Óleo ruim e troca fora do período entope Anti-Chama e Carboniza o Motor

badoil1Óleo de baixa qualidade e troca de óleo fora do tempo, o que isso pode causar ? Confira abaixo o que aconteceu com o meu carro.
A vítima, infelizmente, foi o meu primeiro carro. Um Volkswagen Gol 1.0 2008 que parecia funcionar perfeitamente para um leigo, mas dirigindo o golzinho é que comecei a notar algumas coisas muito estranhas.

Com Ar Condicionado ligado, decidi renovar o ar interno e desliguei a função recirculador, e então senti um cheiro não muito estranho, na verdade bem conhecido. O cheiro era do vapor de óleo que passa pelo tubo do anti-chama(blow-by) e vai até o coletor de admissão. Aproveitei uma parada para dar uma olhada, mas o tubo parecia normal, contudo quando verifiquei a situação na minha casa percebi que o tubo estava preso com duas abraçadeiras plásticas, o que é totalmente desnecessário, além de estar inchado como se estivesse entupido. Estivesse não, estava.

Então parti para um investigação, abri a caixa de ar e… surpresa, filtro de ar vencido e a caixa de impregnada de óleo de motor.  A pequena válvula de borracha que fica retém as inpurezas também estava altamente contaminada.

Seguindo em frente retirei o corpo de borboleta, também totalmente impregnado, embora a borra já estivesse bastante seca. Apliquei o descarbonizante e a borra saiu bem rápido, mas é importante frisar que ao fazer este tipo de limpeza, não utilize o descarbonizante com o motor funcionando, retire corpo e limpe manualmente, pois grande parte do descarbonizante pode contaminar ainda mais o coletor de admissão, desgastar juntas e prejudicar a sonda lambda.

Finalmente chegou a parte grossa do serviço, coletor de admissão e anti-chama totalmente contaminados, porém com diferentes formas de se limpar. Com o coletor me concentrei em utilizar o descarbonizante para amolecer o carvão que fica grudado nas paredes do coletor, assim depois de deixar o descarbonizante agir por uns 10-15min passei um pano e o carvão saiu como mais facilidade evitando raspar a superfície do coletor em excesso.

Depois da trabalhosa limpeza do coletor, veio o anti-chama. Com a mangueira em frangalhos, não deu outra, apenas uma nova resolveria o problema. As abraçadeiras plásticas denunciavam algum serviço mau feito pelo antigo dono. Com a mangueira rasgada, o óleo vazava pelo tubo do anti-chama, a borra foi se concentrando dentro do anti-chama até entupir sua saída.

Com menos de 2l de gasolina aditivada pude limpar o anti-chama, no entanto por ser uma peça de baixo valor, a compra de uma nova pode ser um bom negócio dependendo do nível de contaminação. Depois de limpo o anti-chama foi montado novamente junto com a nova mangueira.

Após a limpeza de todos os componentes e sua montagem o motor funcionou perfeitamente, e o pequeno falhamento e estouro no coletor abacabaram. Mas então qual foi a causa do problema ?
Sem dúvida a qualidade do óleo ajudou, com o anda e para das cidades o motor é muito mais sucetível a contaminação do óleo pelo combustível, mas a qualidade do óleo é para garantir que o mesmo não perca suas propriedades tão rapidamente em condições severas. Provavelmente o antigo tenha passado do prazo de troca, mas o outro fato que contribuiu bastante para que óleo chegasse até ao coletor de admissão foi o descaso, também, com o filtro de ar.

O filtro de ar quando está altamente contaminado se opõe ao fluxo de ar para o motor, que faz este consumir óleo pelo anti-chama, isso explica o óleo na caixa de ar, corpo de borboleta e coletor de admissão. Como o óleo estava em péssimo estado, e depois da borra ter entupido o anti-chama a pressão interna do motor jorrou óleo para fora do mesmo através da vareta do óleo. Resultado: Dois dias com o carro parado, mais R$ 200,00 com peças e produtos para limpeza. Tudo isso por causa de óleo ruim e falta de disciplina com as manutenções do antigo dono do carro.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • Leandro Ferreira

