Entenda o Sistema de Segurança Imobilizador de Partida

imo1Antigamente furtar um carro era questão de prática, claro que eram necessárias algumas ferramentas; parecia brincadeira, pois era só entrar no carro e juntar os “fiozinhos”, que são as linhas 30 da bateria e a 51 do motor de partida, e como em um passe de mágica o carro funcionava sem a chave. Agora pare e pense um pouco… Quantas vezes você já ouviu falar em furto de carros sem que o motorista estivesse dentro, ou fosse abordado a mão armada? Pois é, esse número realmente diminuiu devido a um componente chamado: Imobilizador de partida.

 

imo2O imobilizador ou imobilizer é um sistema de segurança automático do veículo, ele é ativado no ato de ligar a ignição do veículo(Ao virar a chave.).
Foi o resultado da pressão das seguradoras sobre as montadores para desenvolver um sistema que reduzisse os índices de furto de veículos.
Chegou ao Brasil em 1996 e tornou-se tão eficiente que atualmente a maioria dos veículos nacionais o possuem.
*Não confunda com bloqueador veicular instalado por empresar terceirizadas.

Componentes:imo3

Chave com transponder: Sua função é receber e emitir o código enviado pela central através de radiofrequência para a bobina/antena;

Canhão de fechadura com bobina/antena: Também chamada de Comutador de Ignição, alimenta o transponder da chave e recebe os pulsos magnético emitidos por ele;

Unidade de comando do imobilizador: Comanda do o sistema do imobilizador, possui um sistema aleatório de geração de códigos para o transponder(7,29×10²⁷ combinações.), é ela que libera tensão para a bobina e controla a luz espia do imobilizador no painel; libera o sistema de injeção para o funcionamento.
É composta por um microprocessador e uma memória EPROM(Memória de leitura cancelável e reprogramável) que pode acessada por equipamento apropriados.

Funcionamento:

Tudo começa ao colocar a chave no canhão de fechadura e girar, neste momento a unidade de comando do imobilizador libera tensão para a bobina em volta do canhão de fechadura, que passa a gerar um campo magnético, alimentando o transponder da chave. Agora a chave passa a gerar um campo magnético, que será captado pela antena que envolve o canhão. A antena irá transformar os sinais de radiofrequência emitidos em pulsos codificados para a unidade de comando do imobilizador. Sendo a chave correta, o código emitido será aceito e a chave recebe um novo código para a próxima partida; a luz do imobilizador no painel apaga e então a unidade de injeção é liberada para o motor entrar em funcionamento. Caso seja colocada outra chave, a central do imobilizador não reconhecerá a chave e o motor não entrará em funcionamento, se persistir a utilizar a chave errada a central entrará em modo de emergência e travará todo o sistema, que só voltará ao normal via scanner.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • perdi a chave da kombi ( 2009) e nao tenho cópia,consegui na revendedora uma chave que abre as portas,vira a igniçao e liga todo o sistema do veiculo ,porém nao dá partida.,qual o procedimento para usá-la ,ou valor medio para uma nova cópia ou habilata-la para funcionar corretamente?

    • Caro Manoel,

      Você terá que solicitar a programação da chave, ou caso esta não aceita programação, solicitar a encomenda de uma chave junto ao concessionário.
      Contudo, existem reparadores especialistas em programação de chaves de veículos, procure uma oficina que ofereça este serviço.

      Não sabemos o custo de uma chave dessas, mas podemos adiantar que dependendo do veículo o custo para obter uma nova chave pode superar os R$ 150,00.

      Att,
      Equipe Carros Infoco

  • tenho um Gol G4 2005 que apresentou um problema na codificacao e em seguida o chaveiro interveio e o colocou para funcionar novamente, após 2 meses o veiculo passou a apresentar o mesmo problema e agora ele quer trocar o imobilizador. ele determinou isso pelo telefone sem olhar o veiculo e me cobrou R$ 250,00 para vira minha casa e trocar essa peca. gostaria de sua opiniao quanto a essa intervencao!

  • jb.jopec@gmail.com

    eu tenho um audi a4 95 e queria desatrivar o imobilizador e deixa eli pra liga com qualquer chavez ?

