Seu Carro é Flex e Não Quer Pegar ? Esse Problema é Conhecido!

flex1Você acabou de abastecer, vinha rodando só com gasolina, e dessa vez você completou o tanque com álcool. Voltou para casa e desligou o carro. De manhã na hora de sair, o carro não quer pegar ou o motor funciona falhando. Essa é uma situação muito comum em carros flex atualmente, vamos saber por que e como evitar esse inconveniente.

Os motores hoje são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores, atuadores e de uma central de processamento monitora e comanda todo o seu funcionamento. Acontece que para essa central trabalhar ela possui parâmetros pre – determinados, o que nós mecânicos chamamos de mapas de injeção, e no caso existem mapa para gasolina e para o álcool.

A medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando se utiliza os mapas de injeção para esse combustível, ou seja, ela já sabe quanto tempo será o pulso dos bicos injetores, por exemplo. Então, quando é colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe qual o combustível no tanque, e continua a trabalhar como se fosse o combustível anterior. Desde que o veículo passe a funcionar por tempo suficiente para que a sonda lambda volte a sua temperatura de trabalho e passe a informar qual o combustível está no tanque.

Caso o veículo pare pouco tempo depois de abastecido, é muito comum escutar relatos de perca de desempenho e ou até mesmo do não funcionamento do mesmo. Quando o carro é ligado depois de muito tempo parado, a injeção passa a trabalhar em fase fria, para aquecer o motor mais rapidamente. Ela aumenta a quantidade de combustível em relação a quantidade de ar (mistura ar/combustível.), só que essa relação é diferente para a gasolina e para o álcool, aí começam os problemas.

Para resolver o falhamento é muito simples, com um scanner automotivo o seu mecânico pode fazer a adaptação para o combustível utilizado. Caso o motor não esteja funcionando o processo é mesmo, mas você pode funciona – lo na força, com o velho empurrão. Mas ou outro método é mais simples, abra o capô, localize  o corpo de borboleta e desligue seu plug, então abra a borboleta e peça para alguém  funcionar o motor acelerando, quando o motor pegar conecte o plug novamente.

Então sempre que possível rode com o veículo por trinta minutos depois que for colocado um combustível diferente (se tinha gasolina, foi colocado álcool, por exemplo, ou vice e versa.), pois assim você dará tempo para que  a central reconheça esse combustível e se adapte a ele, ou seja, passa a utilizar o mapa de injeção do combustível abastecido.

 

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • eu tive p seguinte problema com meu sandero stepway e acabei ficando na estrada esperando guincho por ser muito teimoso, o carro começo a falhar logo apos abastecer com algool e depois acendeu a luz do oleo e da injeção e um grande estralo no motor, um amigo mandou colocar gasolina e a falha amenisou, resolvi viajar mesmo com a falha pois achei que era sujeira no bico, mais no final o bico estava com defeito dai o carro morreu na estrada e não quis ligar mais, foi muito transtorno, gastei mais ou menos uns 1000,00 com guincho pra rodar 120km

  • Meu e um gol total flex 2005 e nao funciona cum gusulina ele afoga e demora pegar mas no alcool ele fica bom oq eu faço?

    • Tive problemas com o Nissan Tiida 1.8 Flex SL, o carro sempre rodou com gasolina, resolvemos utilizar Etanol para viajar, o dia seguinte ao ligar o carro, não pegava de jeito nenhum. Veio o mecânico do seguro. Ele simplesmente chegou e pisou no acelerador até o final, esperou ligar a parte elétrica e deu partida. Funcionou na segunda tentativa. Li sobre seu caso e acredito que isso possa resolver. Caso não resolva pode ser o chip que reconhece o combustível ou a bomba elétrica.

  • Meu gol flex 2005 tem isso não funciona no alcool… Tem que abrir corpo borboleta para funcionar

  • Muito bom essa dica foi muito boa,depois de andas por varias oficinas, a manhorias dos
    (MECÂNICOS)SO DEDUZIRÃO, PROBLEMAS eu mesmo resolvi e sem gasta um Real adorei muito bom mesmo valeuuuu

  • Tenho um clio flex 2007 e ele não funciona com gasolina, se falha todo e se apaga sempre na lenta.. Só funciona com álcool, já levei em alguns mecânicos, e ja fiz scanner varias vezes mas não aparece nenhum defeito.

    • Opa, você resolveu o problema do teu clio? tenho meu segundo clio e esse é flex 2006, esta falhando na gasolina e as vezes no alcool, esta até injetando gasolina na partida a frio mesmo abastecido com gasolina aditivada.

  • Esta com o mesmo problema levei em uma amigo que tem scanner e calibrou para o alcool hoje ele esta economico e pega de primeira

  • eu estou com esse problema e foi bem isso que aconteceu eu enchi o tanque com álcool agora eu coloquei 30 litros de gasolina e no dia seguinte aconteceu isso levei no mecânico e ele já queria trocar as velas , mas essa matéria me ajudou muito. obrigado , gostaria de saber se com o tempo isso para o tem algum procedimento ?

