Afinal, Banguela, Economiza Combustível ?

Andar com o carro no ponto morto, vulgo, banguela, é uma estratégia comum de muitos motoristas. Entretanto, poucos destes sabem, mas a banguela quando mal aplicada, é um risco para a segurança do condutor. Além disso, a economia de combustível pode ser prejudicada. O termo banguela, é um termo usado para o ato de andar com o carro desengatado, sem tração, só pela ação da inércia. É importante esclarecer que quando veículo está em “banguela” não há interrupção da injeção de combustível. Apenas a PCM comanda os injetores de modo a manter o motor em marcha-lenta.

Antigamente quando os motores utilizavam carburador essa prática era muito comum, pois o carburador possui sistemas de trabalho. Ao retirar o pé do acelerador e acionar o pedal embreagem, ou colocar o cambio em ponto morto, o carburador entrava no sistema de marcha-lenta que passava a injetar menos combustível. Hoje com a injeção eletrônica acontece diferente, saem os sistemas do carburador e entram as estratégias de injeção. Então ao retirar o pé do acelerador, e colocando o cambio em ponto morto, ou pisando no pedal de embreagem a injeção entrará em modo de marcha-lenta e enviará menos combustível. Contudo, se apenas for retirado o pé do acelerador enquanto o veículo é mantido engrenado (sem pisar na embreagem e com a marcha engatada.) a PCM entrará com uma estratégia de injeção chamada CUT OFF, o corte de combustível.

O cut off consiste no simples corte da injeção de combustível para o motor em um determinada faixa de rotação. Em geral, entre 1.500 a 2.500 Rpm. Então, para que essa estratégia seja ativada o motor deve estar dentro da faixa de rotação programada, embreado e com a borboleta de aceleração fechada. A faixa de rotação do cut off varia de motor para motor, mas para executar essa técnica, apenas tire o pé do acelerador e não pise na embreagem, deixe que o carro vá reduzindo a velocidade por si só, o motor entrará na faixa de cut off e cortará o combustível. Quando o carro estiver quase parando, a rotação do motor estará saindo da faixa de cut-off, e o combustível voltando a ser injetado para o motor não morrer, então pise na embreagem. Então é importante entender que por o carro em ponto-morto nem sempre significa economizar combustível, pode até gastar, pois o motor entra em rotação de marcha-lenta e a injeção continua enviando combustível. No caso da estratégia de cut-off não. A injeção entende que a intenção é de desacelerar o carro e então cessa os pulsos para os bicos injetores, logo corta o combustível.

Para otimizar o consumo de combustível do seu veículo, primeiro de tudo, a manutenção em dia é fundamental. Os hábitos de condução também são importantes, combinar o cut off com a banguela em momento propícios ajuda a economizar no transito. No trânsito urbano, a aproximação de sinais fechados devem ser feitas com cut off até o momento em que a velocidade do veículo reduzir a ponto do motor começa a ter dificuldade de se manter funcionando. É importante tentar identificar esse momento, para que a embreagem seja acionada brevemente antes, e o veículo segue em ponto morto até o sinal fechado. Assim, é possível combinar uma boa parte desse trajeto sem gasto de combustível e a outra pequena parte com o motor em marcha-lenta. Evitar o uso de banguela em situações de descida em estradas de serra, ajuda não apenas no consumo mais na segurança, uma vez que segurar o veículo apenas com os freios pode sobrecarregar as pastilhas de freio, que superaquecem e perdem momentaneamente suas propriedades de atrito.

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Foto de capa: https://oards.com/how-to-adjust-a-clutch-pedal/