    • Você pode até desativa-lo, mas pode prejudicar algum sistema eletrônico do veículo que dependa do imobilizador. Além disso, você não poderá usar qualquer chave…

  • WALTER ROSSI

    Comprei um fox que só possui uma chave codificada e não possuo o código da mesma.
    Caso esta chave venha a dar problemas, como devo proceder?

  • Olá. Presiso desativar o imobilizador de um audi a6 95 com modulo de injeção Hitachi.poderia me dar uma luz…

  • Caro Senhor,
    O imobilizador do meu carro (seat alhambra – família VW Sharan de 1997) deixou de atuar com normalidade. Umas vezes inicia a bem a ignição, outras vezes não adianta insistir. Há que esperar uns 30 minutos para depois funcionar. Posso desativá-lo? Qual sua opinião?
    Muito grato. José

  • tiago andrade

    olá, meu honda civic 2005 aparenta estar com problema de não reconheçer a chave. ele está parado em frente a minha casa. como devo proceder?

  • William Mambu

    Boa tarde, comprei um veiculo chevrolet cruze no leilão e temos ligar ele não deu um sinal de luz ,nen buzina, nen painel acendia em bref ele estava sem vida.Depois o check list, o electricista descumpri dentro ou interno do veiculo estava sem módulo de conforto bcm (que tem a maior parte de electrica).Comprei um módulo compativel no mercadolivre, coloquei e vira chave de ignição acendeu as luzes, buzinou,trava e destrava os vidros. Dentro do painel esta aparacendo todos os sinais e alguns se apagam. Aparece un sinal de chave de imobilizador dentro do painel. Quando tenta dá a partida para ligar o motor, o painel se apaga e volta normal,o contra giro vira vai a direita e volta a esquerda, motor não vira. Na hora de dá partida ,esta cortando o corrente. Pode me explicar o que fazer agora? Meu contato tel: 21-964968407 ( whatsap,messenger, yahoo, skype,hotmail,) mambu2fr@yahoo.fr

    • Boa noite amigo, conseguiu resolver o problema do seu carro?? to com cruze de leilao com o mesmo problema, ja a 7 meses na oficina. Obrigado

  • bom meu carro e um toyota corolla injeccao 16 válvulas quando comprei ele o és dono diz que é codificado,chamei um electricista ele diz que codificado no carro e só a placa eletrônica ,comprei uma outra placa mesmo assim o carro não pega dá-se arranque nada ,o que pode vir se isso

    • Acredito que a nova placa deve ser configurada. Não é só instalar e pronto, deve ser configurado. Como é configurado ? Cada carro possui um procedimento diferente, eu não sei te dizer qual o do Corolla.

  • gstaria que me esclarecem uma dúvida no veículo codificado e a estalacao ou a placa eletrônica.

  • Wiliam Mambu

    Bom dia, Comprei um cruze LT 2013/2014 no leilão,depois percebi foi tirado modulo bcm, modulo de air-bag, bobina e velas. As faltas das peças originais, comprei outros kit cold completo (Modulo BCM, Modoulo de injeção, chave de ignição com code, imobilizador , antena, Abs, som com modulo, ar condicionado com modulo e painel do outro veiculo sucata e as partes do sistema de ignição e motor em funcionamento. Coloquei tudo esta fucionando trava e detrava, aciona alarme de anti furto. Esta aparecendo ao painel um cadeado de imobilizador. Passamos o kaptor acusou 02 códigos que são: Imobilizador B389A-000 e imobilizador B101E-72 e também acusou P0615 (o rele auxiliar do motor de arranque). Ao tentar virar e dá a partida na chave de ignição, ascende tudo no painel, na terceira toque o motor não vira nen fazer o barulho do motor de arranque. Fizermos teste direito a partir de fusivel da caixa, o motor de arranque esta virando. Mas com chave de ignição nada. O que deve fazer? Meus contatos tel: 21- 964968407 e 21-982097013

    • William, problemão esse seu hein. É difícil eu te dizer o que, uma troca de módulo sempre dá um pouco de dor de cabeça, ainda mais quando são muitos módulos. Eu diria que deveria ser feito alguma adaptação pelo scanner, e verificiação do imobilizador. A meu ver, troca de ecu não é apenas plug and play…

  • William Mambu

    Boa noite, quando passa o scanner kaptor acusa
    B389A-000 (acusa do imobilizador e da carroceria)
    B101E-72 (acusa do imobilizador e da carroceria)
    P0615

    • Sinceramente… Não sei nem o que quer dizer. Qual carro ? Qual sistema de injeção ? Qual o problema ?