    Anderson, parabéns pelo tópico. Muito interessante. Estou com este mesmo problema da borra branca. No meu caso, o carro está normal o óleo tem sido trocado certinho e tenho andado no alcool. Está sendo formada uma borra branca ali no anti-chamas e sempre tenho que ficar olhando e limpando pois vai subindo até chegar a caixa de filtro. Retirando a borracha com o carro ligado vejo um forte vapor picotando, isto é normal? Ainda não troquei o anti-chamas, será que seria legal trocar? Qualquer dica será bem vinda. Obrigado

    • Calma para não tomar decisões precipitadas.
      Mantenha a limpeza preventiva do anti chamas, mas é bom verificar se seu anéis de segmento não estão travados devido a carbonização. É normal que o etanol cause essa borra, mas fumaça em excesso é sinal de que algo está errado.
      De qualquer forma, verifique se seu veículo está consumindo óleo de acordo com o procedimento abaixo:

      Troque o óleo do veículo;
      Ao colocar o óleo novo, certifique-se que este atingiu a marca máxima da vareta de óleo(consultar manual do proprietário do veículo);
      Rode com o veículo por 1000Km e verifique a vareta de óleo, caso o consumo tenha passado de 1l de lubrificante, algo está errado, se não seu veículo esta normal.

      Att,
      Equipe Carros Infoco

    • Leandro, tenho um g4 2008. A borra é um mal desse carro e com o meu não foi diferente
      Depois de 4 anos de uso começou. Alguns dias atras fazendo a limpeza do anti chama verifiquei que a mangueira de borracha que sai dele, mais especificamente a mangueira mais fina que vai para a base do TBI estava com a entrada de ar entupida!!! Uma semana após a desobstrução o motor não formou mais borra. Vareta de óleo está limpa sem nenhum vestígio de umidade. Não custa nada checar.

      • Leandro Ferreira

        Marcelo, depois deste post eu vendi o carro para um amigo, e agora depois de quase 3 anos peguei ele de volta. Ele continua com o mesmo problema. Vou fazer isso que você indicou mais tarde, vou checar esta mangueira fininha ai e te falo. Obrigado

  • Tenho um FOX 2007 e o problema de óleo existe desde quando comprei o carro… Já levei em duas oficinas, me cobraram uma grana alta e até hoje o problema está lá… Troquei o anti-chamas nas duas vez, qual seria o problema agora?

    Valeu!

  • Paulo peplinski

    tenho um gol g4 2005-2006 , o meu carro e 1.o e faz 10km por litro de gasolina na maciota eu gostaria de saber se tem algum problema com ele eu ja troquei vela cabos fiz limpeza de bico e tbi e nada de economia . obs ; ele tem ar e direção

  • leandro assunção

    bom dia, o problema do meu carro é esse ai, um GOL G4 2008/09 , apresentou vazamento no carter e no retentor de polia, o mecanico informou que é devido ao entupimento do anti chamas, mas o que acontece é que esse modelo G4 em si é uma tremenda queda da volks, quase todos que eu vejo, ouço barulho no tucho e balancim , o meu quase todo ano tenho que fazer a troca dessas peças.. e a volks diz que esta bom.. minha visão que sempre gostei da volks é que eles fizeram um grande erro no gol..

  • Francisco Neto

    Duas “bolas fora” da VW foram: motor AT, que é péssimo em lubrificação e requer do proprietário a limpeza frequente do anti-chamas, inclusive do quadradinho que fica escondido embaixo do motor e o motor do G% 1.0 que tambem teve problema de lubrificação nos primeiros 1.0 (G5).

  • Olha eu tenho um gol G4 e realmente esse anti-chama foi mal projetado tem que ficar trocando todo ano porque entope tudo, e se tiver usando álcool pior ainda.Com relação ao consumo é péssimo mesmo com manutenção em dia faz uns 10 km/L na cidade num pau brabo.

  • Antonio Machado

    Sou engenheiro Mecânico e entrei na justiça contra VW devido ao problema de condensação no anti -chamas do gol, existe até um boletim de serviço de oficina da empresa introduzindo um solenóide para evaporar os vapores de óleo para o uso do álcool e m regiões mais frias RS/PR e SC, a fábrica fez acordo comigo ,me reembolsou em R$ 7000 e instalou o solenóide no meu carro, o único do brasil com este kit instalado.