  • Meu corsa classic life 06/07 tem exatamente esse problema, só roda com gasolina que mesmo assim dificulta um pouco de “pegar” no inverno. Com álcool não “pega” de jeito nenhum, além de não ser nada econômico.

  • Sandero stepway não pegava após ter enchido o tanque com etanol pela primeira vez depois de 24.000 kms.O funcionário da seguradora ligou e desligou por dez vezes (só parte elétrica),na décima primeira vez virou e funcionou. Deixamos o motor funcionando por uns cinco minutos e depois ligou em todas as tentativas
    Disse-me que acha que o procedimento foi como se ressetase a central?!?! FUNCIONOU!!

  • alisson Oliveira

    tenho um peugeot 206 flex 2008
    ele faz em media 10 km com um litro de alcool , e colocando gasolina faz a mesma coisa , cerca de 10 km ..
    ai não compensa nem um pouco usar a gasolina.. ja testei isso diversas vezes

  • Sempre abastecia com etanol aí resolvi colocar gasolina, aí começou a falhar e desligar o carro, meu marido acha ser gasolina adulterada.

  • Sempre abastecia com etanol aí resolvi colocar gasolina, aí começou a falhar e desligar o carro, meu marido acha ser gasolina adulterada.
    Prisma aut 1.4 2014

  • Essa dica de abrir o corpo de borboleta funcionou 100% comigo!
    Lembrando só de tirar o filtro de ar que fica em cima, e é só puxar, já que o mesmo é preso por pressão.
    Muito obrigado!

  • Isaky Borges

    Tenho um celta 2010, só rodo com álcool nele, resolvi mudar o combustível, e coloquei gasolina, dei umas voltas com ele, e depois dei uma parada de aproximadamente 3 horas, quando fui ligar ele não queria pegar. Fiquei com medo, chamei um mecanico e o mesmo me informou varios problemas. Fiquei triste pois pelo que ele me havia informado gastaria um pouco. Depois do diagnostico dele, resolvi ir na seguradora do meu veiculo, e procurei o mecanico que trabalha lá, o mesmo já conhecia meu carro, como zelo por ele e o tipo de combustivel que habitualmente utilizo, ele me informou a mesma questão que está na materia e recomendou ligar meu carro no tranco e ficar acelerando para queimar o combustivel e a central da injeção conseguir identificar o novo combustivel, assim acabou pegando.

  • Boa tarde.tenho um gol 1.0 8v 2006 meu mecânico trocou cabos, bicos, sonda e velas e meu carro ainda esta demorando a pegar.ele afoga e quando pega insistentimente tentando solta uma fumaça branca com um cheiro de combustível. Se poder me ajuda com umas dicas agradeço.

    • o meu renault scenic aconteceu a mesma coisa levei no mecanico e ele disse que a central estava lendo alcool em vez de ler gasolina o que resultava nessa queima de gasolina excessiva alem de estouros e falhas.

  • Olá, tenho um pálio economy ano 2010, ele só liga de primeira quando coloco gasolina, se eu colocar somente álcool ele não liga de forma alguma, só quando bato anti ferrugem numa parte la do motor que meu mecânico me ensinou, já gastei quase mil reais e ng consegue resolver o problema, você pode me ajudar? Obrigada

  • Olá, tenho um Siena Flex e sempre usei Gasolina, mas de uns tempos pra cá com o aumento da mesma resolvi usar alcool.. até ai tudo bem mas, quando botei gasolina novamente ele fica engasgando com a gasolina, ele perde a força do carro fica quase parando. Só que o que mas me deixa ‘encucada’ é que quando isso acontece eu vou para o Posto e no mesmo SEGUNDO que coloco o alcool no carro ele retorna a funcionar novamente.. acho que ele só esta reconhecendo o alcool. Só pode!

  • preciso de ajuda aluz da ingnicao acendeu, elça apagaou e acendeu depois que abasteci de novo

  • boa noite… passo por um problema semelhante….carro esta somente com gasolina, mas ele altera para os parametros do alcool sem ter realmente alcool, sendo assim…perde a lenta, fica oscilante, muita fumaça, e eventualmente apaga.
    carro é um vectra 2007 flexpower 8v

  • Boa tarde,

    Gostaria que você me tirasse uma dívida. Comprei um carro, onix, 1.0, e enchi o tanque com gasolina aditivada. Após isso, o carro tem dificuldade para ligar ( quando está frio ) e após ligar fica oscilando por cerca de 3 minutos. Seria realmente a gasolina? Após rodar com ele, delegar e voltar a sair com o carro até algumas horas depois, ele funciona normalmente. Se for gasolina e como enchi o tanque, deve esperar o tanque secar ou posso voltar a completar, em outro posto, o combustível? Se sim, gasolina ou álcool? Obrigado.

