Entenda como Funciona a Válvula Termostática

vt1“A válvula termostática é necessária apenas para os carros do sul” Não podia deixar de iniciar o tópico de hoje com essa frase muito utilizada por mecânicos de caráter duvidoso. Então vamos aos esclarecimentos.

O que é?

A válvula termostática é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento do motor, sua finalidade é impedir o superaquecimento  do líquido de arrefecimento (água destilada + aditivo para radiador, nas devidas proporções.) liberando sua passagem para o radiador, para  então o líquido trocar de calor com ar e retornar ao motor em uma temperatura mais baixa para novamente trocar de calor com o motor, mantendo o mesmo dentro da faixa de temperatura ideal de funcionamento.
Observação: A válvula termostática não mantêm a temperatura constante no sistema pois só pode controlar a temperatura mínima, não tendo influência nenhuma sobre o controle da máxima temperatura, sendo assim ela não tem função termostática, logo o correto é chama-la de termostato.

Função:
Bloquear a passagem do líquido de arrefecimento, do motor para o radiador, sempre que o motor estiver em abaixo da temperatura de trabalho.

Tipos:
De fole: Composta por uma cápsula cilíndrica sanfonada feita de uma chapa de metal muito delgada, e dentro dela há um fluído volátil.
Quando a válvula está fechada o fole fica comprimido, impedindo a passagem da líquido para o radiador. Ao chegar a um determinada temperatura, o líquido quente faz o fole expandir-se, e então a passagem é a aberta.
De cera: A cera fica dentro de uma cápsula cilindrica em contato com o líquido de arrefecimento. Enquanto o motor está frio, a válvula permanece fechada com a cera no estado sólido, a medida que  o líquido esquenta a cera começa a derreter, e então abre a válvula e a passagem do líquido de arrefecimento.

 

Como funciona?

Crédito foto: http://www.uniquecarsandparts.com.au/

Crédito foto: http://www.uniquecarsandparts.com.au/

A região cilíndrica concêntrica com a mola possui internamente um cera, essa região da válvula está em contanto com a líquido de arrefecimento em temperatura de funcionamento do motor. A partir do momento em que essa temperatura chega a números entre 80° e 90° célsius a válvula começa a abrir empurrando a haste do cilindro que contém a cera. Quando a temperatura chega entre 93° e 103° célsius ela já está totalmente aberta permitindo totalmente a passagem do líquido para o radiador. O líquido que estava contido no radiador desce para o motor e devido a sua menor temperatura, faz com que a válvula se feche novamente, formando assim um ciclo.

Utilização da válvula termostáticas:vt3

Voltando para o início do texto. Você já deve ter escutado essa frase, seja de algum mecânico ou de alguma outra pessoa que comentou com você. Então vamos a um explicação um pouco mais técnica. O motor deve sempre funcionar em temperatura de funcionamento, caso a temperatura esteja muito abaixo da ideal esse motor irá trabalhar mais “preso”, gerando alto consumo de combustível pois suas peças principais também não estarão em temperatura de trabalho, o pistão, por exemplo, ficará mais apertado dentro do cilindro. A injeção eletrônica irá sempre acusar fase fria devido a constante baixa temperatura do motor e então irá trabalhar com mistura rica, esse excesso de combustível prejudicará o óleo lubrificante que perderá suas propriedades, resultando na quebra do motor.

Se a temperatura for muito acima da ideal os componentes de força do motor podem não suportar os picos de temperatura e fundir literalmente.
Então seja no Pólo Sul, no Pólo Norte, no Alasca, no deserto do Atacama ou Saara, a válvula termostática é indispensável. As competições estão aí para provar isso, o Rally Dakar, por exemplo.
Agora você já sabe, uma vez que o termostato esteja com problema, a solução é a sua troca por um novo.

Observação: A faixa de temperatura ideal de funcionamento depende do projeto, de acordo com as características do motor. É sempre especificada pelo fabricante do veículo.

Auto entusiasta, piloto virtual, técnico em Manutenção e Mecânica Automotiva, estudante de Engenharia Mecânica. Automobilista nato!

  • Obrigado pela explicação foi muito inportante para min , com isso vou tomar o cuidado de trocar a valvula,bomba dágua e colocar um aditivo para melhor funcionamento do meu motor mas uma vez obrigado…

  • bom dia!
    No meu caso sempre abasteci gasolina, então esperei entrar na reserva e abasteci 18 litros de alcool e quando chegou na reserva novamente eu coloquei 5 litros de gasolina e completei com com alcool e andei 1 km até chegar em casa tranquilamente mas quando fui sair pela manha ficou falhando, andei 11km e continou falhando, o senhor poderia me dizer o que ouve.

