Óleo ruim e troca fora do período entope Anti-Chama e Carboniza o Motor


badoil1Óleo de baixa qualidade e troca de óleo fora do tempo, o que isso pode causar ? Confira abaixo o que aconteceu com o meu carro.
A vítima, infelizmente, foi o meu primeiro carro. Um Volkswagen Gol 1.0 2008 que parecia funcionar perfeitamente para um leigo, mas dirigindo o golzinho é que comecei a notar algumas coisas muito estranhas.

Com Ar Condicionado ligado, decidi renovar o ar interno e desliguei a função recirculador, e então senti um cheiro não muito estranho, na verdade bem conhecido. O cheiro era do vapor de óleo que passa pelo tubo do anti-chama(blow-by) e vai até o coletor de admissão. Aproveitei uma parada para dar uma olhada, mas o tubo parecia normal, contudo quando verifiquei a situação na minha casa percebi que o tubo estava preso com duas abraçadeiras plásticas, o que é totalmente desnecessário, além de estar inchado como se estivesse entupido. Estivesse não, estava.

Então parti para um investigação, abri a caixa de ar e… surpresa, filtro de ar vencido e a caixa de impregnada de óleo de motor.  A pequena válvula de borracha que fica retém as inpurezas também estava altamente contaminada.

Seguindo em frente retirei o corpo de borboleta, também totalmente impregnado, embora a borra já estivesse bastante seca. Apliquei o descarbonizante e a borra saiu bem rápido, mas é importante frisar que ao fazer este tipo de limpeza, não utilize o descarbonizante com o motor funcionando, retire corpo e limpe manualmente, pois grande parte do descarbonizante pode contaminar ainda mais o coletor de admissão, desgastar juntas e prejudicar a sonda lambda.

Finalmente chegou a parte grossa do serviço, coletor de admissão e anti-chama totalmente contaminados, porém com diferentes formas de se limpar. Com o coletor me concentrei em utilizar o descarbonizante para amolecer o carvão que fica grudado nas paredes do coletor, assim depois de deixar o descarbonizante agir por uns 10-15min passei um pano e o carvão saiu como mais facilidade evitando raspar a superfície do coletor em excesso.

Depois da trabalhosa limpeza do coletor, veio o anti-chama. Com a mangueira em frangalhos, não deu outra, apenas uma nova resolveria o problema. As abraçadeiras plásticas denunciavam algum serviço mau feito pelo antigo dono. Com a mangueira rasgada, o óleo vazava pelo tubo do anti-chama, a borra foi se concentrando dentro do anti-chama até entupir sua saída.

Com menos de 2l de gasolina aditivada pude limpar o anti-chama, no entanto por ser uma peça de baixo valor, a compra de uma nova pode ser um bom negócio dependendo do nível de contaminação. Depois de limpo o anti-chama foi montado novamente junto com a nova mangueira.

Após a limpeza de todos os componentes e sua montagem o motor funcionou perfeitamente, e o pequeno falhamento e estouro no coletor abacabaram. Mas então qual foi a causa do problema ?
Sem dúvida a qualidade do óleo ajudou, com o anda e para das cidades o motor é muito mais sucetível a contaminação do óleo pelo combustível, mas a qualidade do óleo é para garantir que o mesmo não perca suas propriedades tão rapidamente em condições severas. Provavelmente o antigo tenha passado do prazo de troca, mas o outro fato que contribuiu bastante para que óleo chegasse até ao coletor de admissão foi o descaso, também, com o filtro de ar.

O filtro de ar quando está altamente contaminado se opõe ao fluxo de ar para o motor, que faz este consumir óleo pelo anti-chama, isso explica o óleo na caixa de ar, corpo de borboleta e coletor de admissão. Como o óleo estava em péssimo estado, e depois da borra ter entupido o anti-chama a pressão interna do motor jorrou óleo para fora do mesmo através da vareta do óleo. Resultado: Dois dias com o carro parado, mais R$ 200,00 com peças e produtos para limpeza. Tudo isso por causa de óleo ruim e falta de disciplina com as manutenções do antigo dono do carro.


Acadêmico de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Técnico em mecânica automotiva pelo Senai-CE e IFCE, certificado Six Sigma Green Belt. Profissional dedicado a área automobilística, com 8 anos de experiência no mercado automotivo, do setor de peças a qualidade em montadoras.