  • Olá amigos me ajudem ,tenho um Peugeot 206 ano 2000,1.6 8 vl.ele é a gasolina tava rodando tranquilo quando resolvi colocar aditivada pela 1 vez e derepente de pois de 10 minutos o carro começou a engasgar na rua até que parou,fiquei doido andei até um mecânico e ele foi até o carro parado e tirou as velas estavam pretas as 4 troquei e quando ligou o carro novamente ficom fraco o carro não passa dos 70 km fica engulhando e só pega quando piso no acelerador já coloquei gasolina comum e nada.no FIA seguinte levei em outro mecânico ele falou que era o filtro de combustível troquei e nada, depois ele olhou a bomba de combustível que fica embaixo do banco trazeiro e estava normal e ligou continuou a mesma coisa engasgando e saindo uma fumaça branca queimando muito combustível passou o aparelho acusou atuador de marcha lenta ,sensor map,e sensor de temperatura sendo que comprei e colocou mais acusou os 3 novilhos limpou no scaber e zerou não acusou mais quando ligou a mesma coisa engulhando muito na lenta e fumaça branca olhou lanbida e tava OK já gastei um dinheirão e o carro continua com o mesmo defeito alguém me ajuda aí grato

    • Parece que a gasolina aditivada limpou seu sistema de alimentação, mas acabou arrastando a sujeira para os bicos injetores, é provável que um deles esteja travado aberto. Isso acontece não porque a gasolina aditiva é ruim, de forma alguma, e sim pelo fato de você colocar sempre comum, que permite que a sujeira contamine o sistema, quando os aditivos detergentes e dispersantes da aditivada chegaram ao seu sistema de alimentação, eles literalmente sairam dissolvendo toda a sujeira, e as vezes acontece de algum detrito passar pelo filtro. Minha sugestão, proceder o teste de vazão dos bicos, constatada a avaria destes, efetuar limpeza de bico (na cuba – ultrassom) e verificar vão novamente, constatada a melhorar, é só montar os bicos de novo e ser feliz.

  • tenho um siena 1.0 8v flex 2008 ele esta muito fraco, troquei os 4 quatros bicos de injetores e o jogo de velas e cabos de velas, mais mesmo assim ele esta ainda fraco e esta com dificuldade de pegar pela manhã… Alguém pode me ajudar ????

    • Como anda a pressão da bomba de combustível ? Pode me detalhar como ele está fraco ? É sem força ? Anda dando trancos ? Vc ouve estouros vindo do motor ?

      Outra coisa bem básica. Como estão os filtros de ar e de combustível ?

  • Fiz o que foi sugerido. E a luz da injeção eletrônica está acesa. Vi pelo escapamento que estava saindo gotinhas como se fosse água. O que fazer?

    • Se não pegou a força, a solução é levar em uma oficina. Lá os técnicos irão colocar seu carro no scanner e fazer a adaptação manual para o combustível contido no tanque. As gotinhas… condensação do combustível na tubulação de escapamento.

  • Então Anderson. Fiz como sugerido e pegou. O carro funcionou um tempo. Hj fui ligar e o mesmo problema ai fiz o truque do corpo da borboleta e pegou. Sai com o carro que estava sem forças. Mal desenvolvia na 2 marcha. Coloquei mais combustível e limpou o motor agora está com a força de volta. Todavia a luz da injeção eletrônica está acesa o tempo todo. O que pode ser?

    • Como o motor teve que pegar a força, a sonda lambda demorou um pouco para identificar o combustível usado. Após isso a potência nominal voltou. É provável que a luz de anomalia esteja acesa pois algum código de anomalia foi registrada na memória da ECU. Passe numa oficina para conferir.

  • Olá amigos, preciso de ajuda, tenho um palio 2012 flex, que toda a manha ele funciona, mas falha muito, já fiz limpeza de bicos e nao resolveu, estou usando alcool já faz algum tempo, e a falha começou na semana passada. O que pode ser?

    • Provável que o álcool tenha carregado alguma sujeira contida na linha de combustível do seu carro. Como anda o filtro de combustível ? Trocou a quanto tempo ?

  • Legal essa dica do corpo de borboleta,resolveu um problemão, obrigado por compartilhar conosco.

  • Mário Luiz Muraca

    Muito boa a dica de abrir a borboleta. Coloquei gasolina e andei pouco, aí o carro parou. Abri a tampa do filtro e com uma chave de fenda empurrei a borboleta para baixo, na hora em que outra pessoa deu a partida. Funcionou acelerando e desacelerando sozinho, dei uma volta, desliguei e dei outra partida, voltou ao normal. Obrigado.

