Injeção Eletrônica : Corpo de Borboleta, a aceleração eletrônica!

tbi1A ECU monitora tudo que entra e que saí do motor, os gases de escape pela Sonda Lambda, o ar admitido pelo sensores de fluxo, e de certa forma com o auxílio do sensor de posição da borboleta. Pode-se dizer que o Corpo de Borboleta regula o fluxo da massa de ar para o motor e isto implica na carga que o mesmo trabalha.
Montado entre o Filtro de Ar e o Coletor de Admissão, o Corpo de Borboleta(chamado antes de TBI) guarda apenas na aparência a semelhança com o Carburador, e por algum tempo utilizou o Cabo do Acelerador. O cabo era uma haste metálica que ligava o pedal do acelerador a Válvula Borboleta, ou seja, a abertura da borboleta era determinada totalmente pelo motorista, o sensor de posição da borboleta monitorava esta abertura, e então a ECU determinava pelo ângulo de abertura a massa de ar que entrava no coletor, logo a quantidade de combustível a ser injetada.

 

Acionamento por cabo (Sem drive-by-wire.) :

tbi5Em suas primeiras versões o acionamento da borboleta era diretamente controlado pelo motorista, um cabo metálico ligava o pedal do acelerador a válvula borboleta. Com isso o controle da marcha-lenta era feito pelo Atuador de Marcha-Lenta, que funcionava com um motor de corrente contínua chamado Motor de Passo. O motor controlava a abertura (By-pass.) por onde uma quantidade suficiente de ar passava por ela quando a borboleta encontrava-se fechada. O sensor de posição da borboleta monitorava o ângulo de abertura da borboleta, e enviava essa informação a ECU, que determinava a massa de ar que entrava no coletor, então quantidade de combustível a ser injetada.
Este tipo de Corpo de Borboleta foi substituído por um eletro-mecânico com a chegada da Filosofia Torque.

Corpo de Borboleta Motorizado :

 

tbi3Com a incessante busca pela máxima eficiência dos motores, o controle mecânico do corpo aos poucos foi sendo substituído. Passando a ser um atuador eletro-mecânico, pois um motor elétrico de corrente continua atua sobre engrenagens, onde uma destas está ligada ao eixo da borboleta. Também integrado ao corpo está o sensor TPS(Sensor de Posição da Borboleta de Aceleração.) que monitora a abertura da válvula, este sensor faz parte de um controle integrado do acelerador eletrônico – que já foi falado aqui.

Em sua versão motorizada o corpo faz parte de um sistema integrado de acelerador eletrônico, neste sub-sistema é feito um controle cíclico que parte do Módulo do Pedal de aceleração,(o próprio pedal é o módulo.) passando pela ECU, corpo e TPS, para então retornar a ECU, agora não é o motorista que determina a aceleração do veículo, e sim a interpretação da ECU sobre pressão que o motorista exerce no pedal, transformando-a em torque efetivo do motor(Filosofia Torque.).
O controle da marcha-lentar feito pelo motor de passo também entrou em desuso, o corpo passou a realizar essa atividade pela própria abertura da borboleta(comandada pela ECU.). Claro é sempre bom lembrar dos padrões auto-adaptativos que influenciam bastante na posição da borboleta durante a marcha-lenta.

Sujeira no Corpo, motor fazendo corpo mole…

Um dos problemas mais comuns com o corpo é o acumulo de sujeira em orifícios calibrados e/ou no pequeno espaço entre a borboleta e as paredes do corpo. Muitas vezes tal problema é difícil de detectar sem que se desmonte a caixa de ar(onde está alojado o filtro de ar.) e as mangueiras ligadas ao corpo. O acúmulo de goma ou sujeira no corpo causa falhamentos no funcionamento do motor, até mesmo com o motor em temperatura de trabalho ocorrem falhamentos que prejudicam a dirigibilidade do veículo.
De certa forma nunca podemos atribuir tal problema apenas ao corpo, mesmo que ele esteja sujo é importante verificar coletor e mangueiras ligadas ao corpo. Constatada que mangueira de ar e adjacências estão conformes, parte-se para a retirada do corpo, mas antes, não esqueça de se certificar de que todos os fios e conectores dos sensores estão soltos e em hipótese algum gire a chave com eles desligados. Observe bem se há depósitos de sujeira, goma e uma fina camada de óleo nas paredes do coletor, estes detritos são provenientes muitas vezes de corpos sólidos que conseguem ultrapassar o filtro de ar ou por meio de uma entrada falsa de ar, e chegam até o corpo. Há também os vapores de óleo(Suspiro do óleo.) e do combustível que são reaproveitados pelo motor. Acontece que esses gases impregnam o corpo e obstruem a passagem do ar.

Limpando o Corpo de Borboletas :

tbi4Embora não pareça, a limpeza do corpo é uma atividade que exige alguns cuidados, o uso de solventes e do conhecido Car80 requer atenção no momento da aplicação do produto. O objetivo do produto é dissolver a goma e a carbonização provenientes dos vapores de óleo(Suspiro do motor.) e combustível(válvula de purga do Canister.) que por ali fluem.
Por muito tempo aplicava-se o Car80 diretamente no corpo de borboletas com o motor em funcionamento, acontece que todo aquele produto que por ventura era queimado pelo motor, oxidava atuadores e desgastava as mangueiras, não raro o motor apresentava problemas pouco tempo depois de aplicado o produto.

 

O procedimento correto para limpeza é retirar o corpo do coletor e efetuar a limpeza manualmente, pode sim usar produtos como Car80 e semelhantes, mas deve-se atentar para que o produto não entre em contato com o sensor do posição da borboleta. A posição na qual o spray é aplicado é muito importante, para evitar que o mesmo escorra pelo eixo da válvula borboleta e oxide o selo de vedação do eixo, a consequência disso é que o sistema terá uma entrada falsa de ar, sem falar na possibilidade de que o fluído adentre no corpo, o ideal é que o corpo seja limpo em posição vertical, com o sensor virado para cima aplique o produto para que o mesmo escorra para baixo.

Outra forma interessante de limpar o corpo é com gasolina, e de preferência diluída em água. Não é tão forte quanto um solvente, mas consegue retirar a sujeira impregnada nas paredes do corpo sem ter uma ação tão agressiva como os solventes. Utilize um pincel molhado na gasolina para retirar o acúmulo de sujeira do coletor, e nunca coloque o corpo de borboletas diretamente em um recipiente com gasolina, existe a possibilidade do combustível contaminar os componentes eletro-mecânicos do corpo.