  • Leandro Ferreira

    Anderson, parabéns pelo tópico. Muito interessante. Estou com este mesmo problema da borra branca. No meu caso, o carro está normal o óleo tem sido trocado certinho e tenho andado no alcool. Está sendo formada uma borra branca ali no anti-chamas e sempre tenho que ficar olhando e limpando pois vai subindo até chegar a caixa de filtro. Retirando a borracha com o carro ligado vejo um forte vapor picotando, isto é normal? Ainda não troquei o anti-chamas, será que seria legal trocar? Qualquer dica será bem vinda. Obrigado

    • Calma para não tomar decisões precipitadas.
      Mantenha a limpeza preventiva do anti chamas, mas é bom verificar se seu anéis de segmento não estão travados devido a carbonização. É normal que o etanol cause essa borra, mas fumaça em excesso é sinal de que algo está errado.
      De qualquer forma, verifique se seu veículo está consumindo óleo de acordo com o procedimento abaixo:

      Troque o óleo do veículo;
      Ao colocar o óleo novo, certifique-se que este atingiu a marca máxima da vareta de óleo(consultar manual do proprietário do veículo);
      Rode com o veículo por 1000Km e verifique a vareta de óleo, caso o consumo tenha passado de 1l de lubrificante, algo está errado, se não seu veículo esta normal.

      Att,
      Equipe Carros Infoco

    • Leandro, tenho um g4 2008. A borra é um mal desse carro e com o meu não foi diferente
      Depois de 4 anos de uso começou. Alguns dias atras fazendo a limpeza do anti chama verifiquei que a mangueira de borracha que sai dele, mais especificamente a mangueira mais fina que vai para a base do TBI estava com a entrada de ar entupida!!! Uma semana após a desobstrução o motor não formou mais borra. Vareta de óleo está limpa sem nenhum vestígio de umidade. Não custa nada checar.

      • Leandro Ferreira

        Marcelo, depois deste post eu vendi o carro para um amigo, e agora depois de quase 3 anos peguei ele de volta. Ele continua com o mesmo problema. Vou fazer isso que você indicou mais tarde, vou checar esta mangueira fininha ai e te falo. Obrigado

  • Tenho um FOX 2007 e o problema de óleo existe desde quando comprei o carro… Já levei em duas oficinas, me cobraram uma grana alta e até hoje o problema está lá… Troquei o anti-chamas nas duas vez, qual seria o problema agora?

    Valeu!

  • Paulo peplinski

    tenho um gol g4 2005-2006 , o meu carro e 1.o e faz 10km por litro de gasolina na maciota eu gostaria de saber se tem algum problema com ele eu ja troquei vela cabos fiz limpeza de bico e tbi e nada de economia . obs ; ele tem ar e direção

  • leandro assunção

    bom dia, o problema do meu carro é esse ai, um GOL G4 2008/09 , apresentou vazamento no carter e no retentor de polia, o mecanico informou que é devido ao entupimento do anti chamas, mas o que acontece é que esse modelo G4 em si é uma tremenda queda da volks, quase todos que eu vejo, ouço barulho no tucho e balancim , o meu quase todo ano tenho que fazer a troca dessas peças.. e a volks diz que esta bom.. minha visão que sempre gostei da volks é que eles fizeram um grande erro no gol..

  • Francisco Neto

    Duas “bolas fora” da VW foram: motor AT, que é péssimo em lubrificação e requer do proprietário a limpeza frequente do anti-chamas, inclusive do quadradinho que fica escondido embaixo do motor e o motor do G% 1.0 que tambem teve problema de lubrificação nos primeiros 1.0 (G5).

  • Olha eu tenho um gol G4 e realmente esse anti-chama foi mal projetado tem que ficar trocando todo ano porque entope tudo, e se tiver usando álcool pior ainda.Com relação ao consumo é péssimo mesmo com manutenção em dia faz uns 10 km/L na cidade num pau brabo.

  • Antonio Machado

    Sou engenheiro Mecânico e entrei na justiça contra VW devido ao problema de condensação no anti -chamas do gol, existe até um boletim de serviço de oficina da empresa introduzindo um solenóide para evaporar os vapores de óleo para o uso do álcool e m regiões mais frias RS/PR e SC, a fábrica fez acordo comigo ,me reembolsou em R$ 7000 e instalou o solenóide no meu carro, o único do brasil com este kit instalado.