    • EDUARDO MONTICO

      ANTONIO BOA NOITE,COMPREI EM 2008 UM GOL 1.0 FLEX E DESDE QUE COMPREI SEMPRE TIVE PROBLEMAS DE BARULHOS NO MOTOR E NO ANTI-CHAMAS.
      JÁ NÃO SEI QUANTAS VEZES JÁ TROQUEI ESSA PEÇA.
      VEJA SE CONSEGUE ME DÁ UMA ORIENTADA.
      QUANDO O CARRO ESTÁ FRIO E LIGO,O MOTOR FICA SILENCIOSO,MAS QUANDO VAI ESQUENTANDO COMEÇA UMA BARULHEIRA QUE PARECE ATÉ QUE É A DIESEL.SEI QUE O ÓLEO AQUECE E AFINA,MAIS DAÍ CHEGAR A PARECER UM CHOCALHO NA PARTE DE BAIXO JÁ É DEMAIS.
      JÁ TROQUEI OS CASQUILHOS DE BIELA,MAS QUANDO OS TROQUEI,ACHEI ESTRANHO QUE NA HASTE QUE VAI EMBAIXO PRESO NO PISTÃO,ACHEI QUE ESTAVA COM UM POUCO DE FOLGA.SERÁ QUE PODE SER DALI O BARULHO?
      VOCÊ JÁ OUVIU ALGUM RELATO DESSE O PARECIDO?
      SE TIVER COMO ME AJUDAR COM ALGUMA ORIENTAÇÃO,LHE AGRADEÇO,POIS O QUE TEM MAIS AQUI NO RIO E OUTROS LUGARES,SÃO PROFISSIONAIS QUE DE UMA REGULAGEM,ABREM O MOTOR SÓ PRA GANHAREM MAIS.
      FICO NO AGUARDO E OBRIGADO.
      ABRAÇO.

    • Que tipo de válvula solenoide é essa e como ela foi instalada dentro do anti-chamas? Ela serve para aquecer, como uma resistência elétrica? Explica isso melhor, fiquei interessado. Obrigado!

  • Antonio Marcos

    Eu tem Voyage 2011fisso uma limpeza no anti chama e correto ou tem que trocar

  • boa tarde tenho um gol g3 ele pinga pelo antichama ja levei no mecânico varias vezes troco o ant chama e o mesmo continua pingando troquei óleo e anti chama e o mesmo parece só aumenta ja estou pensando em vender

  • Marcio lopes

    Hoje depois de agonizar e preocupar-me muito com essas gotículas de água na vareta de óleo, acho que matei a charada.
    Bom, eu reparei que lá no meu trabalho chegou recente um gol G4 igual ao meu.
    Perguntei ao motorista daquele carro se ele não reparava em nenhum desses itens.
    Resolvemos ver a mangueira de borracha do respiro de óleo do carte, quando puxei.Tava lá a tal pasta cor de caramelo na vareta, realmente não vimos o filete branco e nem a presença de gotículas de água. Bem, foi-me sugerido passar na consecionaria, foi o que fiz.Falei com o papa em gol da oficina o Sr.Marcos, ele me fez o seguinte relato: que recebeu recente uma circular da VW, trata-se do nosso combustível que por lei deveriam colocar apenas 25% de álcool e eles colocam 50%, resultado. O álcool é hidratado e deixa uma pequena quantidade de água no óleo que espuma por reação, os vapores descem e ficam alojados na tal caixa do respiro lateral e carte, esta deve ser limpa ou trocada a cada troca de óleo. Na autorizada também vi muitos gols iguaizinhos ao meu com mesmo problema.Tirei muitas duvidas, dentre elas o novo óleo recomendado pela VW, é o Castrol Profissional 5W40 sintético e que deve ser trocado a cada 10.000Km ou seis meses.
    Agora estou aliviado pois achei que era a junta do cabeçote e ai eu tava ferrado, mais como o mecânico mesmo me disse, seria improvável tal avaria pois não houve superaquecimento do motor, a luz teria acendido no painel e baixaria logo o nível de agua no reservatório, bem como, a própria água ficaria suja como óleo e vice-versa.
    Bom, espero ajudar a todos os proprietários de gol, o que deveria ser feito pela própria VW que me mandou um email tipo corte e cola, dizendo para procurar a autorizada.
    Tem muita gente fazendo cabeçote por ai porque não sabe disso.Eu já tava quase doido, pois ando direitinho com o meu e achava absurda a hipótese de ter queimado essa junta. Desejo sucesso e um forte abraço.”

