Saiba com realizar testes e diagnosticar falhas no Alternador do seu carro

alt1Antigamente a parte elétrica de um veículo era reduzida aos faróis, painel e alguns outros extras que dependiam da categoria do veículo, mas hoje tudo mudou, o automóvel está cada vez mais dependente da parte elétrica, e para evitar problemas futuros e trocas equivocadas de peças, nada como saber realizar o teste de um dos principais componentes do sistema elétrico, o Alternador.

O alternador deve prover energia elétrica ao sistema elétrico do veículo em qualquer regime de funcionamento motor e de forma estável, para verificar se ele está conforme alguns testes devem ser feitos. Lembre-se de estar com Multímetro em mãos:alt3

 

  1. Teste de Geração – Consumidores desligados:
    Neste teste  todos consumidores devem estar desligados, o alternador não deve ter carga alguma. Então coloque as pontas de prova do multímetro nos seus respectivos bornes da bateria e comece a acelerar e desacelerar o motor até no máximo 3000rpm(pouco antes disto já basta). Verifique o quanto é medido no multímetro. A faixa de valores admissíveis é de 13,5v a 14,5v e representam a boa forma do alternador, abaixo desta faixa deve ser verificado cabos, pontos de massa do sistema e o próprio alternador. Em caso de valores muito altos, verificar a placa de diodos do alternador, lembre-se que valores muito altos podem queimar componentes importantes do veículo.
  2. Teste de Geração – Consumidores Ligados:
    Deve ser realizado da mesma forma do teste anterior, porém com todos os consumidores ligados. Neste cabe uma atenção, os valores admissíveis agora partem de  13v até 14,5v. Da mesma forma,  abaixo desta faixa deve ser verificado cabos, pontos de massa do sistema e o próprio alternador, em caso de valores muito altos, verificar a placa de diodos do alternador, lembre-se que valores muito altos podem queimar componentes importantes do veículo.
  3. Teste de Tensão no Terminal D+:
    Este é um teste importante, e que pode revelar muitos problemas no seu veículo. É leitura do sinal D+ do alternador, este sinal é lido pelo Body Computer(BC) do carro, e com a rede CAN, informa ao painel de instrumentos se este deve ou não acender a luz da bateria.
    Primeiramente ligue a ignição mas não ligue o motor, novamente com o multímetro messa a tensão do ponto D+(Ponta de prova + do multímetro) e o aterramento(Ponta de prova – do multímetro). A tensão deve ser mais ou menos 3v, com isso a luz da bateria deverá estar acesa.Agora com o motor funcionando realize o mesmo teste, a tensão deverá ser de mais ou menos 14v e a luz da bateria deverá estar apagada.

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  4. Diferença de Tensão nos Polos Positivos(+):
    Neste teste duas medidas deverão ser feitas, uma no polo positivo da bateria, e outra no polo B+ do alternador, em relação ao mesmo aterramento. Novamente, realize o teste de geração com os consumidores ligados. Obtido os valores de cada teste, efetue a diferença entre os mesmo, deve verificar uma diferença de no máximo 0,5v entre os dois polos positivos.
    Caso haja uma diferença maior que 0,5v, verifique os aterramentos do sistema, bem com o aperto de conexões e cabos da bateria ao alternador, além do estado dos cabos, não raro encontrar cabos danificados ou com sujeira em suas conexões.
  5. Corrente de Stand-by(Corrente consumida com o veículo totalmente desligado):
    Este teste é bem simples. Primeiramente desligue todos os consumidores dos veículo, e garanta que todas as portas estão fechados. Posicione as pontas de prova do multímetro em seus respectivos bornes e com o curso posicionado em corrente, efetue a medida. É normal encontrar valores variando em torno de 25mA, mas se você quiser ser mais preciso, pode efetuar um pequeno e eficiente cálculo.Consulte no rótulo da sua bateria a sua corrente nominal. Exemplo 90Ah. Então multiplique este valor por 0,06%. Você obterá 0,054, então a corrente de stand-by para o sistema com esta bateria deverá ser de 54mA. Em todo caso o melhor a ser feito é consultar a notas técnicas do fabricante.