    • EDUARDO MONTICO

      ANTONIO BOA NOITE,COMPREI EM 2008 UM GOL 1.0 FLEX E DESDE QUE COMPREI SEMPRE TIVE PROBLEMAS DE BARULHOS NO MOTOR E NO ANTI-CHAMAS.
      JÁ NÃO SEI QUANTAS VEZES JÁ TROQUEI ESSA PEÇA.
      VEJA SE CONSEGUE ME DÁ UMA ORIENTADA.
      QUANDO O CARRO ESTÁ FRIO E LIGO,O MOTOR FICA SILENCIOSO,MAS QUANDO VAI ESQUENTANDO COMEÇA UMA BARULHEIRA QUE PARECE ATÉ QUE É A DIESEL.SEI QUE O ÓLEO AQUECE E AFINA,MAIS DAÍ CHEGAR A PARECER UM CHOCALHO NA PARTE DE BAIXO JÁ É DEMAIS.
      JÁ TROQUEI OS CASQUILHOS DE BIELA,MAS QUANDO OS TROQUEI,ACHEI ESTRANHO QUE NA HASTE QUE VAI EMBAIXO PRESO NO PISTÃO,ACHEI QUE ESTAVA COM UM POUCO DE FOLGA.SERÁ QUE PODE SER DALI O BARULHO?
      VOCÊ JÁ OUVIU ALGUM RELATO DESSE O PARECIDO?
      SE TIVER COMO ME AJUDAR COM ALGUMA ORIENTAÇÃO,LHE AGRADEÇO,POIS O QUE TEM MAIS AQUI NO RIO E OUTROS LUGARES,SÃO PROFISSIONAIS QUE DE UMA REGULAGEM,ABREM O MOTOR SÓ PRA GANHAREM MAIS.
      FICO NO AGUARDO E OBRIGADO.
      ABRAÇO.

    • Que tipo de válvula solenoide é essa e como ela foi instalada dentro do anti-chamas? Ela serve para aquecer, como uma resistência elétrica? Explica isso melhor, fiquei interessado. Obrigado!

  • Antonio Marcos

    Eu tem Voyage 2011fisso uma limpeza no anti chama e correto ou tem que trocar

  • boa tarde tenho um gol g3 ele pinga pelo antichama ja levei no mecânico varias vezes troco o ant chama e o mesmo continua pingando troquei óleo e anti chama e o mesmo parece só aumenta ja estou pensando em vender

  • Marcio lopes

    Hoje depois de agonizar e preocupar-me muito com essas gotículas de água na vareta de óleo, acho que matei a charada.
    Bom, eu reparei que lá no meu trabalho chegou recente um gol G4 igual ao meu.
    Perguntei ao motorista daquele carro se ele não reparava em nenhum desses itens.
    Resolvemos ver a mangueira de borracha do respiro de óleo do carte, quando puxei.Tava lá a tal pasta cor de caramelo na vareta, realmente não vimos o filete branco e nem a presença de gotículas de água. Bem, foi-me sugerido passar na consecionaria, foi o que fiz.Falei com o papa em gol da oficina o Sr.Marcos, ele me fez o seguinte relato: que recebeu recente uma circular da VW, trata-se do nosso combustível que por lei deveriam colocar apenas 25% de álcool e eles colocam 50%, resultado. O álcool é hidratado e deixa uma pequena quantidade de água no óleo que espuma por reação, os vapores descem e ficam alojados na tal caixa do respiro lateral e carte, esta deve ser limpa ou trocada a cada troca de óleo. Na autorizada também vi muitos gols iguaizinhos ao meu com mesmo problema.Tirei muitas duvidas, dentre elas o novo óleo recomendado pela VW, é o Castrol Profissional 5W40 sintético e que deve ser trocado a cada 10.000Km ou seis meses.
    Agora estou aliviado pois achei que era a junta do cabeçote e ai eu tava ferrado, mais como o mecânico mesmo me disse, seria improvável tal avaria pois não houve superaquecimento do motor, a luz teria acendido no painel e baixaria logo o nível de agua no reservatório, bem como, a própria água ficaria suja como óleo e vice-versa.
    Bom, espero ajudar a todos os proprietários de gol, o que deveria ser feito pela própria VW que me mandou um email tipo corte e cola, dizendo para procurar a autorizada.
    Tem muita gente fazendo cabeçote por ai porque não sabe disso.Eu já tava quase doido, pois ando direitinho com o meu e achava absurda a hipótese de ter queimado essa junta. Desejo sucesso e um forte abraço.”

