Óleo ruim e troca fora do período entope Anti-Chama e Carboniza o Motor

Óleo de baixa qualidade e troca de óleo fora do tempo, o que isso pode causar ? Confira abaixo o que aconteceu com o meu carro. A vítima, infelizmente, foi o meu primeiro carro. Um Volkswagen Gol 1.0 2008 que parecia funcionar perfeitamente para um leigo, mas dirigindo o golzinho é que comecei a notar algumas coisas muito estranhas. Com ar condicionado ligado, decidi renovar o ar interno e desliguei a função recirculador, e então senti um cheiro não muito estranho, na verdade bem conhecido. O cheiro era do vapor de óleo que passa pelo tubo do anti-chama (blow-by) e vai até o coletor de admissão. Aproveitei uma parada para dar uma olhada, mas o tubo parecia normal, contudo quando verifiquei a situação na minha casa percebi que o tubo estava preso com duas abraçadeiras plásticas, o que é totalmente desnecessário, além de estar inchado como se estivesse entupido. Estivesse não, estava.

Então parti para um investigação, abri a caixa de ar e… surpresa, filtro de ar vencido e a caixa de impregnada de óleo de motor.  A pequena válvula de borracha que fica retém as inpurezas também estava altamente contaminada. Seguindo em frente retirei o corpo de borboleta, também totalmente impregnado, embora a borra já estivesse bastante seca. Apliquei o descarbonizante e a borra saiu bem rápido, mas é importante frisar que ao fazer este tipo de limpeza, não utilize o descarbonizante com o motor funcionando, retire corpo e limpe manualmente, pois grande parte do descarbonizante pode contaminar ainda mais o coletor de admissão, desgastar juntas e prejudicar a sonda lambda. Finalmente chegou a parte grossa do serviço, coletor de admissão e anti-chama totalmente contaminados, porém com diferentes formas de se limpar. Com o coletor me concentrei em utilizar o descarbonizante para amolecer o carvão que fica grudado nas paredes do coletor, assim depois de deixar o descarbonizante agir por uns 10-15min passei um pano e o carvão saiu como mais facilidade evitando raspar a superfície do coletor em excesso.

Depois da trabalhosa limpeza do coletor, veio o anti-chama. Com a mangueira em frangalhos, não deu outra, apenas uma nova resolveria o problema. As abraçadeiras plásticas denunciavam algum serviço mau feito pelo antigo dono. Com a mangueira rasgada, o óleo vazava pelo tubo do anti-chama, a borra foi se concentrando dentro do anti-chama até entupir sua saída. Com menos de 2l de gasolina aditivada pude limpar o anti-chama, no entanto por ser uma peça de baixo valor, a compra de uma nova pode ser um bom negócio dependendo do nível de contaminação. Depois de limpo o anti-chama foi montado novamente junto com a nova mangueira. Após a limpeza de todos os componentes e sua montagem o motor funcionou perfeitamente, e o pequeno falhamento e estouro no coletor abacabaram. Mas então qual foi a causa do problema ? Sem dúvida a qualidade do óleo ajudou, com o anda e para das cidades o motor é muito mais sucetível a contaminação do óleo pelo combustível, mas a qualidade do óleo é para garantir que o mesmo não perca suas propriedades tão rapidamente em condições severas. Provavelmente o antigo tenha passado do prazo de troca, mas o outro fato que contribuiu bastante para que óleo chegasse até ao coletor de admissão foi o descaso, também, com o filtro de ar. O filtro de ar quando está altamente contaminado se opõe ao fluxo de ar para o motor, que faz este consumir óleo pelo anti-chama, isso explica o óleo na caixa de ar, corpo de borboleta e coletor de admissão. Como o óleo estava em péssimo estado, e depois da borra ter entupido o anti-chama a pressão interna do motor jorrou óleo para fora do mesmo através da vareta do óleo. Resultado: Dois dias com o carro parado, mais R$ 200,00 com peças e produtos para limpeza. Tudo isso por causa de óleo ruim e falta de disciplina com as manutenções do antigo dono do carro.