Instalação passo a passo acionamento elétrico do porta-mala de Volkswagen Gol G2 a G4

Aqui vai um pequeno passo-a-passo de como instalar a abertura elétrica da Tampa do Porta-Malas do Gol G2 até o G4.
Antes de iniciar a instalação, sugiro que vocês leiam totalmente o esquema abaixo e programem-se, pois a instalação pode levar cerca de dois dias. Vamos lá, mão a obra!

Ferramentas Necessárias:

  1. Chave Estrela (Philips);
  2. Chave de Fenda pequena;
  3. Chave Torx n°25;
  4. Chave L n°13;
  5. Chave de boca n°10 e 13.

Equipamentos:

Kit Destrava Elétrica Luferma e botão original VW

Kit Destrava Elétrica Luferma e botão original VW

  • Kit de Destrava da marca Luferma(R$ 25,99). Incluso no kit:
    Motor para destrava;
    Botão de acionamento;
    Haste para abertura da Tranca;
    Suporte para motor;
    Relé para alarme;
    1 Parafuso + 1 Porca;
    2 Rebites. Neste caso recomendo comprar dois parafusos e duas porcas no caso do sistema apresentar algum defeito, e por não ter que rebitar o carro(R$ 0,50).
  • Botão original de abertura da tampa do Porta-Malas para o Gol G3(R$ 12,00)
    Atenção: O botão original possui um luz-espia que acende quando a tampa está aberta, para que a luz funcione é necessário comprar o sensor de abertura da tampa, que deve ser instalado na tranca do porta-malas. Caso você não queira instalar este sensor, basta comprar 10m de fio vermelho. Este fio ficará encarregado de levar – apenas – a corrente para ativar a destrava.
  • Fiação(R$: 0,60/metro, Total: R$ 18,00):
    10m de Fio Verde de 1mm de diâmetro;
    10m de Fio Vermelho de 1mm de diâmetro;
    10m de Fio Amarelo de 1mm de diâmetro.
Prefira terminais com capa.

Prefira terminais com capa.

 

  • Fita Isolante(R$ 2,00);
  • 6 terminais Fêmea com capa(R$: 0,20/unidade, total: R$: 1,20);
  • 1 Fusível 10A(R$: 0,18);
  • Kit de abraçadeiras pequenas.

Instalação

Primeiramente, comece desmontando a capa plástica localizada na parte interna da tampa do porta-malas. Para isso, esteja em mãos com uma chave torkx 5 e desparafuse a tampa(dois para fusos, conforme figura.). Essa capa possui quatro travas metálicas, e pode ser retirada facilmente puxando-a com força moderada.

Soltou os parafusos ? Agora é só puxar a tampa, mas vai com calma se não ela voa longe!

Soltou os parafusos ? Agora é só puxar a tampa, mas vai com calma se não ela voa longe!

Pronto, a parte fácil do trabalho já foi. Agora é hora de passar o chicote da tampa do porta-malas até o painel, e para isso grande parte plástica da lateral de seu Gol terá que ser desmontada.

Retire a borracha usada para regular a altura da tampa do porta-malas.

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Solte os dois lados da borracha que liga a tampa do porta-malas a carroceria;

TPMG7Agora passe o(s) fio(s) pelo orifício da borracha que liga a tampa à lataria do carro até aonde você retirou a borracha que regula a altura da tampa do porta-malas.

Então, passe o fio para o local da onde ficará a máquina para destrava.

TPMG8Agora, passe a outra ponta do fio pela borracha que liga a carroceria a tampa do porta-malas, e com cuidado, pois esta borracha é frágil. Se você utiliza chave de fenda para empurrar o fio, fique ligado!
Feito isso, o resultado deverá ser igual ao da foto abaixo, e passaremos então para o forro do teto.

TPMG7Para retirar o revestimento do teto será necessário retirar a parte plástica onde está localizado o cinto de segurança, e o alto falante traseiro, seguindo as fotos abaixo.
Obs: Muito cuidado com o cinto de segurança, não o deixe recolher, pois no momento da montagem ele provavelmente estará travado, cuidado.