  • oi me ajuden coloquei alcool e gasolina onten a tarde no meu gol g4 e hj ele nao da mas partida o que fazer???

    • Faça a dica que damos na matéria, se funcionar não deixe de ir a uma oficina mecânica para conferir o que houve. Se não funcionar, terá que ir a oficina do mesmo jeito…

  • Olá, Boa tarde, comprei a um mês um Palio Atractive 2014 é já é a segunda vez que ele para de funcionar, a primeira vez foi guinchado para a revendedora e o vendedor me disse que era só combustivel ruim que foi colocado, retiraram todo o combustivel e colocaram nova gasolina, agora está com o mesmo problema e abasteço sempre com alcool, como devo fazer?

    • Andréia, ele para de funcionar… Tudo bem. Todo carro quando dá problemas ele avisa, ou um ruído, um barulho, um piado, um fumaceira, o que seja, mas ele indica. Se você puder me detalhar algo mais, ficaria mais fácil te ajudar.

  • Tenho um gol g5 ando so no álcool e agora cologuei gasolina mais ele perdei a força será que pode se que ele não esta recolhendo a gasolina

    • É normal que ele perca um pouquinho de potência e torque, um pouco. Também é normal que ele desempenhe uma autonomia maior com gasolina.

      Se a falta de potência for grande, então seu carro tem um problema…

  • TEnho um automovel Pejo Mod. 206 ano 2006/07 Flex 1.4. Passou a dar defeito de perder a força e parar na estrada, por duas vez tive que rebocá-lo para oficina, O mecânico disse que era o Modulo da injeção e teria que trocá-lo. Fez a troca, E o que noto e que quando a luz do painel a direita acende, vai dar zebra. hoje pela manhã o carro não quiz pegar e não pega de jeito algum. Qual o defeito provavel?

    • Não sei…

      Seu carro não funciona, e a luz de anomalia está acesa no painel… Só conseguiria dizer se pudesse fazer uma verificação nele. Mas você pode ajudar, trazendo informações da oficina no qual você o levou, e então direi minha opinião.

  • Boa tarde! Muito obrigado pela dica, meu carro somente ligou após o passo a passo da abertura da borboleta e etc. Muito obrigado mesmo!

  • Tenho um fox ventura 2008 ,não sei o que está acontecendo, quando o motor está quente não consigo dar partida tem que tentar pelomenos umas 10 vezes sem exagero e quando consigo o carro fica sem força .

    • Seria legal verificar alguns componentes da linha de combustível, verificar a pressão da linha, pressão residual, vazão dos bicos e só depois partir para algo na injeção ou motor.

  • Emerson Pereira

    Muito bom o post, porém no meu caso não resolveu, ja aviam me dito desta leitura tenho um fox 1.0 2005, e sempre ando com ele na gasolina, porém nesses dias troquei para alcool, e andei mais de 60 km no dia para que fosse efetuada esta leitura, porém na manha seguinte, o carro demorou cerca de 20 minutos para ligar com o alcool. E é assim toda vez que coloca alcool, até evito de colocar por conta disso, sera que alguem sabe o que possa ser?

    • Vc coloca gasolina no reservatório de partida à frio ? Fora isso, eu verificaria pressão da bomba, pressão residual da bomba e os reguladores de pressão.

  • Boa noite, estou com um problema semelhante no meu celta 07 flex com gnv, no motor frio, ele não liga, aliás, custa.. Tenho que tentar 3/4 vezes, não liga no gás, e nem na gasolina, e quando liga, fica tremendo tudo, engasgando, aí eu acelero e não vai, fica vago o acelerador.. Depois de um tempo volta ao normal. . foi o seguinte, eu sempre ando no gás com ele, e sempre coloco álcool… Porém esses dias, botei 15 reais de gasolina só.. E depois desse dia, começou esses problemas.. O que pode ser ?! Se eu fizer a limpeza de bico melhora ?! Fico até inseguro de sair com ele na rua, pois em movimento, as vezes, ele engasga também, e o acelerador não funciona por uns segundos .. Aguardo um comentário, pq to ficando tenso ja

    • Seria bom verificar a vazão dos bicos antes de limpar. Digo isso, pois a gasolina tem poder detergente, limpante, enquanto o etanol, não. Acredito que a gasolina arrastou uma quantidade pequena de detrito deixado pelo etanol, e estes devem ter prejudicado os bicos. Então, seria legal fazer o teste de vazão, e caso seja constatado um diferença muito grande, partimos então para a limpeza de bicos… Mas adianto que, carros com GNV devem ter suas manutenções – referentes ao motor – feitas em período reduzido pela metade.

  • Douglas P. Jr.