Monoponto e Multiponto, no que TBI e Corpo de Borboleta diferem um do outro :

tbi2Muitos componentes foram alterados ou simplesmente entraram em desuso quando os motores passaram a utilizar injeção eletrônica, o principal deles, o Carburador deu lugar ao corpo de borboleta como foi dito acima. Contudo, o corpo de borboletas também passou por alterações importantes, principalmente quando os sistemas de injeção deixaram de ser Monoponto, para se tornarem Multiponto(leia mais.).

Em motores monoponto o TBI(como era chamado, devido ao fato de alocar vários componentes.) abriga alguns componentes do sistema de combustível do veículo, principalmente a Válvula Injetora(Bico Injetor), neste sistema apenas um bico injetor alimenta todos os cilindros do motor, o TBI além de servir de suporte para a válvula também abriga o Regulador de Pressão, e demais sensores. As mangueiras da linha de combustível se ligam ao corpo que possui um By-pass próprio para retorno do excesso de combustível ao tanque.

Quando os sistemas de injeção passaram a adotar o tipo multiponto, melhor, mais eficiente, porém mais caro; o corpo de borboletas ficou mais livre… Apenas o sensor de posição e dependendo do sistema, o Atuador de Marcha-lenta estavam abrigados no componente. E como visto acima, no seu início possuía cabo do acelerador que deixava o motorista totalmente no controle da abertura da borboleta. Atualmente o corpo de borboleta é controlado pela ECU.

Crédito Fotos :

TW2 Multipeças;
Dual Bombas;
Gas Point;
Dicas Mecânicas;
Celta Clube;
TurboMagazine.

 

 

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

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  • Antonio Jorge

    Muito interessante sua explicação sobre o funcionamento da IE,sou aficcionado por esta área da eletrônica automotiva.

  • tada ves que eu piso na embreagem do meu celta,a rotaçao do motor sobe de repente por que?

    • Existe uma provável falha no seu motor, uma provável entrada falsa de ar no momento da admissão, apenas desmontando o coletor de admissão e agregados para verificar se existe tal falha.

  • Anderson Loes

    Boa tarde, meu carro quando acelero muito parado ou as vezes to andando ele liga o EPC e perde rotação e força o que será que esta ocorrendo?

  • focus 2.0 duratec gasolina ano 2009, funcionamento normal até os 5 mil giros, depois não sobe mais… pode ser sujeira do tbi ? o que mais poderia ser ??? obrigado

  • Boa Tarde, tenho um City 2009/2010 manual que aos 84mil km começou a apresentar ao sair na 1ª marcha e 2ª marcha um tipo de engasgo, um tranco, em marcha lenta funciona aos “tropicões” e na saída não obedece a pressão suave do acelerador e de repente arranca com tudo. Pergunta este problema pode ser por causa do conjunto de aceleração (como esse corpo de borboleta)? ou pode ser outra coisa, já troquei de posto de combustivel por pensar que fosse a qualidade mas o problema permanece. Não apresenta nenhuma luz como o EPC ligada no painel.

  • Boa tarde, tenho uma dodge dakota v6 1999 com GNV, não sei mais o que fazer, aqui em Salvador achar mecânico que saiba trabalhar neste carro é um sufoco, existe um bando de doido que falam um monte de abobrinha, meu problema é que o carro na marcha lenta na gasolina só fica acima dos 1200 giros e da um repente pra 1600 até 2000 giros, mas no GNV não fica assim, já testei tudo, acusou uma vez o MAP, mas este carro sofreu uma mudança de posição da ECU para dentro do veiculo e tinhas fios meios ruins, já troquei estes fios e o motor de passo, mas não resolveu, to andando porque o mecânico teve a ideia de posicionar o motor de passo em 900 giros na gasolina e com o carro desligado retirou o conector do mesmo e colocou um motor de passo por fora, assim to andando no GNV, ele funciona na gasolina de manha por um tempo, mas logo vai à 1600 giros, mesmo com motor de passo desligado, no GNV ele altera tbm, as vezes de 900 até 1200 giros e volta para 1000 giros, muito louco isto, pois o motor de passo tá desligado. Agora ele diz que tenho que trocar os simuladores do kit GNV e o sensor de borboleta. Por favor me ajudem, este carro é minha ferramenta de trabalho, desde já agradeço

  • wellyton mafra

    bom dia.
    Eu tenho um gol g4 ano 2010 e o carro ta com falha ele corta a acelerasão do carro, e eu tirro o pe do acelerador e acelerro de vouta ele vouta no normal.
    O pode ta acontecendo?
    desde ja agrdesso bom dia

  • carlos albeto de oliveira

    ola amigos. tenho um citroen zx queria saber se facil limpar o corpo da borboleta

  • anderson dos santos

    boa noite, eu tenho um Peugeot 207, e passei no scaner e acusou algo no tpi, mas ninguém sabe o que fazer, ele fica acesso a luz no painel, e o carro perde potência. O tpi causa isso

  • anderson meu carro aconteceu a mesma coisa e era a bomba de agua do carro acredita
    me disseram que acusou no scanner que era o corpo de borboleta
    fica esperto porque tem muitos sacanas por ai querendo nos roubar

  • Anaxiandro Vieira

    Anderson dos Santos, o meu Peugeot 207 apresentou o mesmo problema aos 55000KM. Na concessionária passaram o scanner e acusou o corpo de borboleta por 2 vezes em 1 semana como problema.Fizeram limpeza e tudo mais no bicho. Realmente o problema é esse, só que como esse problema é intermitente e quando eu desligava e ligava de novo ele voltava ao normal, resolvi continuar em observação. O próprio mecânico da Peugeot sugeriu isso. Pra minha surpresa, há mais de 3 meses tudo voltou ao normal novamente e até a luz indicativa de problema do motor no painel apagou. O detalhe é que a peça custa quase R$800.

  • Vilmar Ribeiro Dos Santos

    Boa noite tenho um focus ano 2006 automatico 2.0 motor duratec, o carro quando está frio fica normal, quando esquenta ele corta aceleração com 5mil giros

    • Seu carro está andando normal ? Consumindo normal ? Retomando com vigorosidade e bastante torque ? Pergunto isso pois carros automáticos só esticam o giram quando acionado o comando S – Sport.

  • tenho clio 1.0/ 16v. o funcionamento vai só até 3rpm ñ desenvolve a potencia toda oque será…

  • oi eu sou zenir

    eu tenho um citroem c3 ano 2005 a gasolina e ele começou a ter um problema quando ele esquenta ele comessa a falhar ele da ums corte como se fosse a bomba de gasolina mas não e a bomba os mecânicos já fizeram de tudo e não descobrem porque não acusa nada oque vc acha oquepode ser? me ajudem por favor.