 

alt2Com os testes acima você poderá chegar a conclusão de alguns problemas que seu carro está apresentando, ou evitar problemas futuros, mesmo assim consulte seu mecânico de confiança para garantir a veracidade do seu diagnóstico.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • Bom dia estou com o problema no meu gol g3 16v ele estar com a geraçao baixa quando eu ligo os componentes eletricos ele fica variando com a rotaçao e ele perde potençia viu com o ar ligado principalmente na ré e na primeira chega até morrer

    • Bruno, seu carro deve gerar tensão suficiente para alimentar todos os componentes e funcionar com plena potência. Se o alternador não está suportando a carga, vale dar uma conferida no estado da placa de diodos, escovas etc… Modelos antigos possuem bastante esses tipos de problemas…

  • Vou mandar o eletricista testar ele anderson nao poço nem usar o ar condicionado pq o carro perde a força totalmente e acaba morrendo brigado

  • Marcos Demarchi

    Olá estou tendo problema com a bateria, por mais que esteja carregada, quando saiu com o carro funciona legal, se deixar o carro parado por um dia já não consigo ligar mais, a carga não é suficiente para dar partida. Isso pode ser problema no alternador?

    • Pode ser sim. Como você pode ver nas matéria o teste não é tão complicado, mas você pode levar seu carro a um mecânico de confiança. De qualquer forma ou seu alternador não estava gerando, ou seu carro está com um grande consumo elétrico em stand-by(quando desligado), o chamado Key-off load. Eu acredito que o problema esteja nesta segunda hipótese.

  • Bom dia!
    Fiz algumas destas medições, com o motor desligado a bateria fica em torno de 12v, com o motor em funcionamento fica em torno de 11,7v e as vezes chega a 13,4v, a bateria fica com carga por um tempo e depois descarrega, parece que o alternador só a carrega de vez em quando, a luz no painel que indica o funcionamento do alternador fica acesa com o motor desligado e apagada com o motor ligado, a bateria é nova. Teria como me dar umas informações só para eu entender melhor o que podem ou não fazer na oficina? É um fox 1.6 2009 bateria de 60 ah. Obrigado!

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  • Ola,
    o alternador de moto e carro tem o mesmo principio certo? Nesse caso eles devem gerar 12 V? Ao desconectar a bateria a tensão só nos cabos é de 3 V.

  • Bom dia
    Meu pajero tr4 acende a luz da bateria no painel, mas somente quando diminuo velocidade ou abaixo a rotação (abaixo de 1000 rpm) e logo em seguida volta a desligar. Isso está acontecendo após ter sido trocado a placa de diodo e o regulador de voltagem do alternador.

    • Vistoriar novamente o alternador, verificar os chicotes elétricos. Possivelmente as escovas podem ter se desgastado e passado despercebido no diagnóstico…

  • tenho um fox 1.0 ele ta recarregando a bateria normal mas esta aquecendo o cabo do alternador proximo a bateria lixei os polos os conectores mas ta aquecendo muito e esta dando falha no funcionamento fica cortando o giro do motor oq pode ser

    • Verifique se a fixação do cabo no alternador está firme. Observe também, se há pontos de massa próximos folgados.

      Seria interessando também ver a tensão de carga do seu veículo…

  • Caro anderson, mandei o alternador para a elétrica e resolveram o problema da luz acendendo no painel, mas estranhamente a voltagem em marcha lenta chega apenas a 12,4 v. O correto não seria de 13,5 a 14,5 v. Em aceleração sobe para 14,4.

  • Olá, quando ligo o ar condicionado queima a bobina do alternador. O que pode ser?

  • Olá estou montando um motor dieselá no veleiro e alternador veio sem a identificação nos terminais acheio o b+
    Existe algum teste para identificar o b- o d+ e o Windows grato

  • Corrigindo seria o B- , d+ . W como fazer a identificacao

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