      • Wiliam Mambu

        A caro e chevrolet cruze LT,
        Problema na pega quando dá partida. vira a chave de ignição na 2ª posição ascende tudo e 3ª posição não vira o motor, aparece esta dá um corte de corrente pra não virar o motor. Passamos scanner esta aparecendo estes códigos abaixou. O que significa cada cada um deste código ?
        B389A-000 (acusa do imobilizador e da carroceria)
        B101E-72 (acusa do imobilizador e da carroceria)
        P0615

        • Sobre os códigos não sei dizer com precisão. Entretanto, é provável que seu carro esteja com algum problema na leitura de sinais da chave para o receptor no painel. Então esses códigos são gerados.

  • Troquei o motor da minha Hyundai Matrix 1.5 CRDI. Apesar de no diagonóstico não aparecerem erros o motor não arranca! Dizem-me que pode ser o imobilizador do computador do motor que está a bloquear a injecção e terá de ser reprogramado. Será assim?

  • Olá, tenho um Citroen Xantia 2001 2.0 16v. Depois de tirar a bateria ele simplesmente não liga mais, só acende uns leds no painel. O modulo foi reprogramado e segundo o mecânico o imobilizador não está lendo a chave para decodificar e enviar o sinal para o modulo… Você poderia me indicar alguém que pudesse resolver esse problema? Ou tem alguma dica para eu passar para o mecânico…

  • Tenho um Caminhão Ford Cargo 2628 6×4 ano 2011, após ficar alguns dias sem bateria, ficou com o imobilizador do motor acionado.
    Pergunto como devo proceder?

    • Olha Marcelo, não sei te dizer os procedimentos do Imobilizador desse sistema. Tenta conectar o cabo positivo e o cabo negativo da bateria um no outro por uns 30s. Isso fará o sistema eletrônico resetar e voltar as suas características originais.

  • GENILBN@HOTMAIL.COM

    BOA NOITE TENHO UM HONDA CIVIC 2013
    NAO PEGA , COMEÇA A PISCAR UMA CHAVE NO PAINEL VERDE E NAO CONSIGO FAZER O CARRO PEGAR
    MANDEI PRA CONSECIONARIA ,TAO DIZENDO Q E ANTENA, E IMOBILIZADOR ,
    TAO LOUCO QUEREM ME COBRAR 5600 PRA ARRUMAR , VOU VER SE CONSIGO COMPRAR EM UMA AUTO PEÇAS

    • Olha, é provável que seja mesmo, os sintomas indicam problemas no sistema imobilizador. Você também pode procurar profissionais que trabalham com chaves automotivas, eles possuem bastante experiência com esse tipo de problema.

  • Manuel Brazão

    Caro senhor

    Possuo um Chevrolet Nubira de 2006 e recentemente reparei que não conseguia abrir/fechar a porta do carro. Assim, mudei a bateria da chave julgando que o problema ficaria resolvido e nada, ficou tudo na mesma. Em conversa com o meu irmão fiquei a saber que poderei ter que reprogramar a chave do veículo. Como poderei faze-lo.

    Agradeço a sua atenção

  • tenho um Gol G5 2009 que apresentou um problema na codificação chip quebrado e em seguida o chaveiro interveio e tirou o painel e modulo para restar o imobilizador pois estava dando erro ECU, ele não conseguiu o Código de acesso codificar a chave com ecu mais o painel.

  • Hudson carte

    Amigo tenho um Citroën zx 2.0 16v ele tem um sistema de travamento de partida que tem que digitar um código mais não o tenho e nem o manual do mesmo como faço para descobrir desde já agradeço…

  • Gilmar Cezar

    Existe situação dessa chaves perder a configuração ou,de não combinar com o módulo imobilizador?? Ou seja chave original,imobilizador original ,módulo de injeção também original, mas de uma hora pra outra não da a partida.e surge a mensagem start error no painel?