  • Boa noite, tenho um astra gl 1.8 ano 2001 e ele tá com um problema está subindo oleo do anti-chama no tbi e fuma em baixa …Se puder me ajudar ..grato

    • Prepare o cartão de crédito… Então, é provável que seus anéis de segmento tenham ido para o espaço. Seu motor terá que ser aberto, aproveite para fazer uma descarbonização e deixa-lo impecável. Digo isso, pois esses vapores de óleo em excesso, consumidos pelo motor, contaminam tudo por onde passam.

  • tenho um escorte a alcool e o mesmo fika saindo uma fumaça branca pelo suspiro do motor e o oleo ta igual uma pasta oque DEVO FAZER ??
    obrgdo desde JA

    • Mandar reparar o motor, limpeza total e retífica. Na abertura do motor serão feitas medições e definidas quais componentes serão retificados e reparados.

  • João Júnior

    Tive problemas com o anti chamas do meu carro. Troquei o mesmo mas ainda está subindo óleo para o filtro de ar. E o motor está com vazamento de oleo. O que tenho. Que fazer??? Meu carro é um polo 2007 estou apenas uma semana com ele.

    • Seria interessante verificar a compressão dos seus cilindros, acho que seus anéis de seguimento já não garantem mais a estanqueidade das câmaras de combustão.

  • Boa noite , ford ka zetec rocam 2001 Gl , meu ka voltando tranquilo a noite rachou a carcaça da válvula termostática , trincou , e vazou a agua com pressão por ali , andava devagar pela via sem transito , parei no sinal e vi uma fumacinha leve pelo lado esquerdo , logo parei e abri o capo , reservatório vazio , porem não fez uma fumaceira grande , ainda tinha agua nas mangueiras ,fui para casa colocando agua e com o eletroventilador ligado direto , sem o conector na cebolinha rs , troquei a carcaça completa sensor , válvula termostática tudo original ford , esse aquecimento que não foi tao grande , visto que a ventoinha nem estava armada no segundo estagio que é a parte de maior temperatura , faz com que a junta do cabeçote rache e vaze óleo pela parte externa do motor? estou com um pequeno vazamento esterno preoximo a vareta de óleo descendo por ali e formando gota na parte trazeira do motor , porem não pinga e não escorre mto apenas fica marcado de óleo , já troquei junta carter , junta válvulas , retentor dianteiro e traseiro do virabrequim , falta apenas a junta do cabeçote … esse pequeno vazamento seria do cabeçote?

    • Leandro, se o aquecimento tivesse sido prejudicial, a junta queimaria com certeza, e seu motor griparia logo em seguida. Essas manchas de óleo são sinais de a junta já está chegando no fim de sua vida útil, mas não necessariamente pelo problema com a carcaça termostática, e sim por desgaste natural. Se for trocar, aproveite para fazer um limpeza no cabeçote e esmerilhar as válvulas, você sentirá a diferença depois.

  • Ok, considerando que no meu uso faco exatamente isso de sucessivos percursos cursos, pode valer a pena usar oleo menos viscoso, correto? Mas e como vai se comportar esse oleo nas ocasioes em que usar o motor por periodos longos?

  • Olá boa noite tenho um gol G3 16v power comprei um filtro der ar e fui trocar lládentro reparei que tava muito sujo de óleo achei muito eestranho na borboleta também táva do mesmo jeito aí resolvi olhar a mangueira do anti chama aí vi que tava tudo entupido enclusive a mangueira mais fina mas nnão sóela como ttambém um tubinho onde ela entrava fiz a limpezado anti chama e agora quando ligo o carro e affumaça sai
    mas quando coloco o tubinho mais fino a
    para mas quando ele tava entupido não
    fazia isso pra q serve eesse tubinho mais fino ligado na borboleta desde já agradeço

    • Esse é o tubo do Blow-By, um pequeno alívio da pressão interna do motor, a mangueira de borracha deriva-se em duas, um menor e outra maior. Elas redirecionam os vapores de óleo para serem queimados pelo motor. Entretanto, esses vapores não podem estar em excesso, a quantidade de fumaça que sai da mangueira é pequena. Se, pela mangueira, sai bastante fumaça, e muito rápido, provavelmente há algo errado com seu motor, possivelmente com os anéis de seguimento.

