Por Que Devemos Calibrar os Pneus Periodicamente ?


tyrepress1A pressão incorreta dos pneus é uma das causas mais comuns de alto consumo de combustível, e muitas vezes o dono do carro desconhece a necessidade deste cuidado, então vamos saber agora o que a pressão de ar inadequada nos pneus pode causar. O consumo de combustível foi citado por que é aquele fator que mais causa impacto no motorista, mas  há outros fatores mais importantes que consumo, e que também são prejudicados com o uso da pressão fora do especificado.

 

tyrepress2Quando o pneu trabalha com pressão baixa pressão, ele terá um acentuado desgaste das laterais da banda de rolagem e do “ombro” do pneu, superaquecimento e redução considerável de sua durabilidade, além do maior esforço dos componentes do sistema de direção e do maior consumo de combustível, pois a resistência a rolagem do pneu aumentará consideravelmente. Como o pneus estará mais macio, ele ira prejudicar a estabilidade, torna-se vulnerável aos buracos e qualquer outro obstáculo. Em dias de chuva, por estar mole, os sulcos da banda de rolagem se fecham prejudicando o escoamento da água pelos mesmo e aumentando as chances de aquaplanagem.
A alta pressão em excesso nos pneumáticos também gera desgaste precoce, seu maior sintoma é o desgaste excessivo bem no meio da banda de rolagem, sua durabilidade é reduzida e o pneu fica muito vulnerável a cortes e pancadas, além de transmitir com maior intensidade a vibração das irregularidades do solo, afetando diretamente o conforto ao rodar.
Para saber a pressão dos pneus de seu veículo, consulte o manual do proprietário ou verifique em pontos estratégicos do veículo a presença do adesivo com a indicação das pressões dos pneus.
Exemplos de pontos estratégicos: Portinhola da tampa do reservatório de combustível e na lateral da porta

Nota: Evite calibrar os pneus depois de já ter rodado bastante com ele, pois a rodagem aumenta sua temperatura, e logo a sua pressão também, tornando a indicação do calibrador incorreta em cerca de 4 psi(pounds square inches – libras por polegada quadrada.). Calibre o pneus sempre antes de sair com o carro, vá ao posto mais próximo ou borracharia.

Não esqueça do estepe, ele também perde pressão, embora ele seja pouco usado. Sempre calibre o estepe com cerca de 5 psi acima da maior pressão indicada, compensando as perdas que ele sofre devido ao tempo sem uso.


Acadêmico de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Técnico em mecânica automotiva pelo Senai-CE e IFCE, certificado Six Sigma Green Belt. Profissional dedicado a área automobilística, com 8 anos de experiência no mercado automotivo, do setor de peças a qualidade em montadoras. Atualmente participa do projeto de extensão Siara Baja da Universidade Federal do Ceará.

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