  • Olá, tenho um astra 1.8 2001 e estou enfrentando um problema desde que o comprei de um cidadão em 2014 agora. Acredito que em 70% das vezes que piso na embreagem em baixa velocidade o carro morre, mas apenas acontece isso quando estou no GNV, será que tem a ver com esse corpo de borboleta? Aquele símbolo amarelo no painel também fica aceso, mas quase nunca acende na gasolina, é apenas no GNV.

  • paulocesar_barros@hotmail.com

    Boa noite! Tenho uma dakota v6 gasolina 99 e tenho o mesmo problema que o amigo Jackson forte referente à variação de aceleração na gasolina no gás natural algumas vzs funciona normalmente que pode ser o mecânico mandou trocar atuador de marcha lenta trocado defeito continua grato desde já.

  • Comprei um focus 2003, e quando fui andar com o carro para fazer o teste ao ligar o ar condicionado o carro morria, o ex dono disse que teria que trocar o atuador de marcha lenta, segundo seu mecânico, então ele o fez antes de me entregar o carro, a principio o problema teria sanado, mas voltou a acontecer,o que poderia ocasionar isso? Detalhe até com o ar forçado o problema aparece.

  • Bom dia, eu estou com um problema de falha de IE que é mostrado no painel,já troquei o tbi e nada continua acendendo a luz de pane e cai a velocidade,apos desligar e ligar ele volta a funcionar,alguém sabe me dizer algo já que levei no mecânico e ele não descobre.
    Renault clio 2008 1.0 16v flex

  • Marcos Damião

    Prezado boa noite, tenho um ford focus 2010/2011 2.0 Duratec Flex, apresentou vários problemas de perda de potência, engasga, tremendo tudo e em alguns casos, trava o conta giros em 1000rpm, a velocidade não passa de 20KM/H, acende a luz de injeção eletrônica, e só volta a funcionar, quando desligo o carro, deixo um tempo de 1 minuto desligado e depois voto a ligar ele volta a funcionar, as aí a luz da injeção fica acesa não apaga. Esse problema acontece, depois acho que o computador de bordo corrige, e o problema some, aí se eu acelerar o carro pisando fundo sem ir acelerando paulatinamente, volta a dar, aí desliga-se o carro e faz os procedimentos todos. Quando esse problema deu de novo fui com o carro até a autorizada ford a 20km/h com ele travado e a luz acesa da injeção para eles poderem avaliar o problema. Fez o diagnóstico via escaneamento e foi trocado a Corpo de Borboleta. Problema sanado, andei 6 meses, acelerei fundo votou a dar o problema, escaneado verificou-se a troca de um dos bicos injetores. Resumindo: Se acelerar fundo dá o problema e a ford escanea daqui e dali e trocou-se as sondas lâmbidas, também e por último no dia 30/07/2014 trocou-se novamente o corpo de borboleta. Agora passado 3 meses acelerei e deu de novo: Luz acesa da injeção, e perda de potência e o carro parece afogado e trabalhando em 2 ou 3 cilindros. Escaneado novamente apresentou: temperatura da água interna no motor de -20 graus centígrados e a de ar -40 graus centígrados, erro C1750 Código Reservado Defeito Permanente no Painel. Esse código diz respeito a Sensor do Pedal do Acelerador com falha. Estou programado para para fazer a revisão dos 60.000KM, e nesta revisão estarei trocando as bobinas de ignição. A consultora técnica da Superfor me disse que está com um ford focus que teve os mesmos problemas trocou tudo , mas o problema estava no sensor que fica dentro do catalizador. Pergunto: será que este sensor do pedal do acelerador pode interferir nesta perda de potência e corrigir meus problemas? Evitando, assim que eu tenha que reparar também o sensor do catalizador? Percebi que na ford eles reparam e tratam os problemas por tentativas de acertos e erros…e não dão uma solução definitiva. Não verificam todos os pontos elétricos e mecânicos para uma solução. Carro com um conceito muito bom, inovação de tecnologia, conforto, potência, mas estou muito decepcionado na escolha. Desde já agradeço sua especial atenção, fico no aguardo, Abraço Marcos.

    • Alan Boaventura

      Marcos bom dia!
      Você conseguiu resolver o problema do seu focus?
      Já troquei o bico injetor do meu Duratec 2.0 2010 três vezes e novamente está com a luz da injeção acesa e com perda de potência.
      Também reparei que o pessoal da ford age por tentativa e erro…
      estou no aguardo antes de trocar o bico novamente.
      abraço

    • Oi Marcos também tenho um ford focus 2010/2011 duratec 2.0 ghia com o mesmo defeito do seu e de muitos. EM UMA BREVE PESQUISA NA INTERNET e na concessionária eu constatei que essa versão vem dando muito defeito inclusive conheço mais duad pessoas de minha cidade com o mesmo carro e defeito. Eles queriam trocar o corpo de borboleta mas somente pra testa eu ia ter que pagar 1300 reais fora a mão de obrar pra testar pois o defeito é intermitente.
      Falei que isso poderia ser uma situação de extensão da garantia para troca da peça mas eles falaram que a ford nao faz mais isso. Resumindo quase provoquei um acidente em uma viagem pois estava a 120km/h e o carro do nada cortou o giro diminuindo bruscamente a velocidade.
      Em uma conversa com um mecanico da propria ford deixou escapar que isso tem acoacontecido em muitos carros e nao tem solução as pessoas acabram vendendo sem solucionar o defeito.

  • Andre Ernesto

    de

  • Olá! Tenho um peugeot 206, ele está com a luz da injeção acesa direto, em marcha lente sua aceleração fica oscilando. andando normal o motor fica morrendo toda hora. O que pode ser?

  • Ronaldo Viana

    Tenho peugeout 206 1.6 16 v ele fica n lenta derrepente nao passa de 1500 giros tanto parado quanto andando desligo e volto a ligar e pega e as vezes demora a normalizar…qur pode ser isso…grato

  • Sidinei dos reis

    Bom comentário técnico. Queria saber sobre o que esta acontecendo em veículo Fox 1.0 Route 2008/2009, já fiz todo o serviço de injeção, mas ao passar o aparelho eletrônico tudo Ok. Mas estou em uma rodovia que tem trepidação na pista ocorre uma falha de aceleração, quando acelero o veículo fica falhando na aceleração. Grato,

  • Gilmar Oliveira

    Bom dia amigo, tenho um Astra 2.0 8v 2003 que de uns tempo pra cá está trabalhando com giro muito alto as vezes sozinho vai até 2.000rpm. já troquei Atuador de Marcha Lenta, Sensor de Borboleta, fis limpeza dos bicos injetores. não sei mais o que faço. Att, Gilmar

  • A Minha válvula estava dando curto queimado sensor e meu mecânico desligou só que a luz da injeção fica acesa .
    a mais de 5 mês. vis Linpeça no sistema . ela pode fica assim.