  • michel trevisan

    tenho uma scenik 1.6 16 válvulas 2001, e quando ando dentro dela vem um cheiro ,acho que de oleo, sei la , o que poderia ser, sera que se trocar os filtros e fazer uma higienização do ar resolve

  • meu ka modelo 2000 1.0 motor zetec rocam trincou a carcaça da valv.termostatica troquei-a , só que sua aceleração ficou alterada ,ele fica acelerando e desacelerando sozínho espero que possa me ajudar.

  • FABIO FERREIRA PEREIA

    TENHO UM GOL 2003/2004 1,0 AS VEZES SAI UMA FUMAÇA BRANCA NA DESCARGA SERIA POR CAUSA DO ANT-CHAMA

  • Bom dia. Tenho um gol g3 2005 e ele apresentou esse problema de borra no anti chamas, ainda n tem 1 mes que o mecanico trocou o anti chama e a mangueira e hj fui da uma olhada para ver como estava o anti chama e ja estava com um pouco de borra. Tenho algumas duvidas se vc puder mi responder ti agradeço. É normal essa borra nesses tipo de carro? Devido essa borra ser de residuo de oleo, pode ocorrer do carro abaixar o nivel do oleo? Pode tbm acontecer do carro soltar alguma fumaça pelo escapamento? A bomba de oleo pode estar com essa borra tbm?

  • roberto aguilera

    Boa tarde tenho um fox 2007 e esta subindo oleo pra velas, o carro começa a falhar em baixa na saida as vezes fica bom andando normalmente, e some a agua no oleo na aparece a agua, nen no chão, o que poderia ser fico no aguardo

  • caninde lima

    tenho voyage 1.6/8v ano 2010 conforline.entao ele comeca sem forca.entao verifiquei que no tbi estava com oleo de motor e vazando pela vareta e tampa do motor e vazando pelo tubo de admissao.limpei tudo tirei o anti.chama e fiz limpeza e recolquei o de volta .com uns 6 meses estava tudo de novo.o mecanico disse que tinha que abrir o motor para trocar aneis e b.bielas.esta correto o carro nao fumaca.vou arrancaar o antichama. e trocar.pra ver se funciona normal.nunca foi trocado o antichama.

  • emerson francisco

    boa tarde! eu tem um gol g4 troquei oleo dele e limpei a mangueira anti chama.dentro de 4mil km a mangueira ja sujou ,e o oleo ta com agua e baixando o que pode ser, qual procedimento a cer tomado. attt aguardo resposta

  • Peterson Rabelo

    Amigo, para retirar o coletor da admissão para limpeza é necessária a troca de alguma peça como juntas, por exemplo? obrigado.

  • OLHA SÓ , VI MUITOS COMENTÁRIOS SOBRE A FORMAÇÃO DE BORRA NO MOTOR DO GOL, NA VERDADE É A UMIDADE DO AR QUE ENTRA NO MOTOR E ALIADO A ÓLEO ERRADO E MAUS HABITOS DO CONDUTOR , VIRA UMA MELEKA. EU RESOLVI NUM GOL 1.0 8V AT COLOCANDO ENTRE A CAIXA DE AR DA TBI E A SAIDA DO ANTI CHAMA DO CARTER “UM FILTRO DE CAVALETE” ISTO MESMO, AQUELES USADOS PARA FILTRAR AGUA DA RUA. A UMIDADE FICA RETIDA NO COPO DO FILTRO E PARA A CAIXA DE AR VAI SÓ VAPOR LIMPINHO. O ÓLEO DO CARTER AGORA FICA SEMPRE LIMPINHO, A UNICA COISA É QUE A CADA MÊS DEVO DE TIRAR A AGUA ACUMULADA NO COPO DO FILTRO, BEM FÁCIL É SÓ DESRROSQUEAR.

