
O ideal é que a limpeza de bicos seja um serviço a ser considerado em último caso, depois de revisado motor e todo o sistema de ignição e injeção. Cabe ao reparador ter conhecimento e saber por que vai incluir o serviço no orçamento. Se vai incluir, por que não fazer o Teste de Vazão para comprovar?

É um serviço que funciona e pode ser comprovado seus resultados ? Sim, mas se aplicada quando realmente for necessário.
É um serviço necessário e de prevenção ? Não, é um serviço corretivo, para preveni-lo faça manutenção no seu veículo regularmente, evite abastecer em diversos postos e principalmente nos sem procedência. Se possível, prefira a gasolina aditivada ao invés da comum. Não deixe de dar atenção ao filtro de combustível, troque sempre a cada 5000km.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • Adonias f de souza

    este portal de noticias e entretenimento é realmente muito importante,da muitas dicas valiosas,é liberal e sem custos,muito bom mesmo,abraço.

  • bom gostaria de frisar que limpeza dos bicos se faz necessário devido não só para limpeza,mas examinar sua vazão e estaquiedade . alem de seus ‘o’ ring além de vedar trambalham como amortecedor.

  • taxistavagabundo

    Tenho um mercedes de 2009 com 450.000klms
    alguem me da uma dika, para encontrar um bom produto
    para limpar ingectores ???

  • Parabéns ao site! Estou lendo ele completo. Já li todos os artigos da coluna “Compra e Venda”, e agora estou na coluna Dicas de Manutenção. Abraços!!

  • wesley rocha

    Muito bom pois temho um.kadett efi 97 1.8 depois de abastecer fico muito ruin ja troquei roto velas melhoro 80% vo realizar a limpeza de bico pois esse carro fico alguns meses parado sem funcionar se tiver mais alguma dica por favor agradeco

    • Wesley, lembre-se que a gasolina tem um prazo de validade de três meses. Realize a limpeza de bicos, e seria interessante realizar a limpeza do tanque também, dependendo da quantidade de meses, sua gasolina pode ter estragado, e quando ela estraga, estraga tudo por onde passa…

  • PERCA??? Do verbo “PERQUER”?…rs

    • Qual o problema com a palavra “perca”?

    • É o Prof Girafales.

    • José, vou responder a mesma coisa q falei pro Joao… antes de concordar com o que os outros dizem, pesquisa e ve se o q a pessoa escreveu realmente está certa ou errada, o google está aí rsrs.

      Perca – é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder”. Aparece na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo.

      Exemplos:
      a) Não perca tempo! (3ª pessoa do singular do imperativo)
      b) Não quero que ele perca essa vaga! (3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)
      c) Espero que ele não perca a cabeça ao conversar com ela. (3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

      Perda – é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha. É fácil saber porque SEMPRE QUE FOR SUBSTANTIVO, admitirá um ARTIGO, PRONOME OU NUMERAL antes desse termo.

      Exemplos:
      a) Espero que não haja a perda de bagagens nesta companhia aérea.
      b) Carolina está triste, pois a perda do pai a abalou muito.
      c) O carro deu perda total.

      Entendeu? 😉
      Por tanto a palavra existe sim, e tb existe portanto junto e separado, assim como debaixo, tb existe junto e separado, português é uma lingua muito complexa, então antes de afirmar qualquer coisa, vamos pesquisar antes de zoar os outros….
      Abraços!

  • Dicas valiosas fico muito grato!

  • Gabriel Camargo

    Parabéns e obrigado pela dica pois obtive respostas para o meu problema referente a necessidade ou não, da limpeza de bico injetor. Não precisei, só troquei o filtro de combustível, utilizei o produto adicionado à gasolina e abasteço com gasolina aditivada no posto de minha confiança. Obrigado, Gabriel.

  • evandro alves camello

    gostaria de saber qual o fludio melhor para limpeza de bico

  • Ola amigo, achei top as dicas, ganhou um novo fã! Preciso de uma ajuda, Acabei de pegar um gol g5 1.0 (tinha um g3 1.6 antes). As vezes tenho a leve sensação de engasgo, alem de estar fazendo em torno de 8km no alcool. Sei que o leque de diagnostico eh vasto, mas a limpeza de bico ajuda? O que mais posso fazer?
    Abraço!

  • Excelente matéria, muito completa e com muitas dicas!

