Luz EPC do Volkswagen Gol ainda assusta muita gente

Se você já teve Gol geração 3 ou 4, provavelmente já deve ter tido muita dor de cabeça quando a luz EPC acendeu no painel. Tudo começa apenas com a luz acesa, e o carro funcionando normalmente, para então, o veículo começar a perder potência, em alguns casos o veículo pode até parar. Por uma tremenda coincidência é comum ouvir relatos de que a luz se apagou justamente quando o carro chegou na oficina. Mesmo assim, o problema ainda está lá. A luz EPC é uma luz espia do sistema de ignição do veículo, a sigla significa Electronic Power Control. Como todo o sistema de injeção e ignição estão interligados a rede elétrica do veículo, ou seja, os módulos do veículo compartilham dados, a chamada Rede CAN, e muitas vezes pequenas falhas como uma luz queimada pode interferir no sistema de ignição do motor.

Existem diversas falhas relacionadas ao sintoma da luz EPC acesa, podendo ser uma simples luz queimada, passando por cabos de vela com vazamento até a fiação elétrica do veículo. Por se tratar de um problema intermitente, que por si só já faz o mecânico entrar em parafuso, é comum que alguns reparadores troquem dezenas de peças com velas, cabos de vela, bobina, sensores diversos e corpo de borboleta, pois em alguns caso o veículo fica oscilando a aceleração. Com isso o orçamento fica tremendamente dispendioso, não resolve o problema e a luz EPC acende quando o veículo saí da oficina, o que é frustrante. Novamente temos o veículo na oficina, e ao verifica com o scanner a ECU, encontramos a memória de avaria abarrotada de códigos de falha, alguns sem nenhuma lógica com o problema. Este é um problema comum na linha Volkswagen, mas que deve ser diagnosticado com cautela.

De início pode-se investigar o sistema de ignição, pois é muito comum que cabos de vela e/ou a bobina estejam com pequenas rachaduras, e consequentemente gerem fugas de corrente. Acontece que essa fuga de corrente, significa também que o campo magnético criado não esteja sendo suprimido pela blindagem do cabo, logo este campo irá afetar a ECU, que na maioria dos casos entra em modo de segurança, e então começam os sintomas: Luz EPC acesa, perca de força. Outra principal causa deste problema é a baixa tensão na linha 15. Eu já encontrei alguns veículos com uma geração tão baixa que eles não se sustentavam por muito tempo, mas este não é o caso, a única similaridade é que dezenas de falhas aparecem na memória de avaria pelo motivo de baixa tensão. Não é raro aparecerem Gols com a luz EPC acesa e o problema ser aparentemente impossível de ser detectado. Neste caso deve ser observado toda a fiação da linha 15, aterramentos e o simples comutador de ignição. Este último componente é muitas vezes o causador de uma dor de cabeça tremenda, pois poucos reparadores percebem que o problema está em um comutador defeituoso, e suas conexões não proverem um contato eficiente, o que causa baixa tensão. A ECU entra em modo de segurança, a luz EPC acende, o veículo começa a perder força ou ter sua aceleração limitada até parar, e minutos depois funcionar normalmente, pois no período em que ficou desligados, as falhas intermitentes são apagadas da ECU e então o veículo volta a funcionar. Complicado não ?

Recapitulando

  • Sintomas : Luz EPC acesa, perca de potência, aceleração limitada e parada total do motor.
  • Principais causas: Sistema de Ignição defeituoso(fugas de corrente.) e linha 15 com baixa tensão.

Portanto, o diagnóstico é mais complicado que o problema em si, pois exige conhecimento do reparador por parte do sistema, e claro, experiência.