  • Bom dia! Tenho um Palio 1.0 16V fire 2001/2002 o mesmo esta apresentando o seguinte problema, quando estou andando ele perde a potencia, vc acelera e ele não responde a aceleração foi passado o aparelho e o mesmo acusou que o corpo não esta trabalhando corretamente. ja pedi um TBI novo, minha duvida e o problema acontece com mais frequência quando passo por buracos e trepidações o problema acontece sera que pode ser alguma falha elétrica no sistema?

  • Tenho um polo sedan 1.6 e às vezes, quando estou dirigindo, acelero, mas ele não responde e insisto e ele acelera subitamente (enquanto meu pé está pressionando o acelerador), mas algumas vezes ele desliga. O que pode ser?
    Troquei cabos e velas..
    Abraço.

    • Hildo, o que posso te dizer é que deve ser verificado o funcionamento do seu pedal do acelerador. Visto que ele é eletrônico, pode estar havendo algum problema.

  • Cleber De Assis pereira

    olá boa noite , bom pe,lo que venho falar tenho um fox modelo 2005 1.0 flex ele ta me dando uma dor de cabeça,mas é de lua, quando vou ligar de manhã ele as vezes não quer pegar ai vou lá abro a tampa, pego uma pontinha de uma faquinha que tenho viro a borboleta do TBI e dou a partida ai ele pega, depoiis fdesligo, e ligo de novo, e pega mas tem horas que tenho que fazer isso umas duas vezes forçando a borboleta pra pegar, ja levei trokaram sençor de aceleração , fizeram um monte e coisa ai fica bom durante uma semana depois me volta de novo 0o problema,ai vou lá e viro a borboleta, resumindo só to gastando e não to acahndo a solução, ja trokei cabos de velas,velas, limpeza de bico, tudo e nada, to com medo de comprar outro TBI, gastar muito e não for o TBI, tbm, o que vc me sugere, desde de já agradeço pela atenção, boa noite,..espero uma resposta, SE o Anderson dias poder me dar umas dicas ficarei muito agradecido,me envie a resposta no meu email…abraço..

  • Olá, tenho um novo uno vivace 1.0 com 73000 KM rodados este carro ascendeu a luz amarela e logo perdeu a aceleração e de vez em quando esta luz apaga mas quando acende novamente o carro perde a aceleração, levei no mecânico ele disse que terei que trocar o TBI é isso mesmo ou tem outra solução?
    Desde já agradeço a orientação.

    • O problema pode estar em outro componente. Claro que vale uma investigação melhor Michelle, tente levar em outra oficina para comparar os diagnósticos e evitar o troca-troca de peças.

  • olá Anderson tenho um focus 2.0 2009 automático, as vezes quando vou parar no quebra bolas ou em um cruzamento ele apaga e no painel quando da partida aparece “sistema de direção avariada, sebe me dizer se tem uma coisa a ver com a outra ?

  • Bom dia! tenho um focus 2009 2.0 motor duratec. quando paro em sinal ou em engarrafamento, a marcha lenta dá umas osciladas (quase morre e acelera sozinho, umas duas ou tres vezes) antes de estabilizar em 1000 giros. o que pode estar acontecendo? Grato.

  • boa tarde, tenho uma hilux 2.5 diesel 2006 e a luz de falha do painel ascende e perde a força, tenho que desliga-lá e ligar novamente para as luz apagar, o mecanico fez a limpeza na tubagem de admissão , corpo da borboleta, testou o sensor de posição da borboleta de uma outra camionete e continuou o mesmo defeito, trocou o filtro de combustivel que ja havia trocado a 2 meses e nada de sanar o defeito, alguem poderia passar algum conhecimento?

  • Tenho um clio 2006 1.0 16v flex, lando com o carro uma vez por semana, acontece que algumas vezes dou umas 10 partidas e o motor não liga, outras vezes liga sem problemas alguém pode me ajudar?

  • tenho um fox 2006 1.0 está apresentando o seguinte defeito , com ele em movimento,perde a força e morre,já foi feito limpeza,trocado vela,bomba de combustível,filtro ,corpo da borboleta mas o defeito continua estou cansada alguém pode me dar uma luz

  • Rafael Sampaio de Arruda

    Boa noite!!!

    Meu carro apresentou falhas na injeção eletrônica, foi passado o aparelho para detectar o problema, o mecânico me disse que era no sensor do pedal do acelerador…posso confiar?

  • sidinei dos reis

    Boa noite! Meu veículo é um fox 1.0 route 2008/2009, fiz toda troca de velas, cabos, inspeção na unidade eletrônica, troca do corpo de borboleta, válvula canister, limpeza de bicos, todos estes itens, e não foi resolvido o problema de falha de aceleração, quando forço para alta velocidade começa a falhar, não mantem cai a velocidade e fica falhando o funcionamento do motor, mecânico passa o aparelho e não detecta defeito ou falha.quando comprei este veículo ele estava com 35.000km rodados.

  • Tenho sentra 2007 modelo 2008 ligo ele mas não anda passa a maquina para escânia não aparece nada o mecânico disse que é a cabeça do acelerador ele anda muito devagar mesmo
    Desde já agradeço

  • Ola!tenho um peugeot206 1.0 16v 2001,ele esta com seguinte problema,ele liga,mais não tem aceleração,a luz da injeção fica acesa,já testei o modulo continua com o mesmo problemq

  • Paulo Renato

    Boa tarde, tenho um fiat stilo 2005 16v 1.8 ms, com motor GM, e ele está oscilando muito na lenta e as vezes apagado do nada, principlamente quanto paro em sinal, e também esta com uma dificuldade enorme de pegar, levei no mecanico e ele me disse que tem q trocar o TBI para melhorar o carro, ele passou o aparelho e não mostra nenhum erro ou avaria, isso pode resolver?

