Entenda como Funciona a Válvula Termostática


vt1“A válvula termostática é necessária apenas para os carros do sul” Não podia deixar de iniciar o tópico de hoje com essa frase muito utilizada por mecânicos de caráter duvidoso. Então vamos aos esclarecimentos.

O que é?

A válvula termostática é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento do motor, sua finalidade é impedir o superaquecimento  do líquido de arrefecimento (água destilada + aditivo para radiador, nas devidas proporções.) liberando sua passagem para o radiador, para  então o líquido trocar de calor com ar e retornar ao motor em uma temperatura mais baixa para novamente trocar de calor com o motor, mantendo o mesmo dentro da faixa de temperatura ideal de funcionamento.
Observação: A válvula termostática não mantêm a temperatura constante no sistema pois só pode controlar a temperatura mínima, não tendo influência nenhuma sobre o controle da máxima temperatura, sendo assim ela não tem função termostática, logo o correto é chama-la de termostato.

Função:
Bloquear a passagem do líquido de arrefecimento, do motor para o radiador, sempre que o motor estiver em abaixo da temperatura de trabalho.

Tipos:
De fole: Composta por uma cápsula cilíndrica sanfonada feita de uma chapa de metal muito delgada, e dentro dela há um fluído volátil.
Quando a válvula está fechada o fole fica comprimido, impedindo a passagem da líquido para o radiador. Ao chegar a um determinada temperatura, o líquido quente faz o fole expandir-se, e então a passagem é a aberta.
De cera: A cera fica dentro de uma cápsula cilindrica em contato com o líquido de arrefecimento. Enquanto o motor está frio, a válvula permanece fechada com a cera no estado sólido, a medida que  o líquido esquenta a cera começa a derreter, e então abre a válvula e a passagem do líquido de arrefecimento.

 

Como funciona?

Crédito foto: http://www.uniquecarsandparts.com.au/

Crédito foto: http://www.uniquecarsandparts.com.au/

A região cilíndrica concêntrica com a mola possui internamente um cera, essa região da válvula está em contanto com a líquido de arrefecimento em temperatura de funcionamento do motor. A partir do momento em que essa temperatura chega a números entre 80° e 90° célsius a válvula começa a abrir empurrando a haste do cilindro que contém a cera. Quando a temperatura chega entre 93° e 103° célsius ela já está totalmente aberta permitindo totalmente a passagem do líquido para o radiador. O líquido que estava contido no radiador desce para o motor e devido a sua menor temperatura, faz com que a válvula se feche novamente, formando assim um ciclo.

Utilização da válvula termostáticas:vt3

Voltando para o início do texto. Você já deve ter escutado essa frase, seja de algum mecânico ou de alguma outra pessoa que comentou com você. Então vamos a um explicação um pouco mais técnica. O motor deve sempre funcionar em temperatura de funcionamento, caso a temperatura esteja muito abaixo da ideal esse motor irá trabalhar mais “preso”, gerando alto consumo de combustível pois suas peças principais também não estarão em temperatura de trabalho, o pistão, por exemplo, ficará mais apertado dentro do cilindro. A injeção eletrônica irá sempre acusar fase fria devido a constante baixa temperatura do motor e então irá trabalhar com mistura rica, esse excesso de combustível prejudicará o óleo lubrificante que perderá suas propriedades, resultando na quebra do motor.

Se a temperatura for muito acima da ideal os componentes de força do motor podem não suportar os picos de temperatura e fundir literalmente.
Então seja no Pólo Sul, no Pólo Norte, no Alasca, no deserto do Atacama ou Saara, a válvula termostática é indispensável. As competições estão aí para provar isso, o Rally Dakar, por exemplo.
Agora você já sabe, uma vez que o termostato esteja com problema, a solução é a sua troca por um novo.

Observação: A faixa de temperatura ideal de funcionamento depende do projeto, de acordo com as características do motor. É sempre especificada pelo fabricante do veículo.


Acadêmico de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Técnico em mecânica automotiva pelo Senai-CE e IFCE, certificado Six Sigma Green Belt. Profissional dedicado a área automobilística, com 8 anos de experiência no mercado automotivo, do setor de peças a qualidade em montadoras.

  • Obrigado pela explicação foi muito inportante para min , com isso vou tomar o cuidado de trocar a valvula,bomba dágua e colocar um aditivo para melhor funcionamento do meu motor mas uma vez obrigado…

  • bom dia!
    No meu caso sempre abasteci gasolina, então esperei entrar na reserva e abasteci 18 litros de alcool e quando chegou na reserva novamente eu coloquei 5 litros de gasolina e completei com com alcool e andei 1 km até chegar em casa tranquilamente mas quando fui sair pela manha ficou falhando, andei 11km e continou falhando, o senhor poderia me dizer o que ouve.