    Olá, tenho um Fiesta 1.0 2011/12. Sempre usei gasolina e há uns 2 meses atrás, quando fui fazer a manutenção dele, fiz a limpeza dos bicos e troca das velas. Como o preço da gasolina está muito alto resolvi abastecer c/ álcool. Fiquei rodando uns 30 minutos p/ reconhecimento da troca do combustível. O problema é que depois de desligado ele demora bastante p/ pegar e sua potencia também diminuiu. Gostaria de saber como devo proceder p/ usar somente álcool no meu carro. Agradeço sua atenção amigo!!!

  • Eduardo Ventura

    Boa noite. Tenho um Celta VHCE. Está com cabos e velas novos e corpo de borboleta limpo. Carro sempre abastecido com gasolina. Resolvi abastecer com álcool quando atingiu a reserva e completei o tanquinho de partida a frio com gasolina aditivada. Agora o carro está fraco até as 2000 rpm,depois disso ele vai bem. Lembrando que o funcionamento na gasolina é normal. Filtro de ar e gasolina dentro do prazo de troca. O que pode ser?

    • Pode ser muitas coisas. Seria legal começar verificando a vazão dos bicos injetores e a adaptação da injeção para o combustível usado. Por que ? No caso do bicos, estes podem ter adquirido algumas impurezas contidas no tanque anteriormente abastecido com gasolina, o etanol de certa forma, dissolve esses contaminantes e as vezes estes conseguem passar pelo filtro de combustível, mas não pelos bicos. No segundo caso, apenas o sistema ainda não detectou o combustível no tanque. Embora os sistemas atuais sejam muito rápidos para isso, as vezes acontece de o sistema de injeção falhar. Um scanner ajustaria isso facilmente.

  • Marco Aurélio

    Boa noite pessoal preciso de ajuda,tenho um G5 2010 sempre uso gasolina,bicos,velas,cabos de velas,filtro de ar,de combustível,e até o modulo já foi trocado,porém,ultimamente tem perdido força e as vezes ele só pega se fizer o procedimento do corpo de borboleta, daí já aproveito para dar o reset soltando os cabos da bateria e girando a chave algumas vezes para apagar a luz da injeção,o mecânico passou o scaner e não acusou nenhum defeito e os mecânicos falam que é o combustível.

    • Olha Marcos, se foi realizado tantos teste e nada acusou uma falha, você pode verificar se o combustível está adulterado também. Pelos sintomas, é uma possibilidade.

  • “Empurrar o carro” ? Conselho nada bom amigo, principalmente se for câmbio automático !

    • Não se empurra carro automático, não pegou, reboca.
      Não é aconselhável empurrar um carro (manual) para pegar no tranco, mas em último caso, é um opção a ser considerada. O por que ? Pois o tranco de fazer funcionar pode fazer a correia dentada saltar um ou mais dentes levando a danos sérios no motor. Entretanto, isso acontece em casos raríssimos, algo com possibilidade de 1 em 1.000.000, por isso dizemos que não é aconselhável, mas se for a última alternativa, empurra-se o carro facilmente. Lembra do Ayrton Senna em 1989, Suzuka, Japão, logo depois de tocar com o Prost? Pois é, de 1 em 1.000.000 …

  • Bom site, várias opiniões, um esclarecimento legal sobre motor flex, bela sacada do mecânico, pois o conhecimento dele pode trazer novos fregueses, é interessante a questão do motor flex é uma adaptacao de combustíveis q traz problemas em quase toda as marcas!

  • se você usa gasolina comum ou álcool comum no seu flex, não abasteça com aditivada, com certeza você terá problemas, ou o carro não vai pegar, ou se pegar ficara falhando, por causa dos aditivos que vai na aditivada o computador pode ter dificuldades para ler o novo combustível.

  • Boa noite tenho um Fox 2005 Flex city não sei se seria o mesmo defeito mais de manhã quando dou partida demora de 5 a 10 segundos para ligar e assim que liga ele tem muita queda de rotação E também quando dou partida ele injeta a partida a frio so uso gasolina alguém teria uma dica obrigado

  • Carlos Augusto

    Tenho um gol g4 2012 qual melhor gasolina para usar a comum ou aditivada?

    • Oi Carlos, tudo bem?

      Então, é preferível que você utilize a aditivada, pelo menos uma vez a cada 2 abastecimentos, pois ela previne a formação e acumulo de borra por conta da própria gasolina, devido sua oxidação e outros fatores.

  • Bom dia ,
    Montana conquest ,ano 2007 mod 2008
    Meu carro não pegava levei ao mecânico trocou o TBI, voltou a funcionar só que ele mandou usar só no álcool, ficou falando coloquei gasolina no outro dia na pegou levei ate o mecânico de novo.
    Me falou que o carro na esta reconhecendo o flex
    ai perguntei a ele para arrumar isto problema e preço me falou que não compensa arrumar fica caro e do na concessionaria

  • Bom dia! Tenho um Kia Picanto 2013, após trocar de combustível para álcool afogou, chamei o seguro e o mecânico conseguiu dar partida, no dia seguinte parou novamente. Pensei em retirar todo o combustível e colocar gasolina novamente. Estaria correto?