  • Amigo percebi que meu polo 2006 esta com um pouco de oleo na parte do filtro tambem troquei o filtro de ar e o oleo, mas percebo que ainda fica um pouco molhado de oleo dentro o que pode ser?

  • tiago batista

    olar Anderson, cara me tira uma duvida que ta me tirando o sono , meu carro recentemente foi trocado o kit de embreagem e o mecânico viu que esta saindo uma fumaça branca pelo antichama, eu nem sabia o que era antichama do carro, resumindo ele me disse que o carro ja estava começando a da problema na parte debaixo no caso iria começar a fumaçar pela descarga. meu carro e um gol 1.0 16v motor power 2002, não fumaça pela descarga e o carro esta normal com e forca e pega na chave de primeira . quero saber de vc se ele esta certo pq levei em outro mecânico outro mecânico e ele falou que era normal, levei em outro e ele disse que poderia dar problema de fumaçar futuramente nao sei em quem acreditar. óleo foi trocado recente e esta tudo direitinho ate agora , me tira esta duvida por favor !

  • Boa noite! Anderson, tenho uma parati g3 motor 1.0 16 V, foi feito o motor inteiro. Todavia, sai um cheiro de gás que vem do motor, até agora o mecânico não conseguiu identificar de onde vem este cheiro de gás, arde os olhos irrita a garganta, não consigo usar o carro diariamente. Passou o Scanner, disse que o problema era o corpo de borboleta foi trocado e não resolveu, mandou quebrar a porcelana do catalizador ficou pior o mau cheiro. Pesquisando na net, vi que o meu carro também está com está com está borra no antichama e a caixa do filtro de ar com resíduos de óleo. Pode ser esse o problema do meu carro?

  • jose francisco de souza

    só existe uma maneira de consertar o gol g4. colocar fogo em todos eles,não tem concerto, tudo que falam é mentira, não tem conserto, coloca fogo , e compremos outro veículo, menos o gol, não presta.anti chama não tem concerto.

  • Boa tarde tenho um G3 99 e percebi que está aparecendo umas gotas aparentemente de água na vareta de óleo e na tampa… Será que pode ser junta do cabeçote queimada? Pois o carro não abaixa a agua do reservatório. Faz 20 dias que comprei o carro e percebi tmb que o óleo está bastante vencido….Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Obrigado

  • Adriano Coutinho

    Bom dia anderson, talvez possa me dar uma luz, tenho um fiesta supercharger, está vazando óleo em uma mangueira que sai da tampa de válvulas, e desce até o que parece um antichama, que também é ligado ao bloco por outra mangueira, e esse antichama manda tudo para a mangueira da admissão. Manda muito óleo que vai para o tbi. Não sei o que pode ser pois o motor ja foi feito a menos de 1 mês por causa disso, e também troquei o supercharger, mas nada disso adiantou.

  • Boa Noite a todos, tenho um g4 ea-111 1.0 forjado aspirado, hoje notei o mangote do respiro jorrando borra para fora
    notei rápido pois mantenho o motor super limpo ele estava subindo óleo pela vareta oque ocasionou no desgaste total do meu óleo recém trocado 5w 40 castrol onde são caros, foi ai onde agradeci por usar filtro esportivo sem o respiro ligado a ele, se não meu TBI teria engolido todo aquele óleo, o carro agora esta parado com nível do óleo super baixo, já limpei a mangueira esta 100% se eu limpar o anti chamas e jogar um fluido de limpeza no cárter e substituir todo óleo, posso me assegurar que fiz todo processo de limpeza?

  • Olá, troquei o óleo do meu corsa wind 99, juntos com o filtro de óleo…comprei ele e já troquei tudo para começar com o carro certinho no dia 29/9, mas hoje 10/11, 40 dias depois o frentista foi olhar e não tinha um gota de óleo, estava completamente seco. O q pode ser?

    • Pode ser que o frentista esteja te enrolando…Passe no seu mecânico de confiança para verificar o nível de óleo do seu motor.
      Se estiver realmente com falta de óleo, é importante verificar os retentores do seu motor, algum deles deve estar falho.

  • pedro santos

    Pretendo comprar um gol 1.0 2010… os veículos Volkswagen desse ano também têm problemas com mistura de água e óleo do motor?…. problemas com formação de borra na vareta do óleo e no anti-chamas?
    desde já agradeço

Your Turn To Talk

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instagram