Geometria de Suspensão: Convergência/Divergência

toe1No Brasi chamada de Convergência/Divergência(Toe In/Toe Out – Inglês.), é o ângulo formado entre a linha longitudinal do veículo e a linha média dos pneus, sempre com o ponto de referência de cima do carro. Ou vulgarmente falando, é a diferença da distância dianteira e traseira das rodas.

Entendendo a Convergência/Divergência:

O valor do ângulo de Convergência depende da tração que o veículo possui, pois as forças dinâmicas que atuam nas rodas tracionadas são diferentes das rodas mortas. Rodas de tração forçam os braços da suspensão para frente quando imprimem torque, e para trás quando são brecadas; rodas mortas(sem tração) são consideradas como se estivessem levemente brecadas por causa da resistência dos rolamentos, ou seja, suas forças sempre apontam para trás.
Determinado com o veículo imóvel o ângulo de convergência é ajustado sempre para compensar a ação dessas forças e manter as rodas em posição nula(reta.), obtendo o máximo de contato do pneu com o solo; reduzindo o arraste dos pneus com o solo, logo o desgaste do pneu e o esforço dos componetes de suspensão.

toe2Nos veículos de tração nas rodas traseiras as rodas traseiras são divergentes e as dianteira convergentes, e nos carros de tração dianteira as rodas traseiras são convergentes e as dianteiras divergentes. Isso se deve a tendência das rodas dianteiras convergirem(se fecham.) quando estão em marcha, e as traseiras divergirem. A convergência influencia a estabilidade direcional, comportamento em curvas, desgaste dos pneus e em carros com tração dianteira compensa as variações elastocinemáticas.

Quando há algo errado:

Descobrir se o ângulo está incorreto não é fácil, mais atente aos avisos do seu carro, pneus cantando facilmente nas curvas, veículo andando “torto”, volante trepidando e direção puxando é sinal rodas desalinhadas.
No caso de rodas convergentes em excesso, ocorre desgaste excessivo no lado interno do pneu, em rodas divergentes em excesso há o desgaste excessivo no lado externo do pneu.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

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