    • Cristina, bom dia. O correto é retornar o carro para oficina, para que o técnico verifique na ECU como está a adaptação desta para o combustível que está no tanque, pois se seu carro é flex, ele deve rodar com qualquer combustível (exceto diesel, ok?) e em qualquer proporção.

  • Wellington Douglas de Oliveira

    Oi boa tarde. Por favor me ajude tenho uma saveiro cross 2012 G5 eu so abasteço com gasolina mais pela manhã ela não liga e preciso de 3a4 tentativas para ela ligar o reservatório de partida a frio sempre abastecido mas fica o lâmpada orb ligada já desligue i a bateria liguei a lâmpada apaga mas com algit quilômetros rodados ela volta a acender. O ventilador da primeira velocidade não está funcionando já verifiquei o fusível ok o ponteiro de temperatura não passa de 90g mas quando ligo ar a segunda velocidade funcionar mesmo que eu percorra uma longas distâncias o ventilador da primeira não funciona pode ser o sensor de temperatura do lie de arrefecimento?

  • Esteves ferreira

    Bom dia.Tenho um cobalt 2012.1.4(21.0000 km rodados)esse carro ao abastecer com gasolina o carro fica batendo pino e na parte da manhã não quer pegar,levei no mecânico o mesmo disse que o carro não reconhece a gasolina como combustível somente o álcool.o mecânico faz a configuração para gasolina no aparelho e o carro fica normal até o próximo abastecimento.ele pediu para que eu deixasse o carro ficar na reserva e abastecer com álcool fiz isso e agora o carro está normal.porquê certemante o módulo está lendo álcool como combustível.se eu abastecer como gasolina com carro fica batendo pino e não desenvolve,e de manhã não pega.Já foram trocadas as velas,sonda lâmbida superior e limpeza na injeção.abasteci com gasolina e o carro aconteceu o mesmo problema o carro já saí do posto batendo pino,dá para perceber na hora.O mecânico disse que pode ser um problema de fábrica?????O que devo fazer.Alguém pode me ajudar. Obs:Esse carro eu comprei no dia 25/11/2015 e uma semana antes foi feita revisão pelo antigo proprietário onde nessa revisão ele fez um recall.(porca da bomba de combustível e ou tanque de combustível)liguei para a concessionário eles disseram que mexeram na vedação do tanque de combustível,não sei se tem alguma a coisa a ver!!!

  • Alessandra Pellegrino

    Olá! Estou com o mesmo problema no meu Renault Stepway. Estava abastecendo há bastante tempo com gasolina, viajei pra Paraty e resolvi colocar álcool para andar na cidade. Quando retornei, voltei a usar gasolina e o carro começou a falhar e acender a luz de controle de poluição. A bateria estava nova pq tinha acabado de fazer revisão. Agora mesmo está na oficina e eles informaram que o tanque não está reconhecendo a gasolina, está reconhecendo só o álcool, mas o mecânico vai ver qual a peça tem que trocar pra que o carro não falhe mais. Queria saber se alguém sabe se existe algum sensor, ou é falha na ignição….
    Pois bem, assim que descobrir o problema respondo aqui novamente.

  • Alessandra Pellegrino

    Estou aqui de novo, já peguei meu carro e agora o problema foi resolvido. Foram trocados os seguintes itens: 4 velas, 1 sonda lâmbida, aditivo para descarbonização, filtro de ar do motor e filtro de combustível. Gastei mil reais em tudo isso com o serviço. Mas tenho que colocar só gasolina, se eu quiser colocar álcool eles me informaram pra deixar praticamente zerar o tanque e depois que fizer a troca tenho que andar 30km direto pro motor reconhecer o álcool, isto é, só quando for viajar, pq rodar 30km direto não é fácil….. Bom, espero ter ajudado!

  • Daniel Aleixo

    Olá, tenho um Peugeot passion ano 2011, e ele demora para pegar e para fazer pegar tenho que dar umas pisadas no acelerador e ai ele pega e depois quando desligo e ligo ele novamente, ele pega na primeira. Oque poderia ser?

  • tenho um voyage 2011, se eu colocar alcool e andar fica normal , agora se eu parar o carro de um dia para o outro ele demora muito pra pegar , já limpei o tanquinho de partida a frio, e nada oque pode ser ??