  • André Zoldan

    Amigo eu troquei o radiador do meu Santana 86 e não sei se botaram o certo tem diferença do radiador a gasolina ou alcool

  • Buenos. Gostaria que me tirasse uma dúvida.
    Meu 307 está consumindo mais do que os que tem o mesmo carro.
    Notei que andando na cidade com trânsito fluindo a temperatura da água está trabalhando com até 79 graus. Então minha dúvida é se é normal ou é possível a válvula termostatica estar trabalhando trancada aberta? O carro é 1. 6 16v

  • SONIA MARIA MENDES

    Eu tenho um astra 1999 esta sempre aquecendo o mecanico quer tirar avauva o que o sr acha

  • Meu celta esta aquecendo muito rapido. E nao liga a ventoinha. Vindo a vaza a agua pela tampa, tamben aquece a mangueira d cima e d baixo fica fria.. Oq pd ser a valvula, ou outra coisa..

    • Daniel Freitas

      Entao..pelas caracteristicas q vc deu o motivo eh claro..sua termostatica travou fechada…do contrario as duas mangueiras estariam na mesma temperatura..quando ela trava fechada apenas a mangueira q diz respeito ao motor estara quente… eh a valvula…como ta fervendo a agua o calor sai pela tampa e sua ventoinha n liga pq ela depende de um termointerruptor chamado vulgarmente de cebolao q fika no radiador..quando ta quente dentro do radiador ele ativa….se o radiador n ta recebendo agua do motor pq a valvula ta travada ele n vai ser ativado pq o radiador ta frio…esse termointerruptor da um curto na ventoinha q faz ela ligar…mas isso so ocorre quando o radiador esquenta a determinada temperatura..quando o motor ta de boa e n ativa a ventoinha eh pq ou ela queimou ou o termointerruptor q ativa ela queimou…..mas sru caso ai eh tipico de valvula travada..esse eh o motivo q mtos mecanicos tiram erroneamente a valvula…ja q sem ela n ha travamento

  • Daniel Freitas

    Eu tenho uma duvida…ta td mto bom mas isso se trata de carro original…ja ta certo q n deve tirar..mas e carro turbinado? Pq quem turbina tira ela….o meu mesmo n tem..e mesmo sem ela o motor trabalha a 90°….acho q se tiver ela o motor trabalhara mais frio…ai q mora a questao…numca testei com a valvula….e o antigo dono disse q foi recomendado q tirasse mas pq pderia travar mais cedo q num carro original ja q co.o o carro eh turbo e esquenta mto a termostatica ia trabalhar mto e poderia durar menos q se o carro fosse original…gostaria de uma ajuda pra saber se vale a pena colocar mesmo em carros turbinados….detalhe…varios carroa turbo de fabrica tem e me disseram q botando o consumo vai diminuir ja q vai oscilar temperatura…o q vcs acham??

  • O meu carro é um Sonic,e está sem a válvula, o meuvcarro esquenta muito,falta pegar fogo e por isso perde potencia e fica muito ruim, será pq não tem a válvula?

  • Adilson Morão

    gente o meu ford explorer esta sme termostato e aparece no quadro de sinais o simbolo do motor check engine,será que isso tem haver com a falta da valvula do termostato,?tirou-se pq ela estava travando e tornando altas temperaturas no motor…me ajudem

    • Adilson, seu sistema de arrefecimento está com problema. Repare-o, coloque o termostato de volta, e então poderemos dizer se há algo errado com a injeção.

  • Sérgio Quadros

    Comprei um Ford Fiesta 2010, quando uso o ar condicionado começa a condensar no para brisa pelo lado de fora se for a noite chega a tirar a visibilidade sendo necessário ligar o limpador de para brisa o que poderia estar causando isso e como resolver?

  • erick bastos

    Ola. Tenho um voyage 1.6 com GNV 5 geracao. Ele liga somente no alcool. Pela manha ao ligar o carro ele fica rateando como se estivesse queimando somente 3 cilindros! Ao esquentar, ele muda automaticamente para o GNV. Em ambos os combustiveis, apos esquentar, nao da mais o problema. Resumindo, so de manha e frio! O mecanico de GNV disse que a troca de combustiveis estava ocorrendo muito tarde (carro demorando a esquentar) e poderia ser problema na valvula. Nao consegui um mecanico que resolvesse o problema. Alguem pode ajudar ? Obrigado

  • Helder Duarte

    Tenho um Peugeot 207 1.6 xs 16v, ele está esquentando muito tá funcionando acima de 90 na temperatura, já limparam o radiador, já fizeram o serviço no cabeçote e ainda continua subindo a temperatura, será pq ele está sem a valvular temortastica?