  • André Zoldan

    Amigo eu troquei o radiador do meu Santana 86 e não sei se botaram o certo tem diferença do radiador a gasolina ou alcool

  • Buenos. Gostaria que me tirasse uma dúvida.
    Meu 307 está consumindo mais do que os que tem o mesmo carro.
    Notei que andando na cidade com trânsito fluindo a temperatura da água está trabalhando com até 79 graus. Então minha dúvida é se é normal ou é possível a válvula termostatica estar trabalhando trancada aberta? O carro é 1. 6 16v

  • SONIA MARIA MENDES

    Eu tenho um astra 1999 esta sempre aquecendo o mecanico quer tirar avauva o que o sr acha

  • Meu celta esta aquecendo muito rapido. E nao liga a ventoinha. Vindo a vaza a agua pela tampa, tamben aquece a mangueira d cima e d baixo fica fria.. Oq pd ser a valvula, ou outra coisa..

    • Daniel Freitas

      Entao..pelas caracteristicas q vc deu o motivo eh claro..sua termostatica travou fechada…do contrario as duas mangueiras estariam na mesma temperatura..quando ela trava fechada apenas a mangueira q diz respeito ao motor estara quente… eh a valvula…como ta fervendo a agua o calor sai pela tampa e sua ventoinha n liga pq ela depende de um termointerruptor chamado vulgarmente de cebolao q fika no radiador..quando ta quente dentro do radiador ele ativa….se o radiador n ta recebendo agua do motor pq a valvula ta travada ele n vai ser ativado pq o radiador ta frio…esse termointerruptor da um curto na ventoinha q faz ela ligar…mas isso so ocorre quando o radiador esquenta a determinada temperatura..quando o motor ta de boa e n ativa a ventoinha eh pq ou ela queimou ou o termointerruptor q ativa ela queimou…..mas sru caso ai eh tipico de valvula travada..esse eh o motivo q mtos mecanicos tiram erroneamente a valvula…ja q sem ela n ha travamento

  • Daniel Freitas

    Eu tenho uma duvida…ta td mto bom mas isso se trata de carro original…ja ta certo q n deve tirar..mas e carro turbinado? Pq quem turbina tira ela….o meu mesmo n tem..e mesmo sem ela o motor trabalha a 90°….acho q se tiver ela o motor trabalhara mais frio…ai q mora a questao…numca testei com a valvula….e o antigo dono disse q foi recomendado q tirasse mas pq pderia travar mais cedo q num carro original ja q co.o o carro eh turbo e esquenta mto a termostatica ia trabalhar mto e poderia durar menos q se o carro fosse original…gostaria de uma ajuda pra saber se vale a pena colocar mesmo em carros turbinados….detalhe…varios carroa turbo de fabrica tem e me disseram q botando o consumo vai diminuir ja q vai oscilar temperatura…o q vcs acham??

  • O meu carro é um Sonic,e está sem a válvula, o meuvcarro esquenta muito,falta pegar fogo e por isso perde potencia e fica muito ruim, será pq não tem a válvula?

  • Adilson Morão

    gente o meu ford explorer esta sme termostato e aparece no quadro de sinais o simbolo do motor check engine,será que isso tem haver com a falta da valvula do termostato,?tirou-se pq ela estava travando e tornando altas temperaturas no motor…me ajudem

    • Adilson, seu sistema de arrefecimento está com problema. Repare-o, coloque o termostato de volta, e então poderemos dizer se há algo errado com a injeção.

  • Sérgio Quadros

    Comprei um Ford Fiesta 2010, quando uso o ar condicionado começa a condensar no para brisa pelo lado de fora se for a noite chega a tirar a visibilidade sendo necessário ligar o limpador de para brisa o que poderia estar causando isso e como resolver?

  • erick bastos

    Ola. Tenho um voyage 1.6 com GNV 5 geracao. Ele liga somente no alcool. Pela manha ao ligar o carro ele fica rateando como se estivesse queimando somente 3 cilindros! Ao esquentar, ele muda automaticamente para o GNV. Em ambos os combustiveis, apos esquentar, nao da mais o problema. Resumindo, so de manha e frio! O mecanico de GNV disse que a troca de combustiveis estava ocorrendo muito tarde (carro demorando a esquentar) e poderia ser problema na valvula. Nao consegui um mecanico que resolvesse o problema. Alguem pode ajudar ? Obrigado

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