  • Ola boa noite. Tenho dodge dakota 2.5 gasolina e Gnv mas estou com um poblema desde q comprei ela não tem força e anda menos q um carro mil, ja troquei vela cabos corrente do motor e nada parece q esta fora do ponto, na 3 marcha ela passa de 4,000 giros mas na 4 marcha e 5 marcha nao sai de 2000 rpm sera q e o sensor da borboleta….pois passemos no aaprelho com ela andando e acusou q quando acelero pouco o giro aumaenta e quando acelero muito o giro dela cai tipo marcha lenta…. se alguem poder me ajudar agurdo resposta .. obrigado

  • Olá , Boa Tarde … Tenho uma Palio Weekend 1.0 16v , está com problemas é eu andar a poucos metros com o carro a luz de injeção acende e o carro perde a aceleração , fiz limpeza no TBI e durante 9 dias não acendeu , posteriormente veio acontecendo com muita frenquencia , comprei um novo TBI troquei e durante 7 dias não acendeu , depois acendia de vez em quando e perdia a potencia , agora vem ocorrendo constantemente , não sei mais o que fazer , já gastei muito com essa peça TBI e nada foi resolvido , o que pode ser essa luz de Injeção?? que está atormentando o meu juízo.

  • http://www.depperautopecas.com.br/index.html
    VENDEMOS CORPO DE BORBOLETA E PEÇAS PARA INJEÇÃO.

  • boa noite! tenho seat ibiza 1.4tdi 2007, ele fica acelerado ele esta na rua quando tempo esta quente ou anda bom bocado na estrada fica acelerado as vezes com toque de acelerador para outras vezes nao. chega tar mais 10 rotaçoes. que acham que é? ajuda.

  • Bom dia,

    tenho um Peugeot 206 1.0 16v , está acendendo uma luz amarela no painel, o carros perde rotação e fica sem força,levei em vários mecânicos mas nenhum consegue resolver, troquei muitas peças inclusive o corpo da borboleta, alguém teria alguma dica.

  • boa tarde, tenho um celta 2005 motor 1.0 gasolina e estou tendo um problema serio com ele, que mecânico nenhum consegue achar o defeito, as vezes o carro fica sem lenta de uma vez, e ao mesmo tempo ele já fica acelerado é tipo como se eu ficasse bombeando o pé no acelerador. outras vezes eu ligo o veiculo e quando vou sair com o carro, ele simplesmente não sai do lugar, parece que engole a aceleração e demora uns 10 a 15 segundos ai o carro tem aceleração normal e sai, alguém poderia me ajudar por favor. desde já agradeço

  • O mecânico fez uma limpeza do corpo de borboleta do meu gol g5,sem retira-lo, somente jogou o car80 e ficou acelerando por alguns minutos, neste momento ele parecia que ia morrer, será que causará algum problema futuro.
    Porque vi em alguns comentários que devia ser zerado os parâmetros???

    • Seria importante zerar os parâmetros sim. Entretanto, o procedimento de limpar o corpo de borboleta aplicando o Car80 com o motor em funcionamento não é mais utilizado, pois o Car80 acaba por contaminar partes do motor por onde ele passa, há casos que até a sonda lambda é prejudicada. Então, daqui por diante evite realizar a limpeza do corpo de borboleta dessa forma. O correto é sua retirada, e limpeza fora do motor, e então fazer sua adaptação via scanner.

  • eu tenho um citroem c3 ano 2005/06 a gasolina e ele começou a ter um problema quando ele esquenta ele começa a falhar ele da uns cortes. Me ajudem por favor.

  • EDDDDDDDI@HOTMAIL.COM

    UM CONSELHO, NARA, LEVE SEU CARRO A CONCESSIONÁRIA CITROEN E SUBMETA-O A UM CHECK P (REVISÃO) DO SISTEMA ELÉTRICO E DE INJEÇÃO. FUJA DE PICARETAS DE OFICINAS QUE SIMPLESMENTE APLICAM O CAR80 DESCONTROLADAMENTE SEM CONHECIMENTOS TÉCNICOS. PAGA-SE UM POUCO MAIS CARO, PORÉM É MAIS SEGURO E ACONSELHÁVEL. SOU MECÂNICO COM MAIS DE 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM CARROS FIAT, APESAR DE SER OUTRA MONTADORA, JÁ QUE A SUA É FRANCESA PORÉM OA LÓGICA É A MESMA. BOA SORTE!

  • boa noite.tenho um peugeot 206 e ele ta acendendo a luz de injeçao e a do freio de mao e nao da partida,ja levei no mecanico que diz que e avalvula canister .sera?

  • Boa tarde, tenho um Ford focus 2010/2011 quando acelero em rotação abaixo de 2000rpm apresenta uns tranco deixando o carro frouxo.Ja fiz todos teste com rasteados,troquei vela filtro combustíveis limpeza no corpo borboleta defeito e intermitente.Se algum já passou pro isso me ajude por gentileza.

  • Boa tarde, possuo um honda accord ano 96 que está com luz da injeção acesa porém qdo ligo acelerando ela não acende mas qdo tiro o pé e deixo na lenta logo a luz acende.Poderia me dar alguma dica pois o carro é excelente e tenho a bastante tempo.Desde já agradeço.
    Daniel.

  • Boa noite!
    Tenho um agile 2010 LT e estou com um problema que ninguém consegue resolver. O carro de uma hora para outra começa a tremer e perder força, aí a luz de anomalia começa piscar. Isso leva de 5 a 15 minutos, depois volta ao normal. Já troquei catalisador, cabo de vela, vela. Já fiz limpeza de bico e TBI, mas nada resolveu. Não sei mais o que fazer.

    • Franklin, sendo “Franko” é difícil para eu te dizer qual o problema do seu carro. Problemas assim são resolvidos após uma extensa investigação. As oficinas que trabalham no método das tentativas… troca isso, troca aquilo, dificilmente acertam a causa do problema.

      Eu investigaria:
      Pressão de combustível, relé da bomba, sinal da ecu para a bobina e sensor map.

  • Não é “suspiro” do motor, este termo surgiu entre mechânicos de fundo de quintal. O termo correto é RESPIRO do motor.

    • É verdade.

      Na verdade o termo correto é tubulação do Blow-By, ou Pressão Positiva dos Vapores de Óleo devido a pressão criada no cárter por conta dos vapores de óleo provenientes do dito cujo, que não conseguem passar para a câmara de combustão devido aos anéis de seguimento.

      Suspiro, respiro, espirro… são todas formas vulgares de dizer isso.