  • Tenho um astra 2011, o carro estava difícil de andar normal , tinha que acelerar muito de manha para poder sair ,senão morria o motor .Não sabia o que éra .
    Logo comecei a observar que vazava água no chão .
    Uns disseram que era bomba dágua ,outros disseram que éra junta de cabeçote e na verdade não éra nada disso .o defeito era a válvula termostática com defeito . Encontrei um excelente mecanico que trocou a peça e o carro parece zero , está excelente , macio ,da prazer em dirigir agora .

  • O meu carro está aquecendo quando ligo o ar condicionado há 2meses estava com esse mesmo problema troquei a válvula termostática e funcionou será que a válvula quebrou de novo?

  • Joao carlos Artuzo

    Possuo um Ecosport 2010/2011 que esta com 70.000KM. de agosto de 2015 à outubro de 2016, ja estou na terceira valvula termostatica, ando pouco em torno de 200 km mes. quando questionei junto à Oficinal que faz os reparos esta alega que é um problema cronico do Ecosport.Afinal qual é o problema? as valvulas trocadas são as recomendadas pela FORD.

  • Wellerson Pimentel

    Meu mecânico me enganou então, possuo um carro importado (cruise 2008, 2.4), que começou a esquentar a água sem nem mais e nem menos, dai levei até ele, e ele disse que era a válvula, e me pediu 1300 só pra comprar uma nova, fora a instalação, deu como justificativa para o absurdo preço é que a peça é importada. então ele disse que iria encomendar assim que eu desse a autorização, e que pra não deixar o carro parado iria remover a válvula até chegar a outra, acabei ficando com a válvula que foi retirada e depois de muita pesquisa e alguns testes cheguei a conclusão de que a válvula estava boa, e meu carro as vezes assim que desligava demorava em torno de uma hora pra voltar a ligar após a retirada dessa peça, e o pior que não acaba por ai, a peça que ele me cobrou 1300 reais comprando pela internet, achei por no máximo 130 reais, bem longe do valor dele, e a mais barata sendo nova por 90 reais.
    Como a válvula deve abrir entre 93ºC e 103ºC, coloquei a água, e como a água ferve em 100ºC, assim que ferveu apaguei o fogo e mergulhei a válvula, e pra minha surpresa ela abriu, ou seja, nunca mais deverei voltar nesse mecânico.

  • Tenho um sonic 2012 ltz, pergunto se essa válvula quando ruim não passa óleo para o sistema de arrefecimento?

  • Ivens castro da Silva

    Olá tenho um astra 2008 2.0 ele ta almentando a temperatura 80a90 grau esquenta rápido pode ser a válvula eletrostática que não está funcionando.

  • Todo corpo tem um coeficiente de dilatação,os pistões,cilindros ,bloco, em uma temperatura alta,os corpos tendem a dilatar e em temperatura baixa tendem a diminuir então ,vamos fazer uma analogia,se o motor está quente ,sem o termostato,constantemente não vai haver impedimento do motor resfriar , e esse resfriamento é rápido ,então o corpo de quente tem seu coeficiente diminuído rápido e o bloco pistões cilindros sofrem bem dizer uma redução brusca,inesperada,causa um aperto dos cilindros para com os pistões,criando um atrito dos anéis fazendo com que eles ,com tempo , danifiquem causando a passagem micro impercebível de óleo,e com as bruscas altas e baixas de temperatura os pistões vão danificando até que um tempo ele abre passagem do óleo,o te dar termostato é uma peça importantíssima quanto qualquer item que voce der valor,falo isso porque já aconteceu comigo,meu carro parou em pleno Riacho Grande na pista,quem conhece o lugar pode falar o quanto lá é perigoso.

  • Ninguem sabe ao certo, porem com a valvula termostatica o carro anda sempre muito quente especialmente com o ar ligado. Se o carro pega estradas longas e rapidas pode ser problema de ar frio, se pega transito lento em demasia com ar ligado pode aquecer. Depende do trajeto. Eu removi a minha valvula pois emperrou num fim de semana ou carro anda bem, conheço gente que ja esta sem valvula por mais de 10 anos sem problema, funciona bem com carros antigos sem modulo ou partes e sensores eletronicos.

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