Geometria de Suspensão: Por dentro do Caster


cast1O ângulo de caster é o ângulo entre a linha de eixo do pino mestre(que fixa a roda) e a linha central da roda. Atualmente o ângulo é determinado pela inclinação do suporte da manga de eixo, logo o pino mestre acompanha essa inclinação.
Um dos melhores exemplos para se compreender o caster é o carrinho de compra(supermercado.), perceba na figura abaixo, que nele o pino mestre fica na frente da roda, logo a sua linha de centro também fica a frente do ponto de contato da roda. Essa característica se apresenta no fato de puxar a roda atrás do eixo quando algum movimento é imprimido ao carro, e por causa disso o carrinho anda em facilmente em linha reta.cast2

 

Caster no carro:

O principio é o mesmo, mas no carro a posição do pino mestre varia de veículo para veículo, e o caster medido em graus pode ser positivo, nulo ou negativo.
O caster é um dos fatores determinantes para a estabilidade direcional do veículo  sem que se tenha a necessidade de corrigir sua trajetória, e o valor do ângulo resulta em diferentes respostas do veículo.cast3

 

Caster Positivo: O prolongamento da linha de eixo do pino mestre está a frente da roda;
Caster Nulo: Quando a projeção da linha de eixo do pino mestre está sobre o ponto de contato do pneu com o solo, não existe ângulo em relação a linha central da roda;
Caster Negativo: A projeção da linha(imaginaria.) de eixo do pino mestre posiciona-se atrás da roda.

cast4A variação do ângulo de caster também resulta em diferentes valores para o curso de caster. O curso de caster é a distancia entre a projeção da linha de eixo do pino mestre e a linha central da roda. É essa distancia que influencia na estabilidade direcional e na rapidez do retorno do volante. No entanto os diferentes ângulos de caster afetam no curso, e logo no comportamento do carro.
O ângulo de caster positivo assegura a estabilidade direcional em alta velocidade e o retorno do volante após uma curva, contudo quando esse ângulo é excessivamente positivo a rapidez com que a direção volta para a posição reta torna-se um incomodo, e o esforço da direção aumenta consideravelmente em baixas velocidades. O contrário ocorre com o ângulo negativo, o esforço da direção é bem menor, mas a estabilidade direcional do veículo torna-se um pouco menor. Em excesso o carro pode ficar vagando pela pista, tendo o motorista que corrigir sua trajetória.
Quando fora do especificado, o caster não se traduz em desgaste de pneu, mas em esforço no sistema de direção, é comum o volante parecer mais pesado e o retorno inconvenientemente rápido para posição reta. O alinhamento do carro sempre é prejudicado por buracos na pista e qualquer outra pancada que a roda venha a sofrer, por isso preventivamente faça o alinhamento das rodas a cada 10 mil quilômetros.

 

 


Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • Miguel Cunha

    Olá Anderson,

    Antes demais devo agradecer pela sua página, muito bem estruturada e com boa informação.

    Decidi escrever pois o exemplo dado para o ângulo de caster não está correcto. No carro de supermercado o que temos representado não é ÂNGULO de caster mas sim arrasto de caster, provocado pela distância entre o eixo de rotação da roda e o ponto de contacto entre a roda e o solo.

    Se reparar, o eixo de rotação da roda está perpendicular ao solo. 😉

  • Pingback: O Kart Explicado – Sistema de Direção e Alinhamento | Carros Infoco ()

  • lucas lima santana

    \andeson 1cm e muito de difrença?
    no lado esquerdo estou com distancia entre eixos 1 cm maior q a squerda!!

  • Olá Anderson, estou desenvolvendo um modelo artesanal de carro esportivo que devo por em prático em breve, a tração dele vai ser traseira, eu vou precisar fazer as mangas de eixo dele, pois as que existem no mercado dificilmente se encaixam no meu projeto, eu não sei qual o padrão de inclinação média do caster, estou pensando em usar como referência o do chevette, como faço para saber os valores de camber e caster dele? Tem alguma tabela que posso consultar ou num centro de alinhamento eu consigo essa informação. Obrigado.

    • Olá José, tudo bem?

      Acredito que esse tipo de informação você pode encontrar em manuais técnicos, por ser de um veículo muito antigo, talvez você encontre na internet em sites fóruns especializados.

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