  • Marcelo lima

    Tenho um g6 mas ta cm problema pra da a partida mandei um mecânico ver i ele me falou q o problema que ta ejetando muita gasolina na hora da partida

  • Tenho um classic 2008, ele está com cheiro forte de gasolina e ninguém ta sabendo onde e porque. Após rodar mais de três anos na gasolina, precisei abastecer no álcool, o carro ficou muito valente e não saia cheiro de combustível algum. Passo alguns dias abasteci com gasolina aditiva como sempre, e alguns dias depois o carro começou a ficar fraco e soltar o odor da gasosa, insuportável. Ele está melhorando gradativamente após dois abastecimentos de gasosa, mas o cheiro de gasolina ainda está forte. Será que está sendo injetada mais gasolina que o normal e assim escapando mais gases? O que devo fazer?

  • tenho um classic 2010 . tava andando com ele so no alcool , esses dias resolvi por gasolina e parei com o carro no outro dia cedo nao quis pegar…meu irmao mexeu em tanta coisa que nao sei bem certo oq resolveu quando pegou saiu uma fumaça tao preta e um cheiro forte……ae coloquei alcool denovo e ele funcionou normal ….hoje eu estou querendo por gasolina denovo e estou com medo de acontecer a mesma coisa …me diz oq posso fazer ????

  • Ótima dica amigo meu carro classic 2014 teve este problema fiquei proculpado pensando que ia ter que gastar muito dinheiro pra arrumar mais ao pesquisar encontrei esta dica coloquei emplatica e deu certo obrigado valeu

  • Lourdes Nunes

    Tenho um Cobalt 2012, estava andando normalmente, parei para estacionar o carro morreu, liguei novamente o carro deu a partida mas o motor não pegou, o eletricista verificou a bomba de combustível, ela está boa, o carro está na oficina, e o eletricista não sabe o que é.

  • adalteelirodrigues@gmail.com

    a ideia de tirar o plug é infalivel

  • joão pedro silva

    Meu gol G4 flex 2007 estava no álcool, e já faz 2 tanques que eu to rodando na gasolina e ele demora umas 5 partidas para pegar, esse problema ja está a algum tempo, oque pode ser ? ele começou a faze isso, se não estou enganado, depois q entrou água pela mangueira do suspiro do tanque, oq pode ter acontecido com meu carro ?

  • Boa noite!
    Tenho um Celta 2011 e tbm deu esse problema na troca de combustível, fiz o esquema da borboleta e do plug e deu certo. Isso já aconteceu comigo duas x, não vou mais vacilar. Só gasolina agora.

    • Viviane, você pode utilizar os dois combustíveis ou a mistura dos de ambos, apenas certifique-se de rodar com o carro por pelo menos 8Km para ECU reconhecer o combustível no tanque.

  • Muito boa a dica resolveu meu problema. Muito obrigado aí pela dica

  • Cara, este procedimento me salvou de levar o Nissan March 1.0S 2014 para a oficina. Ontem pela manhã o carro estava com o tanque na reserva (etanol), parei no posto e mandei encher (gasolina comum), fui ae o estacionamento do trabalho e desliguei como sempre faço. No fim do expediente ao tentar ligar o carro o motor não dava partida. Fui pra casa de transporte público – puto da vida – e hoje cedo testei duas coisas: 1 – desligar a bateria por algumas horas pra zerar tudo (o que não resolveu, apesar de zerar tudo no painel); 2 – seu procedimento de desligar a borboleta.

    Ao ligar o carro pegou, mas bastante acelerado (cerca de 2000rpm). Esperei um tempo assim e o bicho começou a ficar instável como se estivesse pisando e soltando o acelerador. Deixei assim mais um tempo, desliguei e deia a partida novamente. Desta vez pegou – também de primeira – e com o giro estável em 900rpm.

  • Alexandre P. Brasil

    Anderson Dias, hoje neste exato momento aconteceu isto comigo, fiz exatamente como explicado e deu tudo certo, você esta de parabéns, muito obrigado pela dica, nota 1000 para vc
    meu carro que é uma meriva não estava querendo funcionar entrei no site li e fiz maravilha funcionou
    Monte seu blog que dou maior apoio
    Abraço

  • Hj cedo minha montana flex 14 ,não estava funcionando,estava abastecendo com álcool e domingo coloquei gasolina junto cm um restante de alcool no tanque,fiz o procedimento de pisar no freio e aceladlr com meia chave,esperei 15 segundos e liguei,
    fubcionou

  • felipe arnold

    ja fiz isso tudo no alcool de manha nao pega nao injeta a gasolina para pegar no alcool zafira com gnv se fazer direto na caixa de fusiveis ai injeta o combustivel e da o barulho entrando ai pega o scanner nao acusa nada tudo certo o modulo ja esta para alcool e nao pega tenho q ligar com spray de desengripante dierto no tbi ai pega anda direito dia todo no alcool e gnv na manha seguinte nao pega de manha alguem pode me ajudar

  • Boa noite o meu è um Classic 2012 abasteço ele sempre com gasolina o problema è que ele dar muito trabalho pegar pela manhã. Ja mandei limpar bico troquei vela e cabo de vela troquei filtro de combustível e continua a msm coisa.