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Retirado os componentes acima, é o momento de retirar o revestimento do teto. Puxe com força(moderada) a Coluna C do carro, tome cuidado para não quebrar as presilhas que a travam.
Passemos agora para a parte traseira do revestimento do teto, mais uma vez, cuidado ao retirar pois também é fixada por presilhas. Depois de retirado tudo, o orifício por onde passaram os fio ficará facilmente visível.

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Coluna C(Á esquerda e branca).

Coluna C(Á esquerda e branca).

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Você passará os fios por dentro da coluna C para que fiquem escondidos, e em seguida, passe-os pelo revestimento lateral do porta-malas(vide foto acima).

Saindo do porta-malas e voltando para a carroceria, retire o revestimento lateral do assento traseiro delicadamente. Com um chave de fenda, abra a tampinha protetora e retire o parafuso com uma philips cautelosamente, pois o material não é dos melhores e arranha ou danifica facilmente. Saiba também que há outros parafusos philips debaixo do assento.

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TPMG17

Puxe a Coluna B que também é fixada com presilhas, logo tome cuidado para não quebra-las. Após isso passe para o revestimento da lateral do motorista.

TPMG

TPMG18Os fios irão passar por dentro dos revestimentos laterais como na foto abaixo.

Pronto, os fios finalmente chegaram ao painel do carro. Neste ponto, para passa-los para o painel teremos que retirar a tampa da caixa de fusíveis, veja na foto abaixo.

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Agora teremos que passar os fios para a moldura central, onde está localizado o botão do pisca-alerta. Para retirar a moldura, desparafuse os três philips na parte de baixo da moldura. Tenha cautela no momento da retirada, pois pequenas trava nas parte da moldura, e que podem quebrar.

TPMG22

Vamos adiante, na parte central do painel, localize o botão falso(conforme foto) e retire-o. Eu retirei com uma chave de fenda enrolada com um pano, mas o ideal é retirar com uma espátula plástica que não machuca o material plástico do painel. Então passe os fios por dentro do painel até a moldura central.

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A instalação está praticamente pronta, só falta realizarmos um pequeno teste. Confira o esquema elétrico(acima) que eu idealizei para o sistema funcionar. O objetivo é aumentar a tensão enviada para a maquina de destrava, pois apenas o botão envia 3v para máquina, onde o necessário são 12v. Para isso utilizei um relé. Perceba que o botão aciona o relé, que por sua vez aciona a máquina de destrava.

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Pronto, agora volta para a direção, no local onde você retirou a moldura da direção. Localiza o comutador de ignição(canhão de fechadura que recebe a chave que liga o carro.) e retire o conector que o liga. Repare no fio vermelho que é mais grosso que os demais, ele é o que vem direto da bateria. Com muito cuidado, retire um pouco da capa de borracha que cobre o fio, e então ligue neste o fio que você ligará no fusível de 10A.

TPMG25

No outro pino do fusível, você ligará um fio até o botão de destrava. O fio será ligado no terceiro pino horizontal de cima para baixo(Conforme esquema elétrico acima). Então ligue um fio do primeiro pino vertical(Conforme esquema elétrico acima) ao pino n°85 do relé.

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Novamente com o fusível, você irá ligar um fio no mesmo pino utilizado anteriormente até o pino n°30 do relé.

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Então, o fio vermelho trazido da mala até o painel do carro será ligado no pino n°87 do relé, e o pino n°86 do relé será o terra, ligado no parafuso abaixo da caixa de fusíveis(conforme foto acima.).

 

Pronto, seu acionamento elétrico do porta-malas está instalado, mas é ressalto que esta máquina utilizada por mim é genérica, por isso vou esclarecer o funcionamento dela, que é muito simples.

A máquina possui dois fios, um azul e outro verde. O modo correto de se liga-la é ligando o fio azul no positivo e o verde no negativo, assim você irá garantir que a haste será empurrada. Caso você ligue ao contrário, a haste será puxada.

Deu trabalho não foi ? Mas agora você não precisa mais sair do carro para abrir o porta-malas do seu Gol!

Carlos Dmitri Mesquita.

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