  • john carlos da conceição

    bom dia!Tenho uma bmw 318im kou regina 1994,bem;
    tirei o modulo para concerto,recoloquei mais o problema é
    que no dia que o modulo queimou a chave de ignição ficou presa no tambor e não sai.
    Sera que no escanear para liberar a partida o que eu ainda não fiz a chave
    original seja liberada?Obrigado

  • Pingback: O que são chaves codificadas? | Mercokey International ()

  • Sr Anderson,perdi uma das duas chaves originais de meu Stratus 2000, por desconhecimento de causa, comprei uma chave virgem, na internet e mandei cortar os dentes conforme a outra original. Mas ao dar partida no carro ele liga e apos alguns segundos desliga sozinho, com a outra original isso não ocorre. Pergunto, a chave original tem algum dispositivo interno p/ ser reconhecida pois ela parece totalmente lacrada em seu plástico de pega e se tiver, como faço p/ solucionar esse problema fora das concessionárias já que o carro e antigo? Se puder, me dé uma luz. Grato, Lorenzo.

    • Eita Lorenzo…

      Sim, o a chave Original possui um transponder que se comunica com uma bobina na canhão da chave, que é aonde você coloca a chave e da a partida. Sinceramente, não sei como te ajudar com relação a você obter uma chave com transponder, pois a Chrysler, que vendia o Stratus na época, saiu do país tempos depois e levou toda informação e suporte técnico sobre o carro. Sugiro que você pesquise em foruns americanos sobre o seu problema, esse carro era muito popular por lá, e tenta encontrar autopeças de lá que possam te fornecer essa chave. Paralelo a isso, converse com técnicos especializados em chaves automotivas, eles podem ter essa chave ou conseguir de algum veículo perca total e então apenas configura-la para ser reconhecida no seu carro.

  • Boa noite. Fiz a troca da bateria do carro por uma nova e depois essa troca não consigo mais ligar o carro. O carro liga tod, chega a dar partida e 2 segundos depois morre e uma luz amarela de um carro com uma chave dentro fica piscando direto quando coloco a chave na ignição. Tenha a chave original e a reserva é igual, canivete e as duas não funcionam. O carro é um audi a6 1998. Eu nao tenho o código das chaves. Já testei de deixar a chave por um tempo na ignição, 40 min, e até 2 horas e não adiantou. Existe algum procedimento. Obrigado. Alex.

  • Boa noite. Fiquei um ano sem dar partida num Meriva 2011 e agora ao ligar a chave e durante a tentativa de partida fica piscando aquela luz que é uma chave (Imobilizador) Devido ao carro ficar um longo período sem carga na bateria é possível que a chave tenha perdido a configuração? Como devo proceder? Agradeço antecipadamente pela sua ajuda.

    • Sim. O que você deve fazer é procurar um chaveiro automotivo, alguns atendem em domicílio, ou rebocar o carro para uma autorizada ou oficina mecânica de qualidade.

  • Ana Valéria

    Olá, bom dia!
    Tenho um Fox, a chave é original e, aparentemente, não há problemas nela. Contudo, ela não quer entrar no canhão da ignição de jeito nenhum. A chave não entra!
    Você pode me ajudar?

  • tenho um focus 2003 ele não dá partida na chave só direto no arranque aí ele pega anda depois morre ele é automático o que deve ser ?

  • Luiz Henrique

    como desabilitar o imobilizador do sistema anti arranque do renault scenic rt 1.6 2000 .ja que esta tudo funcionando no carro o unico problema é que o carro não liga

  • Transformamos Cavalinho mecanico em caminhão Carroceria, entregamos tudo pronto com carroceria Metalica, tudo atraves de CAT tempoestimado para liberação 6 meses inetressados mais informação atraves doe mail ou telefone

  • Boa noite
    Tenho um volvo e o mesmo apresentou
    Um erro no painel
    Erro de chave e agora n sai a chave e não liga
    O que devo fazer
    Obrigado

  • Boa noite
    Tenho um volvo e o mesmo apresentou
    Um erro no painel
    Erro de chave e agora n sai a chave e não liga
    O que devo fazer
    Obrigado
    Modelo c30 2009

    • Bom dia Marcos. É provável que seu carro tenha desconfigurado sozinho e não está mais reconhecendo a chave que já era utilizada. Não tem jeito, chame um chaveiro automotivo que disponha de um scanner atualizado, e que consiga ler o software do seu carro, para efetuar o diagnóstico e reconfigurar a chave.