  • Tenho um ka 2015 com 11000km, abastecido com gasolina aditivada e começou a não pegar de manhã, levei para concessionária e condenaram a gasolina, esgotaram e coloquei gasolina comum. Mesmo assim o carro só pega de manhã se pisar no acelerador. Os mecanicos não descobrem o defeito, já passaram o scanner que não apresenta defeitos, zeraram os parâmetros mas mesmo assim nada.
    O carro já foi guinchado duas vezes e agora o motor começou a fazer barulho como se estivesse grilando.
    Alguém já passou por isso?

  • Luís Cláudio

    Olá boa tarde. Eu tenho um Siena 06/07 pit bull. Ele é frex e tem gnv. Ele não funciona a partida fria. Sempre pegou no gás já que no álcool não consigo devido a partida fria está ruim. Só que tem uns dias que ele começou a mostrar dificuldades para pegar e fica cheirando a álcool. E agora parou de funcionar. O que pode ser? Será que a bobina não está queimado combustíveis. Ou não está cortando o álcool é está entrando os dois combustível. Ou cabo de velas queimou. Me ajuda aí por favor

  • Guilherme Costa

    Boa noite. Onde fica o corpo de borboleta do Nissan march para eu tentar fazer o procedimento ?? Abasteci com álcool e não pega mais. Obrigado. Guilherme

    • Abra o Capô, retire a cobertura plástica de grande tamanho que cobre o motor, esta pode ter presilhas ou parafusos e então o Corpo de Borboleta estará acessível.

  • Franklin Costa

    Boa tarde. Houve esse problema no meu G4 2008. Eu vinha abastecendo apenas no álcool e quando chegou na reserva abasteci com gasolina pq era madrugada e o posto não tinha álcool. No dia seguinte não funcionou e segui os passos que você ensinou aqui e funcionou. O problema é :
    Mesmo depois de deixá -lo meia hora trabalhando e rodar uns 20 minutos com ele, o problema voltou a acontecer. Pode ser que o computador ainda não reconhece o combustível?

    Obrigado.

  • boa tarde tenho um gol g42009 ….. entao precizo de ajuda meu carro esta no alcol chegol o tenpo do frioo e ele nao ppega e tem gasolina no reservatorioo mas nao injeta .. testei a bonbinha do injetaador e a vauvola esta funcionando normal ma nao injeta ,,, tipo desmontei a bonbinha e a vauvola e coloque direto na bateriaa e funcionol mas na hora que eu dou partida naao pega .. jaa olhei os fuziveis e esta tudo careto … nao sei mas oque faser a respeitoooo ta conplicaddoooo,,, me aajuda os cabo e vela sao novos ,,,,,,,, issso so acontece no tenpo do friooo

  • Eu estava com esse problema hoje, fiz oque você falou e foi batata, bateu a chave ligou..
    Muito obrigado por compartilhar conosco essa dica!!!!!! Siena 2007/08 1.0 flex.

  • Eu tenho um Celta Life 1.0 2010/2011. Toda vez que troca o combustível do carro, seja do álcool pra gasolina ou vice-versa, tenho problemas com ele. Parece que ele não reconhece o combustível trocado, e olha que a cada troca de combustível um rodo 25 km ou mais. Ele já teve as 2 sondas trocadas, inclusive a sonda 2 eu troquei no dia 10/09. Estava rodando com ele no álcool, aí eu troquei a sonda e passei pra gasolina pra ver se melhoraria, mas parece que não mudou muito. Já fiz até uma dica de “forçar o aprendizado” andando com o carro em 3ª marcha em alta rotação por um tempo, mas não está dando certo. E de manhã ele não pega, nem mesmo com o tempo quente de agora, tenho que dar um tranco nele pra poder usar. Depois que esquenta vai bem, mesmo parando ele algumas vezes. Vou aguardar até sexta pra fazer as leituras no scanner e ver se acusa algum problema.

  • José Roberto

    Bom dia, tenho uma doblo 1.8 flex ela roda na gasolina normal mais quando coloco álcool ela não pega. Já levei a vários mecânicos, mais ninguém resolve só trocam peças ai ela funciona no dia depois para novamente, só volta ao normal quando coloco gasolina.

  • Paulo Ezequias

    Só lembrando que não é totalmente recomendável a desconexão do cabo do corpo da borboleta pois isso pode prejudicar o módulo

  • Não é que funciona mesmo? Já ia chamar um mecânico que com certeza iria me tirar o couro pra vir até na minha casa, fiz o procedimento indicado e não deu outra!!! Tá funcionando normalmente, agora, se isso der problema no módulo é outra estória, pelo menos resolveu meu problema imediato e salvou meu domingo. Muito obrigado pela dica. Valeu mesmo!!!

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