  • Pingback: Saiba tudo sobre Limpeza de Bicos e economize dinheiro | Madrinha Car ()

  • francisco filho

    tenho um palio wek adiventure 2007 ,ontem andava com o mesmo normalmente e de repente a luz espia acendeu no quadro de instrumento acusando alguma avaria no motor ,lendo o manual la diz que pode ser um mal funcionamento no sistema de alimentação / ignição que pode provocar elevadas emissões de descarga,possível perda de desempenho,má dirigibilidade e consumo elevado . como devo sanar o problema já que essa luz ascende e apaga varias vezes

  • Tenho um corsa 2007 1.4 ele ta fazendo 7km com 1litro de álcool sera que se eu fazer uma limpeza de bico pode melhorar

  • Bom texto. Mas a gente ler “perca” é de doer. E ainda bem um e pergunta qual o problema com a palavra “perca”… o problema é simplesmente que ela não existe!! É PERDA! Do verbo “PERDER”. Erro de português e digitação tudo bem, mas escrever “perca” e mais ainda achar que não tem nada de errado é de doer.

    • João, antes de concordar com o que os outros dizem, pesquisa e ve se o q a pessoa escreveu realmente está certa ou errada, o google está aí rsrs. Isso serve para o José tb.

      Perca – é uma forma verbal, ou seja, flexão do verbo “perder”. Aparece na primeira e terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo e na 3ª pessoa do singular do imperativo.

      Exemplos:
      a) Não perca tempo! (3ª pessoa do singular do imperativo)
      b) Não quero que ele perca essa vaga! (3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)
      c) Espero que ele não perca a cabeça ao conversar com ela. (3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo)

      Perda – é um substantivo que significa se privar (desapossar, excluir) de alguém ou de algo que se tinha. É fácil saber porque SEMPRE QUE FOR SUBSTANTIVO, admitirá um ARTIGO, PRONOME OU NUMERAL antes desse termo.

      Exemplos:
      a) Espero que não haja a perda de bagagens nesta companhia aérea.
      b) Carolina está triste, pois a perda do pai a abalou muito.
      c) O carro deu perda total.

      Entendeu? 😉
      Por tanto a palavra existe sim, e tb existe portanto junto e separado, assim como debaixo, tb existe junto e separado, português é uma lingua muito complexa, então antes de afirmar qualquer coisa, vamos pesquisar antes de zoar os outros….
      Abraços!

  • Rômulo Gianasi Pulhez

    Gostei das informações. Muito úteis. Foi indicado a limpeza para o meu carro (Peugeot 207) que apresenta alguns problemas descritos aqui. Ficarei aguardando o recebimento do carro para verificar se o serviço surtiu efeito e dou o retorno aqui para efeito de esclarecimento. Obrigado!

  • Boa tarde eu estava pensado em levar meu carro para fazer reparos porque quando vc vai pegar um tope
    ele falha muito preciso reduzir marchas e quando esta no plano ele não apresenta nenhum problema vai que é uma beleza lendo esse site percebi que pode ser combustivel ruim porque abasteci em um posto na rodovia .

  • Boa tarde!
    Sempre deixo o tanque cheio pela metade, e quando preciso fazer uma viagem eu completo! Ou seja, a gasolina “velha” fará a mistura com a nova, isso é prejudicial?

  • Para quem criticou o uso do “perca”, não deveria ter dito que tal conjugação não existe.
    Está lá no presente do subjuntivo e na primeira pessoa do presente do indicativo !!!

  • Tenho uma oficina de motos e preciso saber o que responder aos meus clientes de forma concreta por isso é importante fazer pesquisa e vender aos clientes o que realmente é necessário.

  • Ola,
    Muitas vezes se pergunta: “o meu carro esta dando este ou aquele problema, o que devo fazer?”
    Na minha opiniao a melhor coisa a fazer é procurar um bom profissional,com bons equipamentos, e nao esconder informaçoes.Os profissionais de reparaçao (dotados com boas ferramentas) sabem que um mesmo problema pode ter inumeras causas. Existe ainda a relaçao de causa e efeito, significa entao que deve se diagnosticar a raiz do problema. Muitos nao se atentam para esse detalhe e nao poucas vezes resolvem o efeito e nao a causa. O resultado e que o problema volta dias depois.
    Dica: se voce nao dispoe de equipamentos e conhecimento nao atire no escuro, procure um profissional que alem de entender de reparaçao automotiva tenha equipamentos apropriados a cada situaçao. Tais como: scanners para diagnostico, manometros para teste pressao e vazao bomba e etc.