  • olá, tenho um gol g5 1.0 ano 2010 e ele tem um defeito que não consigo quem ajeite: o carro tanto em baixa ou alta rotação ele corta a aceleração que fica bem suave e o carro perde a tração (acelero até o fim e ele não anda nem aumenta a aceleração) só volta ao normal se eu fizer várias acelerações rápidas. geralmente isto acontece quando passo por calçamento ou o carro leva algum solavanco. estou na dúvida, já testei a bobina e os bicos injetores e nada, acho que possa ser a sonda lambda, corpo de borboleta ou o próprio acelerador. o pior é que os mecânicos daqui parecem não ser de nada e não tão nem ai para aprender, o que faço amigão?

    • Sem esse problema ocorre sempre que você passa por superfícies irregulares, é importante verificar se há algum sensor com conector mau conectado. As vezes parece mais simples do que pensamos…

    • Antes de tudo, peça para verificar todos os conectores de sensores e atuadores do sistema, as vezes o problema é mais simples do que pensamos…

  • Willim marques

    Meu carro, uma ranger ano 13 estar com o corpo de borboleta melado de óleo, oq estar ocasionado isso? Me ajude por favor

  • Olá, sou uma feliz, atualmente muito infeliz, proprietária de um Ford Focus 2.0 2011 motor Duratec.
    Já coisa de 1 ano o carro apresentou falha no sistema de injeção. Levei à oficina e trocaram uma das bobinas. Nessa mesma época troquei o coxim direito do motor, um que é hidráulico e bem caro. O amortecedor traseiro direito também estava um pouco gasto, mas dava pra rodar mais.

    Em agosto, o carro apresentou algumas falhas e chegou a ascender a luz da injeção. Abastecemos com gasolina aditivada e rodamos bem. A luz, no dia seguinte, apagou.

    No início do mês de outubro, com a alta da gasolina, resolvi abastecer com etanol. Ai a coisa danou. O carro ficou horrível, sem condições de rodar. Levei à uma outra oficina, já que na primeira não senti muita confiança quanto à certeza de que a troca da bobina resolveria. Nessa outra oficina trocaram as 4 velas, limparam os bicos e zeraram os erros do módulo. Aproveitei para trocar óleo e filtros, além dos amortecedores traseiros.

    Sai da oficina às 18h e a luz da injeção ascendeu na primeira subida. Carro falhava menos, mas falhava.
    Levei de manhã e acompanhei o técnico enquanto esse passava o scanner, olhando pro nada, com cara de que não fazia ideia do que poderia ser. Apostou na bobina já que dava erro de cilindro. Como uma das bobinas era relativamente nova, trocada há 1 ano, sugeri que ele colocasse a bobina do cilindro 3 no lugar do cilindro 1 (estava com a nova) e se o erro migrasse de cilindro, então bingo, seria de fato a dita cuja.

    Feito isso, o erro migrou para o cilindro 1 e eu paguei mais 190 reais pela bendita bobina (já havia gasto 120 de limpeza e 340 de velas). Enfim, trocaram a bobina, zeraram as falhas e pronto. Trouxe o carro com o alerta de que eu deveria, assim que possível, trocar as outras duas bobinas. Na loja MercadoCar cada bobina custa 120 reais e a troca dela é muito, muito simples, então, eu mesma pensei em trocar.

    A questão é que, 1 mês depois, nessa semana, resolvi abastecer com etanol de novo. Desde então estava rodando na gasolina e havia colocado um aditivo bom e completo. Nos primeiros 50 reais de alcool o carro rodou bem, dando uma falhadinha ou outra. Nos outros 50 reais (eu não quis encher o tanque justamente para testar) o carro passou a falhar horrivelmente como há 1 mês, quando levei na oficina.

    Não sei mais o que fazer. Troco as duas bobinas que faltam? Será que é a sonda lambda? Catalisador?

    Na concessionária o diagnóstico custa 250 reais… dói muito gastar tudo isso e ainda ter que fazer o serviço com eles, sabendo que isso custará no mínimo 30% a mais.

    E agora?

    Curiosidades
    – Em dias quentes, acima de 27 graus, parece que o carro falha mais.
    – Com o ar condicionado ligado o carro fica ainda pior.
    – Não passa dos 4000 giros (mas isso deve ser o módulo de proteção da injeção, né?)
    – Ao acelerar, o carro dá uns 3 ou 4 tranquinhos depois embala. Parece um carro carburado que está com o sistema de carburação sujo.
    – Quando exigimos mais do carro, a luz a injeção pisca e chega a dar uma piscada na luz da bateria.

    Preciso de um norte pois pelo que estou vendo, ninguém sabe interpretar o scanner.

    • É difícil dizer o que seu carro tem sem poder investiga-lo, mas o que posso te dizer é que, em casos de troca de bobinas individuais, o ideal é que todas sejam trocadas. O veículo tem sua rotação limitada por que o módulo, ao detectar a anomalia, limita o giro para preservar o motor. Na forma que o sistema de ignição funciona, é uma explicação coerente, dizer que as bobinas devem se todas trocadas, pois é um sistema no qual as bobinas estão interligadas, se uma delas não está boa, vai prejudicar o fornecimento de corrente para as outras. Entretanto, antes de sair trocando as bobinas, eu verificaria:

      Teste de vazão dos bicos injetores;
      Adaptação da injeção para o combustível que está no tanque.

      Também gostaria de saber o que o scanner indicou como falha…

      De qualquer forma, espero ter ajudado.

      Abraço.

      Seria bom

  • rodrigo barbosa

    ok…

  • ja troquei tbi pedal do acelerado modolo bubina vela cabo e o problema persiste falha no comando do circuito da borboleta codigo 17580 o que eu faço

  • Boa tarde,
    Tenho um civic at 98 e nao consigo achar o defeito, ja trocaram bomba filtro velas etc, o carro engasga e perde acelerecao em torno de 2500 giros, e fica travado, so volta quando tiro pe do acelerador ou piso fundo quando reduz a marcha e deslancha.
    pro favor se puder dar uma dica se pode ser o corpo de borboleta.

  • Bruno Eduardo de lara

    Tenho um peugeot 207 quando ligo ele acelera sozinho…. Ou liga em rotação muito baixa fica todo tremulo… Alguém sabe me dizer oq é?

  • Boa tarde, tenho um Uno Vivace 1.0, 2010/2011, e esta com problemas na aceleração. já trocamos o TBI, as válvulas de escape e admissão, correia e nada o carro permanece fraco, o que poderá ser? Me ajudem.