  • Boa noite, tenho um astra gl 1.8 ano 2001 e ele tá com um problema está subindo oleo do anti-chama no tbi e fuma em baixa …Se puder me ajudar ..grato

    • Prepare o cartão de crédito… Então, é provável que seus anéis de segmento tenham ido para o espaço. Seu motor terá que ser aberto, aproveite para fazer uma descarbonização e deixa-lo impecável. Digo isso, pois esses vapores de óleo em excesso, consumidos pelo motor, contaminam tudo por onde passam.

  • tenho um escorte a alcool e o mesmo fika saindo uma fumaça branca pelo suspiro do motor e o oleo ta igual uma pasta oque DEVO FAZER ??
    obrgdo desde JA

    • Mandar reparar o motor, limpeza total e retífica. Na abertura do motor serão feitas medições e definidas quais componentes serão retificados e reparados.

  • João Júnior

    Tive problemas com o anti chamas do meu carro. Troquei o mesmo mas ainda está subindo óleo para o filtro de ar. E o motor está com vazamento de oleo. O que tenho. Que fazer??? Meu carro é um polo 2007 estou apenas uma semana com ele.

    • Seria interessante verificar a compressão dos seus cilindros, acho que seus anéis de seguimento já não garantem mais a estanqueidade das câmaras de combustão.

  • Boa noite , ford ka zetec rocam 2001 Gl , meu ka voltando tranquilo a noite rachou a carcaça da válvula termostática , trincou , e vazou a agua com pressão por ali , andava devagar pela via sem transito , parei no sinal e vi uma fumacinha leve pelo lado esquerdo , logo parei e abri o capo , reservatório vazio , porem não fez uma fumaceira grande , ainda tinha agua nas mangueiras ,fui para casa colocando agua e com o eletroventilador ligado direto , sem o conector na cebolinha rs , troquei a carcaça completa sensor , válvula termostática tudo original ford , esse aquecimento que não foi tao grande , visto que a ventoinha nem estava armada no segundo estagio que é a parte de maior temperatura , faz com que a junta do cabeçote rache e vaze óleo pela parte externa do motor? estou com um pequeno vazamento esterno preoximo a vareta de óleo descendo por ali e formando gota na parte trazeira do motor , porem não pinga e não escorre mto apenas fica marcado de óleo , já troquei junta carter , junta válvulas , retentor dianteiro e traseiro do virabrequim , falta apenas a junta do cabeçote … esse pequeno vazamento seria do cabeçote?

    • Leandro, se o aquecimento tivesse sido prejudicial, a junta queimaria com certeza, e seu motor griparia logo em seguida. Essas manchas de óleo são sinais de a junta já está chegando no fim de sua vida útil, mas não necessariamente pelo problema com a carcaça termostática, e sim por desgaste natural. Se for trocar, aproveite para fazer um limpeza no cabeçote e esmerilhar as válvulas, você sentirá a diferença depois.

  • Ok, considerando que no meu uso faco exatamente isso de sucessivos percursos cursos, pode valer a pena usar oleo menos viscoso, correto? Mas e como vai se comportar esse oleo nas ocasioes em que usar o motor por periodos longos?

  • Olá boa noite tenho um gol G3 16v power comprei um filtro der ar e fui trocar lládentro reparei que tava muito sujo de óleo achei muito eestranho na borboleta também táva do mesmo jeito aí resolvi olhar a mangueira do anti chama aí vi que tava tudo entupido enclusive a mangueira mais fina mas nnão sóela como ttambém um tubinho onde ela entrava fiz a limpezado anti chama e agora quando ligo o carro e affumaça sai
    mas quando coloco o tubinho mais fino a
    para mas quando ele tava entupido não
    fazia isso pra q serve eesse tubinho mais fino ligado na borboleta desde já agradeço

    • Esse é o tubo do Blow-By, um pequeno alívio da pressão interna do motor, a mangueira de borracha deriva-se em duas, um menor e outra maior. Elas redirecionam os vapores de óleo para serem queimados pelo motor. Entretanto, esses vapores não podem estar em excesso, a quantidade de fumaça que sai da mangueira é pequena. Se, pela mangueira, sai bastante fumaça, e muito rápido, provavelmente há algo errado com seu motor, possivelmente com os anéis de seguimento.