  • Ola , gostaria de saber no caso de um bico mono ponto, qual a tensão que ele recebe se é CC ou CA ele pulsa ou fica aberto o tempo necessário para injetar.
    grato

    • CC. Todo sistema elétrico automotivo utiliza corrente contínua (CC). O bico injetor recebe pulsos elétricos provenientes da ECU, a duração depende da quantidade de pulsos recebidos.

  • Ola, gostaria de saber uma coisa, meu carro celta 12 motor 1.0 8v flex…rodo com ele 250 a 300 km no maximo com um tanque 50 lts…resumindo= 5 a 6 km/litro… o que pode ser isso? ja fiz limpeza de bico e nao adiantou em nd..sera que preciso trocar todos eles? que valor eu gastaria. Grato!

    • Tô nesse esquema tbm, o meu 2012 tá fazendo no máximo 11km, estou trocando cabos, velas, filtro de ar e limpando os bicos pra vê se para de beber tanto.

  • ola amigos dos celtas verifiquem a sonda lambda e valvula termostatica
    todos dois influenciam no consumo de combustivel
    pois a sonda lambda examina os gases da queima para ver se a mistura ar\combustivel esta correta
    e a termostatica controla a temperatura de trabalho do motor estando defeituosa o modulo vai ficar injetando
    combustivel para atingir a temperatura ideal mais nao ira conseguir consumindo mais

  • José Teixeira do carmo

    Parabéns ao professor de mecânica que nos orientou quanto a limpeza de bicos injetores, senti confiavel.

  • Olá , gostaria de saber ,já fiz 2 limpezas de bico no meu carro pik up corsa , faz 20 dias e ele voltou a ficar ruim novamente , alguém pode me ajudar oque fazer .

  • Albary Galvão

    Olá, meu nome é Albary. Tenho um Clio2001 o qual já fiz toda revisão necessária, á poucos dias e ele começou a falhar andando,dá umas seguradas derrepente segurando a marcha. Queria saber se há possibilidade de ser os bicos injetores ou oque poderia ser?

  • Tenho um Santana 97 evidencie mais ele queima bico direto ai leva no mecânico sempre um bico diferente nunca o mesmo já foi trocado tods várias veses mais isso perciste pq?

  • CELSO CLAUDINO DA CRUZ

    ANDERSON, SUA EXPLICAÇÃO FOI MUITO VALIOSA, MUITÍSSIMO OBRIGADO!!! ATT. CELSO C CRUZ

  • Nelsino Coreea de Almeida

    muito boa esta materia,ensina proprietario de veiculos a nao serem inganados por tentanicos kkk

  • Luis dario G Mere

    Problemas com meu Tiguan 2013 com 70 mil kms.. Em arrancada normal de saída com veiculo parada, ele acelera como engasgado e rpm irregular, consumo alto em geral e agora acendeu andando a luz amarela com carro no painel de: ” verificar problemas no catalizador” acompanhada de uma perda de potencia na aceleração. Agradeço sua orientação…..bicos…catalizador?????

  • Acredito que para ter Certeza dos defeito é preciso fazer todos os teste, a limpeza de bico se refere a um conjunto de teste dos seu atuadores (bicos), Como um profissional pode afirmar que o problema de engasgo,perda de força e alto consumo de combustível não é obra de um bico defeituoso sem fazer os testes? O serviço de limpeza de bicos refere-se à testa os bicos e se necessário limpa-los! Faz-se isso como uma ação corretiva e preventiva,pois todos que possuem veiculo estão sujeito a abastecer em postos não confiáveis(ou ninguém viaja ou desvia rota de vez em quando?)Fora os usuários de GNV, que só andar na reserva! Aquela gasolina que fica no tanque por mais de três meses! Acho sim que como medida ao fazer uma revisão ,sempre que poder faça-se um teste nos bicos e uma limpeza(o valor é o mesmo)Se vai testar ? Peça pra limpar!

  • Olá tenho uma grande dúvida, tenho um Stilo 04,mas nao encontrei seu filtro de combustível, muitos dizem que para fazer troca do filtro tera que ser trocado juntamente com a bomba. Isso procede?

  • Olá galera!
    Meu celta de vez em quando, fica como se estivesse amarrado, e observando a revisão certa vezem que o mecânico aplicou car80 (descarbonizante) na borboleta, no caso do keu celta 2009 a aceleração é eletrônica, nessa borboletacom um tempofica com sujeira do combustível, evitando que ela se feche por completo. Depois de utilizar o car80, o desempenho do carro mehora 80%.

  • Nilton BAlves

    Bom dia Gente,será que alguém pode me informar onde posso levar meu carro para fazer limpeza de bicos e selenoide?

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