  • ADILSON GUEDES

    ADILSON 15/01/2016
    TENHO UM FOX E FOI RETIRADO O TBI PARA MANUTENÇAO E FOI COLOCADO OUTRO PROVISORIAMENTE MAS A LUZ DA INJEÇAO NAO APAGA

    • O problema não é o TBI, então. Está na hora de verificar mais a fundo o problema. Analisar o código mostrado pelo scanner, e tentar pensar em quais variáveis do sistema de injeção influem naquele código.

  • Olá boa noite!
    Tenho um Renalt Clio 2006
    Preciso de alguém que esteja vendendo o TBI
    Será se eu usar o TBI de um Renalt Clio ( flex ) no meu Renalt Clio que não é flex tem algum problema?

  • Tenho um uno way 1.0 fire,quando estou rodando na cidade de boa aí pahh ,a luz amarela acende ,não acelera mais nada ,o escapamento fica oscilando.Desligo e LIGO o carro volta a funcionar mais o diacho da luz não apaga e e O RPM não passa do 5.
    Fiz uma espécie de jumper na plaquinha do corpo da borboleta nas trilhas dos sensores para os trilhas que levam aos terminais dos conectores.O problema parou bastante mais 4 meses depois começou a voltar novamente.
    Pergunta : Rodando com essa luz amarela que componentes podem ir pró saco?ele pode ta superaquecendo outra coisa?
    Um corpo de Borboleta absurdamente custa 1200 na autorizada .

    • Emerson, bom dia.

      Primeiramente, a luz amarela que você cita, é a luz de avaria da injeção eletrônica. Ela acende quando detecta alguma não conformidade no funcionamento do veículo, o certo é você levar seu carro a uma oficina para fazer o diagnóstico, e substituir o que for necessário. Acredito que você já tenha feito isso, e se assustou com o custo do corpo de borboleta. Então, vou te dar uma dica. Vá no balcão de peças da concessionária, e peça para ver o corpo de borboleta do seu carro, o objetivo é ver a marca e referencia dele. Sabendo dessas informações, leve-as consigo a uma autopeças e consulte o preço da mesma com o vendedor, e verás que será mais em conta.

  • Rinaldo Matias

    Tenho uma saveiro 2015/2016. Os veiculos da vw, da linha gol, não possuem sensibilidade no acelerador para arrancadas suaves ou situações de retomadas devagar em transito congestionado. Ou voce acelera muito ou pouco, não tem como controlar. Esta é a evolução!!!!

  • Clarice Aroeira

    Boa noite, Anderson. Tenho um pegeout 207 1.4 flex, modelo 2010 – com 66mil km rodados / e desde outubro do ano passado tem apresentado queda de rotação do motor , quando estou parada no sinal – e problema para ligar de primeira. Comecei fazendo limpeza no tbi, desentupiu bicos injetores e etc. Como o problema de ligar ficou persistente, apos vários diagnósticos, gasolinas aditivadas e afins, indicaram a troca do corpo de borboleta – mas sem muita convicção. Não troquei porque meu mecânico de confiança pediu para testarmos mais o carro. O problema para ligar desapareceu, so continuou o de queda de rotação. Em uma outra passada no scanner, ao invés de corpo de borboleta, apareceu sonda lambda. Troquei a sonda lambda por uma da bosch, original , certinha – pois todos tinham certeza que era ela. Foi a uma semana atras, e hoje ja deu o problema de queda de rotação – o carro treme todo e parece que vai morrer – de 900 cai ate 700,600.
    Estou desesperada, porque nao tenho mais dinheiro para consertar. Pensei em vender, mas tenho ainda 1 ano para terminar de pagar. Meu carro e muito conservado, faço revisões de 6 em 6 meses. Mas não sei mais o que fazer – e vejo que meu mecânico de confiança esta perdido. Tenho medo de ir em outro local e me “enganarem”. Conto com sua ajuda, gostei muito da sua sensatez e clareza na hora de passar as informações. Obrigada

  • Boa tarde ! Fiorino 2004 mpi. Já troquei bobinas, velas, cabo de velas, sensor de temperatura, todos os filtros, já passei 03 vezes no equipamento de leitura, que nada acusou de anormal e o veículo quando aquece, principalmente com o calor aqui do RJ, o motor morre na marcha lenta e não adianta isistir; tem que esperar uns 60 segundos para voltar a funcionar. Isso num semáforo gera muito transtorno para mim e os outros motoristas. Alguém conhece um caso semelhante? Obrigado.

  • tenho uno novo way 1.0, quando o motor estar frio o tbi funciona normal , mais quando comerça a esquenta o corpo da borboleta perde a sua ação alguém já passou por essa situação qual sera a solução para esse problema, ja troquei tbi mais o misterio continua.

  • BOA NOITE
    tenho um scenic 2003 2.0x16v automatico
    estou com problemas ja fui em varias oficinas e nada
    estou normalmente dirigindo derepenta a velocidade cai e o giro vai par 3.000 ocilando paro e depois de 30 minutos volta ao normal
    pode me enviar a soluçao ou um caminho a seguir
    obrigado

  • Boa noite à todos. tenho um Peugeot 206 q está apresentando os mesmos sintomas, ao acelerar até 3000 giros a luz amarela da injeção acende no painel e perda a aceleração, tirando de marcha a lenta sobe p 1800 rpms e só volta ao normal desligando e ligando novamente. vi aqui várias pessoas relatando q passaram scanner e não acusou o defeito ou que o msm demonstrou que seria o TBI, más uma vez trocado o problema volta a persistir. no caso do meu peugeot tbm foi passado o scanner mais de uma vez e nada! porém descobri um mau contato no conector do sensor do acelerador , pq ao mecher nele ele aumenta ou diminiu a frequência do problema. vou trocar amanhã caso tenha resultado positivo posto aqui p vcs

    • bom dia , vc conseguiu resolver o seu problema? tenho um modelo do mesmo ano com o mesmo problema, ja limpei o corpo de borboleta e continua o defeito.