  • michel trevisan

    tenho uma scenik 1.6 16 válvulas 2001, e quando ando dentro dela vem um cheiro ,acho que de oleo, sei la , o que poderia ser, sera que se trocar os filtros e fazer uma higienização do ar resolve

  • meu ka modelo 2000 1.0 motor zetec rocam trincou a carcaça da valv.termostatica troquei-a , só que sua aceleração ficou alterada ,ele fica acelerando e desacelerando sozínho espero que possa me ajudar.

  • FABIO FERREIRA PEREIA

    TENHO UM GOL 2003/2004 1,0 AS VEZES SAI UMA FUMAÇA BRANCA NA DESCARGA SERIA POR CAUSA DO ANT-CHAMA

  • Bom dia. Tenho um gol g3 2005 e ele apresentou esse problema de borra no anti chamas, ainda n tem 1 mes que o mecanico trocou o anti chama e a mangueira e hj fui da uma olhada para ver como estava o anti chama e ja estava com um pouco de borra. Tenho algumas duvidas se vc puder mi responder ti agradeço. É normal essa borra nesses tipo de carro? Devido essa borra ser de residuo de oleo, pode ocorrer do carro abaixar o nivel do oleo? Pode tbm acontecer do carro soltar alguma fumaça pelo escapamento? A bomba de oleo pode estar com essa borra tbm?

  • roberto aguilera

    Boa tarde tenho um fox 2007 e esta subindo oleo pra velas, o carro começa a falhar em baixa na saida as vezes fica bom andando normalmente, e some a agua no oleo na aparece a agua, nen no chão, o que poderia ser fico no aguardo

  • caninde lima

    tenho voyage 1.6/8v ano 2010 conforline.entao ele comeca sem forca.entao verifiquei que no tbi estava com oleo de motor e vazando pela vareta e tampa do motor e vazando pelo tubo de admissao.limpei tudo tirei o anti.chama e fiz limpeza e recolquei o de volta .com uns 6 meses estava tudo de novo.o mecanico disse que tinha que abrir o motor para trocar aneis e b.bielas.esta correto o carro nao fumaca.vou arrancaar o antichama. e trocar.pra ver se funciona normal.nunca foi trocado o antichama.

  • emerson francisco

    boa tarde! eu tem um gol g4 troquei oleo dele e limpei a mangueira anti chama.dentro de 4mil km a mangueira ja sujou ,e o oleo ta com agua e baixando o que pode ser, qual procedimento a cer tomado. attt aguardo resposta

  • Peterson Rabelo

    Amigo, para retirar o coletor da admissão para limpeza é necessária a troca de alguma peça como juntas, por exemplo? obrigado.

  • OLHA SÓ , VI MUITOS COMENTÁRIOS SOBRE A FORMAÇÃO DE BORRA NO MOTOR DO GOL, NA VERDADE É A UMIDADE DO AR QUE ENTRA NO MOTOR E ALIADO A ÓLEO ERRADO E MAUS HABITOS DO CONDUTOR , VIRA UMA MELEKA. EU RESOLVI NUM GOL 1.0 8V AT COLOCANDO ENTRE A CAIXA DE AR DA TBI E A SAIDA DO ANTI CHAMA DO CARTER “UM FILTRO DE CAVALETE” ISTO MESMO, AQUELES USADOS PARA FILTRAR AGUA DA RUA. A UMIDADE FICA RETIDA NO COPO DO FILTRO E PARA A CAIXA DE AR VAI SÓ VAPOR LIMPINHO. O ÓLEO DO CARTER AGORA FICA SEMPRE LIMPINHO, A UNICA COISA É QUE A CADA MÊS DEVO DE TIRAR A AGUA ACUMULADA NO COPO DO FILTRO, BEM FÁCIL É SÓ DESRROSQUEAR.

  • Amigo percebi que meu polo 2006 esta com um pouco de oleo na parte do filtro tambem troquei o filtro de ar e o oleo, mas percebo que ainda fica um pouco molhado de oleo dentro o que pode ser?

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