Injeção Eletrônica: Saiba tudo sobre os Sensores de Fluxo de Ar – Final

sf20Medidor de  Fluxo da Massa de Ar:

Este sensor é utilizado em sistemas que utilizam o método de cálculo Massa de Ar, neste método o sensor informa diretamente o valor da massa de ar que entra no motor, e então a ECU calcula a quantidade de combustível a ser injetada.
Localizado entre o filtro de ar e corpo de borboleta, o sensor recebe o fluxo de ar aspirado pelo motor, o qual passará por corpo aquecido. Esse corpo pode ser de dois tipos que caracterizam o sensor:

  1. Fio Aquecido – Hot Wire;
  2. Filme Aquecido – Hot Film-Grid.

Fio Aquecido:

sf21

Trata-se de um fio de platina com 70mm de diâmetro que fica exposto ao fluxo de ar, uma corrente elétrica encarrega-se de manter o fio aquecido, mas a medida que o ar flui passando pelo fio, este esfria.
A corrente elétrica no fio aumenta para compensar a perda de temperatura até que o fio atinja o equilíbrio. O valor da corrente elétrica que mantem o fio em sua temperatura de equilíbrio com o fluxo de ar é diretamente proporcional a massa de ar que passa pelo fio, a corrente é convertida em tensão de saída para ECU que irá analisar o valor encontrado. Variações de temperatura e pressão influenciam no valor da densidade do ar, o sensor é preparado para trabalhar com variações de fluxo na faixa do milissegundos. Tamanha precisão é prejudicada pela incapacidade do sensor em detectar para qual direção essa massa de ar está fluindo, com isso o sensor pode enviar sinais incorretos em determinadas situações.

sf22Para a manutenção da temperatura do fio fino, é utilizado um circuito de malha fechada, que nada mais é do que uma ponte de wheatstone e um amplificador. Este circuito também monitora o sensor de temperatura, que é outro fio fino sendo este um resistor em regime de temperatura – Termistor.
Com a função de assegurar o perfeito funcionamento do sensor, ao ser desligado o motor o sensor ativa o seu processo de limpeza. Detritos carregados pelo ar podem contaminar o fio, o processo de limpeza é o aquecimento do fio por alguns segundos para queimar qualquer sujeira que esteja impregnada no fio, a temperatura de aquecimento pode chegar a aproximadamente 1000ºc.

Filme Aquecido:

Crédito foto: http://mafsensor.com/

Crédito foto: http://mafsensor.com/

Neste caso o corpo aquecido é um filme de platina, o filme contem um substrato onde está todos os elementos de medição e controle do sensor.
O substrato é uma plaqueta de cerâmica que abriga o resistor de aquecimento e o sensor de temperatura. Trabalha de forma similar ao fio aquecido, também possui um circuito interno de malha fechada, mas não dispõe de estratégia de limpeza do sensor, pois sua posição é favorável ao arraste de sujeira pelo fluxo de ar, o pequeno acumulo que pode se formar é na parte frontal do sensor.

Funcionamento do Sensor:

Ao ligar a ignição do veículo sem dar a partida, o sensor já começa a trabalhar, mesmo enviando a ECU um sinal de 0 volts, pois não ainda fluxo de ar no motor.
Quando o motor começa a funcionar, o fio ou filme aquecido troca de calor com o ar que flui pelo coletor, assim o valor informado pelo sensor será diferente. Caso ocorra alguma variação na temperatura do ar, ela será percebida pelo sensor de temperatura. A temperatura de trabalho destes sensores podem chegar a cerca de 200º.

O que é o sinal do sensor para ECU ?

O sinal que é enviado para ECU é utilizado para determinar a carga do motor, o quantidade de combustível a ser injetada(principal), quando vai ocorrer a centelha da vela de ignição e em veículos automáticos ajuda a determinar o momento de um mudança.

Confira o vídeo sobre o sensor MAF na coluna ao lado:

Aplicações:

  • Alfa Romeo 156 2.5 24v;
  • Alfa Romeo 166 3.0 v6 24v;
  • Chevrolet Calibra 2.0 16v;
  • Chevrolet Vectra GSi 2.0 16v;
  • Fiat Marea 2.0 Turbo;
  • Fiat Stilo Abarth 2.4;
  • Audi A3 1.8 Turbo 20v;

Sistemas:

  • Di – Motronic;
  • Me – Motronic.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

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  • Tenho um Audi a3 150 cv. O carro morreu outro dia quando acelerei um pouco mais. Depois não pegava, pegava mas morria em seguida. Mecânico falou que era este sensor de fluxo de ar. Ao desconecta-lo o carro funciona, mas faz um barulho de assobio, se conectar o carro morre na hora. A peça foi trocada e o problema persistiu. O que pode ser?

    • Que tal fazer uma busca no coletor de admissão, pode estar tendo alguma entrada falsa de ar. É importante verificar isso antes de qualquer troca de peça.

  • Boas tardes
    Tenho um stilo abarth 2.4 de 170cv, aconteceu me exatamente o que aconteceu ao Sandro , o carro pega e fica a trabalhar mas apenas durante 2segundos e desliga-se não sei se é muito comum isso acontecer ou não mas estou preocupado
    O que posso fazer?
    Será o sensor de massa de ar?

  • Anderson me ajude por favor,tenho uma Audi A5 motor turbo,meu carro faz 3 meses q vem dando trabalho e gasto,o carro começa a falhar e a luz da anomalia acende,levei para o oficina,já me trocaram 4 bobinas,velas,limpeza de bico até de posto de gasolina troquei,o carro fica bom,depois de 2 semanas volta a persistir o defeito,tinha um golf com o mesmo problema e o mecanico trocou essa peça(sensor refluxo de ar)e o carro melhorou;Será que se trocar essa peça(cara)eu resolvo o problema,obrigado.

    • Depende Sandoval, são carros diferentes. O correto é fazer um mapeamento da leitura dos sensores, e então será possível visualizar se o sensor de fluxo de ar está com problemas.

  • Claudiney Batista do Nascimento

    Amigo, tenho um Audi A3 1.8 turbo automático, o carro não corresponde a aceleração , e de repente morre, vi alguns comentários sobre o catalisador, vc acha que pode ser isso?

  • Andersen boa tarde.
    tenho uma nissan pathfinder 99 o carro faz um falhamento após uns segundos o carro morre.
    mexo na tomada do sensor de fluxo de ar e o carro volta a funcionar normal mas quando eu solto a tomada o carri torna a falhar.
    a tomada pode está com folga ou o sensor que então danificado?
    Alguma resposta por favor

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