  • Ricardo Rodrigues

    Substitui o painel de instrumentos de um polo 2003 , e o sistema não deixa dar partida, minha pergunta é.. tem como desativar o sistema imobilizador dele, bosch

  • Boa noite,meu carro e um fiat palio 2010,troquei a bateria dele ha 15 dias , o msm funcionou perfeitamente mas dr uma hora pra outra nao ligou mais,no scanner acusa modulo imobilizador mas o detalhe e q nao acende aquela luz da chave piscando no painel,o que pode ser?
    Obg!

  • Limpando o meu pólo sedar confortline descotectei o painel quando coloquei novamente apareceu a mensagem “imobilizado ativado ” como posso proceder tenho o código da chave isso pode ajudar? Onde morro não tem assistência especializada

  • Oi tenho Uma Volvo e ta dando problema no imobilizador fui troca um fusivel e adorable nao liga pq devo fazer para parar De dar esse erro

    • Chame um chaveiro automotivo, muitos deles fazem serviços a domicílio. O erro pode ter ocorrido devido há algum problema tipo, descarga de bateria (veículo) ou chave com bateria fraca, não foi culpa sua.

  • andre garcia

    me ajude, tenho um gol g3 2000/2001, os botões da chave original nao funcionam mais, e o miolo da fechadura quebrou quando usei a chave para destrancar, apos detrancado eu empurrei o pino pra baixo para tentar trancar, só que o antifurto acionou, agora eu nao tenho como “trancar e destracar na chave” para desativar pq o miolo da fechadura ja era e nao consigo ligar o carro para levar no chaveiro para trocar o miolo da fechadura. como faço para desativar o antifurto para ligar o carro e levar no chaveiro automotivo?

  • Luiz Antonio do Nascimento

    Boa noite, tenho um citroen C5 2003, tive alguns problemas com bsm e tive de fazer a substituição da mesma, porém, após feito isso o carro não funciona mais nem mesmo com a antiga, quando dou partida ele dá sinal, porém, não firma o funcionamento. Já verifiquei fusíveis e tudo mais. Minha dúvida é : pode ter ocorrido alguma desprogramação de modulo ? Ou imobilizador ?

  • edmilson santos

    Eu tenho um citroên x sara 2005 e troquei a bateria da chave mais agora ele não quer ligar de jeito nenhum oque eu fasso agora? pensei que era a bateria do carro e comprei outra bateria nova mais continua a mesma coisa

  • Alvaro Monteiro

    Estou com problemas. Como se ativa o imobilizador do toyota yaris 2007. O sftware é o cars 2013. Não encontro essa informação. PODEM AJUDAR-ME POR FAVOR. amt_monteiro@hotmail.com.

  • rosanna maria silva de almeida

    eu tenho um s10 ano 2010 ele apresentou um defeito que eu travei oveiculo, quando eu voltei para ir embora ela não destravou as partas
    então eu abri a porta colocando a chave na fechadura da porta e abri a porta,coloquei a chave no contato e girei só que as luzes no painel acende mas o motor não liga, fica como tudo neutro, não da nem um sinal de partida no motor mas a chave gira no tambor, como vocês podem me ajudar nesse problema

  • eu tenho uma caminhonete S10 estacionei no supermercado e quando eu voltei que fui destravar a porta ela ñ destravou eu tive que abril colocando a chave na fechadura da porta e entrei mas quando coloquei a chave no contato ñ ligou as luzes acendem só que o motor ñ liga

  • maico andrade

    bom dia eu tenho um honda fit 2005 1.4 8v eu parei meu carro para fazer o cabeçote do carro e quando fui ligar ele novamente a bateria nao deu partida e fez um barulho tipo estralando igual uma metralhadora e o carro nao pega mais o mecanico passou o aparelho e consta imobilizador travado o que significa isso por favor me ajude

  • meu ecosport 2006 fica cortando e morre,poucos minutos pega normal,depois corta umas tres vezes e morre e as luzes da injeção,da temperatura, do combustivel ficam acesas e o cadeado fica piscando rapido,o que pode ser isso.

  • O cadeado fica piscando rapido,giro a chave pra ligar só que ñ liga fica mudo,neutro.o que será?

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