  • Ola tenho um.clio 1.0 2001. Estou com um problema a um ano e meio. Do nada o carro para de acelerar ficando no Max 20 km, as vzs chega a morrer e ainda as vzs quando vc liga o carro o acelerador vai la em cima e dps morre. Smepre Smepre liga a luz da injecao eletrica e quando o carro volta ao normal apaga sozinho. Esse problema a contece umas duas vzs por mes mas as vzs acontecem beem mais. troquei fuzivel bobina velas. Os mecanicos falam q no rastreador apitou q tenho q trocar o tbi. Mas dps descobri q na vdd o raatreador apita sensor de posicao da borboleta, aprendizado da borboleta e sinal do sensor da detonacao. Esses dias tbm eu tinha acabado de por gasolina e deu esse problema dps coloquei em outro posto aditivada e o nao aconteceu mais. Sera q pode ser boomba de combustivel ? E quanto ao tbi o q fazer ? Obrigada

  • Glauber werneck barros

    Bom dia meu nome é Glauber e sou proprietário de um citroen c4 vtr 2.0 16v ano 06 / 07. Recentemente botei na oficina pra fazer toda suspensão. Troquei tudo amortecedores dianteiros e traseiros com seus respectivos kits de instalação , pivô, ponteira, balança, braço axial , buchas da barra estabilizadora , bucha da suspensão traseira. Tb troquei a embreagem e os calços do motor. E as velas e filtros de ar e ar condicionado. Ok agora é que vem o defeito meu carro tem kit gás 5° geração. Porém tanto na gasolina como no gás ele pra entrar em movimento tá sem força e eu preciso acelerar um pouco quase que cantando pneu pra ele arrancar, eu piso de uma vez no acelerador fica um vácuo na aceleração, só depois de alguns instantes que ele acelera e vai embora. Andando na estrada ele tá perfeito. Pelo menos parece. As vezes a marcha lenta fica instável, fica meio que pipocas do igual aqueles motores de barco to to to to. E na hora que eu piso de uma vez no acelerador e o carro além de não responder de imediato fica sem força pra sair e ouço um estouro lá no motor tanto no gás como na gasolina. Agora pergunto eu, o que será que esta havendo com meu carro?

  • CRISTINE CANDIDO

    Bom dia meu nome é cristine Tenho um C4 pallas que está cortando a aceleração, não desligua motor se eu der ré funciona só não acelera, para começar a funcionar dinovo tenho que desligar a bateria para ele funcionar di novo. o que pode ser?

  • Boa tarde! Tenho um Classic 2012 flex. Acontece que, por vezes, ao ligar o carro ele não pega de jeito nenhum (se não pegar na 1ª, não pega mais).
    Inicialmente, acionava a seguradora, que trazia uma bateria extra para dar as partidas até pegar. Eram muitas partidas.
    Depois, um dos mecânicos da seguradora ensinou a tirar a mangueira de ar e a abrir a borboleta, depois ligar o carro e dar a partida. Tem dado certo.
    Uns dizem que o problema é o TBI, outros que é a central. Há relatos de que esse problema é nativo desse modelo. Será?
    Como informei, não acontece todo dia.
    Afinal, onde pode estar o problema, pois essas peças são muito caras.
    Desde já agradeço pela orientação.

  • Boa tarde. tenho um clio sedan 2007/08 que em movimento constante desliga algum sistema.pq as portas ficam acionando e o velocímetro e o cpu de bordo nao funcionam e apos algum tempo voltam ao normal.

  • tenho um prisma 2012 motor 1.4 ele não esta desenvolvendo . acelero o carro para chegar uma velocidade de 80 km. em 5ª a rotação aumenta e o carro não desenvolve. Tiro o pê do acelerado o carro volta o normal e em movimento retorna o defeito (rotação aumenta e o carro não desenvolve.

  • Ola. Tenho um gol 16v 1999. Está com marcha lenta com problema. Fiz limpeza de bico, troquei mangueira de combustível, troquei tbi e problema continua. Qnd para no farol ele morre, o que pode ser?

    • Anne, sugiro uma inspeção mais cuidadosa no motor, verificação de compressão, do coletor de admissão… Cobre dos mecânicos que você entregou o carro um diagnóstico preciso, sem troca de peças sem razão técnica comprovada.

  • Olá Amigo bom dia !
    tenho um Golf 1.6
    Cara estou com um problema no corpo da boboleta fica apitando um piiiiiiiiii direto quando gira o contato !
    Sabe o que pode ser !
    Grato

  • Boa tarde amigo, tenho um focus 2.0 2003, o mesmo começou acelerando sozinho, principalmente quando ligo os componentes elétricos juntos, tipo ar radio limpa vidros e luzes, logo após fiz uma pequena viajem e na volta o carro morreu e o painel enlouqueceu, parei o carro e desliguei os componentes dei partida e ele pegou e começou acelerar como se quisesse aumentar o giro para carregar a bateria, andei mais um pouco e voltou a acontecer o problema, parei em um eletricista troquei bateria e fiz uma revisão no alternador, ficou uns dois meses bom e agora voltou a fazer o problema. ja viu algo parecido??

  • Marco Oliveira

    bom dia,tenho um honda civic 2001 automatico,quando o motor está frio, o carro trabalha e anda normalmente, mais depois q esquenta, fica acelerado e consequentemente, as marchas só entram com a rotação lá em cima, acreditem, já levei em 4 ‘mecanicos’, e nada, até sensor de marcha lenta já troquei, e continua a mesma coisa,por favor me ajude,obrigado

  • mario augusto

    Tenho um fiat idea 1994 1.4 flex , tou alguns dias com um problema, mandei tava falhando, o mecânico lipou as velas e ficou normal, no momento, ao sair no funcionou por uns 5 km e perdeu a potência andando bem devagar, voltei ao mecânico que limpor o corpo de borboleta ficou normal, mais contonua o mesmo problema funciona mas não pegar velocidade, auguem pode me ajudar.

  • Olá, tenho um focus 2009 2.0 Duratec, a luz da injeção ascendeu e na oficina, no scanner acusou defeito na sonda lambda pós catalizador, substituimos a mesma e o problema persistiu. No scanner a segunda sonda esta totalmente inoperante, e a primeira sonda está meio “travada”, mesmo medindo com o multimetro, ela não oscila. A segunda sonda depende da primeira para o correto funcionamento? O que mais devo instigar para corrigir o problema?

    • Dê um tempo nas sondas, comece a investigar como a combustão está ocorrendo. Utilize o máximo de ferramentas do scanner que você puder, pois acusar falhas é o “dever” da sonda.

  • ola amigo tenho um gol g5 1.6 ano 2010 e o mesmo estar com o seguinte problema . quando passo dos 100 km/h ele falha corta a aceleração perde foça tenho que ficar pisando “Bombiando” no acerador até ele retomar força e voltar ao normal o que poderia estar causando este defeito?

    • Não sei o que pode estar acontecendo… Mas eu iniciaria minha análise pelo pedal do acelerador (que é eletrônico). Se você levar o carro em uma oficina, veja o que está sendo detectado pelo scanner, e nos envie.

  • Olá, quais peças está procurando hoje?
    Meu carro um 207 2013, o velocimetro nao carca corretamente e a aceleraçao em baixa o carro da solavanco ..oque pode ser?

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